Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador AMD FX-9590 batendo 88°C


Posts recomendados

Boa noite, eu estou tendo problema com aquecimento do meu processador, eu tenho acompanhado a temperatura do meu processador pelo MSI Afterburner (não sei se é o ideal, nem se é um bom software pra isso, mas é o que eu uso) e em determinados momentos, durante alguns jogos, a temperatura chega a bater 88°C mesmo com water cooler, em uso moderado do computador a temperatura mínima fica em 48°C e a máxima 60°C, durante jogos a temperatura mínima fica em 73°C e a máxima fica em 88°C.

 

Meu pc é:
placa-mãe: 990FXA-UD5 R5

Processador: AMD FX-9590

Water Cooler: H60 Corsair

Placa de Vídeo: Radeon R9 XFX 290X

Fonte: CX600 Corsair

 

O que eu já tentei fazer para resolver, sem sucesso foi trocar a pasta térmica e limpar o computador inteiro porém, sem sucesso. Me falaram que eu preciso comprar uma fonte mais potente, mas como não entendo muito disso vim recorrer a vocês para não gastar dinheiro de maneira errada.

 

Eu sei que AMD tem o tal falado problema de temperatura, mas o que eu posso fazer para amenizar isso..

Se precisarem de mais alguma informação sobre a máquina só me avisar.

 

Desde já, grato pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha.. A R9 290X consome muito e junto com o seu processador que também consome MUITO comparado a os outros eu não teria tanta certeza como o @Luan cabral  de que sua fonte realmente aguenta. 

Não sei se esta certo mais aqui fala que e necessario uma fonte de 650w no minimo e isso n conta com o seu processador que precisa de mais energia do que o normal visto em outras CPUs

http://www.hardware.com.br/artigos/potencia-recomendada-para-suprir-as-placas-de-video-da-amd-atualizado/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroREFER esse consumo é uma margem de segurança para o cliente não comprar uma fonte de 500 que só oferece 300w e assim sucessivamente.  Você realmente acha que 650w é só pra placa de video? só pode ta de brincadeira..... 650w de consumo pro PC todo é até bem aceitável. Uma fonte com cerca de 550w toca uma configuração com essa placa de vídeo tranquilamente, quanto mais a CX600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@freakwinky

bom dia, o colega @PedroREFER tem razão.

Tecnicamente sua fonte nem suporta a placa de vídeo, quanto mais o conjunto todo.

 

O processador é muito bom, mas dissipa muito calor. Visto que a temperatura está se mantendo nesse nível, acredito que sua pasta térmica é boa, mas se puder usa outra melhor, pode evitar o stress da fonte e usar apenas um cooler pra torre.

 

No entanto, essa temperatura do processador pode ser o pico máximo de trabalho dela. Talvez nunca passe disse, ou com uma variação máxima de 5%. Tem máquinas que trabalham com a TEMP mais alta sem dar problema. Não é regra, mas pode ser normal no seu caso. Se tiver dúvidas quanto ao limiar de temperatura de trabalho do processador em condições de uso mais severos, você pode solicitar essa informação ao fabricante.

 

Na minha avaliação, acho que tem uma fonte que está caminhando pro lixo, porque está trabalhando enforcada.

O recomendável é fazer um UP na máquina, sob risco de danificar a fonte e levar outros componentes juntos se não o fizer. Essa temperatura é só a ponta do iceberg.

 

Se a máquina estiver trabalhando em OVER, isso vai piorar as coisas.

Agora isso faz sentido pra você?

 

Abraços e boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Classificados Mineiro disse:

Tecnicamente sua fonte nem suporta a placa de vídeo, quanto mais o conjunto todo.

 

http://www.anandtech.com/bench/product/1056 consumo da placa com o sistema todo - Crysis 3 - 365W.

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/amd-fx-9590-9370_7.html - FX-9590 consome 160W a mais do que um i7-3770K por exemplo, já que esses testes são geralmente feitos com i7.

 

Portanto, 365+160=525W é o consumo máximo do sistema dele.

 

Mas vamos dizer que a placa dele é um modelo com over de fábrica, que o micro dele tem trocentos periféricos. Ele ainda tem 75W de folga, isso se ele obviamente usar o FX-9560 no talo, os oito núcleos a 100%, coisa que só seria capaz em renders profissionais.

 

Não esqueça também que uma CX600 deve conseguir entregar 700W sem desligar. No mínimo 650W.

 

Idealmente eu usaria uma fonte de 700W, mas a de 600W segura. Em jogos pesados ele deve estar puxando uns 450W da fonte.

 

 

adicionado 2 minutos depois

 

@freakwinky você precisa usar o AMD Overdrive para ver a margem térmica (temperatura). Os outros programas indicam a temperatura errado.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

bom dia colega,

se o dispositivo for o mesmo, talvez isso ajude...

 

Product Description : BLACK DD RADEON R9 290X 1050M 4GB D5 DP HDMI 2XDVI

Minimum Power Supply Requirement : 750 watt

XFX Recommended Power Supply : XFX 850W PSU

 

fonte:fabricante

 

se precisar de alguns dados do processador eu informo também.

mas acho que não é preciso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caro @freakwinky, o @Luan cabral e o @Contiusa estão corretos em afirmar que sua fonte suporta a configuração.

 

Eis aqui o consumo de uma R9 290X como informação de referência: http://www.tomshardware.com/reviews/radeon-r9-290x-hawaii-review,3650-29.html

 

Contudo, a informação incorreta de que a fonte não suporta sequer a placa de vídeo já pode ser facilmente contestada ao analisar o simples fato da placa de vídeo possuir conectores de alimentação adicionais de 6 pinos e 8 pinos. Considerando o padrão PCI-E, um conector de 8 pinos pode fornecer até 150W, enquanto um conector de 6 pinos pode fornecer até 75W. Somado a isso, temos o próprio slot PCI-E, que fornece até 75W. Ou seja, temos um total limitante de 300W, e esse limite físico de alimentação é algo que a sua placa nem vai alcançar.

 

No mais, devemos lembrar que a informação de fonte recomendada pelo fabricante (que representa um chute muito impreciso e exagerado para uma configuração completa que o fabricante nem faz ideia de qual seja, e não somente a placa de vídeo), interpretada erroneamente pelos membros @Classificados Mineiro e @PedroREFER, não deve ser levada em consideração. Os motivos são vários, sendo essa informação sem utilidade técnica:

Este tópico também é interessante, considerando o correto dimensionamento de fontes de alimentação:

@freakwinky Primeiramente, monitore as temperaturas da maneira informada pelo @Contiusa. Se constatar valores próximos ao informado inicialmente, você provavelmente não fez instalação bem feita do water cooler. E de qual water cooler estamos falando?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Luan cabral, primeiramente obrigado pela atenção. Bom, a bomba do water cooler está sim conectada no SYS FAN, e não, não desabilitei o controle de rotação na bios, não sei fazer mas irei procurar a respeito e tentar fazer. Segue a foto do HWMonitor: http://prntscr.com/dkx9km

 

Boa tarde @Classificados Mineiro muito obrigado pelas informações fornecidas, veja bem eu tenho condição de comprar uma fonte de 700W, 750W ou 800W, eu apenas queria ter a certeza de que é realmente a fonte que está causando a alta temperatura do meu computador antes de comprar.

 

@Contiusa Obrigado pela explicação, eu baixei o AMD Overdrive e vou rodar uns jogos pra monitorar a temperatura.

 

@Foxwalt Boa tarde, agradeço a ajuda e as informações fornecidas. Eu baixei o AMD Overdrive e vou começar a rodar alguns jogos para monitorar a temperatura e em breve volto com o resultado. Eu não fiz a instalação, paguei um técnico que tem uma loja na cidade, que me foi bem recomendado, a placa térmica aplicada foi uma da EVGA com alguma coisa de prata que não me lembro o que é. O water cooler em questão é um H60 da Corsair. Gostaria de aproveitar para abusar um pouco mais do seu conhecimento, eu tenho condições de comprar uma fonte de 700W ou 800W, a minha dúvida é se isso resolveria meu problema. Ou se corre o risco de eu comprar uma fonte de 800W e continuar com temperatura de quase 90°C

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@freakwinky

Acho que fui infeliz ao citar as especificações técnicas do fabricante do produto. Peço desculpas por isso.

 

Com relação a troca da fonte, a mesma parece não ter relação, ao menos neste instante.

 

Se você tem trabalho pra máquina, talvez precise de mais força. Mas neste caso, Siga a orientação do

@Foxwalt  no que diz respeito da montagem do Water Cooler, dá uma checada se o fluído está com um nível legal, se o caro ligou o cooler certinho, se o suporte  do processador está bem montado/afixando direitinho o conjunto, e tal. 

 

Na dúvida, converse com seu técnico pra te dar o suporte neste caso, porque se o defeito for na instalação ou no produto, ele vai ter que corrigir isso pra você..

 

Foi um prazer ajudar.

Abraços e boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, freakwinky disse:

Obrigado pela explicação, eu baixei o AMD Overdrive e vou rodar uns jogos pra monitorar a temperatura.

 

É um app meio chatinho de usar, já que ele não indica a temperatura, só a margem térmica, mas foi feito pela AMD e indica as temperaturas corretas. Se a margem abaixar de 5ºC eu me preocuparia. Depois diz aqui para a gente como está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroREFER

7 minutos atrás, PedroREFER disse:

@Luan cabral Eu tentei especificar o conjunto todo não apenas a placa de vídeo.

Essa parte destacada em negrito quer dizer o que?

 

12 horas atrás, PedroREFER disse:

Olha.. A R9 290X consome muito e junto com o seu processador que também consome MUITO comparado a os outros eu não teria tanta certeza como o @Luan cabral  de que sua fonte realmente aguenta. 

Não sei se esta certo mais aqui fala que e necessario uma fonte de 650w no minimo e isso n conta com o seu processador que precisa de mais energia do que o normal visto em outras CPUs

http://www.hardware.com.br/artigos/potencia-recomendada-para-suprir-as-placas-de-video-da-amd-atualizado/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan cabral O que realmente usa a energia da fonte em modo geral é a Placa de vídeo e o Processador, não sei o que você não conseguiu entender quando eu falei sobre essas 2 peças.

adicionado 1 minuto depois

Como falei o processador dele usa mais energia do que o normal e esses testes são feitos com processadores que consomem menos.

adicionado 3 minutos depois

Talvez eu tivesse de ser mais específico pra você entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@PedroREFER tanto faz, o site não está certo.  Para saber se uma terminada fonte aguenta a configuração é só usa o TDP do processador para calcular. Você soma o consumo da placa de vídeo e o processador, joga uns 50w a mais, dependendo da quantidade de periféricos e componentes extras que tem e coloca uma margem de segurança, para evitar problemas. Para saber se a fonte segura, olhe a potência que ela entrega nas linhas de +12V. Essa potencia vem escrita em Amperes. Para saber quanto é em Watts, você multiplica a potência da +12V pela quantidade de Amperes.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, freakwinky disse:

@Contiusa Eu não sei analisar os dados que o aplicativo me fornece mas a margem térmica está variando de 27°C pra 15°C

Imagem: http://prntscr.com/dkyyfm

 

Difícil de dizer porque eu não conheço as CPUs da AMD, mas pelo menos está com uma boa margem. Como o @Luan cabral disse, desabilitou o controle do SYS_Fan? Você precisa ir no BIOS e colocar em full /disable / turbo, dependendo da placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@freakwinky

 

O H60 é um wc de entrada, não possuindo capacidade de refrigeração suficiente para o FX-9590.

 

Seria necessário uma opção com melhor capacidade de refrigeração.

 

O mínimo recomendado para esse tipo de processador seria um wc equivalente ao H80.

Opções como o H100 seriam até melhor.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@freakwinky cara, não gasta dinheiro com isso, não. Todos já disseram que a sua fonte aguenta. E você está jogando com margem térmica de 27ºC a 15ºC. Se começar a chegar perto do limite, entre 10 e 5ºC, você pode pensar em trocar de water cooler. Mas você precisa parar de ver as temperaturas em outros aplicativos e se assustar à toa - gastar dinheiro à toa. Use apenas o AMD Overdrive.

 

Porque antes de comprar um water cooler novo é melhor você vender e trocar esse seu FX-9590, isso sim seria um dinheiro bem investido. Segure esse H60 para o seu próximo sistema. Sobre as fontes, os sistemas atuais com uma VGA não requerem fontes mais fortes do que 500-600W. Segure um pouco do jeito que está e depois venda esse seu kit em 2017 e compre um Ryzen ou Intel similar, o que for mais barato.

 

Não tem porque investir ainda mais nesse seu kit - que é meio contraprodutivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, freakwinky disse:

@EdsonSMEdsonSM obrigado, já estou pesquisando uma fonte de 700w e um water cooler mais potente.. Alguma dica de marca e modelo? CX700 e Corsair H100 mesmo?

 

Concordo que não vale a pena trocar a fonte.
O CX apesar de ser considerada uma linha básica de baixo custo, ela atende suficientemente bem o propósito.

 

Um FX-8350 ou FX-8320 seriam opções melhores, pois podem ser usados em stock ou com opção de fazer over dentro do limite permitido pelo cooler e placa-mãe.

 

Se você não tiver interesse em over ou um over dentro do limite do H60, seria melhor se desfazer do seu FX.
Mas dependeria também dos interessados e das ofertas que for receber.

 

Lembro de um tópico até recente, acho que de um colega perguntando se deveria vender o seu FX-9.
Ele chegou a anunciar o FX-9 por um valor, mas segundo ele ao invés de ofertas, só recebeu ofensas de valor.

 

Se o interesse for por um wc, a linha Seidon 240 geralmente pode ser encontrada com preços mais em conta do que o H100.
Lembro que o Seidon 240p chegou a custar R$ 338.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM e @Contiusa mais uma vez obrigado pela atenção e desculpa a demora em responder, estava viajando. Meu computador agora tem congelado a imagem e travado o computador, precisando reinicia-lo para voltar a usar. Um amigo veio em casa e dois pontos importantes que ele destacou, o cara me vendeu um H60 mas o que eu tenho instalado é na verdade um H45, assim que a loja reabrir pós feriado eu vou lá resolver essa situação. Sobre vender meu kit, pra mim não seria um problema, tendo em vista que eu paguei EXTREMAMENTE barato nele, na placa-mãe 990FXA-UD5 R5 e no processador FX-9590 + Gabinete eu paguei R$1.000,00 em tudo. Um colega montou a maquina e 1 mês depois foi pro Paraguai e acabou montando outro PC por lá e eu comprei o antigo dele, ainda tenho mais 10 meses na garantia e etc. Apesar de não ser minha primeira opção vender, se for o caso de continuar com esses problemas de aquecimento vou acabar optando por faze-lo. Mas se melhorar com o H60 pelo qual eu paguei e não foi instalado, eu vou ficar com esse kit por mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!