Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte regulável 20v 5A com lm338 - Queda de tensão


Posts recomendados

Eae galera! 

Estou montando uma fonte regulável, que vai de 1,2 até 20v, com um transformador 15v+15v 5A e na saída retificada depois dos diodos, fica em 20V, e como regulador estou utilizando o lm338 . Esse é o circuito que eu montei.

art2027_0003.jpg

 

Só que quando fui testar, coloquei um resistor de 10R 10W na saída, e ao invés de manter os 20V e 2A, a tensão cai para cerca de 14V, e a corrente cai proporcionalmente de acordo com a tensão (média de 1,4A). E o lm338, segundo o datasheet trabalha com até 5A.

O que pode estar ocasionando esse problema da queda? Nessa fonte quero que essa queda seja a menor possível :D:D 

 

Obrigado desde já galera!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, locoxhun disse:

Eae galera! 

Estou montando uma fonte regulável, que vai de 1,2 até 20v, com um transformador 15v+15v 5A e na saída retificada depois dos diodos, fica em 20V, e como regulador estou utilizando o lm338 . 

Aí está o seu problema, não dá pra tirar 20V de um transformador de 15V usando o LM338. 

O LM precisa sempre de 3V a mais na sua entrada para ter a tensão desejada na saída, então teria de ter 23V na entrada para chegar a 20V na saída. 

Veja que no esquema pede um transformador de 18V, justamente para fornecer esses 3V a mais que o regulador precisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, locoxhun disse:

Colocando sem o ci, o resistor direto depois da retificação, consigo uns 15v, onde sem o resistor depois da retificação apresenta-se 20v. Ainda com problemas :/

O problema é o transformador. 

 

Para obter 20V com a carga, precisa que tenha 20V nominais quando medido em AC. 

No primeiro post você já diz que seu transformador é de 15 + 15V/5A, então como pretende tirar 20V dele? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, locoxhun disse:

É a retificação que causa esse aumento

e não precisa ignorar e sim entender... Vejamos...

De fato a retificação E filtragem sem carga, acumula o pico da senoide que é cerca de 40% maior do que a tensão que efetivamente gera energia: o valor ac. Ao colocar alguma carga (corrente), o valor de tensão decresce devido à resistência dos fios e otras cositas más. Há também o fato  de que o trafo há de suprir este consumo de corrente... de fato : potência.

Uma alternativa (muito lôca) é você retificar em ponte os 30V. Só que vai dar mais tensão e menos corrente e seu lm tem que suportar algo +. Momento ler datasheet

Uma outra ainda mais lôca é fazer com regulador chaveado... momento ... esquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 @Isadora Ferraz @faller

Utilizei o mesmo resistor ligando ele logo após a retificação, e também direto no transformador. Em ambos os casos a tensão caiu pra cerca de 13,5v. Utilizei também um resistor de 75R 15W nas mesmas situações, e sobre ele foram mantidos os 15v sem problemas.

Será esse transformador uma porcaria e ele quem está causando os problemas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, locoxhun disse:

@Mestre88 @Isadora Ferraz @faller

Utilizei o mesmo resistor ligando ele logo após a retificação, e também direto no transformador. Em ambos os casos a tensão caiu pra cerca de 13,5v. Utilizei também um resistor de 75R 15W nas mesmas situações, e sobre ele foram mantidos os 15v sem problemas.

Será esse transformador uma porcaria e ele quem está causando os problemas?

Pode que ele não seja porcaria não mas sim seja um transformador mal dimensionado e consiga fazer as vezes de um transformador de, sei lá, 13 + 13 Volts x 2A.

O importante é que saibas que poderás tirar de uma fonte estabilizada e regulada linearmente, com CIs das séries LM317, LM350, LM338 e todas as linhas fixas LM78XX poderá ser o máximo que tiras do transformador, com determinada corrente (escolha), teste e subtraia cerca de 2,5 Volts dessa tensão obtida..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Troquei meu transformador, comprei um de 24v 5A, agora posso obter uns 20V na saída. Enquanto estava testando, o circuito funcionou, mas quando eu tiro o meu resistor de teste (aquele mesmo de 10r 10w) a tensão de saída do meu circuito vai para cerca de 35v :huh:

Como eu faço para manter a saída da minha fonte sempre nos meus 20v mesmo sem carga na saída? Já tirei os capacitores para evitar essa "subida", mas não adiantou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, locoxhun disse:

@faller Troquei meu transformador, comprei um de 24v 5A, agora posso obter uns 20V na saída. Enquanto estava testando, o circuito funcionou, mas quando eu tiro o meu resistor de teste (aquele mesmo de 10r 10w) a tensão de saída do meu circuito vai para cerca de 35v :huh:

Como eu faço para manter a saída da minha fonte sempre nos meus 20v mesmo sem carga na saída? Já tirei os capacitores para evitar essa "subida", mas não adiantou.

Você está com ligações erradas ai, no CI, ou ele está queimado... Reveja.. Eu fiz umas duas dezenas dessas fontes, na vida, e nunca ela se comportou como a sua dai...Confira se a ligação dos pinos do CI estão corretas..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, locoxhun disse:

Testarei isso. Mas o que me faz crer que não é o ci que está com problemas ou que as ligações estão erradas é que na entrada do ci (saída da retificação), também se encontra aqueles mesmos 35v, quando não se encontra a carga na saída :/

Isso está certo.

 

2 horas atrás, locoxhun disse:

Como eu faço para manter a saída da minha fonte sempre nos meus 20v mesmo sem carga na saída? Já tirei os 

Limite o potenciômetro com um resistor em série para que a tensão máxima seja de 20V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Coloquei o resistor para limitar a tensão máxima na saída em 20v, mas acontece algo mesmo assim: Mesmo a saída sendo limitada nos 20v, quando eu ligo a carga na saída, a tensão cai da mesma forma, ela parece se "reajustar". Ah, e a tensão na saída, cai em qualquer que seja a tensão ajustada, claro que quando a tensão é menor a queda é proporcional. E mesmo colocando o resistor em série com o potenciômetro, a tensão da saída cai. Rapaz, como eu sou azarado, ainda com problemas kkkk! :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, locoxhun disse:

Ah, e a tensão na saída, cai em qualquer que seja a tensão ajustada, claro que quando a tensão é menor a queda é proporcional.

 

LM338 carimbado, já comprei um assim e devolvi (ainda bem que testei antes).

 

Tanto é que minha fonte usa LM317 de sucata com transistores, hoje em dia é muito difícil comprar um CI desses que funcione.

Somente pra ter certeza:

Coloque a fonte na tensão de 12V ligue o resistor e veja a tensão nos diodos da fonte, se cair pouca coisa é defeito no regulador.

Fiação fina e longa também causa esse problema.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
26 minutos atrás, Mestre88 disse:

 

LM338 carimbado, já comprei um assim e devolvi (ainda bem que testei antes).

 

Tanto é que minha fonte usa LM317 de sucata com transistores, hoje em dia é muito difícil comprar um CI desses que funcione.

Somente pra ter certeza:

Coloque a fonte na tensão de 12V ligue o resistor e veja a tensão nos diodos da fonte, se cair pouca coisa é defeito no regulador.

Fiação fina e longa também causa esse problema.

 

Infelizmente sua primeira afirmação é uma realidade muito presente hoje em dia!!!....

Lembro-me que em 1994 eu reparava monitores de tubo e não tinha problemas com componentes! Por volta do ano 2000 a 2003, já era quase impossível comprar um componente com a qualidade do original!

Hoje?!?!?!... Nem sei como os companheiros técnicos estão se virando!!!....

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Vou testar agora mesmo!

 

@Bcpetronzio Trabalho com máquinas de ultrassom como técnico, e todas as placas e partes eletrônicas desses aparelhos tem uma qualidade extremamente alta, tanto é que o preço para de reposição de tais placas é altíssimo, e sempre que faço um reparo nas placas, para encontrar os componentes que acompanhem essa qualidade, posso dizer que é quase impossível!!  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 @faller Boas novas!! Eu estava até então montando o circuito em uma protoboard como um circuito temporário, e a coisa tava meio bagunçada :D:D

Então decidi montar uma placa de circuito impresso para deixar a coisa mais bonita, e já pensando também se o lm338 estivesse queimado, era só trocar ele... E adivinhem?? O circuito funcionou :D:D:D (um dia eu ainda coloco fogo nessa protoboard)

Coloquei o resistor junto ao potenciômetro para "travar" o máximo em 20v, e vualá, fonte funcionando!

Agora só vou terminar a caixa da fonte e colocar ela pra trabalhar kkkkk

Em breve eu posto aqui fotos para mostrar como ficou!

Obrigado pela ajuda até agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E olha que eu te perguntei sobre a espessura dos fios. 

Protoboard é apenas para testes de circuitos de baixa potência, se tivesse nos dito antes que tava usando esse negócio já teria resolvido seu problema. 

Circuito impresso também não é o mais adequado para esse tipo de circuito, o melhor mesmo são fios e ponte de terminais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!