Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

"Selo eletrônico" para relé


Posts recomendados

Olá, sou novo no fórum e tenho a eletrônica como um hobby. 

Procurei em outros tópicos, mas não achei nada realmente esclarecedor. 

o que eu queria, acredito que seja simples, é trocar o selo de retenção de uma contatora por uma placa com um relé de apenas um contato.

Simplificando:aciono um botão pulsante NA e ele liga e mantem retido o relé e ao acionar um botão pulsante NF ele desliga o relé. O padrão de ligação é 3 fios (Comum, NA e NF) 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Fabio Onofre disse:

Olá, sou novo no fórum e tenho a eletrônica como um hobby. 

Procurei em outros tópicos, mas não achei nada realmente esclarecedor. 

o que eu queria, acredito que seja simples, é trocar o selo de retenção de uma contatora por uma placa com um relé de apenas um contato.

Simplificando:aciono um botão pulsante NA e ele liga e mantem retido o relé e ao acionar um botão pulsante NF ele desliga o relé. O padrão de ligação é 3 fios (Comum, NA e NF) 

 

Obrigado

Você quer usar um único botão? 

Porque se for pra usar dois sendo um pra ligar e outro para desligar, melhor usar a forma convencional. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se procurou MESMO deve ter achado isso abaixo mas... Certeza que não é nada esclarecedor?

 

Seu tom de ironia tira seu prestigio.

Não posso usar os contatos do relé para retenção. Como indiquei no tópico, preciso de "uma retenção eletrônica". 

adicionado 7 minutos depois
11 minutos atrás, Mestre88 disse:

Você quer usar um único botão? 

Porque se for pra usar dois sendo um pra ligar e outro para desligar, melhor usar a forma convencional. 

Na verdade seria um botão NA e outro botão NF. O funcionamento seria similar a retenção tradicional, através do contato do relé, mas não posso usar contatos mecânicos. Ja tentei com SCR mas o resultado não foi muito satisfatório ( ou o circuito não foi devidamente dimensionado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdão. No entanto a ideia era mostrar que a eletrônica é dispensável pra este caso. No seu caso pesquise então por flip-flop. Aí sim ... eletrônica e digital

 

Se insistir no src, dá sim

54823-1.png

(foi o que o google imagens mostrou)

Botão liga NA no gate e desliga NF no lugar de Rx ou outro NA em paralelo com o scr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Perdão. No entanto a ideia era mostrar que a eletrônica é dispensável pra este caso. No seu caso pesquise então por flip-flop. Aí sim ... eletrônica e digital

 

Se insistir no src, dá sim

54823-1.png

(foi o que o google imagens mostrou)

Botão liga NA no gate e desliga NF no lugar de Rx ou outro NA em paralelo com o scr

Foi semelhante a este que fiz, utilizando o MCR 106. Mas tenho que utilizar o botão NF mesmo, para não mexer no restante da máquina. Porém se der um pulso muito rápido no botão NF, o SCR não corta. Assim o relé esta armando novamente. Preciso pressionar por pelo menos uns 0,5 segundos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 horas atrás, Fabio Onofre disse:

um pulso muito rápido no botão NF, o SCR não corta.

Neste caso tente colocar...

-um resistor chute 1K e um capacitor 100nF entre gate e catodo;

-um resistor bem alto 100K...1M em paralelo com scr A e K;

-o NF entre anodo e carga;

-outro scr tipo tic126. O 106 é bem sensível;

... pra ver que merdadá

 

Ah e de nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente obrigado a todos em disposição em ajudar. (dica da Isadora Ferraz :thumbsup:)

Simplificando o assunto, o que quero é trocar o esquema abaixo, por um eletrônico. Assim, pressionando S1(NA) ele liga e mantem retido o relé e quando pressionar S2 (NF) ele desliga o relé. Porém ele não pode desligar se for precionado o S1 novamente e não pode ligar o relé se o S2 estiver pressionado. Ah, o a tensão de alimentação é 24 VCC.

 

 59528ce07afc8_reteno.jpg.92ddb08939994ec0bd24e92fa67ca17c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, MOR disse:

..E qual é a corrente que vai passar pela carga?

... E que tipo de carga? Puramente resistiva, indutiva, capacitiva? É uma lâmpada incandescente? De quantos Watts?

... E qual é a corrente que passa pelo relê? A tensão V1 é 24Vcc.

Responda a estas perguntas. Assim fica mais fácil projetar.

MOR_AL

Sobre a carga, pode desconsiderar. O contato do relé ira atuar um inversor de frequência. 

A tensão de alimentação sera 24 Vcc. O relé é 24 Vcc, bobina 1600 ohm. (finder 36.11.9.024.0000)

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Fabio Onofre disse:

O contato do relé ira atuar um inversor de frequência. 

 

Desculpe, mas tenho que perguntar...

Nesse caso, seu problema não poderia ser resolvido através dos parâmetros do inversor? Estou entendendo que o contato do rele vai colocar 24V em uma DI (Digital Input). 

Geralmente, para partida e parada, os botões são ligados diretamente à borneira do inversor, pega-se o 24V de referência e os botões dão os retornos para as DI's.

 

Se quiser explicar melhor sua aplicação em relação ao inversor, talvez eu possa te ajudar com a parametrização de modo a usar menos equipamentos externos.

 

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novamente agradeço a ajuda de todos, mas acho que não estamos nos ententendo. 

Segue a imagem do referido sistema, sendo "circuito" o diagrama a ser preenchido. 

Funcionamento: Aperto S1(NA) e o relé ( 24Vcc, 1600 ohms) liga e fica retido. Ao apertar S2 (NF) o relé desliga. 

 

Circuito1.thumb.jpg.7ed8611722ab2ebc6980f638534b1e17.jpg

 

Novamente agradeço a ajuda dos amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Fabio Onofre disse:

Novamente agradeço a ajuda de todos, mas acho que não estamos nos ententendo. 

Segue a imagem do referido sistema, sendo "circuito" o diagrama a ser preenchido. 

Funcionamento: Aperto S1(NA) e o relé ( 24Vcc, 1600 ohms) liga e fica retido. Ao apertar S2 (NF) o relé desliga. 

 

Circuito1.thumb.jpg.7ed8611722ab2ebc6980f638534b1e17.jpg

 

Novamente agradeço a ajuda dos amigos

 

E não pode mesmo ter contato mecânico (rele)?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Fabio Onofre disse:

agradeço a ajuda de todos

Palavras mágicas... Aí sim hein... não doeu e motivou mais gente kk

 

Acho que tem gente que continua confusa por aqui e sem certeza absoluta acho que sou eu.

Com estes dados de entrada, não tem como não funcionar com scr conforme vos foi sugerido em mais de uma ocasião. Penso ser o mais minimalista. Pensando bem, talvez a carga indutiva da bobina do relé esteja zoando um pouco. Um capacitor em paralelo com ele pode resolver. Ou talvez até mesmo possas usar outro relé como trava. São muitas opções e muitas emoções. Questão de pensar 1 pouco...

Publica o esquema que fizeste com scr.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Palavras mágicas... Aí sim hein... não doeu e motivou mais gente kk

 

Acho que tem gente que continua confusa por aqui e sem certeza absoluta acho que sou eu.

Com estes dados de entrada, não tem como não funcionar com scr conforme vos foi sugerido em mais de uma ocasião. Penso ser o mais minimalista. Pensando bem, talvez a carga indutiva da bobina do relé esteja zoando um pouco. Um capacitor em paralelo com ele pode resolver. Ou talvez até mesmo possas usar outro relé como trava. São muitas opções e muitas emoções. Questão de pensar 1 pouco...

Publica o esquema que fizeste com scr.

:thumbsup:

 

Então, o esquema foi parecido com este. Sendo, é claro, que no lugar da lâmpada, eu usei o relé (24Vcc/ 1k6 ohms),e troquei as posições entre S2 e R(10K) para que tivesse um ponto comum entre S1 e S2. 

transmissor10.thumb.jpg.ab2dc1f99f73bec869f89d341c498b4a.jpg

 

Mas não estou conseguindo um resultado mais "bem elaborado"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Fabio Onofre disse:

Então, o esquema foi parecido com este. Sendo, é claro, que no lugar da lâmpada, eu usei o relé (24Vcc/ 1k6 ohms),e troquei as posições entre S2 e R(10K) para que tivesse um ponto comum entre S1 e S2. 

E colocou um diodo anti-paralelo com o relé?

Sem ele a tensão reversa do relé "zoa" o circuito igual a @Isadora Ferraz disse, capacitores podem ajudar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Mestre88 disse:

Sem ele a tensão reversa do relé "zoa" o circuito

Sábias palavras. Some-se isso à...

Em 27/06/2017 às 08:56, Isadora Ferraz disse:

-um resistor chute 1K e um capacitor 100nF entre gate e catodo;

-um resistor bem alto 100K...1M em paralelo com scr A e K; //nem sei direito pra quê kk

...

-outro scr tipo tic126. O 106 é bem sensível;

-100...470nF em paralelo com bobina do relé


 

16 horas atrás, Fabio Onofre disse:

resultado mais "bem elaborado"

bem vago isso. Na sua "condição", você pode ouvir (ler) respostas vagas e não proferi-las ^_^

 

E pra concluir, um offtopic 1/2 on

Os amigos @Sérgio Lembo@MOR se deram ao nobre trabalho de desenhar pra você!! Tomou tempo, neurônios e principalmente papel e tinta de caneta! Ok, gratidão é bom e você já demonstrou. Mas você pode fazer mais... Por gentileza, queira montar seus circuitos, testar e dar algum retorno. Este é o preço (barato) que eles (e o forum) "cobram".

 

abç...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

O capacitor, de pequeno valor é para que o circuito, ao ser energizado inicie na posição desligado.

desenho 4.png

Obrigado amigo.

Como estou meio sem tempo, final de semana irei montar o circuito, assim segunda ja posto o resultado.

:thumbsup:

adicionado 3 minutos depois
13 horas atrás, Mestre88 disse:

E colocou um diodo anti-paralelo com o relé?

Sem ele a tensão reversa do relé "zoa" o circuito igual a @Isadora Ferraz disse, capacitores podem ajudar também.

Sim, foi colocado um diodo para neutralizar as correntes transientes. Mas to meio corrido de serviço, final de semana vou testar os circuitos, ai segunda ja deixo um resultado aqui.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!