Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transfomar tensão 24v para 12v


Posts recomendados

Bom dia meus amigos, Estou com um pequeno probleminha e conto com a ajuda dos crânios. Eu estou instalando sensores de estacionamento de 12 volts direto do pólo positivo da lâmpada de ré, até ai tudo bem...Só que peguei um serviço onde tenho que instalar em micro-ônibus no qual a tensão e no pólo da lâmpada da ré é de 24 volts. o que posso fazer para reduzir essa tensão no positivo de 24 volts para 12 volts preferência de uma forma mais barata possível para não passa o meu orçamento com o cliente.

 

Especificação do equipamento;

12V    

50mA

Segue a foto da central em anexo.

Desde já eu agradeço a colaboração.

 

Sersor.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já ouviu falar do regulador de tensão 7812?

ecapsulamento-do-ci-regulador.gif

com 2 ou + diodos 1n4001 em série com a entrada pro caso da bateria passar de 27V o que não é raro.

No entanto, minimalisticamente falando (escrevendo) penso (sem pensar muito) que pra esta corrente lhe basta um ou + diodo zener de 1W ou + em série com um resistor de poucos ohms e poucos W.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2017 às 13:51, Isadora Ferraz disse:

Já ouviu falar do regulador de tensão 7812?

ecapsulamento-do-ci-regulador.gif

com 2 ou + diodos 1n4001 em série com a entrada pro caso da bateria passar de 27V o que não é raro.

No entanto, minimalisticamente falando (escrevendo) penso (sem pensar muito) que pra esta corrente lhe basta um ou + diodo zener de 1W ou + em série com um resistor de poucos ohms e poucos W.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

claro amigo @Danilson Vitor . É bem simples. Depois de incontáveis momentos no google imagens, penso que isso é o mais próximo do seu mundo...

IC7812+SCH.jpg

LM7812 visto de frente. A caixinha azul é seu circuito.

Fio Vermelho da esquerda=+24,

Fio Vermelho da direita=+12,

Preto=terra/massa/chassi/[-] da bateria

 

Em outro momento ou outra pessoa pode lhe orientar sobre o zener cuja tarefa-desafio é simples: calcular um resistor em série com 24v  pra que dê 50mA na carga em 12V e com um zener em paralelo. Valor de resistência e potência

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa dia primeiro quero agradecer a colaboração de todos.  Quero dizer que fiz a ligação direto no regulador e funcionou porém quando aciono o equipamento demora uns 4 segundo depois de entrar energia.  Como eu posso resolver para que o regulador libere energia mais rápido .

Lembrando que eu fiz igual ao esquema em anexo. Se possível esboça um desenho pois sou leigo no assunto 

IC7812 SCH.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que não é o aparelho que está carregando os capacitores?

 

Você pode testar com o Zener...

 

Capturar.PNG.599c003b8a81dd839b6f280f6a39b8e0.PNG

 

Uma resistência de 240 ohms de potência 1W e um 1 Zener 12v de potência na ordem de 0.5w já serve.

Na eletrônica você pode procurar por Diodo Zener 1n5242... Se a eletrônica não tiver (que é o caso aqui da minha cidade, a eletrônica de componentes quase não tem peças pra vender...) você pode comprar o 1n4742...

 

Capturar2.PNG.9a40bbcf9006629d702c50cf2c8b6671.PNG

adicionado 7 minutos depois

Se a eletrônica não tiver o de 240r você pode usar o 220r tranquilamente... Se você colocar um maior que 240r, não vai chegar os 12v na parte do led...

 

Você pode comprar a resistência entre 220r e 240r, a de 220r é mais fácil de achar e não se esqueça que deve ser de 1W de potência. Se for menor que isso, vai queimar :3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava dando uma pesquisada nisso parece que algumas lâmpadas leds acendem em tempo diferentes, não imediatamente, depende de como é o circuito de fabricação dela... até atingir a tensão correta de trabalho.

 

Problema de temperatura que não é 0,6W dissipado no regulador... fora isso poderia ser um problema para resolver com capacitor, mas ai seria o caso de circuitos integrados que não toleram variação e não esse tipo de lâmpada que normalmente é só alguns capacitores e os leds...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Danilson Vitor disse:

resolver para que o regulador libere energia mais rápido

'Isso non ecziste' (padre kevedo). A 'liberação da energia' é imediata. Ou seu circuito está consumindo uma corrente muito alta durante estes 4 segundos (o regulador deve esquentar e muito), ou você montou alguma coisa errada (difícil pois é muito simples), ou seu regulador está ruim, ou sua bateria tá ruim e alguns etc. 

 

Coloque 1 capacitor 10...100uF/35 na entrada e outro 10...100uF/16..35 na saída. Atenção à polaridade

Publique fotos...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7812 existem de diversas potencias. Se usou um de poucos mA de saida, talvez seja a corrente de inrush sendo limitada pelo 7812. Estava vendo a tabela do datasheet que os colegas publicaram. Se o 7812 aguenta no máximo 27V na entrada, vai dar m****. Alternador de 24V solta 28,8V. Uns diodos em série na entrada do 7812 ou um zener de poucos volts já tira do sufoco.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2017 às 21:22, Sérgio Lembo disse:

7812 existem de diversas potencias. Se usou um de poucos mA de saida, talvez seja a corrente de inrush sendo limitada pelo 7812. Estava vendo a tabela do datasheet que os colegas publicaram. Se o 7812 aguenta no máximo 27V na entrada, vai dar m****. Alternador de 24V solta 28,8V. Uns diodos em série na entrada do 7812 ou um zener de poucos volts já tira do sufoco.

poderia exemplificar em desenho por favor 

adicionado 2 minutos depois
Em 16/07/2017 às 10:42, albert_emule disse:

LM317.

Além de ser ajustável, suportam 40V na entrada.

Só vai precisar de dois resistores a mais. São os resistores que definem a tensão de saída. 

Poderia ilustrar com um desenho favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Pessoal, sou novo aqui! Queria saber se posso ligar uma câmera de ré(12v) em um caminhão(24v) direto no polo da ré, usando um resistor 220 1/8w no positivo e um diodo 1n4742 no negativo fazendo ponte com o positivo? Sou leigo pelo menos nas imagens acima entendi assim! Teria como alguém dar uma ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, João Victor 1 disse:

Pessoal, sou novo aqui! Queria saber se posso ligar uma câmera de ré(12v) em um caminhão(24v) direto no polo da ré, usando um resistor 220 1/8w no positivo e um diodo 1n4742 no negativo fazendo ponte com o positivo? Sou leigo pelo menos nas imagens acima entendi assim! Teria como alguém dar uma ajuda?

 

Compre um destes:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-686915611-conversor-dcdc-step-down-modulo-lm2596-_JM

 

Quando for instalar, regule a tensão de saída para 12V. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Penso que a câmera não consome muito e você não ficar dando ré um tempão né. Pra frente é que se anda. Assim sendo, penso que um 7812 dá conta. Ou coloca um dissipador médio ou encosta ele numa parte grande metálica qualquer. Proteção contra intempéries: a mesma da câmera ou lâmpada.

 

Agora veja o que eu (eu hein) faria: sabendo-se a corrente da câmera e que esta não varia muito, colocaria só um resistor de alguns W e + naaaaada. Uma matematicazinha da lei de ohm resolve. Talvez (talvez) uma (ou+) lâmpada 24v de painel em serie o substituiria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O resistor que tá com valor alto e se for 1/8 vai queimar. Veja primeiro qual o consumo da câmera. Vamos calcular um R (e sua P) pra ficar em série com os 24V e colocar os zener em paralelo pra dar alguma segurança

Algo como

image017.jpg

IL=a da câmera. Fica fácil calcular RL que no caso vai ser o mesmo de R

IZ=que não passe de uns 100mA pra não forçar o zener. No caso tende a zero

O importante no caso é o P de R. P=VxI. Seja o que for, coloque o dobro.

 

Só símbolo mesmo. Desenho mecânico, sem chance.

Alguém, se achar que deve, assume daqui pra você...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que sou muito leigo hahaha, vamos lá, minha câmera possui 100mah e é alimentada por 12v, preciso transformar os 24v do caminhão para esta tensão! Eu teria que colocar um resistor em serie com o positivo, e um diodo em paralelo com o positivo e negativo correto? O diodo posso usar este 1n4742 mesmo né? Já o resistor pelas minhas contas seria o de 220ohms e a questão ficaria, de qnts watts? Ou então usar dois de 1/8 em paralelo ou em série? Se der me ajudem pfv! Ou outra solução q seja mais fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como és muito leigo, podes estar fazendo alguma confusão. Melhor publicar foto da câmera...

Mas digamos que ela consome 100mA (sem h). Neste caso ...

Rcamera=12/0.1=120ohms => R em serie com 24=120ohms também.

2 de 220 em paralelo=110Ohms daria certo se não fosse pela potência...

P=V*I = 12*0.1=1.2W e seu resistor é só de 0,125W.

Tenta uns 8 de 1K de 1/4W em paralelo=>125ohms/2W. Usa os zener's...Mas antes... mais info sobre a câmera...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Especificação Técnica: 
• Disponível na Cor Preta 
• Aplicação no Para-choque ou na Placa 
• Resolução Horizontal: 400TVL 
• Iluminação Mínima: <0,5Lux 
• Lentes: 1,8mm 
• Alimentação: 12V DC 
• Consumo de Energia: 100mA 
• Temperatura de Operação: -20 a 70°C 
• Sistema de Sinal: PAL e NTSC 
• Pixels Efetivos: 628x586(PAL), 656x492(NTSC) 
• Área de Sensoriamento: 5,96x4,28mm(PAL), 4,08x10mm(NTSC) 
• Diâmetro da Câmera: 2cm 
• Comprimento dos Cabos: 5,5m 

 

 

 

 

Tive pesquisando então se eu colocar um resistor de 220 3w em série no positivo e um zener em paralelo, vai dar certo correto, fiz um teste com o 220 1/8w e o diodo deu certo gerou 12.5v só que o resistor queimou, ou seja, se eu por um de 3w com a mesmo resistência irá segurar legal correto? Ou então achar outros q eu possa ligar em paralelo q dê o mesmo valor final 

adicionado 12 minutos depois

Aqui na minha região só estou achando resistores de 1/8, não daria certo se eu usasse então 12 de 1k5 ohms 1/8 de potência em paralelo? porque 1500/12=125ohms 

0.125w x 12= 1.5w

Seria suficiente né?

Atenciosamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!