Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Coffee Lake - Oitava e Nona geração - Pós-Lançamento


Evandro

Posts recomendados

8 minutos atrás, LISMAO disse:

As mobos de entrada da 8a gen que estão chegando vão ter problema com o i7 8700 por causa disso? No caso colocar um 8700 numa h310 vai ser overkill? 

Pelo vídeo, seria plausível isso.. A placa que ele usou tem uma limitação de TDP, imposta pela fabricante.. Mini-ITX, favorece silêncio.. Quando foi usado o XTU pra remover essa limitação, mostrou o quão fraco é o cooler da Intel..

 

É algo que vai variar de placa e de fabricante.. Mas, ninguém "normal", aconselharia um 8700 numa placa básica...

 

 

4 minutos atrás, Thomas Brito disse:

Acredito que sim e o pior cenário é que usar o 8700 por muito tempo nessa capacidade pode "viciar" o processador.

WTF??

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LISMAO  Depende da mobo, mobos muito baratinhas H310 podem ter dificuldades dependendo do VRM delas. As B360\H370\Q370 não devem ter problemas, mas, novamente, vai depender do VRM dela e de seu limite de TDP.

 

Nesse video da Hardware unboxed ele usou uma placa-mãe da AsRock que vem configurada para 65W, limitando performance, mas, ela aguenta mais que isso.

adicionado 5 minutos depois

@RS Faria

17 minutos atrás, RS Faria disse:

WTF??

Acho que não é bem assim que processador funciona :lol:

 

Mas, rodar com VRMs inadequados e com esse cooler stock capenga, até por a Intel usar aquele chicletão de TIM, pode degradar a vida útil dos outros componentes, se você...por exemplo, rodar ele na casa dos 80~90c diariamente em um gabinete com refrigeração inadequada, até pelas temperaturas que o Steve estava pegando no "melhor dos cenários". Fora o ar quente que vai ser jogado no seu quarto.

 

Tomeu uns 20 negativos no Reddit da Intel por falar que ficava desconfortável com um processador rodando a +75c, e que o OP deveria comprar um cooler de U$D10,00 porque, "até 100c não tem problema algum"

 

sei la, vai ver eu to louco mesmo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, RS Faria disse:

 

É algo que vai variar de placa e de fabricante.. Mas, ninguém "normal", aconselharia um 8700 numa placa básica...

 

18 minutos atrás, Atretador disse:

Mas, rodar com VRMs inadequados e com esse cooler stock capenga, até por a Intel usar aquele chicletão de TIM, pode degradar a vida útil dos outros componentes, se você...por exemplo, rodar ele na casa dos 80~90c diariamente em um gabinete com refrigeração inadequada

Tava com planos de pegar uma h310 logo quando lançar com um i7 8700 e achando que o cooler box dava conta de boa. Ainda bem que fiquei sabendo desses detalhes antes. Pelo jeito vou ter que investir um pouco mais em mobo e pegar no mínimo um hyper t4.. Valeu pelas infos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LISMAO disse:

 

Tava com planos de pegar uma h310 logo quando lançar com um i7 8700 e achando que o cooler box dava conta de boa. Ainda bem que fiquei sabendo desses detalhes antes. Pelo jeito vou ter que investir um pouco mais em mobo e pegar no mínimo um hyper t4.. Valeu pelas infos

Acho que nem uma hyper t4 vai segurar ele em 100% testaram com o noctua e deu thermal throttling em 100% no teste do cinebench em gaming o noctua segurava em 64ºC mas quando fazia teste sintético cinebench ou prime95 batia thermal throttling so water cooler que segurava e ainda batia 86ºC

 

https://tekeverything.com/intel-core-i7-8700-review-benchmarks/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Thomas Brito disse:

Acho que nem uma hyper t4 vai segurar ele em 100% testaram com o noctua e deu thermal throttling em 100% no teste do cinebench em gaming o noctua segurava em 64ºC mas quando fazia teste sintético cinebench ou prime95 batia thermal throttling so water cooler que segurava e ainda batia 86ºC

 

https://tekeverything.com/intel-core-i7-8700-review-benchmarks/

o que? kkkk aí fica complicado, acho que vai ficar inviável pegar Intel então, moro na Bahia e aqui na minha cidade a temperatura ambiente é quase 30° o ano todo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, LISMAO disse:

o que? kkkk aí fica complicado, acho que vai ficar inviável pegar Intel então, moro na Bahia e aqui na minha cidade a temperatura ambiente é quase 30° o ano todo

É assim que nascem os mitos de que tal marca esquenta...antes da AMD...agora da Intel :rezando:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thomas Brito disse:

Acho que nem uma hyper t4 vai segurar ele em 100% testaram com o noctua e deu thermal throttling em 100% no teste do cinebench em gaming o noctua segurava em 64ºC mas quando fazia teste sintético cinebench ou prime95 batia thermal throttling so water cooler que segurava e ainda batia 86ºC

 

https://tekeverything.com/intel-core-i7-8700-review-benchmarks/

Cuidado com esses testes que não dizem nada a respeito do cenário. Por exemplo, não fala qual a temperatura ambiente, não fala qual a tensão usada, e não fala mobo e BIOS usadas para teste (pois elas podem zoar a tensão bem fácil). Outra coisa, rendering no cinebench puxar 113w e P95 puxar 117w é suspeito, esses dois números deveriam ser BEEEEM diferentes um do outro. Aliás, nem diz que foi rendering no Cinebench para começo de conversa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
48 minutos atrás, Imakuni disse:

Cuidado com esses testes que não dizem nada a respeito do cenário. Por exemplo, não fala qual a temperatura ambiente

 

Por isso eu acho que a metodologia do Rafael Coelho é a mais coerente, e fisicamente apurada, já que mede a variação de temperatura e não as temperaturas absolutas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo de teste do P95 tambem importa bastante, FPU é para pegar fogo por exemplo.

 

 

 

Mas se os resultados de power draw são dos 3 coolers que bateram 100c, ficou parecido por thermal throttling mesmo. pensando bem isso nao faz sentido, deve ser variação por tipo de carga do P95

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, LISMAO disse:

o que? kkkk aí fica complicado, acho que vai ficar inviável pegar Intel então, moro na Bahia e aqui na minha cidade a temperatura ambiente é quase 30° o ano todo

O b360 e h310 provavelmente só vão segurar o TDP até 95W.
O máximo que dá é um 3.8 provavelmente é 38~3.9 em todos os núcloes com TDP no limite.

 

Pro intel 8700 chegar em 4.2 de turbo já consome 100W TDP. dá pra ver no 11:04

 

 

adicionado 4 minutos depois
1 hora atrás, Imakuni disse:

Cuidado com esses testes que não dizem nada a respeito do cenário. Por exemplo, não fala qual a temperatura ambiente, não fala qual a tensão usada, e não fala mobo e BIOS usadas para teste (pois elas podem zoar a tensão bem fácil). Outra coisa, rendering no cinebench puxar 113w e P95 puxar 117w é suspeito, esses dois números deveriam ser BEEEEM diferentes um do outro. Aliás, nem diz que foi rendering no Cinebench para começo de conversa.

Pouco importa até porque gaming já deixa a temperatura boa, o problema é o TDP, se pra atingir o turbo 4.4 o i7 ultrapassar a barreira dos 95 TDP nem adianta pegar uma h310 ou b360 e quem sabe uma h370 pois a placa-mãe não é capaz de fornecer a energia necessária para o processador e você será forçado a pegar uma z370 de qualquer jeito.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Thomas Brito disse:

Pouco importa até porque gaming já deixa a temperatura boa,

Gaming não é tudo na vida, muito embora algumas pessoas achem isso... importa e muito outros testes, porquê quando aparece gente pedindo recomendação, você tem que saber disso para poder dar um conselho decente.

 

7 minutos atrás, Thomas Brito disse:

o problema é o TDP, se pra atingir o turbo 4.4 o i7 ultrapassar a barreira dos 95 TDP nem adianta pegar uma h310 ou b360 e quem sabe uma h370 pois a placa-mãe não é capaz de fornecer a energia necessária para o processador e você será forçado a pegar uma z370 de qualquer jeito.

Sendo bem sincero, eu não acho que isso vá ser problema. Eles já mudaram o soquete para (em tese) ter melhor distribuição de energia, e historicamente, mesmo a mobo mais fuleira da Intel aguenta os chips topo de linha. Além disso, se os fabricantes fizerem o trabalho deles direito e colocarem tensões automáticas aceitáveis, ao em vez de tentar fazer rodar na base da força bruta, o consumo não vai ser tão ruim.

 

Tudo bem que isso pode mudar, mas até agora, nunca foi problema, então eu acredito que também não vá ser. É esperar para ver.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Imakuni disse:

Tudo bem que isso pode mudar, mas até agora, nunca foi problema, então eu acredito que também não vá ser. É esperar para ver.

Era isso que eu ia perguntar, já tava achando que colocar um i7 7700 numa h110 dava problema também por causa disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

Algumas mobos pelo visto vem com limitação de 65W, que vai derrubar a performance do 8700/8700K/8600K principalmente, se não me engano foi uma queda de 15~20% nesse teste do hardware unboxed, até ele destravar o TDP.

 

Ele testou a b360 e deu ok para o 7 8700 apenas deu termal throttling nos VRM's porque não tinha dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Atretador disse:

@Thomas Brito Por isso que teve a perda de performance, thermal throttling no VRM dropando os clocks para a base dos 65W.

A mobo vem de fabrica a 65W de TDP, então o 8700 roda em sua base até voce destravar para os 95~120W.

O cara do hardware unboxing disse que o problema era falta de dissipador no VRM e ficava a cada 7 segs, dava 4.4 e 7 segundos o clock baixava por causa do throttling da temp do VRM.

Como era uma placa sem dissipador no VRM era óbvio mas a B360 entrega bem mais que 65W de tdp.

 

Minuto 11:30

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thomas Brito Sim, depois de ele subir o TDP de 65W para 95W(padrão da MSI B360 Gaming Plus) e 11:10

10:40 ele fala que em stock a mobo VDH que vem com TDP de 65W tem uma performance 16% inferior a MSI B360 Gaming Plus. E isso com um cooler torre\Air, para evitar o throttling normal do cooler stock da Intel.

 

11:15 ele fala sobre o throttling no VRM, 12:00 ele mostra a variação de 3.3Ghz para 4.3Ghz causado pelo Throttling.

"Funciona mas é mais lento" :v

 

Agora, a pessoa tendo a possibilidade de destravar o TDP em todas as mobos, eu não vejo problema, com um cooler melhorzinho e refrigeração adequada no VRM.

adicionado 2 minutos depois

13:30 "sem fazer upgrades de refrigeração você pode ter até 20% de perda de performance com o i7-8700"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, LISMAO disse:

Já tem H370 e b360 na pichau. Wtf? 

https://www.pichau.com.br/aorus

já lançou só que são poucas placas e está caro.

Pensei em comprar logo pra fechar a build mas tá muito quase 600 reais só no cartao com frete e uma h310.

Mais jogo pegar uma z370 aqui perto que custa 899 dá uma entrada de 300 reais e parcelar no cartão.

Como ainda falta o monitor e a memória vou fechar só no mês que vem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thomas Brito disse:

Pensei em comprar logo pra fechar a build mas tá muito quase 600 reais

Pois é, o dedo coçou aqui pra comprar logo.. Vou aguardar até dia 20 pelo menos pra ver se chega mais modelos. Tava esperando as b360 na casa dos R$400 reais, triste dms ver esses preços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, LISMAO disse:

Pois é, o dedo coçou aqui pra comprar logo.. Vou aguardar até dia 20 pelo menos pra ver se chega mais modelos. Tava esperando as b360 na casa dos R$400 reais, triste dms ver esses preços

Pois é decidir pagar esse extra da placa em um monitor de 27 polegadas em vez de pegar um de 23 usado por 300 reais.

 

https://br-store.acer.com/p/125/monitor-acer-va270h

Aqui perto de casa está por 999

 

Mas tem esse por 599

https://br-store.acer.com/p/224/monitor-acer-s230hl-23-full-hd-60hz-vga

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Atretador disse:

Não esqueçam de pegar uma mobo com dissipadores nos VRMs e pesquisar as limitações de TDP, e se são possíveis de serem alteradas para não terem perdas de performance.

adicionado 0 minutos depois

*afinal nenhuma dessas mobos permite alterações de clock fora ajustes de TDP :X

Isso ta bem estranho, basicamente se eu pegar uma h310/b360 simples vou capar 20% de um 8700 porque os vrm não suportam? Nunca tinha ouvido falar dessas coisas na Intel antes, ter q fazer ajuste em TDP é muito tosco, mtos usuário vão ter dor de cabeça com isso depois de comprar, já tô até vendo. Complicado viu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!