Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Evandro

AMD Navi - Sucessora do Vega

Recommended Posts

Navi da AMD vem no primeiro trimestre de 2019, mas apenas como uma solução de médio porte ("Radeon RX 680")

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Forbes: AMD criou o Navi para o PlayStation 5 da Sony

 

playstation-logo-1200x675.jpg

 

Falando a fontes da indústria nesta semana sob condições de anonimato, eu aprendi que o PS5 usará tanto o núcleo Zen + da AMD quanto as arquiteturas gráficas Navi. O que não está claro é se o PS5 irá incorporar um SoC robusto (sistema em um chip) ou usar componentes separados baseados em Ryzen e Navi.

 

No momento, pouco se sabe sobre a arquitetura gráfica Navi da AMD, além do fato de usar o processo de 7nm. Esse detalhe, no entanto, é importante. Como já fez várias vezes com seus clientes semi-personalizados, a AMD tem um sólido histórico de desenvolvimento de GPUs integradas e discretas com envelopes de baixa potência perfeitos para um console.

 

O que nos traz, aos meus olhos, a revelação mais interessante. De acordo com minhas fontes, Navi não está apenas dentro do Sony PS5; foi criado para a Sony. A grande maioria da colaboração entre a AMD e a Navi da Sony ocorreu enquanto Raja Koduri - chefe e arquiteto-chefe do Radeon Technologies Group - estava na AMD.

 

O outro aspecto interessante de tudo isso é que minhas fontes nunca mencionaram a Microsoft nas conversas Navi. Isso é pura especulação, mas talvez os próximos dispositivos da Microsoft - codinome "Scarlett" - não usem a Navi. Talvez ele use uma solução semi-customizada incorporando o Vega, ou algo totalmente diferente do qual não tenhamos acesso. De qualquer forma, as conversas que eu havia referido a Navi no passado, como se já estivesse terminado.

 

Talvez a Sony esteja mais próxima de um PS5 do que a Microsoft é para um Xbox de próxima geração?

 

A AMD construiu VEGA para a Apple e está construindo o NAVI para o Sony PlayStation 5 - que deve ser lançado em 2020

 

Roteiro: O Navi 10 da AMD chegará no final de 2019 e será o primeiro GPU não GCN, não Vega 7nm para gamers

 

Vega 7nm não estará chegando aos jogadores.

O Navi 10 será a primeira parte Navi a chegar e chegará às 2H 2019 ou no início de 2020, dependendo de alguns

fatores. O nível de desempenho desta parte será equivalente ao Vega e será um pequeno GPU baseado em 7nm.

O Navi 14 seguirá o Navi 10 logo em seguida.

O Navi 20 será a verdadeira GPU topo de linha construída no nó de 7nm e, como as coisas estão agora, você está, provisoriamente, olhando para o pouso por volta de 2020 - 2021.

O Navi também será a primeira arquitetura a sair do GCN (e, junto com ele, o limite da UC 4096 SP / 64 que é inerente à implementação do uArch).

A arquitetura 'Next-Gen' é o antigo KUMA codinome internamente antes de a AMD decidir que não gostava muito desse nome (oops) e se basearia na mesma grande arquitetura que a AMD lança com a Navi.

 

Textos completos nos links abaixo:

 

https://wccftech.com/exclusive-amd-navi-gpu-roadmap-cost-zen/

 

http://www.pcgameshardware.de/Vega-Codename-265481/News/7-nm-Samples-Gamer-Grafikkarten-1257865/

 

https://www.forbes.com/sites/jasonevangelho/2018/06/12/sources-amd-created-navi-for-sonys-playstation-5-vega-suffered/#29b48b6b24fd

 

 

Editado por brender
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O link com informações (rumores) mais completas é o da Wcctech, e eles basicamente dizem que a Lisa Su decidiu focar nos CPUs Zen e GPUs para consoles pois são mais lucrativos, deixando para trás o desenvolvimento de GPUs para VGAs high-end.

Não ponho muita fé nesses rumores ainda, mas se forem verdade então a AMD conseguirá superar as placas Pascal da Nvidia somente em 2021 quando voltarão a ter VGAs high-end.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Dick Trace disse:

O link com informações (rumores) mais completas é o da Wcctech, e eles basicamente dizem que a Lisa Su decidiu focar nos CPUs Zen e GPUs para consoles pois são mais lucrativos, deixando para trás o desenvolvimento de GPUs para VGAs high-end.

Não ponho muita fé nesses rumores ainda, mas se forem verdade então a AMD conseguirá superar as placas Pascal da Nvidia somente em 2021 quando voltarão a ter VGAs high-end.

 

Eu não entendi que vai ser a PASCAL, mas somente em 2020 - 2021 que vai competir no setor high-end contra a NVIDIA, no caso o segmento das GTX 1080 TI / GTX 1080

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@brender Não quis dizer que a Nvidia ainda estará usando a Pascal em 2021, mas sim que AMD iria levar todo esse tempo para ter uma VGA que supere com certeza o desempenho das melhores placas Pascal que já existem a dois anos (chips GP102 e GP100).
Hoje a Vega 10 perde para uma 1080ti (GP102). A Vega 20 será uma Vega 10 com mais RAM e clocks mais altos, e deve alcançar o GP102 mas não o GP100, só que a Vega 20 será lançada apenas em VGAs profissionais. Depois vem o Navi 10, usado no PS5 e por isso apenas um GPU mid-end, assim como o Navi 14 que virá depois. Então de acordo com o texto apenas o Navi 20 em 2021 será um GPU high-end de verdade, capaz de oferecer com certeza melhor desempenho que qualquer chip Pascal, incluindo o GP100.
Só que até lá a Nvidia evidentemente já estará usando outra arquitetura.
Usar a Pascal como base era só para mostrar o quanto a AMD está atrás, caso os rumores sejam verdadeiros.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Navi da AMD será um GPU monolítico tradicional, não um módulo multi-chip

 

Ao contrário do que a maioria de nós na imprensa de tecnologia esperava, as placas de vídeo AMD Navi da próxima geração usarão um design familiar de GPU monolítico ao contrário do layout multi-chip que esperávamos poderia oferecer uma placa de jogos de alta tecnologia.

 

A maioria de nós achava que a AMD começaria a usar sua interconexão Infinity Fabric para unir GPUs menores em um único pacote para criar um módulo multi-chip (MCM) de alto desempenho com o novo silício gráfico Navi. Mas conversamos recentemente com David Wang, o novo vice-presidente sênior de engenharia do Radeon Technologies Group (RTG) da AMD, e há praticamente zero de chance de ser trabalhado nas GPUs Navi do ano que vem.

 

Textos completos nos links:

 

https://www.pcgamesn.com/amd-navi-monolithic-gpu-design?tw=PCGN1

 

 

 

 

Editado por brender
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×