Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto escolar - Placa solar com Leds


Posts recomendados

Olá galera, preciso fazer um projeto escolar, onde tenho que com no mínimo 18 Leds de alto brilho gerar energia suficiente pra recarregar um aparelho celular com uma lâmpada halogena dicroica de 50w 127V fazendo o papel do sol. Isso é possível? Digo, com menos de 1 milhão de Leds, kkkkkkk. 

Eu mal estou conseguindo ligar uma calculadora de 1,5V como vejo em alguns vídeos na Internet, alguém me dê uma luz por favor! 

Obrigado. 

adicionado 12 minutos depois

Se alguém tiver alguma dica pra pelo menos eu ligar uma calculadora simples de 1,5V já ajuda. Estou usando um capacitor de 10microF, e já testei 6 Leds em paralelo, já teste uns 40 em paralelo, testei 20 paralelos de 2 em série, e não consegui de jeito nenhum acender a calculadora, estou testando numa proto board. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Você vai precisar de uma placa realmente grande e isso para o sol... agora só com essa lâmpada ai... olha acredito que o sol gera muito mais lumens do que uma lampada... ou seja, vai ter bastante queda. Além disso você tem que colocar vários em paralelo para tentar gerar a corrente necessária (isso ai deve gerar muito pouca corrente mesmo) sem ter a queda de tensão. Adicioando ainda novamente precisa gerar um tensão maior que o da bateria mas dentro do que o datasheet determina... se for usar algum conversor a coisa piora. 

 

O projeto é muito inviável ^^ mas se quiser fazer experimentos tudo bem, mas se for fazer algo que preste tem que usar célula solar mesmo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Vitor Ferreira Prado disse:

Olá galera, preciso fazer um projeto escolar, onde tenho que com no mínimo 18 Leds de alto brilho gerar energia suficiente pra recarregar um aparelho celular com uma lâmpada halogena dicroica de 50w 127V fazendo o papel do sol. Isso é possível? Digo, com menos de 1 milhão de Leds, kkkkkkk. 

Eu mal estou conseguindo ligar uma calculadora de 1,5V como vejo em alguns vídeos na Internet, alguém me dê uma luz por favor! 

Obrigado. 

adicionado 12 minutos depois

Se alguém tiver alguma dica pra pelo menos eu ligar uma calculadora simples de 1,5V já ajuda. Estou usando um capacitor de 10microF, e já testei 6 Leds em paralelo, já teste uns 40 em paralelo, testei 20 paralelos de 2 em série, e não consegui de jeito nenhum acender a calculadora, estou testando numa proto board. 

Estes links irão te ajudar.

No caso você diz que a quantidade mínima é de 18 LEDs. Então pode aumentar.

Sugiro que entre a lâmpada e os LEDs seja colocada uma barreira de acrílico ou PS branco levemente fosco, para que a incidência da luz seja espalhada sobre os LEDs. Acho que pode dar uma melhorada na captação da luz pelos LEDs.

Mas só experimentando para ver.

Segue os links:

http://www.sbfisica.org.br/fne/Vol9/Num1/led.pdf

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se querem só gerar tensão

1 hora atrás, Vitor Ferreira Prado disse:

Se alguém tiver alguma dica pra pelo menos eu ligar uma calculadora simples de 1,5V já ajuda. Estou usando um capacitor de 10microF, e já testei 6 Leds em paralelo, já teste uns 40 em paralelo, testei 20 paralelos de 2 em série, e não consegui de jeito nenhum acender a calculadora, estou testando numa proto board.

você tem que ligar em série, a partir do momento que você consegue a tensão que você quer o resto você faz cópias dessa primeira célula em série e colocas elas em paralelo.

 

Quando mais "fitas" "blocos" você liga em paralelo mais corrente você pode fornecer para teu aparelho... se você não conseguir fornecer a corrente necessária o teu circuito não vai ligar ou vai reduzir a tensão abaixo do que é necessário.

 

você tem que usar um multímetro, mesmo dos vagabundos para ver a tensão.

 

Esse negócio de uma lampada eu acho que é inviável... pois até mesmo com painéis solares se você usar dentro de casa com iluminação você vai ter dificuldade de gerar alguma corrente... já teve acaso assim na comunidade nego que coloca painel solar dentro de casa e estranha que o bagulho não funciona...

 

Enfim... bons testes ai ...

 

fuizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

 

adicionado 3 minutos depois

Claro você pode arranjar uma fonte de luz despejadora de mais lumens para ver se consegue fazer isso funcionar... mas isso ai é teste e mais testes...

 

fuizzzzzzzzzzzzzz²

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sol, conforme vou adicionando Leds em série, vai aumentando a tensão proporcionalmente, agora na lâmpada parece não fazer diferença. Meu professor está cobrando algo impossível de se fazer com uma lâmpada dessas, sem contar que ela é pequena e quanto mais Leds, mais difícil fica de distribuir essa luz entre eles. 

Vou fazer mais testes, se eu conseguir (duvido) aviso aqui kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vitor Ferreira Prado Como eu disse antes. Use algo para tornar a luz difusa sobre os leds. A luz do Sol também é difusa e não concentrada.

Também acho difícil com uma lâmpada de 50W. mas tente de alguma forma amplificar a luz emitida. É para isto que as experiências servem.

Conseguir descobertas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Vitor Ferreira Prado disse:

No sol, conforme vou adicionando Leds em série, vai aumentando a tensão proporcionalmente, agora na lâmpada parece não fazer diferença. Meu professor está cobrando algo impossível de se fazer com uma lâmpada dessas, sem contar que ela é pequena e quanto mais Leds, mais difícil fica de distribuir essa luz entre eles. 

Vou fazer mais testes, se eu conseguir (duvido) aviso aqui kkkkkkk

Melhor ideia é usar os Leds como sensor de luz e usar um transistor para amplificar a corrente dos leds e usar uma fonte externa para carregar o celular. 

 

Ou então compre logo o painel solar de mais de 1A por algo perto de 5V.

 

Com led não vai rolar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Melhor ideia é usar os Leds como sensor de luz e usar um transistor para amplificar a corrente dos leds e usar uma fonte externa para carregar o celular. 

 

Ou então compre logo o painel solar de mais de 1A por algo perto de 5V.

 

Com led não vai rolar. 

Não pode usar placa solar. É trabalho de ciências...

 

15 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Tá mais fácil tirar leite de pedra! kkkkkk

Também estou achando.

Mas a ideia do @albert_emule de amplificar a corrente gerada pelos LEDs com transistores é válida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Não pode usar placa solar. É trabalho de ciências...

 

Também estou achando.

Mas a ideia do @albert_emule de amplificar a corrente gerada pelos LEDs com transistores é válida...

 

Qualquer transistor amplifica no mínimo 30 vezes a corrente. 

Ainda tem os transistores transistor darlington que tem ganho bem maior. 

 

E dá para montar uns darlington discretos. 

Pode-se usar um LM7805 como regulador de tensão e uma bateria de 9V para fornecer a energia. 

O transistor transistor darlington controlaria a corrente na entrada do LM7805. 

Os leds forneceriam a micro-corrente para o transistor amplificar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Wagner Ruaro disse:

Não pode usar placa solar. É trabalho de ciências...

 

Também estou achando.

Mas a ideia do @albert_emule de amplificar a corrente gerada pelos LEDs com transistores é válida...

Se a tensão for baixa mas tiver corrente, um step-up resolve. Se a tensão for suficiente mas não houver corrente, ferrou. O projeto tem por base o uso da potência elétrica gerada pelos leds. Se apenas potencial fosse suficiente, tava fácil de fazer um gerador com pontas de termopar. A bateria ficaria grandinha, mas já pensou? Energia sem depender de água, combustível, sol ou vento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Wagner Ruaro disse:

Mas a ideia do @albert_emule

A ideia fake já roda por estas bandas há tempos. Sim.. pode ter sido dele

 

20 horas atrás, Vitor Ferreira Prado disse:

já teste uns 40

Se o amigo ligar em série talvez consiga mais do que 4V. Neste caso basta aplicar no gate de um mosfet e usar este como chave. Nada de

1 hora atrás, albert_emule disse:

transistor transistor darlington

nem

1 hora atrás, albert_emule disse:

LM7805

Um resistor de uns 4M7 em paralelo com os leds pra 'descarregar' o gate não são nada mal.

 

Me fez lembrar: certa feita há muitos (e muitos) anos cortei vários 2n3055 ou similares na esperança de fazer um painel solar com o silício deles...pouco conhecimento (agora tenho ainda menos) num deu nada certo. Saudade...

 

Realmente tirar energia de leds pode não ser uma atividade pedagógica muito interessante e de fato (me) é desgastante imaginar algo útil com isso. Sugira ao seu professor a alternativa de fazer uma bateria de limão. Menos desinteressante, é capaz até mesmo de ...

20 horas atrás, Vitor Ferreira Prado disse:

acender a calculadora

...

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Hehehe Este post é meio velho, mas foi o que me trouxe até aqui!

Usar outras fontes de energia, como baterias e tal, é meio estranho quando a proposta é conseguir energia por uma fonte específica. Aliás, a própria ideia da lâmpada é estranha. rsrsrs

Convencer o professor a usar um painel solar seria a melhor proposta didática, acho eu.

Vou montar uns projetinhos sobre fontes de energia com meu filho (ele vai fazer 8 anos). Como ele é vidrado em robótica, falei pra ele: tudo começa na fonte de energia. rsrsrs Vai ser por onde vamos começar. O primeiro projeto é justamente com batata, limão, essas coisas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!