Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio invictus mod: 7412 saída de áudio queimada


Posts recomendados

Bõa noite amigos , gostaria de saber se alguem pode me dizer qual transistor que possa usar no lugar dos 2 transistor que estão queimado , pois por ser um radio muito antigo não da para ler os numeros , os transistor estão ate com ferrugens , e tambem os originais com certeza não vou encontra -los , como tambem não consegui encontrar o esquema , se algum amigo poder me ajudar eu agradeço ........

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xi.

Provavelmente serão transistores de germânio.

Normalmente era um par casado de AC187/AC188.

Mas creio que ainda se ache no ML.

 

PS. Agora é que li que ficam atrás do rádio.

Com certeza são de germânio, porém aí só com o esquema mesmo.

Esse esquema tem no ML por R$ 20,00, tem que ver se vale a pena.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Reunião da 3ª idade kk

 

Me lembro vagamente que os ...

11 horas atrás, Mestre88 disse:

AD161/AD162

tinham um encapsulamento menor do que os ...

51 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

2N3055 (NPN) e o 2N2955 (PNP)

 

e além disso, também penso que estes últimos têm características beeem diferentes dos primeiros

 

Mas k entre nós amigo @Helio do carmo  .. é sério que queres recuperar esta velharia? Com ferrugem e tudo? Valor sentimental? ok.. não deixa de ser um valor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poder colocar transistores de silício no lugar dos de germânio é possível, mas vai ter que trocar os resistores de polarização  (bias).

Olhando as fotos veio uma dúvida:

Aparentemente os dois estão ligados diretamente à carcaça. 

Se realmente estão, são dois PNP fazendo um amplificador quasi complementar. 

Verifique isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigos vou fazer o que disseram depois eu retorno ok , ak esse radio no mercado livre esta valendo mais de 1700 reais o dono disse que não sabia , mais é deficil de acreditar ,    mais vamos ver o que da vou tentar recuperar essa  relíquia pelo menos para mim  ...obrigado amigos ...   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ricardo S Ferreira Me pareceu que o transistor da esquerda 1ª foto tem uma mica separando! Mas esta tão enferrujado que só desmontando para saber!...

adicionado 2 minutos depois

Pode ser que nem estejam queimados! A ferrugem esta provocando fuga entre coletor deles ao terra!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, parece o par AD161 /AD162 pelo tamanho. Eu já vi um amplificador com eles, tinha um kit nas velharias do meu pai. Era ligado coletor com coletor e os emissores iam ao positivo e negativo da fonte usando resistores de baixo valor. 

Talvez seja possível substituir por transistores como o par TIP31/32 ou TIP41/42. Apesar de serem de silício tem características bem parecidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!