Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No circuito da foto Q2 é um bd 140...ele chavea 4 fans pequenos...

 

O detalhe e que esquenta bastante,  coloquei dissipador mas mesmo assim esquetava bastante até q hoje queimou (sabia q cedo ou tarde ia acontecer)

 

Pergunto : por qual transistor poderia subistituir o bd 140 que aguenta maior correte 

 

E o principal que fosse a mesma pinagem ou que o pino do meio fosse o mesmo (no caso coletor)porque assim poderia apenas vira lo na placa

 

Caso não haver nada como mesma pinagem eu poderia liga lo através de fios na placa.

 

Obrigado....

images (12).png

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Comentários óbvios ululantes...

Seu dissipador está subdimensionado. O aquecimento é o preço de circuito linear de potência.  Se achar que deve, considere um controle pwm: aquece beeeeemmmm menos

  • Curtir 3
Postado

Este aí se bem feito não aquece nada. 

O transistor fica gelado 

O transistor pode ser IRF1404, IRF3205, IRF2807, e muitos outros. 

 

Um transistor mosfet que vai funcionar e que é bem barato é o IRF840.

Só não vai trabalhar gelado, pois este tem resistência interna de 0.8 Ohms. Também não vai ficar super aquecido.

 

O IRF1404 tem resistência interna de 0.004 Ohms, por isso trabalha gelado nesta aplicação aí.  

 

image.png.8760d5af35e21f476cc1c1199a49acbd.png

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Aplicação curiosa esta do fan. Alguém aquece (no caso ... muito) pra resfriar resfriar outrem (talvez nem tanto). Trem doido. Muito + se for alimentado com bateria. Penso que só deve ficar no campo pedagógico, né? - o que, claro, tem seu valor. Mas cada mania com seu lôco.

 

No caso do pwm do amigo @albert_emule algo me diz que o amigo quereria saber onde colocar o termistor. Que tal em série com P1?

  • Curtir 2
Postado

Este circuito, como a Isa comentou, é um circuito LINEAR. A realimentação é NEGATIVA, ou o sinal no motor é realimentado, via R5, ao emissor de Q1. Este sinal (realimentado) aparecerá no coletor de Q1 em oposição de fase com o sinal gerado pela variação do termistor R1.

Se a temperatura aumenta, R1 diminui (a tensãol aumenta na base de Q1). Este sinal produz uma diminuição na tensão de coletor de Q1, que aumenta a tensão no coletor de Q2... que aumenta a tensão no coletor de Q1

Logo a realimentação negativa produz um sinal, que tende a se contrapor ao sinal original, estabilizando o circuito.

E daí?

Daí, que a tensão no coletor de Q1 TENDE a variar LINEARMENTE com a tensão do sinal (variação de R1). Se R1 variar pouco, a tensão de coletor de Q2 vai variar pouco, também. O mesmo é válido para muita variação de R1. A tensão de coletor de Q2 vai variar muito. Este é um circuito linear e não digital. A tensão tanto no motor como no transistor Q2 vai variar de acordo com a variação de R1. Isso faz com que o transistor Q2 funcione na região linear, dissipando muito mais potência (calor) se comparado com seu outros dois estados digitais; cortado ou saturado. 

O que você precisa e que não vai aquecer o transistor de saída (Q2) é um circuito digital, como sugerido pelo Albert_emule.

Mas, como no seu caso é um circuito que tende a esfriar, seja lá o que for, e a temperatura não sobe a uma taxa alta, então sugiro usar um comparador com histerese. Assim o transistor Q2 ficaria saturado (condução total) somente durante o período em que você desejasse que o motor (da ventoinha) funcionasse. Com temperatura abaixo de um valor crítico, o motor (e Q2) não conduziria corrente (desligados). 

Fiz um tutorial com um circuito com histerese, que liga a uma determinada tensão (temperatura) e desliga a uma outra tensão (temperatura menor). A vantagem do circuito com histerese em relação ao circuito comparador simples, é que no momento da comutação o com histerese comuta apenas uma vez, ao contrário do circuito comparador simples, que comuta muitas vezes, podendo até queimar o transistor de potência colocado em sua saída.

Abaixo tem os dois vídeos (parte 1), que ensinam, a fundo, sobre comparadores com histerese. Um inverte o sinal e o outro não inverte o sinal.

Bastaria acrescentar um mosfet e um resistor de gate, além dos motores.

Você pode pular a dedução, que é uma matemática de ensino Fundamental Completo e ir direto para a substituição dos valores nas equações que determinam todos os valores. Se ainda me lembro, acrescentei um exemplo ao final de cada explicação. 

Um terceiro vídeo mostra claramente a transição do circuito de uma ventoinha em determinadas e exatas temperaturas.

Bons projetos.

MOR_AL

 

 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!