Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para emitir pulsos


GustavoDiFraFre

Posts recomendados

Eu preciso montar um circuito que tenha a seguinte função:

quando um fio apresentar corrente, esse circuito deve emitir um pulso, e quando deixar de apresentar corrente o circuito deve emitir 2 pulsos (gostaria também, se possível, uma forma de controlar o tempo entre esses dois pulsos ). O pulso é apenas pra acionar um relé.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente você aciona o relé acionando ele com tensão, e quando você retira a tensão ele desaciona. Nunca ví um relé que trabalha dessa maneira, aciona com um pulso, e desacoita com dois pulsos... veja bem se é isso que você precisa....

Outra coisa, qual o tipo e amplitude dessa corrente ?  tipo é corrente DC  ou AC, e qual o valor mínimo que você deseja que gere os pulsos, e qual é o valor máximo que essa corrente pode ter ?

E se você realmente precisa só de um pulso, que tipo de pulso é esse ?

Tensão ? indo de 0 até quantos Volts ?

Ou pulso de corrente ?  de que valor ?

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2018 às 18:18, Sérgio Lembo disse:

@aphawk

Paulo, é trabalho de escola, álgebra booleana aplicada, o sujeito ao invés de estudar e aprender a diferença entre tensão e corrente  prefere recorrer a nós pra ganhar nota na moleza.

Olá Sérgio. Na verdade é um projeto particular, não me expressei bem em minha pergunta por minha falta de experiencia na área, pois nunca tive contato com eletrônica na faculdade ou qualquer outro lugar, realmente acho que devo estudar o assunto para ser mais claro em minhas perguntas. Gostaria de fazer uma crítica quanto a sua resposta, acho interessante o senhor pensar melhor antes de julgar as pessoas, achei seu comentário antiético e preconceituoso. Não é comum uma pessoa mais nova como eu dar conselhos a pessoas como o senhor, mas sugiro que repense seus conceitos, imagino que esse fórum seja para troca de conhecimentos e não pra julgamentos.

Espero que entenda essa mensagem como uma crítica construtiva, pois foi meu intuito, diferentemente da sua.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O amigo quer fazer algo como: um sistema que converta um pulso e "clique simples" e "clique duplo"?

Até que daria pra fazer com circuito lógico o que tornaria mais desafiador e complexo. Mas se precisa de versatilidade e simplicidade, cogite programa um mc pra isso. É bem mais simples. 1 ou 2 dias aprendendo sobre  o mc + 1 ou 2 sobre sua programação - a qual estamos a disposição caso escolhas c. Falando nisso...

#define botao RA0
#define pulso RA1
//inicializa hw
for(;;)
{
while (!botao);"quando um fio apresentar corrente,"
pulso=1;pulso=0; //" esse circuito deve emitir um pulso"
while(botao);//"e quando deixar de apresentar corrente"
pulso=1;pulso=0;//"o circuito deve emitir"... 
delay(100);//"(uma forma de controlar o tempo entre esses dois pulsos)"
pulso=1;pulso=0;//..."2 pulsos"
}

Pode não lhe ser totalmente inútil...

abç

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, GustavoDiFraFre disse:

achei seu comentário antiético e preconceituoso

Cara, isto é um espaço de EXATAS, não há espaço para mimimi aqui, talvez na Venezuela (ai, deu fome agora).

A pessoa que primeiro se deu ao trabalho de te responder é um colega muito sério, autor de muitos artigos de eletrônica publicados e nem se deste ao trabalho de retribuir as perguntas que lhe foram feitas.

Provavelmente tudo isso será apagado (no que concordo), aqui tb não há espaço para esse tipo de conversa.

  • Obrigado 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Cara, isto é um espaço de EXATAS, não há espaço para mimimi aqui, talvez na Venezuela (ai, deu fome agora).

A pessoa que primeiro se deu ao trabalho de te responder é um colega muito sério, autor de muitos artigos de eletrônica publicados e nem se deste ao trabalho de retribuir as perguntas que lhe foram feitas.

Provavelmente tudo isso será apagado (no que concordo), aqui tb não há espaço para esse tipo de conversa.

Obrigado por seus comentários, foram de grande ajuda. Não os respondi ainda pois decidi estudar melhor o assunto antes. Mas dessa forma aproveito a ocasião para agradecer o tempo e atenção dispostos por @Isadora Ferraz  e @aphawk , fica aqui o meu muito obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2018 às 13:17, GustavoDiFraFre disse:

Eu preciso montar um circuito que tenha a seguinte função:

quando um fio apresentar corrente, esse circuito deve emitir um pulso, e quando deixar de apresentar corrente o circuito deve emitir 2 pulsos (gostaria também, se possível, uma forma de controlar o tempo entre esses dois pulsos ). O pulso é apenas pra acionar um relé.

Uma sugestão prática, e mais fácil de aprender do que programar micro controladores é usar circuitos RC. 

Em outros tempos, já fiz Algo parecido usando resistor, capacitor, portas inversoras e 555. 

Na época eu sequer sabia o que era um micro controlador. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, NascarBR disse:

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Olá @NascarBR

gostaria de deixar claro que a pergunta que fiz não tem nenhuma relação com trabalho escolar, reconheço que a mesma ficou mau formulada, devida a uma falha minha que deveria ter buscado um pouco mais de conhecimento antes de tê-la feito. Outra observação que gostaria de fazer é que nada que publiquei aqui se constitui plagio.

Obrigado

adicionado 2 minutos depois

Obrigado @Mestre88 , vou dar uma olhada no assunto!

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

@GustavoDiFraFre poderia nos responder pra que isso vai servir? 

A única coisa que me veio a cabeça sobre um pulso e dois pulsos são aqueles botões de volume do tipo encoder. 

meu intuito era reproduzir o comportamento dos sinais sonoros de aviso de um alarme de carro, esses pulsos seriam para ativar o rele momentaneamente, o qual estaria conectado a algo para emitir um som ou luz, como uma buzina por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoDiFraFre ,

 

Bom, eu continuo na espera de mais informações. Realmente também espero que não seja apenas um simples trabalho de escola, desses de fazer no fim de semana.

Mas reconheço que ajudei alguns a fazer seus trabalhos de TCC, pois percebí que realmente tinham interesse em aprender.

E é para isto que estou aqui, para passar a experiência e o conhecimento acumulado, antes que eu vá para o espaço !

O que eu não gosto mesmo é quando querem que nós façamos tudo. Sempre peço para postarem o que já fizeram, ou se ainda não fizeram nada, qual é a dúvida para que possam começar.

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já que a moderação deve edita, registre-se efemeramente que o auto está se comportando de maneira madura e exemplar a qual tenho um certo apreço.

5 minutos atrás, Mestre88 disse:

A única coisa que me veio a cabeça sobre um pulso e dois pulsos são aqueles botões de volume do tipo encoder

à minha, como já disse, me veio algo como um sistema que transforma

subida de pulso em "clique simples"

descida de pulso em "clique duplo"

Algo como uma conversão de liga desliga: liga um botão: clique simples, desliga: duplo.

Já vi (criei) sistema assim com mc.

Se for isso, desafio-te (desafiemo-nos) a fazer algo como com flip flop ou 4017 ou seilaoquê que também pode dar certo.

 

2 minutos atrás, GustavoDiFraFre disse:

reproduzir o comportamento dos sinais sonoros de aviso de um alarme de carro

Ah tá... Me fez lembrar que certa feita fiz um pisca com mc pra simular um "alarme falso" . tm(quasi)j

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, aphawk disse:

@GustavoDiFraFre ,

 

Bom, eu continuo na espera de mais informações. Realmente também espero que não seja apenas um simples trabalho de escola, desses de fazer no fim de semana.

Mas reconheço que ajudei alguns a fazer seus trabalhos de TCC, pois percebí que realmente tinham interesse em aprender.

E é para isto que estou aqui, para passar a experiência e o conhecimento acumulado, antes que eu vá para o espaço !

O que eu não gosto mesmo é quando querem que nós façamos tudo. Sempre peço para postarem o que já fizeram, ou se ainda não fizeram nada, qual é a dúvida para que possam começar.

 

Paulo

Obrigado por sua atenção @aphawk , vou estudar um pouco mais o assunto para que não deixe essa impressão novamente e retornarei caso tiver dúvidas.

adicionado 5 minutos depois

@Isadora Ferraz , de inicio havia lido algo sobre o flip flop, buscando solucionar meu problema com ele, mas ao final cheguei a conclusão que ele não resolveria o problema, mas talvez não tenha entendido muito bem seu funcionamento. Vou dar uma olhada novamente.

Muito obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GustavoDiFraFre

Se tratando de simular o acionamento do alarme de carro, a coisa muda um pouco e aí entra o flip flop. 

Em poucas palavras vou explicar o que um flip flop faz, veja: 

É um circuito lógico simples que armazena um "bit" ou seja, um dado. 

Logo se temos um pulso em sua entrada temos a mudança de estado na saída, a saída só é mudada novamente quando recebe outro pulso. 

Isso é muito usado pra ligar nossos aparelhos eletrônicos, uma TV por exemplo aperto o botão (pulso) e ela liga, aperto de novo (outro pulso) e ela desliga. 

 

O alarme é a mesma coisa, aperto uma vez ele é ativado e apertando de novo e é desativado. 

Os apitos só servem mesmo pra gente saber se está ligando ou desligando. 

Aí entra o flip flop, ele vai servir pra avisar ao alarme se é pra ligar ou desligar, ou seja, se é pra apitar uma ou duas vezes. E de quebra na saída do flip flop poderá ligar alguma outra coisa que deva ser bloqueada ou desbloqueada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Mestre88 disse:

@GustavoDiFraFre

Se tratando de simular o acionamento do alarme de carro, a coisa muda um pouco e aí entra o flip flop. 

Em poucas palavras vou explicar o que um flip flop faz, veja: 

É um circuito lógico simples que armazena um "bit" ou seja, um dado. 

Logo se temos um pulso em sua entrada temos a mudança de estado na saída, a saída só é mudada novamente quando recebe outro pulso. 

Isso é muito usado pra ligar nossos aparelhos eletrônicos, uma TV por exemplo aperto o botão (pulso) e ela liga, aperto de novo (outro pulso) e ela desliga. 

 

O alarme é a mesma coisa, aperto uma vez ele é ativado e apertando de novo e é desativado. 

Os apitos só servem mesmo pra gente saber se está ligando ou desligando. 

Aí entra o flip flop, ele vai servir pra avisar ao alarme se é pra ligar ou desligar, ou seja, se é pra apitar uma ou duas vezes. E de quebra na saída do flip flop poderá ligar alguma outra coisa que deva ser bloqueada ou desbloqueada. 

Entendi, mas minha dúvida é em como criar um circuito que emita esses apitos, quando houver a mudança de estado de 0 para 1 apitar uma vez e quando houver a mudança de estado de 1 para 0 apitar duas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na minha concepção artística da coisa, primeiramente você deve identificar se o sinal está subindo ou descendo. Com alguma adaptação no circuito abaixo penso que pode lhe ser uma luz...

dobrador.GIF

Algo como:

-tudo 1000x maior ..100nF e  330K

-cada saída dos RC numa porta: as respectivas saídas serão os pulsos

-o de cima identificaria a subida e o de baixo a descida

-pra dar 2 pulsos (o desafio) algo como um oscilador 555 de 4Hz sendo habilitado no pino 4 por p.ex. 0,5seg: o tempo dado pelo RC 100nF/330K

 

Por gentileza, perceba que obviamente são apenas luzes (velas) que podem (ou não) te dar (ou a quem quer que seja) alguma iluminação não baseada em mc

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Na minha concepção artística da coisa, primeiramente você deve identificar se o sinal está subindo ou descendo. Com alguma adaptação no circuito abaixo penso que pode lhe ser uma luz...

dobrador.GIF

Algo como:

-tudo 1000x maior ..100nF e  330K

-cada saída dos RC numa porta: as respectivas saídas serão os pulsos

-o de cima identificaria a subida e o de baixo a descida

-pra dar 2 pulsos (o desafio) algo como um oscilador 555 de 4Hz sendo habilitado no pino 4 por p.ex. 0,5seg: o tempo dado pelo RC 100nF/330K

 

Por gentileza, perceba que obviamente são apenas luzes (velas) que podem (ou não) te dar (ou a quem quer que seja) alguma iluminação não baseada em mc

 

Muito obrigado @Isadora Ferraz , acho que vou recorrer ao MC mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GustavoDiFraFre disse:

Muito obrigado @Isadora Ferraz , acho que vou recorrer ao MC mesmo.

 

Ué ... já desistiu ????

Não é tão difícil... embora eu tambem ache que montar isso com componentes discretos custe mais do que fazer com um pequeno MC.

 

O truque é detectar as duas transições, e usar dois circuitos baseados em monoestaveis ( um comum e outro do tipo retrigerável ).

 

E o tom pode ser gerado por um 555 ...

 

Chega de dica.... agora é com você !!!

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato fazer com mc fica mais melhor de bão mas k entre nós... bem chato por ser fácil d+

 

8 horas atrás, aphawk disse:

O truque é detectar as duas transições

o circuito que propus se propõe a isso. Na subida dá um pulsinho no pino 9 e a de descida no 8.

 

Ainda com um pouco de adrenalina ... não estou a achar no google imagens mas imagino uma minimalização do circuito com porta ou exclusivo. Até que meio que desenhei mentalmente...

2 diodos, 2 capacitores, 4 resistores, porta ou exclusivo

...

agora no papel...dexeu ver... bem.. teoricamente funciona (detecta subida/descida) ... preguiça de fotografar...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode até ser um desafio interessante fazer com portas lógicas, mas fica tremendamente mais fácil fazer com um arduino (AVR), ESP8266 ou ESP32. Esta discussão está bem interessante e didática me ajudando a me lembrar da eletrônica digital, os MCs nos deixam mais preguiçosos, fica tudo fácil demais! 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Intrudera6 

 

Sim, é um desafio legal para um iniciante !

 

@Isadora Ferraz já fez o detector de transição geral, só falta uma pequena adaptação para ter uma saída que indica que houve transição de subida, e outra que indique que houve transição de descida.

Pode usar alguns flip-flops para facilitar isso.

 

O certo é fazer os estudantes resolverem com lógica digital mesmo. Depois sim, podem aprender a usar um MC para isso. Senão não vão aprender nada relativo a temporização e componentes ..... e isso faz muita falta depois !

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que você precisa conhecer, caso não use microcontrolador, é "Diagramas de Estado na Eletrônica".

Seguem alguns exemplos do tio Google:

https://www.google.com.br/search?num=50&newwindow=1&q=diagrama+de+estados+eletronica+digital&sa=X&ved=0ahUKEwiepti947fZAhVFfpAKHV79BiwQ1QII_gIoBA&biw=1250&bih=921

 

http://www.clubedaeletronica.com.br/Automacao/PDF/Capitulo 006 - Logica ladder - utilizando maquinas.pdf

 

Esse é a base do desenvolvimento

http://slideplayer.com.br/slide/335458/

 

Este é um vídeo, mas não está no nível básico.

 

 

 

Finalmente. Vide figura.

Seu diagrama de estados deve possuir três estados (círculos).

A - Sem pulso

B - Um pulso 

C - Dois pulsos

 

Os três estados são definidos por duas variáveis Os dois bits junto com as setas. Elas são:

1 - O próprio pulso que você indicou. O segundo bit das setas.

2 - O valor do estado B. O primeiro bit das setas.

 

Dá mais trabalho que usando um processador.

MOR_AL

estados.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande @MOR , andaste afastado. Prazer em revê-lo. 

O interessante do raciocínio mais acadêmico (e te admiro por isso) é que embora gaste mais tempo planejando quase sempre acertamos na primeira. Os raciocínios mais curtos quase sempre dão retrabalho. No raciocínio curto aprendemos aquela solução, no acadêmico se ganha uma ferramenta multiuso, muito mais completo.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!