Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Willtronic

Tabela da verdade e expressão Booleana

Recommended Posts

Boa tarde!
Pessoal, estou com uma dúvida sobre esse exercício do meu curso de eletrônica, fiz a expressão Booleana, e preciso implementar a tabela da verdade. Porém, estou com dificuldade para montar o circuito como é pedido, gostaria de uma orientação de como começar. Grato!

Sem título.png

WhatsApp Image 2018-03-01 at 14.27.20.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Note que S para ser 0, C tb tem que ser 0.Não há nessa tabela nenhum S=0 quando C=1. Olhando a tabela, quando C=0 há uma condição na qual S1, que é quando A e B=1. Quando A ou |B ou ambos são igual a 0 e C=0, temos S=0.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Sérgio Lembo Entendi, S=0 quando C=0 porque é uma porta tipo NAND, correto? O que eu não sei é como usar o diagrama do CI 7400 para fazer a questão.

Compartilhar este post

Link para o post
46 minutos atrás, Willtronic disse:

@Sérgio Lembo Entendi, S=0 quando C=0 porque é uma porta tipo NAND, correto? O que eu não sei é como usar o diagrama do CI 7400 para fazer a questão

S=1 quando C=1 ou quando A e B = 1

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Você tem que estudar Mapa de Karnaugh.

Na figura segue uma parte para você continuar. À partir daí é com você. 

Depois Simplificação no Mapa de Karnaugh.

Aí sai tudo.

Bons estudos

MOR_AL

Mapa Karnaugh.jpg

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Willtronic disse:

@Mestre88 e como o CI 7400 se encaixa na questão?

No 7400 temos 4 portas NAND, nesse tipo de porta quando A e B =1 a saída é igual a zero.  

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR @Mestre88 Aqui está minha resposta, não sei se está completa e exata, pois fiz o mapa de Karnaugh um pouco diferente, e obtive esse circuito que está em anexo.5a9d6e9471c84_WhatsAppImage2018-03-05at13_17_47.thumb.jpeg.c79b6d430cd4746db96cbc88dd730605.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

@Willtronic 

Meu mapa contém um erro (involuntário).

1 - O seu mapa está correto.

2 - Faltou a transformação/simplificação para portas NAND.

AB barrado duas vezes (que é igual a AB mesmo), também é igual a (A barrado OU B barrado) barrado.

(A OU B ) barrado duas vezes (que é igual a A OU B mesmo), também é igual a (A barrado E B barrado) barrado.

Então, Já que você fez a maior parte, segue o complemento...

Em tempo: Veja este sítio:

http://dcm.ffclrp.usp.br/~augusto/teaching/aba/AB-Algebra-Boole-Simplificacao-Circuitos.pdf

MOR_AL

Simplificação.jpg

Editado por MOR
  • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR Gostei muito do site, explica melhor que minha apostila rs. Percebi que usei portas AND, mas o CI 7400 utiliza portas NAND. A questão pede para usar o CI 7400 na quantidade necessária, mas pelo que vi, com apenas um é possível resolver o problema, certo?

Outra coisa, na minha resposta e na sua, estão todas as expressões, minimizações e passos para chegar ao resultado como pede a questão? As vezes a gente faz algumas coisas direto, pois a resposta já está na cabeça, e acaba não colocando no papel...

Editado por Willtronic
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@MOR Gostei muito do site, explica melhor que minha apostila rs. Percebi que usei portas AND, mas o CI 7400 utiliza portas NAND. A questão pede para usar o CI 7400 na quantidade necessária, mas pelo que vi, com apenas um é possível resolver o problema, certo?

Outra coisa, na minha resposta e na sua, estão todas as expressões, minimizações e passos para chegar ao resultado como pede a questão? As vezes a gente faz algumas coisas direto, pois a resposta já está na cabeça, e acaba não colocando no papel...

Peço que releias minha postagem, a de número 10 (a anterior). Lá você vai encontrar a solução.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais