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Matheus ZTH

RESOLVIDO Recomendação de fonte para Pentium G4560 e 9500GT

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Olá. Primeiramente olá a todos do fórum, esse é meu primeiro post aqui. Após anos apenas como um observador eu finalmente criei uma conta aqui.

É o seguinte: Meu antigo PC, após 11 anos de trabalho duro, finalmente bateu as botas. Era um problema de placa-mãe e já tava cansado de consertar, então montei uma máquina nova. 

Durante a montagem, foi descoberto que a fonte (uma Wise Case ALIM 500W, FNWD0005) também estava ruim, estava fraca e fornecendo pouca energia. Ela nem ligava a placa-mãe nova, e na antiga tudo ficava muito lento.

Enfim, estou usando uma fonte qualquer da Bluecase de 500W nominal emprestada por um técnico.

Essa fonte da Wise Case foi comprada nova em março de 2015. Ela não é a fonte original do PC antigo, a original durou do final de 2007 até 2015, levando em conta que eu e meu irmão ligávamos o PC praticamente todos os dias pra jogar. Não me lembro da marca da fonte original, ela tava morta, então joguei ela fora quando eu troquei.

Ok, estou procurando por uma fonte nova Real, e não Nominal.

Minha configuração nova é:

Intel Pentium G4560 3,5 GHz
Gigabyte H110M-S2PH (Rev 1.0)
HD 500 GB 7200 RPM Toshiba
Zotac Geforce 9500 GT 1 GB DDR3 (to usando a placa de vídeo antiga por enquanto, mas não pretendo comprar uma nova tão cedo)
8 GB DDR4 2400 (2x4 Kingston KVR24N17S6/4)

O OS usada é o Windows 7 Ultimate 64 Bit. O OS influencia no gasto de energia?

Uma fonte Real de 500 Watts aguenta? Não faço questão de conectores de força IDE ou disquete, só preciso de 3 conectores SATA (quero usar meu antigo HD Samsung como slave), o cabo de 12V 4 pinos, e se possível o conector PCI Express pra caso eu vá precisar.

Que marcas vocês me recomendam? Já ouvi de C3 Tech e Bluecase. Eu gosto de jogar, e pretendo deixar o sistema de energia priorizando o desempenho (gastando mais energia). Já gastei demais com essa máquina, então nada muito caro, até uns 150 R$ vai. Estou de olho na C3 TEch PS-500, ela é boa?

 

Podem me indicar até umas fontes de uns 190 reais, com menos potencia, contanto que não frite minhas peças (acho que foi a fonte da Wise Case que torrou minha máquina antiga).

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6 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Que marcas vocês me recomendam? Já ouvi de C3 Tech e Bluecase. Eu gosto de jogar, e pretendo deixar o sistema de energia priorizando o desempenho (gastando mais energia). Já gastei demais com essa máquina, então nada muito caro, até uns 150 R$ vai.

Bluecase é reconhecidamente uma fabricante de fontes ruim.. Wisecase idem.. C3 Tech tem alguns modelos bons, mas a maioria é abaixo da crítica..

 

Fontes, aqui no BR, são as suspeitas de sempre: EVGA, Corsair, PCYes.. Entre 400 e 450 Watts, todas essas marcas tem fontes boas..

 

 

11 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

O OS usada é o Windows 7 Ultimate 64 Bit. O OS influencia no gasto de energia?

Gerações mais novas são feitas pra Windows 10.. Se vai montar algo novo, pense em mudar o SO junto..

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6 minutos atrás, RS Faria disse:

Bluecase é reconhecidamente uma fabricante de fontes ruim.. Wisecase idem.. C3 Tech tem alguns modelos bons, mas a maioria é abaixo da crítica..

 

Fontes, aqui no BR, são as suspeitas de sempre: EVGA, Corsair, PCYes.. Entre 400 e 450 Watts, todas essas marcas tem fontes boas..

 

 

Gerações mais novas são feitas pra Windows 10.. Se vai montar algo novo, pense em mudar o SO junto..

 

Olá. Obrigado pela rápida resposta.

 

Pelos calculadores online de energia, o recomendado pra minha build é 366W, então posso pegar uma fonte de 400W ou 430W? Essa EVGA 100-W1-0430-KR de 430 watts é boa? Ou pego logo a EVGA 100-W1-0500-KR de 500 watts? PC Yes Electro Series 430W (21972) é boa?

 

No site do fabricante não informa se é real ou nominal, como saber? Ah! Eu uso estabilizador, devo parar de usar e só deixa-lo ligado no No-Break?

 

Sobre o OS, é que eu jogo, e no momento não posso mesmo comprar uma licença do Windows 10 Pro, o Windows 7 Ultimate base nunca me deu problemas, não se se vale a pena ficar usando o W10 Pro sem atualizações.

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11 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Pelos calculadores online de energia, o recomendado pra minha build é 366W, então posso pegar uma fonte de 400W ou 430W? Essa EVGA 100-W1-0430-KR de 430 watts é boa? Ou pego logo a EVGA 100-W1-0500-KR de 500 watts? PC Yes Electro Series 430W (21972) é boa?

Seu PC não consome nem metade disso.. Sei lá que conta você fez.. A PCYes é uma boa fonte.. Se puder, vá nela..

 

 

11 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

No site do fabricante não informa se é real ou nominal, como saber? Ah! Eu uso estabilizador, devo parar de usar e só deixa-lo ligado no No-Break?

Nenhuma fabricante de fontes, minimamente séria, vai falar isso.. Quem fala isso é justamente, o pessoal que tá fazendo falcatrua..

 

O No-Break e o estabilizador, você aposenta.. Ligue a fonte num filtro de linha, extensão ou direto na tomada mesmo..

 

 

11 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Sobre o OS, é que eu jogo, e no momento não posso mesmo comprar uma licença do Windows 10 Pro, o Windows 7 Ultimate base nunca me deu problemas, não se se vale a pena ficar usando o W10 Pro sem atualizações.

Sistemas mais novos, estão sendo feitos pra Windows 10,.. Se você usar um sistema mais antigo, as atualizações de sistemas ficam bloqueadas.. Não sei se tem uma forma de driblar isso..

 

Pode também, não ter drivers, para algumas coisas..

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@Matheus ZTH Bem-vindo ao Clube do Hardware.

 

Aqui vai a lista de fontes de baixo custo, do melhor custo x benefício (1) para o menos vantajoso (3). Contudo, todas são confiáveis:

 

1) Cooler Master GX 450 Storm (nova geração), Cooler Master G450M, Corsair CX 450;

2) PCYes! Electro V2 430, PCYes! Electro 430 V2, XFX XT 400, Corsair CX 430, EVGA 450B;

3) Corsair VS 400, PCYes! Shocker 400, EVGA White 430.

 

O ideal para a sua configuração seria uma fonte de menor potência, mas infelizmente não há fontes novas decentes abaixo de 400W no mercado nacional. Usar estabilizador ou nobreak vagabundo (shortbreak com onda retangular e estabilizador interno, que por sinal é o que geralmente o pessoal compra porque é bem mais barato) é pedir para destruir a fonte.

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Ouvi dizer que o correto seria utilizar um filtro de linha, está correto? Pode me indicar alguns Filtros de Linha confiáveis nessa linha custo x benefício? Não preciso de muitas tomadas nele, praticamente só vai o cabo da fonte do PC (3 pinos), o do monitor, impressora e roteador, mas esses dois últimos eu posso deixar ligado ainda no meu estabilizador.

 

Outra: Se No-Break é ruim de usar, como faço quando faltar luz aqui em casa? Meu No-Break (uso um Ragtech Save 1 preto) é usado a anos, na verdade, uso ele desde que o comprei lá pra 2008-2009, apenas, claro, fui trocando as baterias de tempos em tempos, e esse aparelho já me salvou várias vezes. Era só pra dar tempo de fechar tudo e desligar a máquina. Esse nobreak ficava ligado na parede, que passava energia pro Estabilizar, e daí ia pra fonte do PC. Sempre achei mais seguro assim.

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agora, Matheus ZTH disse:

Ouvi dizer que o correto seria utilizar um filtro de linha, está correto? Pode me indicar alguns Filtros de Linha confiáveis nessa linha custo x benefício?

Sim. Procure os modelos da Clamper, com DPS.

 

1 minuto atrás, Matheus ZTH disse:

Não preciso de muitas tomadas nele, praticamente só vai o cabo da fonte do PC (3 pinos), o do monitor, impressora e roteador, mas esses dois últimos eu posso deixar ligado ainda no meu estabilizador.

Não, não pode. O estabilizador atrapalha a fonte de qualquer aparelho eletrônico. Ele você vai jogar fora (em algum lugar que recolha lixo tecnológico) ou usar como peso de porta.

 

2 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Outra: Se No-Break é ruim de usar, como faço quando faltar luz aqui em casa?

No break não é ruim de usar, shortbreak é.

 

E sua preocupação seria qual? Se você tiver algum trabalho muito importante que não pode ser interrompido, aí o nobreak se justifica. Se o que você quer é proteger seus equipamentos, está com o aparelho errado.

 

Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos associados a elas danificam. E para isso serve a proteção fornecida por um bom filtro de linha com DPS.

 

4 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Meu No-Break (uso um Ragtech Save 1 preto) é usado a anos, na verdade, uso ele desde que o comprei lá pra 2008-2009, apenas, claro, fui trocando as baterias de tempos em tempos...

Isso não é um nobreak, é um shortbreak.

 

5 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

..e esse aparelho já me salvou várias vezes.

Provavelmente não.

 

5 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Era só pra dar tempo de fechar tudo e desligar a máquina.

Por questão de não poder interromper o trabalho?

 

5 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Esse nobreak ficava ligado na parede, que passava energia pro Estabilizar, e daí ia pra fonte do PC.

Problema em dobro. Isso é ruim para qualquer fonte, mas em especial para as que tem PFC ativo. Se você ligar uma dessas fontes que recomendei nessas bombas, vai acabar com ela.

 

PpDjVKr.jpg?1

 

A forma da onda da eletricidade é senoidal. Essas bombas que você está usando entregam onda retangular. Tem bem mais além disso, mas só nesse ponto você já pode imaginar o efeito que provoca...

 

9 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Sempre achei mais seguro assim.

Está em tempo de corrigir isso. ;)

  • Obrigado 1

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Foxwalt valeu mesmo por essas super dicas! Agora pouco mesmo eu cheguei em casa e tirei tudo do meu estabilizador e No-break, a fonte do PC tá ligada direto na parede e o resto numa extensão numa outra tomada, por enquanto, até eu comprar o filtro de linha.

 

O que eu devo verificar no filtro de linha pra saber se ela vai suportar meus equipamentos? Ela tem que ser da mesma potência da fonte? O monitor é um Samsung S19E310, to usando em VGA. Roteador TP-Link, 1 antena (uma conexão LAN), a Impressora é antiga, mas só uso a scanner, é uma HP Photosmart C3100, e ela não fica ligada (no botão power) toda hora, só quando preciso usá-la.

 

PFC Ativo é coisa boa? É aquela chavinha manual atrás da fonte que troca de 110 pra 220?

 

De qualquer forma muito obrigado pelas suas explicações, me ajudou mesmo, agora tenho uma direção. 

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O filtro de linha deve suportar a potência máxima demandada por todos os equipamentos a serem ligados nele. Qualquer filtro Clamper vai lhe atender, no caso.

 

Se você usa Internet cabeada no computador, o Clamper Multiproteção inclui conexão para cabo de rede e telefone. Descargas elétricas podem provocar surtos não só na rede elétrica, mas nos cabos de Internet e telefone também, embora menos comum.

 

Todas as fontes de qualidade têm PFC ativo, e isso já faz tempo. Nenhuma fonte de qualidade com PFC ativo tem chave de seleção de tensão, já que opera em uma faixa que inclui ambas as tensões usadas.

 

Fico contente em saber que as informações foram úteis. :)

  • Curtir 2

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Obrigado a todos pelas dicas. Comprei uma Corsair CX450 (eita fonte LINDA!) por um preço bacana, me livrei do meu No-Break e Estabilizador que usei por tantos anos e comprei um Clamper Energia 5. Esse problema está resolvido.

  • Curtir 1

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Comprei uma Corsair CX450, e estou em dúvidas em relação ao plugue da CPU. Devo utilizar apenas 4 pinos, ou os 8 inteiros?

O conector na placa-mãe tem 8 furinhos, mas a fonte anterior provisória (uma Bluecase qualquer de 350W) tava ligada com apenas 4 pinos.

 

Build atual:

 

Intel Pentium G4560 3,5 GHz
Gigabyte H110M-S2PH (Rev 1.0)
HD 500 GB 7200 RPM Toshiba
Zotac Geforce 9500 GT 1 GB DDR3 (to usando a placa de vídeo antiga por enquanto, mas não pretendo comprar uma nova tão cedo)
8 GB DDR4 2400 (2x4 Kingston KVR24N17S6/4)

 

Utilizando 4 pinos eu terei perda de desempenho do processador? Ou se eu usar os 8 pinos eu posso sobrecarregar o processador e estragar ele? Lembrando que eu busco o melhor desempenho do meu PC (mas não pretendo fazer nenhum tipo de overclock).

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@Matheus ZTH Obrigado por retornar. Fico contente em saber que o problema foi resolvido. Agora passe o conhecimento adquirido para outras pessoas, explicando sobre os males de fontes ruins, estabilizadores e shortbreaks. ;)

 

Para dar o assunto por encerrado, basta selecionar a melhor resposta se quiser.

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Se o conector de energia da placa-mãe é de 8 pinos, ligue todos eles.

 

6 minutos atrás, Matheus ZTH disse:

Ou se eu usar os 8 pinos eu posso sobrecarregar o processador e estragar ele?

Negativo. Pelo contrário, você terá problemas se usar apenas 4 pinos.

Se a placa-mãe tem um conector de 8, então você deve utilizar todos, já que dessa forma ela distribuirá a energia automaticamente de forma correta, independente de qual CPU seja.

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@Matheus ZTH Como ainda se trata do mesmo caso, acabei por unir seus tópicos. ;)

 

Seu computador funcionava "normalmente" com apenas 4 pinos ligados? Isso estava completamente inadequado.

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Sim, estava ligando e funcionando normalmente, embora eu ache que o PC não estava tão rápido quanto deveria. O programa CPU-Z deu erro durante a instalação e não mostrava todas as informações quando executava, mas não sei se isso era do Windows 7 Ultimate ou da fonte.

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@Matheus ZTH Você jamais deveria ter usado o computador com apenas 4 pinos conectados. Além disso, tal fato mostra a idade do projeto da fonte antiga e como ela era inadequada.

 

Se a placa-mãe tem conector para 8 pinos, então todos devem ser usados.

  • Obrigado 1

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1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@Matheus ZTH Você jamais deveria ter usado o computador com apenas 4 pinos conectados. Além disso, tal fato mostra a idade do projeto da fonte antiga e como ela era inadequada.

 

Se a placa-mãe tem conector para 8 pinos, então todos devem ser usados.

 

Ok. Eu liguei o PC umas 3 ou 4 vezes, e nem foi por tanto tempo e nem fiz nada "pesado". É a fonte da Bluecase de 350W era emprestada, a minha antiga era uma de 500W "real" da Wisecase (que também usava cabo P4) comprada em 2015.

 

Obrigado pela resposta, vou usar os oito pinos na G4560 mesmo.

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