Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito agitador (maquina de lavar )


mateus7

Posts recomendados

4 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

@Mestre88 o pwm tá fazendo o circuito ficar louco...isso se alimentar com a mesma fonte...tem algo que possa fazer ou terei de usar fontes separadas?

Colocou capacitores de desacoplamento nos CIs? 

Coloca um capacitor de 100nF e outro de 47uF em paralelo com cada ci, importante que fiquem bem próximos. 

Use a mesma fonte, mas não o mesmo fio. Positivo e negativo vindo independentes para alimentação do motor e do timer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os capacitores de desacoplamento sempre coloco...

 

Por hora vou deixar o PWM de lado..(usei BD 139 tava pensando em usar Mosfet o que me diz?) 

 

Meu motor está girando pouco a mais para um lado, depois de vários ciclos ele está todo desalinhado... não sei se algum relé (chinês) tá com diferença de tempo pra acoplar...

 

Pra mim por fim de curso nesse circuito como faria? 

Ou teria de ser outro circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for para usar um fim de curso fica mais fácil ainda, basta apenas um timer.

Faça um timer astável. Cada um dos tempos tem que ser superior ao tempo do percurso. Ao chegar no fim de curso, este corta a alimentação do relé provocando a parada. A pausa será a diferença entre o tempo gasto no percurso e o tempo programado no timer.

Seguem 2 sugestões de implantação:

1 - fim de curso mecânico

2 - fim de curso óptico, corte do motor provocado pela barreira.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

Os capacitores de desacoplamento sempre coloco...

 

Por hora vou deixar o PWM de lado..(usei BD 139 tava pensando em usar Mosfet o que me diz?) 

 

Meu motor está girando pouco a mais para um lado, depois de vários ciclos ele está todo desalinhado... não sei se algum relé (chinês) tá com diferença de tempo pra acoplar...

 

Pra mim por fim de curso nesse circuito como faria? 

Ou teria de ser outro circuito?

Quer dizer que só vai funcionar se tiver fim de curso, o @Sérgio Lembo já respondeu. 

 

Para fim de curso fica muito mais simples, não é necessário timers ou contadores. 

Se o sensor tiver dois contatos, basta apenas o Inter travamento. Sem eletrônica nenhuma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aí...testado e aprovado. Agora só passa para a placa. 

 

Os fim de curso tenho já com circuitos prontos tirados de atuadores linear (foto) até fiquei meio assim com um componente parece ser um diodo SMD mas bem maior com a inscrição S3M, já que na placa tem um 1n4007 porque não usaram 2... enfim

 

IMG_20180509_193453301.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu gostaria de fazer algo diferente. 

Gostaria de usar um motor de indução comum como Direct Drive.

Talvez o motor precisasse de uma redução simples. 

 

A centrifugação se dá na faixa de uns 1200 RPM. Isso seria tranquilo pro motor. 

O problema seria a agitação, sem ter uma redução complica.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88@Sérgio Lembo preciso de mais uma ajudinha...depois de montado na placa, eu queria usar a fonte colmeia que alimenta a câmera, mas devido ao comprimento do fio não tem corrente suficiente, quando o relé que deveria ser acionado por nível alto ele vibra umas quantas vezes...

 

Coloquei um capacitor de 470uf na saída do 555 e gnd resolveu um pouco , ele vibra 3 vezes antes de acoplar 

Tentei com transistor não resolveu....

Se coloco capacitor de maior capacitância ele demora a descarregar e interfere no acoplamento do outro relé.

Não lembrei de colocar relé em paralelo com a bobina...ajudaria ou resolveria?

Ou

Tem algo que eu possa fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta o desenho do que fez e indique no desenho os fios de grande comprimento, aparentemente está tendo perdas de linha. É possível que uma simples alteração das colocações dos componentes resolva o caso.

Falou da colocação de um capacitor de 470uF no 555. Por acaso está na saída? Para um circuito que tenta por natureza fazer uma onda quadrada, uma carga capacitiva desse tamanho na saída provoca um stress elevado nos transistores de saída, podendo reduzir a vida útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro @Sérgio Lembo o circuito é exatamente esse que você me indicou, com o diferencial que tem um regulador de tensão com seus capacitores de filtragem e diodo de proteção os fios de grade comprimento seria da alimentação do circuito com os 12vSem título.png

Não mantive o capacitor de 470uf, só fiz teste e retirei...

Não tem transistores de saída...

Agora me veio outra dúvida...

Coloco o circuito perto do motor com os fio compridos alimentando tudo, ou coloco o circuito perto da fonte e alimento só o motor com os fios?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em instrumentação para se ler o valor de um sensor de sinal muito delicado é comum se usar fio de compensação. Sua finalidade é compensar as perdas que se tem nos cabos que conduzem o sinal. A aplicação desse princípio te obrigará a abrir a sua fonte e fazer que o retorno de tensão utilizado pelo regulador da fonte provenha de um terceiro fio que coletará a tensão que chega no circuito remoto. Dada a dificuldade de se fazer isso, o mais prático é tentar colocar a sua fonte de 12V ao lado do equipamento remoto, levar a tensão AC pelo cabo longo e deixar a DC com fios curtos. Regular a tensão acima dos 12V para compensar essa queda de linha não resolverá grande coisa. Entenda que, quando o relé entra o consumo aumenta e muito. O oscilador se baseia na tensão de alimentação (referência) e na tensão que está acumulada no capacitor oscilador. Variação de tensão no momento em que se está fazendo uma transição bagunça todo o funcionamento do 555.

Uma outra forma é a sua sugestão, circuito perto da fonte e fio longo levando a alimentação dos motores. De todas as opções, a melhor ainda é a de se colocar essa fonte ao lado do circuito e levar o AC até lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Jaime Francisco da SilvaOlá Do circuito que você está(vá) fazendo O motor seria de passo ? ou um motor comum ? 

adicionado 6 minutos depois

Olá este Controle seria somente p/ motores de passo ?

controle-motor.gif

adicionado 24 minutos depois
 

@Isadora Ferraz@Sérgio LemboOlá este circuito , Pra funcionar corretamente ,seria somente com Motor de Passo ? ou um motor comum ,também dá, tipo aqueles de cortador de cabelo .?

adicionado 6 minutos depois

 

controle-motor.gif

O meu circuito ... aquele primeiro que eu fiz... ele inverte , mas após um curto tempo ...ele desgoverna  ....Os reles ficam batendo  ....Não seria uma ideia Muuuito prática jogar um duty cicle numa bobina de rele  ... vai ficar dando indução de mais . Eu retirei o Motor da saída ,e no lugar coloquei um LED funciona normalmente. 4segundos liga um ,4segundo outro.

 Intão estou achando que no lugar dos reles colocar um transistor .... image.png.51c80e1a7cca2ee3450e33cf20e837b5.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!