Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos, sou um aventureiro na área de Electronica, porém não manjo muito só gosto mesmo de fazer algumas coisas,

eu tenho um ferro de solda dos genéricos da marca "Ford" ele tem 60w ou mais, pois depois de algum tempo ligado ele queima a ponta e o 

estanho não pega mais na ponta, ele também derrete alguns terminais de placa por ser muito quente.

 

Bom eu gostaria de saber se eu colocar um potenciômetro "não sei qual usar" eu consigo reduzir a potencia dele de 60 para uns 30w, não sei se é possível fazer isso no fio de ligar na energia, por isso preciso da ajuda de vocês. 

se tem como usar e qual potenciômetro usar, pois a tensão dele é 220v e a potencia de 60w 

 

 

ps: toda vez antes de usar o ferro de solda tenho que lixar a ponta dele para tirar o queimado, só assim para o estanho grudar na ponta.

  • Curtir 1
Postado

Para eletrônica o mais indicado é um de 30 W e de marca conhecida. Potenciômetros são para baixas correntes (mA) não servem para o que quer fazer. Tem que montar um circuito dimmer (ex. http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/57-artigos-e-projetos/13283-controle-de-temperatura-para-ferro-de-solda-art1553). Uma maneira simples de reduzir a potência é ligar um diodo em série (ex. 1N4007), mas também pode ficar com uma temperatura muito baixa. As pontas tem um tratamento de superfície que se desgasta com o uso, é necessário trocá-las.

  • Curtir 4
Postado

muito obrigado, como citei meu ferro de solda queima a ponta que chaga ficar preta ai o estanho nao gruda o que eu faço é lixar a ponta, mais dura pouco tempo pois esquenta muito, esta escrito nele que é de 60w porém pela temperatura acho que deve ser de 80wz mais valeu ae, vou ver essa parada do diodo

 

Postado

Conforme eu já mencionei em outra ocasião aqui no fórum, eu já usei o diodo como quebra galho. 

Dependendo do ferro pode esquentar até menos que um de 30W comum. 

Pode testar pra ver, mas é um pouco melhor usar um dimmer. 

Se não tiver como montar, pode comprar um. 

Postado

Quando a gente compra o primeiro ferro de solda sem saber acaba comprando o de maior potência achando que vai ser melhor mesmo... Também já fiz esse erro.

 

Uma dica enquanto você não compra outro ou usa uma das soluções que apresentaram (muito interessantes) é usar esse ferro logo que ele começar a esquentar o mais rápido possível. Tenho um assim e no comecinho dá para usar sem sair queimando tudo. Depois desligue da tomada e use enquanto ele não esfriar completamente.

 

Para coisas simples dá para usar assim. Obviamente para um serviço um pouco mais complicado fica muito ruim.

  • Curtir 1
Postado

Limpe a ponta do ferro de solda com esponja vegetal e a mantenha sempre estanhada. A não ser que você use uma ponta maciça de cobre, lixá-la logo destruirá seu revestimento e você terá que trocar. 

Postado

isso é o que realmente aconteceu, e é o que eu faço agora quando esquenta uso ele enquanto nao queima a ponta, depois desligo e uso enquanto esfria.

adicionado 0 minutos depois

@Danie1 Net0 eu limpo com a esponja vegetal úmida limpa o excesso, só que a ponta queima do mesmo jeito 

Postado
16 minutos atrás, willian.sergio disse:

isso é o que realmente aconteceu, e é o que eu faço agora quando esquenta uso ele enquanto nao queima a ponta, depois desligo e uso enquanto esfria.

adicionado 0 minutos depois

@Danie1 Net0 eu limpo com a esponja vegetal úmida limpa o excesso, só que a ponta queima do mesmo jeito 

Então provavelmente o problema é que a ponta já está deteriorada...

  • Membro VIP
Postado

Dá pra também colocar o ferro de solda em uma lâmpada série (uns 150w ou 200w), daí só esperar esquentar colocando na tomada normal e quando tiver quente colocar na lampada série.

Postado

O problema é que esquenta demais, eu já usei fio rígido no ferro de 30W funcionava bem. 

O ruim é que o fio ia se desgastando muito rápido. 

Mas isso foi numa época em que não dava pra comprar a ponta original. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...