Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Preciso de um sistema que eu consiga  numa corrente alternada ir liberando de 1 volt a 12 volts gradativamente entre 0(zero) segundos a 30 segundos. 

Alguém saberia me dizer como fazer isso?

• Membro VIP
Postado

Vislumbro algo como um gerador de onda, um circuito vco e um gerador de rampa pra controlar o vco.

Ou uma programaçãozinha num mc qualquer gerando isso por pwm...

Ok.. isso não ajudou mas pode ajudar quem for te ajudar...

• Curtir 2
Postado
14 horas atrás, Luismar Arantes disse:

Boa noite a todos.

Preciso de um sistema que eu consiga  numa corrente alternada ir liberando de 1 volt a 12 volts gradativamente entre 0(zero) segundos a 30 segundos. 

Alguém saberia me dizer como fazer isso?

Variar uma tensão em CA é um pouco mais difícil. 

Se precisa da senoide intacta, é somente com variac. 

Se não se importa com a forma da onda, da pra fazer um corte da onda maior com um Triac. 

Em ambos os circuitos, vai precisar de um circuito temporizador para fazer o acionamento dos componentes de potência.

Um circuito com microcontrolador é melhor, mas dá pra fazer com componentes comuns também. 

• Curtir 1
Postado

Acabei tendo uma ideia que pode até servir. 

Sendo somente 12V da pra usar um amplificador de áudio. 

É só jogar a corrente alternada na entrada e fazê-la variar através de um potenciômetro eletrônico. 

Controlando esse potenciômetro fazemos a tensão na saída do amplificador variar. 

@Luismar Arantes explique em que será usada essa tensão para propor uma solução mais correta. 

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Mestre88 disse:

Acabei tendo uma ideia que pode até servir. 

Sendo somente 12V da pra usar um amplificador de áudio. 

É só jogar a corrente alternada na entrada e fazê-la variar através de um potenciômetro eletrônico. 

Controlando esse potenciômetro fazemos a tensão na saída do amplificador variar. 

@Luismar Arantes explique em que será usada essa tensão para propor uma solução mais correta. 

Isso me lembra também um oscilador cuja amplitude da tensão senoidal é controlada por uma referência DC que varia de Zero V até 5V. 

Geralmente usada como referência para gerar senoide em inversores senoidais por PWM. 

• Membro VIP
Postado

@Mestre88 sua ideia é boa e sério, certa feita a tive. Era pra fazer uma fonte de rede ac 220Vac 50Hz. A coisa chata era a eficiência muito baixa e a frequencia também baixa tinha que colocar um baita capacitor na saída pra casar a impedância com o trafo. Até que quebra o galho.

Pra projetos mais nobres a dica que dou é consultar nosso amigo @albert_emule

• Curtir 1
Postado
44 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

@Mestre88 sua ideia é boa e sério, certa feita a tive. Era pra fazer uma fonte de rede ac 220Vac 50Hz. A coisa chata era a eficiência muito baixa e a frequencia também baixa tinha que colocar um baita capacitor na saída pra casar a impedância com o trafo. Até que quebra o galho.

Pra projetos mais nobres a dica que dou é consultar nosso amigo @albert_emule

Talvez isso não seja nem de potência.

É algum sinal com op-amp que ele quer. 

Não conheço equipamentos que precisem de AC em 12V que tenha essa necessidade. 

Motor não é. Pois os motores AC são de 100 a 240Vac.

Eu até conheço um motor de indução de 28Vac por 10Kw. Mas é de uso especial em empilhadeira e a corrente é bruta.

A maioria das coisas alimentadas com 12V AC, tem retificador depois e o controle pode ser feito do lado DC com mosfets... 

Mesmo que seja uma lâmpada, pode ser feito o controle em DC...

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...