Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mau desempenho após formatação


Posts recomendados

Galera, estou tendo um mau desempenho com dois notebooks que formatei ontem (estão lentos até mesmo para inicializar e dando congelamentos), e não sei o que é. Me disseram que poderia ser o HD com algum bad block ou coisa do tipo. Mas o programa que baixei diz que o HD dos dois está beleza. Poderia ser algo relacionado à BIOS? Preciso muito da ajuda de vocês. Talvez seja importante dizer que usava os dois em dual boot. Isso pode ter corrompido o HD deles de alguma forma?163855601_Semttulo.png.a9f91aaa349ae7b33609bfe3c3345f98.png

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, João!

 

Acredito que o problema não esteja relacionado a BIOS, caso seja, tenta fazer o CLEAR CMOS, e veja se surgi algum efeito... Mas já peguei problemas parecidos e encontrei soluções diferentes para mútuos. Algumas delas são:

 

  • Eliminar oxidação da memória RAM (com uma borracha escolar nos pinos de contato), pode até parecer meio bobo, mas o S.O. pode estar congelando por não conseguir alocar os dados do HD na memória.
  • Versão de S.O. incompatível com o Hardware. A versão de arquitetura do S.O. que instalou é de 32bist ou de 64bits?
  • Excesso de sujeira interna. Comigo já resolveu fazendo uma simples limpeza interna, aproveita e verifica a pasta térmica;
  • E na maioria dos casos, tipos de erros como esses apontam para o HD, com seu mau funcionamento. Tenta pegar outro HD funcionando beleza, colocar no Notebook e instalar o Windows nele... Se funcionar normal, você identifica o problema.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Joao Bicalho disse:

Baixei do site da Microsoft. Aliás utilizei várias versões (win 7 e win 10) e o mau funcionamento está presente em todas.

adicionado 0 minutos depois

43106712_2149495665302524_1594071773266051072_n.jpg

43178844_2141552352754962_7751444001001046016_n.jpg

43225969_746324755706508_2695062398800232448_n.jpg

adicionado 2 minutos depois

Caso use o CLEAR CMOS terei que fazer nova formatação?

Não. HD aparentemente está perfeito. BIOS não é.

Você tem o Windows 10 instalado, então aparentemente está tudo certo.

 

Amigo apos terminar o serviço, você deve entrar no site do modelo do fabricante do notebook baixar e instalar todos os drivers. Caso contrário vai ficar lento mesmo. O Windows nem sempre tem os melhores drivers.para o hardware do notebook.

 

O consumo de memória parece alto. Você baixou essa ISO de onde? A ISO sempre deve ser baixada.pelo site da Microsoft para evitar problemas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, acho que você deveria ter instalado em modo UEFI, me parece que está em Legacy (apesar de aparecer UEFI como primeira opção).

 

Se você formatou ontem, então o Windows deve estar instalando as atualizações, inclusive a que saiu essa semana. Verifique depois quais os processos que estão demandando mais desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, mick.07 disse:

Cara, acho que você deveria ter instalado em modo UEFI, me parece que está em Legacy (apesar de aparecer UEFI como primeira opção).

 

Se você formatou ontem, então o Windows deve estar instalando as atualizações, inclusive a que saiu essa semana. Verifique depois quais os processos que estão demandando mais desempenho.

Pela foto está em UEFI, mas mantendo compatibilidade com o modo antigo, ou seja, se ele não encontrar sistema no modo correto, vai tentar no modo Legacy.

 

32 minutos atrás, Joao Bicalho disse:

Mattaus, a impressão que eu tenho é que é algo fora do sistema operacional. Por exemplo, meu notebook ligava super rápido. Em 6 segundos no máximo ele já iniciava e entrava na tela do Windows. Agora são mais de 15 segundos pra isso acontecer

Seu notebook pode ter unidade de cache SSD. Tente instalar todos os drivers e veja se o desempenho melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui no site do fabricante e atualizei o que estava pendente. Baixei também o drive booster e fiz algumas atualizações; nenhuma melhora. Observei uma oscilação bem sensível de leitura do disco, talvez seja isso. Obs: essa oscilação tava acontecendo sem eu executar nenhum programa.

SAA.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Joao Bicalho disse:

Fui no site do fabricante e atualizei o que estava pendente. Baixei também o drive booster e fiz algumas atualizações; nenhuma melhora. Observei uma oscilação bem sensível de leitura do disco, talvez seja isso. Obs: essa oscilação tava acontecendo sem eu executar nenhum programa.

SAA.png

Isso é normal, são serviços do sistema utilizando o computador. Se o uso estiver sempre em 100%, aí seria indicativo de problema.

 

Não atualize apenas o que está pendente, instale Todos os drivers do fabricante. O drive booster pode pegar drivers errados, não recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mick.07 Ia falar isso. Windows 10 recém instalado fica instalando atualizações enormes como um doido.

 

Em notebook com processador dual core de baixa frequência (como esse e a maioria) fica muito ruim mesmo nessas situações. O meu é a mesma coisa.

 

Coisas do Windows 10...

 

Em último caso o @Joao Bicalho pode tentar usar uma distribuição Linux em modo live e ver se a máquina mantém a lentidão. Se mantiver é algum problema de hardware mesmo, mas não acho que seja isso.

 

@mattaus Não confio nesses baixadores de drivers também, que podem ter inclusive spyware ou adware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!