Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte assimétrica de bancada queimando tudo que é ligado


Posts recomendados

Boa tarde a todos!

Trabalho com manutenção de celular, e esta me ocorrendo uma coisa muito intrigante com minha fonte assimétrica...

 

É o seguinte, tenho uma Yaxun PS1502DD+ que utilizo mais pra dar choque em bateria e testar placas que chegam "mortas" no meu laboratório..

 

Sendo que de uns dias pra cá, observei uma coisa que nunca tinha visto. ela esta queimando tudo que eu conecto nela! perdi 4 celulares graças a Deus que eram meus de teste de laboratório.

 

o que ocorre: digamos que eu precise conectar um celular que trabalhe com potencia 3.7v e 1.5 ampere de corrente. regulo exatamente nos knobs frontais dela, a sintonia fina para 3.7v. 

Ao conectar os plugs na entrada da alimentação da placa do celular, acionando o power da placa, imediatamente no display da fonte, da um pico de tensão absurdo. tipo para 9, 10v. e imediatamente a placa abre os componentes dela e danifica. lembrando que se eu utilizar o botão de pre-ajuste, ele demonstra a corrente correta e se eu não utiliza-lo e trabalhar somente com os knobs de sintonia fina e grossa, também obtenho no display da fonte a tensão ajustada, porém ao utiliza-la para qualquer dispositivo como fonte de energia, ela simplesmente da esse pico e danifica o que foi conectado a ela.

 

Ja testei o transistor de potencia, que no caso é o 2n3055, e pelas medições ele esta respondendo ok. 

 

Não sei o que pode ser, porque pelo que andei pesquisando quando há problemas no transistor ou no trafo, a fonte dispara para 30v mesmo sem ter nada conectada a ela, simplesmente ligando o power dela e não se consegue ajustar a tensão pelos knobs de sintonia fina, grossa e de pré ajuste.. 

 

A minha quando eu ligo, se eu zerar a potencia e a corrente nos knobs ela aceita normalmente.

 

resumindo: parece que ao acionar o power do dispositivo que esta utilizando a fonte, ela esta ignorando a potencia ajustada e esta estourando o limite da placa, ocasionando a queima.

 

se alguém puder me ajudar ficaria muito grato!!

 

abcs a todos!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra ligar direto no celular prefira um 7805 com 2 diodos em série com saída.

A fonte...

Faça teste com carga resistiva e não o aparelho. você pode p.ex. colocar um resistor duns 5R 10W e um capacitor duns 1000uF pra simular a bateria. Veja se a V dá pico de tensão ao ligar. Internamente , além do 2n3055, ela deve ter algum regulador de tensão tipo lm317. Troque ou verifique. Também seus potenciometros podem estar com maucontato. Limpe ou... melhor trocar. Publique fotos dela por dentro e da placa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chutes de iniciante: os contatos do relé do soft start da fonte (se é que ela tem um) não estão "colados"? E os capacitores da fonte, aqueles logo antes da saída, será que estão "capacitando" direitinho? Não tem nenhum "estufadinho"? E os reguladores da fonte, será que estão regulando bem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é...também fiz isso e fui mais alem. com a fonte ligada e com a tensão ajustada, coloquei o multímetro para medir a potencia de saída e realmente esta saindo aqui que esta ajustado, a oscilação SÓ OCORRE com o dispositivo sendo alimentado pela fonte, onde apos o acionamento da placa a tensão da fonte oscila e causa o problema.

adicionado 5 minutos depois

@rmlazzari58 

 

seguindo sua linha de analise, analise os capacitores e todos estão aparentemente normais. não há nenhum estufado ou estourado. porém antes do post, já havia analise esse quesito antes mesmo de testar o transistor. quanto aos bornes estarem regulados, eu acredito que sim. Porque se eu regular a tensão de saída e medir com multímetro ele da exatamente a saída que eu ajustei. fiz os testes tanto no pre ajuste como no ajuste fino/grosso. saída tudo ok. 

sobre os contatos do rele, não possui mesmo. 

adicionado 6 minutos depois

@domingos87 Pois é...também fiz isso e fui mais alem. com a fonte ligada e com a tensão ajustada, coloquei o multímetro para medir a potencia de saída e realmente esta saindo aqui que esta ajustado, a oscilação SÓ OCORRE com o dispositivo sendo alimentado pela fonte, onde apos o acionamento da placa a tensão da fonte oscila e causa o problema.

adicionado 9 minutos depois

@Isadora Ferraz

acredito que mau contato nos bornes não seja, pois como disse antes, se eu regulo a tensão 3.7 por exemplo, ao medir no multímetro ele traz a resposta 3.7v. tanto no borne de pre ajuste como nos de ajuste fino/grosso. tudo que eu configuro ali ele me entrega na saída certinho. 

quanto as outras sugestões de analise, estarei efetuando e trazendo os resultados. vou providenciar tb imagens da fonte aberta para uma melhor dimensão. 

 

desde já agradeço pela ajuda, não só a sua mas com a de todos !!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este pico pode ocorrer quando o regulador não consegue responder rápido à queda de tensão. Ou seja, a V já subiu e ele ainda não sabe. Pode ser algum resistor de realimentação semiaberto ou capacitor PM ou CD ou SMD mesmo. Um tal de que faz uma tal compensação em frequencia.

15 minutos atrás, Michael Castro disse:

vou providenciar tb imagens da fonte aberta para uma melhor dimensão

Melhor pesquisar ou levantar o esquema ou pelo menos a parte do regulador. Não é totalmente difícil...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Michael Castro Poxa, que negócio ingrato. Pelo menos você testou antes de conectar com carga, então certamente não dá para falar que foi culpa sua.

 

Como a @Isadora Ferraz sugeriu, passe a fazer os testes com alguma coisa descartável/mais resistente dando carga, pois mesmo fontes normais por exemplo sempre acabam apresentando coisas enganosas quando testadas sem carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!