Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Toshiba 2988 lem8 não liga


Posts recomendados

@LCN Vintage 1980 boa ideia. Tenho um Nintendo 64 aqui tenho o RF dele guardado. Acho q não vai funciona mas vou testar e te falo DPS.

 

@Marukosu A. beleza vamos arriscar o reset via modo de serviço. E necessário as 4 microchaves pró reset ?? Ou só do canal ou volume já serve ?? Aquelas microchaves de 4 pinos adaptadas da certo ?

 

Não aparece o azul quando fecha a tela Semp Toshiba e sim um preto cinzento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, 00seven7 disse:

beleza vamos arriscar o reset via modo de serviço. 

Lembrando que deverá alterar alguns parâmetros em seguida, mas nada que não possa resolver.

 

8 horas atrás, 00seven7 disse:

E necessário as 4 microchaves pró reset ?? 

Vai precisar usar volume maior e volume menor pra entrar no modo de serviço e mais canal maior para reiniciar o micro.

 

8 horas atrás, 00seven7 disse:

quelas microchaves de 4 pinos adaptadas da certo ?

Deseja colocá-las na placa?

 

8 horas atrás, 00seven7 disse:

Não aparece o azul quando fecha a tela Semp Toshiba e sim um preto cinzento.

Vai na placa principal e verifique se R230 está alterado. Como tudo está indicando que ele pode estar alterado, recomendo que tire - teste fora - remova a colinha que fica embaixo dele(raspando e limpando com álcool)  - ressolde no lugar se estiver bom ou substitua caso esteja avariado e após isso verá que a cor azul retornou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980  entendi. Testei o nintendo 64 no RF canal 3 e 4, como imaginei sem imagem nenhuma nem aquela piscadinha na tela aparece. A TV nao tem sinal de recepcao ou seja sem video, so caracterios.

 

@LCN Vintage 1980

 

 @Marukosu A.  Sim testado r230 e tudo correto 220k. Amigo as cores azul, vermelho e verde tenho todos o menu mostra todas elas. No RGB as 3 cores esta com voltagens corretas. O problema dessa TV nao e cor nenhuma. O problema E que ela nao tem sinal  de recepção ou seja sem video (ex: sem fora do ar) e a função tela azul nao funciona ( mas a cor azul esta funcionando), assim como a função ch, AV, TB nao funciona. Ou seja ela está funcionando com as funcoes limitadas. Nem a função mute funciona.

 

E as funções q nao funciona. as cores estão normais. Na minha opinião e algo na trilha na transmissão de tela ou seja no video. Vou dar uma olhada no esquema.qualquer ajuda e bem vinda. Valeu amigo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 00seven7 disse:

testado r230 e tudo correto 220k. 

Entendo, 220R!

 

13 horas atrás, 00seven7 disse:

Não aparece o azul quando fecha a tela Semp Toshiba e sim um preto cinzento.

Aí tem um fundo na cor azul que se recolhe na horizontal até fechar . Por isso disse que faltava o azul.

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

Nem a função mute funciona.

É preciso dessa função para entrar no modo de serviço/ talvez seja o controle remoto.

 

2 horas atrás, 00seven7 disse:

E as funções q nao funciona. as cores estão normais. Na minha opinião e algo na trilha na transmissão de tela ou seja no video. Vou dar uma olhada no esquema.qualquer ajuda e bem vinda. Valeu amigo

Acho que o esquema não vai dizer muito coisa. É preciso substituir os dados dessa eeprom antes que as coisas compliquem mais. Inclui no pedido das micro chaves a eeprom também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980 Isso é verdade/ mesmo o televisor "funcionando" nunca foram descartados uma possível avaria no micro e na eeprom/ 

 

Acontece que o nosso colega @00seven7 tem que adquirir novos componentes, e como o mesmo disse "a melhor opção é o ML para encontrar" e não dispõe de um gravador de eeprom.

 

Se tivesse um gravador já estaríamos finalizando o televisor ou os itens estariam chegando nessa altura.

 

A única alternativa sadia no momento é substituição da eeprom por outra nova, mas se realizar o RESET daremos uma chance ao colega de gastar bem menos, caso funcione.

 

Se não funcionar, ao menos terá a certeza de que fez de tudo.

 

na lista poder-se incluir dois transistores que ainda estão fora do circuito, as microChaves, eeprom e quem sabe um Micro também.

 

As vezes não me foge da cabeça um problema relacionado com Solda aí nesse televisor (solda fria ou rebarba) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Sim tem razão,é que como não tenho esquema e eu fuço pelo celular os que tenho aqui presentes falo o esquema material eu comprei nas lojas faz muito tempo são das lgs samsung philips sharp gradiente e das philcos ,e eu tenho peças de sobra dessas tvs e eu estou acostumado mas tem colegas que não tem bastante sucatas e eu esqueço,não levem a mal é que aqui é corrido e aqui fico com cabeça bagunçada vocês devem estar de saco que comentei que é micro ou memoria,é porque esqueço que tinha comentado isso varias vezes e com correria eu esqueço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980 estamos todos aqui para compartilhar o que sabemos, e sua presença é super importante. Gosto de estar ao lado de pessoas boas como você e BC.

Além disso eu seria muito doido se por qualquer razão não te escutasse. Então meu amigo não precisa se explicar. Tu tens meu respeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980 tranquilo. Fica tranquilo qualquer ajuda e bem vinda amigo. com certeza deve ser a EPROM mas nao tenho sucata e o gravador eprom(amanha vou pegar um Toshiba lumina na sucata ae da pra aproveita algo) no mercado livre fica caro com o frete.  So DPS de varias tentativas q compro. Igual o str q deu mo trabalho e você tinha acertado.

 

.@Marukosu A.  Amigo vou pegar um Toshiba 29 lumina sucata amanha ae aproveito as chaves (tomara q seja igual) e outras pecas, nao achei as microchaves de 3 pinos no mercado livre. E a memoria ta 20 reais + 20 de frete. Consegui Usar o mute da TV era o controle mesmo. E amanha fazemos o reset com as chaves. Se nao conseguir as chaves adapto fio ou a micro chaves da Philips de 4 pinos se der. So uso as TV Nos controle nem uso as chaves.

 

Fiz umas medições no micro e so tem uma tensão baixa a do TV out pino 30 esta com 2v e o correto 3v. Olhei a trilha mas esta tudo certo.

 

Abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Fiz umas medições no micro e so tem uma tensão baixa a do TV out pino 30 esta com 2v e o correto 3v. Olhei a trilha mas esta tudo certo.

 

Não se preocupe com esse nível DC aí, pois ele não é a causa dos sintomas apresentados.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

Se nao conseguir as chaves adapto fio ou a micro chaves da Philips de 4 pinos se der.

Já impedi muitas delas de irem para o lixo, apenas usando um limpa contatos.

 

4 horas atrás, 00seven7 disse:

E amanha fazemos o reset com as chaves.

Excelente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. infelizmente não consegui a sucata Toshiba, só tinha outras marcas. Mas lá tinha os botões parecidos de 3 pinos e comprei.  Troquei os botões e ela parou de mudar sozinha. Mas os botões de canal só funciona no menu, pra mudar canal não funciona igual no controle. Os de volume funciona normal. Tentei fazer o reset mas sem sucesso. Entrei no modo de serviço apertando mute e DPS segurando mute + menu (vol - +), fiz novamente e foi para o modo desenvolvedor ou D, fiz novamente e nada, DPS fiz segurando +Ch. Fica travada no modo D.

 

Alguma dica nessa área, esse e o procedimento correto ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 00seven7 disse:

Entrei no modo de serviço apertando mute e DPS segurando mute + menu (vol - +), fiz novamente e foi para o modo desenvolvedor ou D, fiz novamente e nada, DPS fiz segurando +Ch. Fica travada no modo D.

image.thumb.png.9fd1b44b928619631b7a930e1b26f653.png

Tem que ser no modo S1, além disso tem quer pressionar a tecla S no controle e sem soltar aperta canal maior no painel por no mínimo 5 segundos e aguardar a TV se desligar sozinha. Quando ela reiniciar o micro já deverá ter concluído a escrita dos dados na eeprom. Reset concluído.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o procedimento na tela s1. Apertei S, DPS apertei S segurei e segurei canal maior e fica travada na tela s1 rcut 20. Tentei segurando direto e nada.

 

Notei um detalhe mexendo nos menus e comandos do controle. A execução dos comandos esta bem lerda. Quando coloco a TV em demo, o logotipo da Toshiba vai subindo bem lerdo chega travando. Ou seja o processamento ta bem lerdo.

 

Quando aperto ch + ou - (painel ou controle) ela trava. no Av TB ela trava. So desligando e ligando a TV pra voltar a mexer nas funções.

 

Ch + - so não trava quando ta usando no menu sobe e desce. Tv Tb trava no modo serviço se teclar ch no controle ou painel. Ta osso viu. Pelo jeito so outra memoria mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

21 minutos atrás, 00seven7 disse:

Apertei S, DPS apertei S segurei e segurei canal maior e fica travada na tela s1 rcut 20. Tentei segurando direto e nada.

Aperta S no controle e segura assim, não solte! Depois vai no teclado CH+ e aperta também por até 5seg  ou mais um pouquinho.

Checa se a tecla S e as baterias do controle estão bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. sim pilha nova e alcalina ainda. Fiquei 1 minuto segurando o S e o ch+ no modo servico e nada ( a TV vai desligar mesmo sem o q432 no reset do micro ?? )

 

DPS de ums 3 minutos ligada o vertical encolheu do nada no modo servico. DPS de desligar e ligar volta esticado. A TV não salva as mudanças.

 

Amanha tento de novo. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, 00seven7 disse:

Então depois de um tempo do processo terei q desligar a TV pelo controle ne ? Fechando o Semp toshiba e DPS da tomada

Sim, mas o micro deve reiniciar no tempo certo para que faça a escrita corretamente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, 00seven7 disse:

se eu repor o q432 sem o CI de áudio ela entrara em proteção ?? Ou seja ligará ? porque reninciar no tempo certo, e meio difícil.

Quando repor os dois transístores o TV deverá retornar ao estado de OFF. Com sorte, dados as alterações que corrigiu ao longo dos dias, pode ser que o funcione. Acho que deves tentar. O objetivo de manter eles fora até o momento é o de continuarmos com o diagnóstico até juntar uma relação completa e segura de itens que precisam ser substituídos de uma vez. 

 

Contudo, acho que não deve religar o IC de Áudio no momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, 00seven7 disse:

Religuei apenas o q432. E quando ligo a TV aparece um risco no meio como se fosse vertical queimado ou ruim. Não aparece nem caracteríos. Apenas um risco.

boa tarde, a função do Q432 é a de chavear o transístor Q430, hora ligando quando q432 estiver cortado ou desligando quando q432 estiver conduzindo. Se no coletor de Q432 tiver 8,7V tá tudo bem, mas se tiver zerado é sinal que ele mesmo está ruim, porque Q830 está fora do circuito, que é o único responsável por polarizar Q432. Por isso deixamos ele de fora até o momento.

 

Ainda tem outro ponto importante, esse Q432 é importante para habilitar outra fonte mais a frente ( como o Q421 que forma uma sub-fonte de 9V). Logo, mesmo que algumas partes da tv funcione, é certo que nem todas irão, porque com a condução de Q432, a sub-fonte de 9V não vai funcionar. Pode tirar essa dúvida aferindo a tensão no emissor de Q421.

 

3 horas atrás, 00seven7 disse:

Deve ser porico q não aparecia a imagem sem o q,432 só caracteríos ?

Acho que não é por isso meu amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não o q830 eu coloquei de volta tem tempo, já até tinha informado. e o q830 da philips. Segundo o vintage e necessário ele para o controle remoto funcionae. Tanto q DPS q coloquei ele o controle começou a funcionar. Vou verifica as tensões ja já volto. Só adianto q quando a TV liga com o risco no vertical b+ fica 64v apenas. em standby fica 78v. E pino 2 vertical apenas 13v.

 

Q432 coletor 7v TV ligada (standby 0v), base 5v standby ligada 0v. Essa placa se não me engano não tem o q 421.

 

Adicionado: retirei q830 e TV voltou a ligar sem a faixa. Q432 8.7v. TV com 130v b+. TV da mesma forma de antes tela preta com caracteres. 

 

Troquei a memória pela aquela da Philco, e o micro gravou o sistema da Toshiba nela, fico do mesmo jeito da memória original. Então creio q o defeito de memória EPROM está descartado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, 00seven7 disse:

Q432 coletor 7v TV ligada (standby 0v), base 5v standby ligada 0v. 

 

não entendi

 

1 hora atrás, 00seven7 disse:

Troquei a memória pela aquela da Philco, e o micro gravou o sistema da Toshiba nela, fico do mesmo jeito da memória original. Então creio q o defeito de memória EPROM está descartado.

Como poderia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!