Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV Toshiba 2988 lem8 não liga


Posts recomendados

@Marukosu A. q430 base 3v, coletor 9.6v e emissor 4.5v oscilando a 5v.

 

Acho q e eu ou você esta cofundindo kkkkkk. A placa tb especifica não especifica. so os transistor grande que ela especifica base, coletor e emisor. Bem a base do q432 ela vai para o diodo d422. E o emissor lado direito vai pra base do q830. (Se eu nao tiver confundindo), então os 3v esta indo para o d422. E 0v para o q830. Acabei de checar no esquema e no multímetro.

 

Eu acho que a TV gerou alta quando eu medi o emisor do q430, ouvi um barulho como se a TV tivesse tentando gerar alta (ou mat) nesse momento o emisor subiu do nada para 7v. Vou resoldar q430. D840 esta bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, 00seven7 disse:

q430 base 3v, coletor 9.6v e emissor 4.5v oscilando a 5v.

Vide C434

 

Não achei D422.

 

16 minutos atrás, 00seven7 disse:

Eu acho que a TV gerou alta quando eu medi o emisor do q430, ouvi um barulho como se a TV tivesse tentando gerar alta (ou mat) nesse momento o emisor subiu do nada para 7v. Vou resoldar q430. D840 esta bom.

Faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk ligou. Era o q430 solda fria. Ligou sem o q432 e sem q830. Ta aparecendo tela azul o menu sozinho tipo demonstração e imagem perfeita. Gloria a Deus

 

Recoloco o q830 e o q432 ne ?? 

 

Kkkkk alegria de pobre dura pouco. Depois de 20 segundos ela desligou e solto uma fumaça. Como a placa tava virada nao vi a origem Da fumaça estava com 130v estáveis. So achei o c310 no vertical estudado (ele nao estava estufado). Creio que a fumaça veio do capacitor ou resistor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, 00seven7 disse:

kkkkk ligou. Era o q430 solda fria. Ligou sem o q432 e sem q830. Ta aparecendo tela azul o menu sozinho tipo demonstração e imagem perfeita. Gloria a Deus

Que bom!!!!

 

 

28 minutos atrás, 00seven7 disse:

Recoloco o q830 e o q432 ne ?? 

O problema ainda continua.

 

sabendo que toda as etapas à frente estão funcionando, te resta muito pouco para finalizar.

 

29 minutos atrás, 00seven7 disse:

Kkkkk alegria de pobre dura pouco. Depois de 20 segundos ela desligou e solto uma fumaça. Como a placa tava virada nao vi a origem Da fumaça estava com 130v estáveis. So achei o c310 no vertical estudado (ele nao estava estufado). Creio que a fumaça veio do capacitor ou resistor

Tudo bem.

cireca placa e veja se rem resistor torrado ou capacitor invertido

 

use uma lupa e o olfato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. pois é como trabalho a tarde das 16:00 ate as 1 da manhã, so da pra mexer agora na parte da manhã. mas foi uma grande vitoria pelo menos ela ter ligado hj, muita conhecidencia ter achado a solda fria na sorte. pena que fumaçou e desligou dps de 20 segundos. chequei a placa inteira e o unico avariado e o c310  perto do vertical, ele estufou a ponto de vazar. faz sentido porque depois que gera alta a tensão vai ao vertical, e ainda nao tinha ido tensão para lá.

 

amanha trocarei o c310 ( 16v 1000uf ). agora ela fica no tic tic. mas o horizontal nao esta queimado. valeu amigo pela grande ajuda. amanha te darei retorno

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. Olá amigo. Troquei o c310 16v 1000uf e resoldei o r841, pois nois tinha deixado ele aberto para teste. E a TV voltou a ligar 130v estáveis. dessa vez com imagem preta (ontem tava azul), notei que o menu estava esverdeado, resoldei os pinos do RGB e a cor azul dos menu volto conforme fotos, mas a tela não. Tento usar o controle e não consegui, o painel não responde, o menu aparece sozinho, canal sozinho, volume sozinho, tudo na tela e sozinho. Não tenho controle sobre os comandos  da TV creio que seja por causa da ausência do q830 e q432.

 

a TV ficou 10 minutos ligada e o capacitor não estourou mais. Funcionamento estável. Mandei 2 fotos dela ligada.

 

Como ela está sem o trans. Do áudio se eu repor o q432 ela vai entra em  proteção ne ?.

 

aguardo instruções para continuar

IMG_20190430_112457126.jpg

IMG_20190430_112443986.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LCN Vintage 1980 realmente o pino 1 da EPROM creio eu que seja qa02 estava com solda fria pois segundo o esquema os pinos 1,2,3,4,7 são terra e o pino 1 não dava terra. Após resoldar e ligar DPS de 20 segundos aparece o menu sozinho e em seguida a tv desliga, com flash seguidos. Como se tivesse desligando várias vezes ao mesmo tempo. Vou dar mais uma olhada nessa área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 00seven7 disse:

@Marukosu A. Olá amigo. Troquei o c310 16v 1000uf e resoldei o r841, pois nois tinha deixado ele aberto para teste. E a TV voltou a ligar 130v estáveis. dessa vez com imagem preta (ontem tava azul), notei que o menu estava esverdeado, resoldei os pinos do RGB e a cor azul dos menu volto conforme fotos, mas a tela não. Tento usar o controle e não consegui, o painel não responde, o menu aparece sozinho, canal sozinho, volume sozinho, tudo na tela e sozinho. Não tenho controle sobre os comandos  da TV creio que seja por causa da ausência do q830 e q432.

 

a TV ficou 10 minutos ligada e o capacitor não estourou mais. Funcionamento estável. Mandei 2 fotos dela ligada.

 

Como ela está sem o trans. Do áudio se eu repor o q432 ela vai entra em  proteção ne ?.

 

aguardo instruções para continuar

IMG_20190430_112457126.jpg

IMG_20190430_112443986.jpg

A TV só parou por causa desse condensador/ R841 no momento não influencia em nada.

 

Sem esses dois transistores o micro não pode desligar a TV, e nem ligar.

 

como nenhum comando funciona ou funciona do jeito que quer, solicito que teste todas as micro-chaves primeiro. Todas mesmo.

Na dúvida tire e testa fora na escala alta de resistência.

 

se as micro-chaves estiverem boas, recomendo que meça novamente a tensão de RESET. (antes da TV partir a tensão fica baixa e depois sobe até 5V. 

 

Se se a tensão estiver oscilando ou não atingir os 5V me avise.

 

caso a tensão de RESET esteja ok, substitua a eeprom direto.

 

e só por outra, nem precisa se dar o trabalho de regravar.

 

lembrei do cristal de 8Mhz....

 

bom, como o IC de áudio não foi substituído, eu não recomendo que ligue ele no momento.

 

 

adicionado 11 minutos depois
51 minutos atrás, 00seven7 disse:

@LCN Vintage 1980 realmente o pino 1 da EPROM creio eu que seja qa02 estava com solda fria pois segundo o esquema os pinos 1,2,3,4,7 são terra e o pino 1 não dava terra. Após resoldar e ligar DPS de 20 segundos aparece o menu sozinho e em seguida a tv desliga, com flash seguidos. Como se tivesse desligando várias vezes ao mesmo tempo. Vou dar mais uma olhada nessa área.

O micro está impossibilitado de ligar ou desligar esse televisor pois está sem Q830 e Q432.

 

A TV da esses clarões por o micro corta o brilho e ativa em seguida, por vezes, pode ser por causa dos dados da eeprom que estão corrompidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. ola amigo. Agora complico um pouco, ontem tava dando os clarões (efeito quando desliga TV e corta o brilho), geralmente eu desligava rápido da tomada. Esse efeito começou a aparecer DPS de soldar pino 1 da EPROM memória, pode ser conhecidencia não sei.

 

Agora a TV tenta ligar e desliga, tenta e desliga fica nesse loop. Desliga na hora que houve o barulho da alta tensão. Agora não aparece mais imagem e a tensão fica maluquinha oscilando de 40 a 70v. Retirando o fusivel ela volta a ter 78v estáveis. O horizontal e o vertical não estáo em curto. Na lâmpada em série a lâmpada a acende e apaga, acende e apaga. Só se os clarões afetaram algum componente. Pois não achei até agora, nem visualmente.

Tentei achar essa memória no mercado livre mas não consegui. Qualquer memória vazia da toshiba 29" da certo ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A memória poderia estar avariada mesmo.

 

Qual é a eeprom que tens aí?

Porque Dependendo do tamaho (bits) que possuir, ela pode não ter espaço suficiente para comportar todas as instruções na hora que o micro fazer a escrita nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A.  pois é TB to achando que e a memória porque não achei nada em curto. TV liga faz o barulho da alta tensão e tipo renincia e tenta ligar de novo e renincia e nada, só pulsando.

 

Memória e a original da TV: sbr24c04f. Quando ele tava com solda fria pelo menos liga com menu doido. Só se eu inverti o CI na placa kkkkk. 

 

Na minha sucata tenho um Philco 20" com uma memória idêntica em tamanho smd a da Toshiba. Mas como ela está gravada creio q não vai funciona ne.

 

Só com um gravador de EPROM para apagar ne ?

 

Essa TV aparece a imagem sem a memoria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, 00seven7 disse:

Memória e a original da TV: sbr24c04f. Quando ele tava com solda fria pelo menos liga com menu doido. Só se eu inverti o CI na placa kkkkk. 

 

Na minha sucata tenho um Philco 20" com uma memória idêntica em tamanho smd a da Toshiba. Mas como ela está gravada creio q não vai funciona ne.

O tamanho (em bits) da memória é pequeno.

Pode ser que essa outra da philco dê certo.

Poderia me informar o códgo  da memória Philco?

 

13 minutos atrás, 00seven7 disse:

Só com um gravador de EPROM para apagar ne ?

É com o gravador mesmo.

 

13 minutos atrás, 00seven7 disse:

Essa TV aparece a imagem sem a memoria ?

Eu acho que não é possível colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi!!!!

Nao posso garantir que vai funcionar, talvez a sorte te favoreça nesse caso.

 

o mais certo é que A tv nem ligue, mas coloque a memória e deixe o micro tentar fazer alguma coisa.

 

se não funcinar deverá procurar uma pessoa que te empreste ou apague ela pra voce.

 

talvez um técnico de informática amigo ou conhecido te ajude

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. kkkkk troquei a memoria e a TV ligou com tela preta. Nao funcionou nenhum comando pelas chaves ou seja so tela preta cinzenta.

 

Ja desCobri porque a TV nao ligava. Cada uma viu. Nao e memoria se brincar a minha memoria deve estar boa.E algum mal contato cabo ou solda fria. Quando a placa ta virada a TV liga, quando encaixa a placa na carcaça da TV fica o TIC TIC e nao liga.

 

Resolvi balançar a placa ligada quando balancei ou encaixei e ela começou os claroes e pulsando.

 

Vou colocar a memoria dela de volta pra ver. Resoldei todas as chaves e medi e parecem q estão boa. Vou ver se tEM os 5v no reset.

 

Engraçado s memoria da Philco ligou a TV kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O micro segiu apenas as instruções que estavam carregadas na memória.

 

meu amigo a sua tv não liga e nem desliga porque está sem os transistores, não esqueça.

 

E bom amigo perceber que está resolvendo as coisas mais rápido.

Bom mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, 00seven7 disse:

coloquei novamente a EPROM da Toshiba. Tv liga tela preta meio cinzenta e dessa vez nao apareceu menu nenhum e as chaves nao responde.

A eeprom foi soldada na posição correta?

Se usou pasta de solda ou fluxo de solda de baixa qualidade é bom limpar com álcool isopropílico.

 

20 minutos atrás, 00seven7 disse:

A tensão do reset com a TV ligada e de 1.5v apenas.

Existe algumas razões para isso:

A tensão no emissor pode estar muito baixa, aproximadamente esse valor de tensão (1,7V) por falha nele, o transístor, ou do regulador D840, ou porque a fonte de 17V está realmente baixa.

 

o diodo D830 está avariado/ tem que testar (de todos é menos provável);

condensador CA33 com fuga ou ESR alta;

ou apenas um caso de solda fria no transístor Q840.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marukosu A. por hoje chega amigo kkkkk cansei a tarde toda. Engraçado nao sei onde ta essa solda fria ou mal contato, sera que e o fio do yoki porque ele mexe. Com a placa virada ou encaixada Com folga na carcaça da TV ela liga, ela encaixada nao liga fica um TIC tic, se ficar reta na mesa TB nao liga. Refiz soldas no horizontal e nada. Conferi a memória e esta na posição que tava antes conferi solda por solda e tudo normal. Essa eprom nao mostra onde e o pino 1. Da Philco mostra.

 

D830, d840, ca33 nos testes normal. Q840 sem solda fria. Amanha olho mais. Valeu amigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!