Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte, de assimétrica em simétrica... será que funciona?


Posts recomendados

Amigos, num papo de balcão em loja de componente, o sujeito me garantiu ("la garatia soy yo") que para obter uma fonte simétrica a partir de uma assimétrica basta conectar dois capacitores eletrolíticos. Respeitando a tensão, o (+) do cap1 no (+) da fonte assimétrica, o (-) do cap2 no (-) dessa fonte e na conexão entre o (-) do cap1 com o (+) do cap2 estará o terra.

 

Será que isso procede?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Teoricamente sim. Lembrando que o terra do dispositivo sendo alimentado é o (-). Esta prática é empregada quando se precisa de V maiores.

E teoricamente nem precisa dos 2 capacitores. Na prática é bom por sim.

abç

E

2 horas atrás, MOR disse:

@rmlazzari58

Isso é válido quando o consumo de corrente das duas metades da fonte simétrica forem iguais. Caso contrário, vai deixar de ser simétrica.

MOR_AL

 

Na verdade não ouvi a conversa toda, não sei para que o moço vai usar. Só vi o balconista dizendo que, se o moço precisava de 9v-0v-9v para 2A, que podia levar o carregador de notebook e fazer esse esquema aí que saía mais em conta do que trafos+diodo+ os mesmos caps.

 

Agora, Izadora... sem capacitor?! (Juro que já xeretei pela Internet e não encontrei, rs...) Como dividir os tais 18v, 19v em duas de 9v cada? Ligar o terra onde? Ou não é nada disso, não tem que dividir... que mistério!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Agora, Izadora... sem capacitor?! (Juro que já xeretei pela Internet e não encontrei, rs...) Como dividir os tais 18v, 19v em duas de 9v cada? Ligar o terra onde? Ou não é nada disso, não tem que dividir... que mistério!

Se tratando de CC com capacitor é que eu nunca vi. 

Se tratando de fonte simétrica a partir da simples, o que eu conheço são os circuitos baseados em divisor de tensão resistivo. 

Usando dois resistores iguais em série, temos no meio deles o ponto massa e o positivo é negativo em cada ponta. 

Com isso podemos ainda colocar transistores para amplificar a corrente que vai passar pelo circuito. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Imagine o desenho do @Tito Fisher assim...

  • +5vdc de cima = 10V
  • apague o - e + conectados e apague também o 0 volts
  • -5vdc de baixo = gnd ou terra o zero volts

Pronto.. sua fonte de 10V pra alimentar p.ex. uma câmera de segurança...(tenho que dar exemplo prático)

 

Puts... agora que reli direito (minha mania de ler superficialmente...). você quer o contrário né? confusão... Fazer p.ex. uma de +6 -6 a partir de uma de 12?... Aí o bixo pega e não, não é só colocar capacitores. Pra corrente baixinha você até que consegue fazer um arranjo com ampop seguidor de tensão... mas aí .. é outra história...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...