Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal.

Por problemas elétricos, irei comprar um novo estabilizador, onde estarão conectados a fonte do computador (220W) e o monitor. Eu gostaria de comprar um estabilizador cuja a potência fosse maior que a da fonte e a do monitor juntas, contudo, não consigo encontrar qual a potência do monitor. Seguindo a fórmula do cálculo de potência (W = V x i), obtenho 360W (240v * 1,5), utilizei a tensão máxima suportada pelo monitor na fórmula, pois não sei qual a máxima do estabilizador que irei comprar, mas ele deverá ter saída 220v. Está correto este cálculo ou eu deveria descobrir a potência do monitor de outra forma?

Alimentação do monitor: 100-240V~ 50-60Hz 1.5A

Demais informações sobre o monitor estão na imagem anexada.

imagem.jpeg

Postado
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Não use estabilizador, ele só serve pra detonar componentes eletrônicos.
Vídeo: Por que não devemos usar estabilizadores de tensão

Eu preferiria deixar o monitor em uma tomada e o computador em outra, contudo, não possua duas tomadas próximas e, fui recomendado a não deixar a fonte do computador no mesmo filtro de linha que outro dispositivo. Quanto ao estabilizador comprometer os componentes eletrônicos, também fui informado que isso só aconteceria se a potência do estabilizador fosse mais baixa que a dos dispositivos nele conectados.

Postado
2 minutos atrás, Glauco Bandeira disse:

fui recomendado a não deixar a fonte do computador no mesmo filtro de linha que outro dispositivo

Não tem nada a ver. Se você tem aterramento, inclusive, todos os equipamentos ligados no filtro vão estar com o mesmo potencial, o que é ótimo. De preferência use um bom filtro como os da Clamper pra garantir a proteção, muitos filtros são só uma extensão com um fusível.

também fui informado que isso só aconteceria se a potência do estabilizador fosse mais baixa que a dos dispositivos nele conectados

Também não tem nada a ver, se você ver o vídeo vai entender como não há um único caso em que seja recomendado usar estabilizador (nem nobreak que não seja online/senoidal puro, que seria basicamente um estabilizador com bateria) no PC.

Postado

fui recomendado a não deixar a fonte do computador no mesmo filtro de linha que outro dispositivo. Quanto ao estabilizador comprometer os componentes eletrônicos, também fui informado que isso só aconteceria se a potência do estabilizador fosse mais baixa que a dos dispositivos nele conectados.

Essas informações estão erradas amigo, não tem problema nenhum em colocar a CPU e os seus periféricos no mesmo filtro de linha. 

O importante é o filtro de linha ser projetado para suportar todos os equipamentos. 

Sobre o estabilizador, tanto faz a potência dele, de qualquer forma atrapalha. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Renato.88 disse:

de qualquer forma atrapalha. 

...p.ex. quando a máquina de lavar oscila o motor pra la e pra cá, um relé de um estabilizador ficava tec tec tec em sincronia. O motivo é óbvio e a intenção era boa e de fato era sua missão mas me lembro que o relé queimou, levou trilhas e ilhas junto e deixou cheiro de fumaça. Mais uma tradicional confirmação que na prática há outra teoria.

16 minutos atrás, Glauco Bandeira disse:

Seguindo a fórmula do cálculo de potência (W = V x i), obtenho 360W (240v * 1,5), utilizei a tensão máxima suportada pelo monitor na fórmula

Ah sim, sobre a origem da sua inquietação. Este não é o consumo máximo do monitor nem de longe. De fato não só ele como alguns carregadores carregam esta informação errônea. Aquilo seria algo como a corrente de pico assim que coloca na tomada. Especialmente útil pra não ser reprovada em teste de órgão certificador como UL, inmetro e afins.

A informação de consumo real deve estar explícita no manual do produto.

Postado
34 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não tem nada a ver. Se você tem aterramento, inclusive, todos os equipamentos ligados no filtro vão estar com o mesmo potencial, o que é ótimo. De preferência use um bom filtro como os da Clamper pra garantir a proteção, muitos filtros são só uma extensão com um fusível.

Também não tem nada a ver, se você ver o vídeo vai entender como não há um único caso em que seja recomendado usar estabilizador (nem nobreak que não seja online/senoidal puro, que seria basicamente um estabilizador com bateria) no PC.

Certo... estava a um passo de questionar sobre nobreak, mas você já mandou a explicação, agradeço! Quanto ao vídeo, irei ver.

37 minutos atrás, Renato.88 disse:

Essas informações estão erradas amigo, não tem problema nenhum em colocar a CPU e os seus periféricos no mesmo filtro de linha. 

O importante é o filtro de linha ser projetado para suportar todos os equipamentos. 

Sobre o estabilizador, tanto faz a potência dele, de qualquer forma atrapalha. 

@Renato.88  Entendi, mas no caso de o filtro de linha "ser projetado para suportar todos os equipamentos" seria em relação ao número de tomadas ou há algum outro detalhe?

Postado
5 horas atrás, Glauco Bandeira disse:

@Renato.88  Entendi, mas no caso de o filtro de linha "ser projetado para suportar todos os equipamentos" seria em relação ao número de tomadas ou há algum outro detalhe?

Em relação à potência máxima nominal, dada pela corrente máxima (geralmente 10 ou 20 A) multiplicada pela tensão (127 ou 220 V). O padrão é mais ou menos 1200 W pra 127 V e 2200 W pra 220 V. Ou seja, mesmo numa rede 127 pode colocar uns 3 PCs gamer num mesmo filtro com segurança.

• 1 ano depois...
Postado

@vinidagoiabada

Recomendo comprar um wattímetro e analisar o monitor na tomada dele. Para calcular a contribuição do gabinete no monitor, subtraia a potência média lida na tomada da fonte do PC com tudo conectado pela lida na fonte com tudo exceto o monitor.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...