Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar resistor correto


edicastro

Posts recomendados

Boa noite, estou estudando uma fonte ATX com problemas aqui e detectei alguns resistores defeituoso, porém como sou iniciante nessa area de eletronica estou com dificuldades de identificar a especificação desses resistores para comprar, tendo em vista que os resistores possuem apenas cores. Antes que alguem diga pra min que não compensa consertar a fonte, digo lhes que meu unico objetivo neste momento é aprender.

Como faço pra comprar resistor? qual a especificação de um resistor como este da foto?

 

resistores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, edivan_ifg disse:

Como faço pra comprar resistor? qual a especificação de um resistor como este da foto?

Pesquise pelos códigos de cores para resistores, é algo bem simples onde cada cor equivale a um número de 0 a 9.

 

Quando aprender a ler os resistores, basta anotar os números e pedir para o vendedor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu título menciona diodo. É diferente de resistor ok?

É bem simples mesmo pra nós do século passado kk . Pros de 5% nem precisamos mais correr os olhos pelas cores. Numa piscada, o cérebro já dá o valor. P.ex. seu penúltimo é 2K2 ou 2200 ohms.

Baseie nisso...

Tabela-de-c%C3%B3digo-de-cores-para-resi

e me fale o valor dos d+.

Ah sim... começa pelo lado que não é dourado ou o ainda mais obsoleto prateado

 

4 horas atrás, Renato.88 disse:

clique acima

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quando tem a mesma cor nas duas pontas?

 

Por exemplo, o de 11,2k e o de 1,52k, ambos de 1%, têm marrom nas 2 pontas.

 

(Nem sei se existe 11,2k ou 1,52k mas sei que sempre fico em dúvida e tome multímetro...)

adicionado 1 minuto depois

 

Se não calculei errado:

11,2k - marrom, marrom, vermelho, verde, marrom

1,52k - marrom, verde, vermelho, marrom, marrom