Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como identificar resistor correto


edicastro

Posts recomendados

Boa noite, estou estudando uma fonte ATX com problemas aqui e detectei alguns resistores defeituoso, porém como sou iniciante nessa area de eletronica estou com dificuldades de identificar a especificação desses resistores para comprar, tendo em vista que os resistores possuem apenas cores. Antes que alguem diga pra min que não compensa consertar a fonte, digo lhes que meu unico objetivo neste momento é aprender.

Como faço pra comprar resistor? qual a especificação de um resistor como este da foto?

 

resistores.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, edivan_ifg disse:

Como faço pra comprar resistor? qual a especificação de um resistor como este da foto?

Pesquise pelos códigos de cores para resistores, é algo bem simples onde cada cor equivale a um número de 0 a 9.

 

Quando aprender a ler os resistores, basta anotar os números e pedir para o vendedor. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seu título menciona diodo. É diferente de resistor ok?

É bem simples mesmo pra nós do século passado kk . Pros de 5% nem precisamos mais correr os olhos pelas cores. Numa piscada, o cérebro já dá o valor. P.ex. seu penúltimo é 2K2 ou 2200 ohms.

Baseie nisso...

Tabela-de-c%C3%B3digo-de-cores-para-resi

e me fale o valor dos d+.

Ah sim... começa pelo lado que não é dourado ou o ainda mais obsoleto prateado

 

4 horas atrás, Renato.88 disse:

clique acima

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E quando tem a mesma cor nas duas pontas?

 

Por exemplo, o de 11,2k e o de 1,52k, ambos de 1%, têm marrom nas 2 pontas.

 

(Nem sei se existe 11,2k ou 1,52k mas sei que sempre fico em dúvida e tome multímetro...)

adicionado 1 minuto depois

 

Se não calculei errado:

11,2k - marrom, marrom, vermelho, verde, marrom

1,52k - marrom, verde, vermelho, marrom, marrom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me fez lembrar...história real.. certa feita confundiram 4K7 com 270K numa montagem de um lote todo.. lá nos 80's...

1 minuto atrás, rmlazzari58 disse:

quando tem a mesma cor nas duas pontas

Neste caso, só mesmo insights e alguns anos de calo. Mas sim existem diferencinhas sutis. p.ex. a distância diferenciadas dos anéis, sua espessura. Olhos treinados mas não muito cansados. Se não,

4 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

multímetro...

... mesmo.

 

E você está achando difícil entender o código de cores??

Por mais que treine e canse meus olhos, jamais vou conseguir memorizar este método do capeta!

Res_SMD_Codigos_EIA-96.PNG

Fala sério... o sem noção que bolou isso merece um baita cóqui!!!

  • Curtir 1
  • Haha 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

1,52k - marrom, verde, vermelho, marrom, marrom

Tá certo. 

42 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

11,2k - marrom, marrom, vermelho, verde, marrom

Tá errado. 

Eu também não sei se existe esse valor. Mas se tiver é:

Marrom, marrom, vermelho, vermelho

Se fosse verde seria de 11,2M.

 

Aí a cor final pode ser verde ou azul de 0,5 ou 0,25% de tolerância. Na marrom de 1% eu sei que não tem. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho para mim que isso é pura judiação. O pessoal que faz esses componentes deve rolar de rir da cara da gente...

 

Que antigamente fosse assim, vá lá. Mas hoje, que dá para imprimir - e ler com OCR, se for processo industrial - tamanhos como milésimos de milímetros, não entendo para que codificar.

 

E perninha de CI, então? Um 555 ou um 358 vá lá: depende da aplicação, a mesma perninha serve para uma coisa ou para outra. Mas tem um CI amplificador que eu usei bastante, TDA2616, que só serve para uma coisa e só pode ser ligado de um único modo. Mesmo assim não dá para desenhar a PCB sem, ou colocar uns jumpers ridículos ou fazer a trilha dar uma volta quilométrica na placa... Um outro, que é extremo, é o LM4780. A distância entre as perninhas é de 1 (hum) milímetro! E olha que não é um CI para indústria, é para hobista, mesmo. Pô, vai dizer que não dá para mudar o lugar da perninha dentro do CI? Hoje em dia, que a turma trabalha com wafles de micrômetros?  Humpf...

 

Viva os STK!, hehe...

 

Nóis sofre mas se diverte, rs...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vocês mudaram de assunto e pouco contribuiram com as respostas que se refere diretamente a este topico. O topico se refere aos resistores de cores. Como identificar o lado correto para iniciar a leitura de cores? alguns disseram que a experiencia de vida que auxilia mas nao falou como faz. explica direito por favor. nao fujam do topico

adicionado 2 minutos depois

Obs: para bate papo segue o link https://batepapo.uol.com.br

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edicastro ,

 

A "wattagem" de um resistor desse tipo tem de ser "advinhada" pelo seu tamanho.

Não tem nenhuma informação sobre isso no código de cores.

Já se for um resistor de média ou de alta potência estará escrita no corpo dele.

Infelizmente essas coisas você aprende com o tempo e a prática ...

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

10 horas atrás, edicastro disse:

vocês mudaram de assunto e pouco contribuiram com as respostas que se refere diretamente a este topico. O topico se refere aos resistores de cores. Como identificar o lado correto para iniciar a leitura de cores? alguns disseram que a experiencia de vida que auxilia mas nao falou como faz. explica direito por favor. nao fujam do topico

adicionado 2 minutos depois

Obs: para bate papo segue o link https://batepapo.uol.com.br

Calma rapaz.

A explicação ao que perguntou foi dada, veja:

20 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Ah sim... começa pelo lado que não é dourado ou o ainda mais obsoleto prateado

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas sim existem diferencinhas sutis. p.ex. a distância diferenciadas dos anéis, sua espessura.

 

É bem isso, nesses resistores mais simples, como os da sua foto as cores ouro ou prata são sempre as últimas.

A primeira cor fica sempre no canto, ou as vezes é uma faixa mais grossa que as outras. Depende da marca do resistor.

Veja novamente a foto que postou antes:

resistores.jpg

Repare que a faixa ouro é mais fina que as outras, pois ela é sempre a última.

Ela significa que o resistor tem 5% de tolerância, como já foi dito, existem resistores mais antigos onde aparece a cor prata, ela significa 10%.

 

Para decifrar as outras cores, use esta tabela (que também já foi postada):

Tabela-de-c%25C3%25B3digo-de-cores-para-

Estude a tabela decorando as cores e o número que elas equivalem, logo seu cérebro vai identificar o valor rapidinho sem se importar de que lado você estará olhando para o resistor.

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!