Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto fonte chaveada 20v/2a (40w)


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Primeiramente me desculpem caso esteja sendo postado no tópico errado.

Gostaria de pedir auxílio em relação a uma fonte chaveada. Tenho um conhecimento médio em eletrônica, mas estou com imensa dificuldade em realizar tal projeto. Segue as especificações da fonte:

V de entrada: 110v/220v

V de saída: 20v

Corrente máx: 2a

Potência: 40w

Ps: não posso utilizar módulos prontos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Freire_744608

Responda às seguintes perguntas, para que possamos conversar de modo a que você entenda:

1 - Qual é a sua qualificação estudantil? Primeiro grau completo, segundo grau completo ou terceiro grau completo?

2 - Possui algum curso técnico? Se sim, qual?

3 - A informação "Ps: não posso utilizar módulos prontos" é devido a ser um trabalho escolar?

4 - Você tem paciência e determinação?

 

Aqui no fórum há alguns participantes que juntos, poderão te orientar corretamente.

Eu, particularmente, poderei lhe orientar, mas não calcularei nada para você por ser minha política.

Não leve a mal. 

Eu mesmo tive que pesquisar muito, mas muito mesmo, para separar o que é interessante, do que não teria valido a pena nem ler.

Devido a essa experiência é que afirmo, que tem que tentar e tentar até a exaustão, para aprender algo direito.

 

Segue a imagem de uma fonte flyback pronta para ser simulada.

FlybackDiagrama.jpg.7f6844081bdf272a5ff3f75c6483862c.jpg

Bons projetos.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode-se basear em uma fonte de notebook, com tensão de 19V. Projetar fontes dessas é algo complicado. Um trafo 60Hz com essa tensão e corrente é bem mais fácil de fazer, e nem é tão grande assim.

Porém, você é obrigado a fazer uma fonte chaveada? É para algum trabalho de escola? (Como já perguntado pelo @MOR)

adicionado 8 minutos depois

Talvez com pequenas modificações você consiga chegar aos 20V. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui uma sugestão:

 

75291053_2572526052975935_56399497995296

adicionado 2 minutos depois

Eu mesmo montei. Funciona muito bem.

Bivolt automática 

 

Com estas espiras da saída, a tensão tem que ser ajustada em 25V.

São 0.69V por espiras.  

 

 

adicionado 13 minutos depois

O núcleo é este que está a venda no site a seguir:

https://www.eletrodex.com.br/par-de-núcleo-nee-20-10-5-1300-ip12r.html

 

 

Também pode ser usado o CI a seguir no lugar daquele que está no esquema: 

https://www.eletrodex.com.br/catalogsearch/result/?q=TNY255GN

adicionado 13 minutos depois

Colocar duas tiras de papel empilhada nas fendas do núcleo de cada lado. Para formar um Gap´. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Gu1426 disse:

usar o TNY255-PN no lugar do TNY255-GN

Aproveita o momento aprendizado preferindo não obter resposta pronta.

O que diz o datasheet? Ou melhor, o que você achou que ele diz? Como você o interpretou? Ou espera que o França veja isso pra você? Ele (e você) decide kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/11/2019 às 15:33, MOR disse:

@Henrique Freire_744608

Responda às seguintes perguntas, para que possamos conversar de modo a que você entenda:

1 - Qual é a sua qualificação estudantil? Primeiro grau completo, segundo grau completo ou terceiro grau completo?

2 - Possui algum curso técnico? Se sim, qual?

3 - A informação "Ps: não posso utilizar módulos prontos" é devido a ser um trabalho escolar?

4 - Você tem paciência e determinação?

 

Aqui no fórum há alguns participantes que juntos, poderão te orientar corretamente.

Eu, particularmente, poderei lhe orientar, mas não calcularei nada para você por ser minha política.

Não leve a mal. 

Eu mesmo tive que pesquisar muito, mas muito mesmo, para separar o que é interessante, do que não teria valido a pena nem ler.

Devido a essa experiência é que afirmo, que tem que tentar e tentar até a exaustão, para aprender algo direito.

 

Segue a imagem de uma fonte flyback pronta para ser simulada.

FlybackDiagrama.jpg.7f6844081bdf272a5ff3f75c6483862c.jpg

Bons projetos.

MOR_AL

Bom dia!

1- Terceiro grau completo

2- Curso Técnico em eletroeletrônica

3- Sim, projeto acadêmico 

4- Sim, tenho!

 

Minha intenção pedindo auxílio é para sair pelo menos do zero quanto aos cálculos de dimensionamento. Preciso de um norte para começar os cálculos. 

adicionado 1 minuto depois
Em 02/11/2019 às 19:31, Gu1426 disse:

Pode-se basear em uma fonte de notebook, com tensão de 19V. Projetar fontes dessas é algo complicado. Um trafo 60Hz com essa tensão e corrente é bem mais fácil de fazer, e nem é tão grande assim.

Porém, você é obrigado a fazer uma fonte chaveada? É para algum trabalho de escola? (Como já perguntado pelo @MOR)

adicionado 8 minutos depois

Talvez com pequenas modificações você consiga chegar aos 20V. 

Bom dia!

Sim, precisa ser chaveada. Trata-se de um projeto acadêmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Freire_744608

Bom. Fico feliz que você, além de ter capacidade para tal, também e principalmente, tem paciência e determinação, pois vais precisar.

Voltando ao tópico.

Por ser um trabalho acadêmico, não basta apresentar a solução, terás que mostrar os cálculos também, né?. 

Caso bastar apresentar a solução, então não vai precisar de nada do que segue.

Qual é o seu prazo para entrega do trabalho?

O circuito do Albert França, na postagem #5, serve como uma boa base para o seu circuito, apenas terás que retirar o CI e colocar outro circuito discreto.

Vamos começar.

1 - De posse das variações da tensão de entrada e da tensão e corrente de saída, já se pode calcular o valor dos indutores de primário e de secundário. Também se pode conhecer tanto as tensões e correntes na chave de primário como no diodo de secundário.

Comece considerando a menor tensão instantânea, retificada e filtrada em cerca de ViccMin = 100Vcc. 

Considere a maior tensão instantânea, retificada e filtrada em cerca de ViccMax = 350Vcc.

Considere uma eficiência dessa fonte em uns 70%.

2 - Desenhe os gráficos teóricos da tensão Vicc, tanto para sua tensão máxima como a mínima, as correntes de primário e de secundário. Tudo para os três períodos Ton, Toff e TDead.

Esses gráficos são a base para se chegar às equações e aos valores dos parâmetros.

Os parâmetros seguintes são:

TonMa, TonMin, ToffMax, ToffMin, TDeadMax, TDeadMin, DeltaMax, DeltaMin, Lp, Ls, Vos, VChPkMax.

Caso tenha alguma dúvida, pergunte, que poderei tentar esclarecer.

 

Comece assistindo os seguintes vídeos:

1 - 

https://www.youtube.com/watch?v=DMFB8WJxlTU&list=PLKbXQpiLi1hXMJtphygHdIEgUAoznt0m1&index=2&t=0s

 

2 - 

https://www.youtube.com/watch?v=1ZMWiTyynCI&list=PLKbXQpiLi1hXMJtphygHdIEgUAoznt0m1&index=3&t=0s

 

3

https://www.youtube.com/watch?v=jQy5t6Q8kec&list=PLKbXQpiLi1hXMJtphygHdIEgUAoznt0m1&index=4&t=0s

 

4 - 

https://www.youtube.com/watch?v=thZ3iTcH6MA&list=PLKbXQpiLi1hXMJtphygHdIEgUAoznt0m1&index=5&t=298s

 

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!