Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que vale a pena trocar neste Setup?


Posts recomendados

Bom dia rapazeada!

 

Estou ajudando um amigo meu a comprar o primeiro PC dele, e ele decidiu seguir pela linha Intel nos processadores por ser mais afeiçoado. Eu, por usar mais AMD, não entendo nada de intel. 

 

  1. Placa de Vídeo RX 5700 XT 8GB 
  2. placa-mãe ASRock H310CM-HG4
  3. Processador  I5-9400F
  4. Fonte 600W
  5. HD 1T e RAM 8gb

 

Esse PC que ele ta querendo comprar é um pré-montado da loja do pombo vermelho. Ele ta valendo R$4.047,99 à vista por esse setup. 

O objetivo do PC é somente para jogos mesmo. Rodando em 1080p em um monitor 144hz com a maior taxa de FPS que ele possa conseguir. Um dos jogos que ele tem em mente é o Monster Hunter no máximo.

 

A dúvida fica envolta da placa-mãe. É uma placa-mãe boa? Que suporte bem essas especificações e qualquer desejo de upgrade futuro, de umas duas gerações? 

 

O que vale a pena trocar nesse setup pra conseguir atingir esses objetivos? Mesmo que invista um pouco mais? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maycon Clemente 

É um bom setup mas tem algumas coisa que precisamos saber,qual a marca e modelo dessa fonte?

 

Já que é para jogos recomendo 16GB de RAM,hoje tem jogos que chegam a consumir 10GB Já.

 

Outra coisa que recomendo é se é pra jogos,principalmente os de mundo aberto como o Monster Hunter,é trocar para os processadores Ryzen,o i5 9400F sofre em jogos desse estilo principalmente desde que foi lançado (GTAV,The Witcher 3,RDR2),outros jogos são BF e Battle Royales (Fortnite,Apex,PUBG),ele vivem 100% de uso,enquantos os Ryzen nos 60-65%.

 

Recomendo fortemente a troca por:

Ryzen 5 3600 + B450 Steel Legend

Motivos:Desempenho como citei antes,vai durar muito mais tempo e o mais importante custo x benefício,você vai gastar o mesmo que ia gastar com o processador da Intel,vai ter muito mais facilidade para melhorar o setup futuramente também.

 

 

Outra coisa interessante de colocar seria um SSD de 240GB para colocar o SO.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Maycon Clemente disse:

Estou ajudando um amigo meu a comprar o primeiro PC dele, e ele decidiu seguir pela linha Intel nos processadores por ser mais afeiçoado. Eu, por usar mais AMD, não entendo nada de intel. 

 

Mande ele trocar o processador pelo Ryzen 1600AF e a mobo por uma B450, e de preferência uma com dissipador. Sério, esses i5 são tiro no pé hoje em dia, não há motivo nenhum para comprar.

 

Fora isso, pegue uma CX550 ou PCYES Electro 550 V2 para a fonte. E um SSD de 240gb, não é caro e dá um bom up no PC.

 

8 minutos atrás, Maycon Clemente disse:

Esse PC que ele ta querendo comprar é um pré-montado da loja do pombo vermelho. Ele ta valendo R$4.047,99 à vista por esse setup. 

Não, não e não, PC premontado não vale a pena. Sempre compre as peças separadamente que fica um setup melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Imakuni disse:

Sério, esses i5 são tiro no pé hoje em dia, não há motivo nenhum para comprar

Poderia me explicar melhor a razão? 

 

agora, Imakuni disse:

B450, e de preferência uma com dissipador.

A B450 Aorus M é uma boa?

 

agora, MatheusDelValle disse:

marca e modelo dessa fonte?

A Pichau não especifica na página deles... É meio complicado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Maycon Clemente disse:

Poderia me explicar melhor a razão?

Por causa da falta de threads. Esses i5 tem 6 núcleos, e se tivessem HyperThreading para ficar com 12 threads, seriam capazes de reduzir stuttering em alguns casos e fazer coisas brindes como streaming, por exemplo. Se fosse isso e mantivessem o preço, seriam processadores bem válidos...

 

...mas não é o caso, então um Ryzen 1600 AF com seus 6c/12t e possibilidade de OC não só é mais barato como tem desempenho melhor. Alternativamente, um 3600 é melhor ainda pelas melhorias na arquitetura e OC, embora o preço seja maior.

 

5 minutos atrás, Maycon Clemente disse:

A B450 Aorus M é uma boa?

Sim, serve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Maycon Clemente disse:

Poderia me explicar melhor a razão? 

 

Longevidade meu jovem. Em 2017 muita gente comprou o i5 7600K que tinha 4 núcleos e 4 threads em lugar do R5 1600 que tinha 6 núcleos e 12 threads por conta de um ganho de FPS que só podia ser percebido jogando-se em baixa resolução com uma placa de vídeo topo de linha. Veja o que aconteceu dois anos depois:

 

No caso da 5700XT (que é uma das placas top do mercado) você perceberá sim, principalmente em FullHD uma baita diferença na taxa de quadros comparando o 9400F e o 1600AF. Portanto, recomendo que utilize o Ryzen 5 3600 que não sofre da falta de threads (com o perdão do jargão) do 9400F (ou mesmo do Ryzen 5 3500).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner Vale a pena mencionar tambem que a intel nunca fica com o mesmo socket, se quiser fazer upgrade futuramente vai ter que trocar o kit tudo. Por exemplo os novos processadores de Décima geração são sockets 1200 e a serie x sockets 2066. Ja a linha AMD mantém se sockets AM4 desde a serie A, pela longividade de processadores suportados de gerações diferentes @Maycon Clemente hoje quem quer um PC custo benefício a linha Ryzen é a mais indicada. E tem uma grande chance de que a geração 4 também será socket AM4.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2020 às 10:00, Maycon Clemente disse:

Bom dia rapazeada!

Estou ajudando um amigo meu a comprar o primeiro PC dele, e ele decidiu seguir pela linha Intel nos processadores por ser mais afeiçoado. Eu, por usar mais AMD, não entendo nada de intel. 

  1. Placa de Vídeo RX 5700 XT 8GB 
  2. placa-mãe ASRock H310CM-HG4
  3. Processador  I5-9400F
  4. Fonte 600W
  5. HD 1T e RAM 8gb

Esse PC que ele ta querendo comprar é um pré-montado da loja do pombo vermelho. Ele ta valendo R$4.047,99 à vista por esse setup. 

O objetivo do PC é somente para jogos mesmo. Rodando em 1080p em um monitor 144hz com a maior taxa de FPS que ele possa conseguir. Um dos jogos que ele tem em mente é o Monster Hunter no máximo.

A dúvida fica envolta da placa-mãe. É uma placa-mãe boa? Que suporte bem essas especificações e qualquer desejo de upgrade futuro, de umas duas gerações? 

O que vale a pena trocar nesse setup pra conseguir atingir esses objetivos? Mesmo que invista um pouco mais? 

 

Qual é seu orçamento para seu novo computador ? Valores em Reais - R$ ?????

 

Quando pretende comprar seu novo computador ?

 

Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, brender disse:

Valores em Reais - R$ ?????

R$ 4.000 mas se realmente precisar, até uns R$ 4.500,00

 

16 horas atrás, brender disse:

Quando pretende comprar seu novo computador ?

Em no máximo 3 meses.

 

16 horas atrás, brender disse:

Pretende comprar monitor novo no futuro ? Qual seria o orçamento?
 

Ele já tem um monitor 144hz da AOC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu esperaria a próxima gen com menos nanômetros na litografia já que n está pretendendo montar agora. Mas se não for possível, a configuração está boa exceto a memória, teria que ser no mínimo dual channel com 16gb visto que jogos triple A como um COD BO 3 de 2 anos atrás anda consumindo 12gb de ram no fullhd.

E claro, como já recomendaram e você já disse que decidiu, ir de Ryzen com uma b450 de confiança para um possível OC (o coolerbox não suporta oc sem que o processador full load bata mais de 100º, então teria que colocar um bom AC ou um WC de 240mm).

adicionado 1 minuto depois

Eu uso o g-sync com esse monitor, pelo software da nvidia. O freesync é útil para você que está cogitando ir de AMD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2020 às 10:00, Maycon Clemente disse:

Bom dia rapazeada!

 

Estou ajudando um amigo meu a comprar o primeiro PC dele, e ele decidiu seguir pela linha Intel nos processadores por ser mais afeiçoado. Eu, por usar mais AMD, não entendo nada de intel. 

 

  1. Placa de Vídeo RX 5700 XT 8GB 
  2. placa-mãe ASRock H310CM-HG4
  3. Processador  I5-9400F
  4. Fonte 600W
  5. HD 1T e RAM 8gb

 

i5 9400f só possui 6 core / 6 threads
RYZEN 5 3600 possui 6 core / 12 threads, vai ter mais longevidade

 

Em alguns jogos o i5 já fica com uso de 100%, próximo GTA e outros jogos que forem desenvolvidos para os consoles next gen de 8 core / 16 threads, irão rodar travando nesse i5

 

RYZEN 5 3600

B450 com dissipador e 4 slots de memória

16GB - 2x8gb - 3200 mhz ou 3000 mhz ou 2666 mhz

Fonte Corisar CX 550 ou CX 650 por causa da garantia de 5 anos

Gabinete AERO COOL 500 ou Gabinete Wheel Jack

HD de 1 TB

SSD de 240GB ou 480GB

O resto na placa de vídeo

 

Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum, terabyte, pichau e dentre outras lojas, se não estiver disponível podem ser substituídas por peças similares.

 

Verifique os preços na kabum, pichau, terabyte e outros sites para saber onde fica mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!