Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe com duas entradas EPS para CPU, mas fonte com apenas uma


Posts recomendados

Estou montando um PC novo, a placa-mãe precisa ligar 2 entrada no CPU uma 4 e outra 8 pinos, a fonte que comprei é um gigabyte b700h ela é semi modular, so tem 1 entrada para o CPU, queria saber se é possivel fazer uma improvisação, colocar na entrada pci express ou sata o cabo 4 ou 8 pinos na fonte. O que vocês acham? ou melhor comprar uma fonte nova?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pinagem do PCIe pro EPS 12v do processador é completamente diferente.

image.png.8f3b1c0298d8270a53b97e6f396b4445.png

 

 

A única solução mesmo é comprar uma nova fonte que possua dois conectores EPS 12V pro processador.

 

Alias, se não for uma placa-mãe dual-CPU, você pode consultar o manual pra ver se ela pode ser ligada com apenas um conector, algumas placas-mãe apesar de serem single-CPU acabam vindo com dois conectores EPS 12V mesmo.

 

Porém neste caso, são placas extreme voltadas puramente ao overclock, onde é bem possível que o processador demande tanta energia que apenas um conector não seja o bastante. Porém em condições normais ou com overclocks moderados, ter apenas um conector ligado na placa não fará diferença e tudo funcionará conforme o esperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo ela esta com 1 entrada apenas ligada, mas o computador liga e 6 segundos depois desliga sozinho, acredito que seja por causa da fonte, que não esta ligada nas 2 entrada.

Gostei dessa fonte aqui que tem 2 entradas: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=82787

veja o que acha.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caro usuário,

 

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

 

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD @Amanda Gonçalo  

Segue a Build 

Ryzen 3900x    

Asus Rog Strix X570-E 

WC Riotoro Bifrost 240mm 

EVGA GeForce RTX 2070 Super 3071 

Corsair Crystal 460X 

Fonte Gigabyte B700H 

Memoria Team Group 2X16 DDR4 4000MHZ 

Ssd M.2 Nvme Pcie 1tb Wd Black Sn750  

 

Postei foto da entrada da placa-mãe e da fonte, ele até fala que da para ligar so com um pino de 8, so que o computador eu ligo, ele desliga sozinho depois de alguns segundos.

Outra coisa que fiquei preocupado, é que o conector da fonte 8 pinos cpu, é um pouco diferente do 8 pinos da placa-mãe, o da placa-mãe tem 4 quadrados e o da fonte tem so 2.

Como a fonte é semi modular eu tenho umas entradas extra na fonte, estava pensando em comprar esse cabo aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1370904052-cabo-corsair-cpu-eps-processador-modular-original-fonte-_JM?quantity=1#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-homes-pdp&reco_backend_type=function&reco_client=home_navigation-recommendations&reco_id=61357fa5-73e1-4f56-92b4-2a2e8f292b7e&c_id=/home/navigation-recommendations/element&c_element_order=1&c_uid=d1fb6e06-7ec2-4532-8f24-4c2cb68523d6

Ou sera que é melhor ja partir para uma fonte nova?

achei esse modelo aqui interessante que tem 2 entradas.

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=82787

Obrigado desde de ja pela ajuda.673579965_manualplacamae.thumb.png.48ead663eae7d078dae0043526f78b7f.png

 

 

1.thumb.png.451b809ea5285e2574cdff1e486bce3b.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Ainda tenho ele sim, acha que vale a pena testar a fonte?

É que como ele esta montando funcionando, estou usando ele agora já que o novo ainda não funcionou.

Da um um trabalho para tirar a fonte e todos os cabos, depois para ligar de volta.

Estou pensando em levar ele numa assistência técnica mesmo, mas esta difícil achar uma que tenha os equipamentos certos para testar. Se tiverem indicação de alguma em Curitiba. Eu já mandei e-mail para pichau e terabyte que comprei as peças pedindo indicação de assistência técnica, esperar para ver se indicam alguma.

Coloquei umas fotos abaixo mas, acho que não da para ver muita coisa, como o gabinete é pequeno, não deu para usar o watercooler em cima, pois não cabia a memoria, dai tive que fazer uma adaptação.

IMG_20200229_152507.jpg

IMG_20200229_152518.jpg

IMG_20200229_152521.jpg

IMG_20200229_152530.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Mengatto

 

Teste a placa de vídeo.. É o item mais fácil pra testar..

 

Só uma coisa antes: já testou a RAM em todos os slots?? Vendo a RAM desse jeito, lembro da vez que montei meu PC atual e usei RAM da mesma forma que você e meu PC não deu sinal de vida.. Demorei demais pra entender que, por frescura da ASUS, eles indicavam usar os slots 2 e 4, invés do 1 e 3, com fez aí..

 

É só um palpite, por experiência que tive.. Vai que..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Vou testar a outra placa de video. Realmente essa memoria esta dando problema também, já testei só 1 pente de cada vez sozinho em todos os slots, as vezes identifica a memoria as vezes não, as vezes dos 2 pentes so identifica 1 memoria, pena que a memoria do computador antigo é ddr3 dai não tenho como testar. Mas você acha que a memoria pode fazer o computador desligar sozinho, ou a memoria o pc so não daria imagem na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Mengatto

 

Esse tipo de problema com RAM é complicado, pois envolve a própria placa-mãe e o processador.. Se chegou a funcionar, nem que seja de forma tão precária, talvez seja a RAM mesmo.. Desligar, pode ser que a placa-mãe esteja entrando em alguma forma de proteção, seja por ela não estar reconhecendo ou por encontrar algo errado nela..

 

De qualquer forma, veja se o processador não tem pinos tortos e se o soquete da placa-mãe, não tem nada errado.. O ideal seria ter outro pente de memória pra testar, pra tentar isolar o problema..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa-mãe tem esses mesmos conectores de energia da CPU, e deveria funcionar somente com os 8 pinos ligados, os 4 pinos extras seriam usados somente em condições de overclock.

No meu caso até ligando somente o conector de 4 pinos liga a placa-mãe, mas vem um aviso na tela de POST que está ligado somente o conector de 4 pinos, recomendando ligar no mínimo o de 8 pinos para evitar sobreaquecimento do sistema. Como eu estava apenas testando (comprei fora do Brasil, e meu sobrinho, que estava me hospedando, tinha um computador com fonte de apenas 4 pinos para eu testar), tudo funcionou perfeitamente somente com o conector de 4 pinos da CPU. Até instalei um linux no nvme e iniciei a partir do nvme para testar, tudo isso sem ligar o conector de 8 pinos.

Então ligando somente o de 8, que é o que sua fonte possui, deveria funcionar.

Agora sejamos sinceros, você está com uma configuração que deve passar dos 10 mil reais, não podia ter comprado uma fonte nova de qualidade para acompanhar o resto da configuração? Afinal, uma fonte de qualidade para segurar essa configuração deve ficar próximo dos 500 reais, diluído no preço final não ia nem pesar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tada Realmente acabei pecando na fonte, eu tinha comprada ela para meu computador antigo, que tinha queimado a minha antiga, mas consegui arrumar dai fiquei com ela sobrando vi a potencia e a marca gigabyte e achei que ia rodar de boa, eu fui comprando as peças em promoção, a build saiu entre 8.5k e 9k, comprei em 3 lojas diferente as peças. Me arrependi de não ter pego tudo da mesma loja, ia sair mais caro, mas ja vinha montado e funcionando. Ainda não tenho certeza se é a fonte ou a memoria. Você recomenda alguma fonte especifica? estou pensando em talvez comprar uma nova.

@RS Faria fiz o teste da placa de vídeo, ela esta funcionando perfeitamente, estou usando a 2070 super no meu PC antigo, ja o novo com a 970 não fez diferença, agora ele não da nem sinal de video, a memoria não esta funcionando vou ver se pego uma emprestada para testar. Tomara que seja so a memoria o problema e não memoria + fonte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Mengatto Cara, está difícil encontrar fontes que sejam acima da média para comprar hoje. As opções que achei são as fontes da XFX à venda na Kabum, as fontes da XFX são fabricadas pela Seasonic, uma ótima fabricante de fontes. Outras fontes eu nem recomendaria para seu setup, os OEMs não são lá essas coisas, fora que tem poucas opções. A séria CX da Corsair, por exemplo, é uma fonte razoável, mas eu partiria para fontes melhores para usar numa máquina como a sua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André Mengatto a EVGA de 500W (aquela mais popular) é até aceitável, mas fora isso eu não confio nessas outras de 600/700W+ deles não, embora já tenha ouvido falar bem de uma de 750W deles mas que tem certificação Gold, essa certamente seria melhor.

 

Fora isso, creio que a melhor opção por hora seria uma Corsair mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Tada e quanto a Fonte Sharkoon 750W, 80 Plus Gold, Modular, que é R$200 a menos que a XFX XTR2 Série 750W 80 Plus God Modular, as 2 tem 2 entradas, sabe se posso ir nessa Sharkoon ou melhor garantir e ir na XFX?

@Amanda Gonçalo até pensei em pegar um cx750, mas ela não tem 2 entradas, quanto a evga a unica que tem 2 entradas é a 750w bq, esta no preço da Sharkoon 750W, 80 Plus Gold, Modular

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!