Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, montei um aparelho de som, poderém o amplificador fica o tempo todo ligado, então quero fazer um circuito que ligue e desligue o stadby com um botão usando apenas transistor (é o que tenho no momento) usar CI ta meio complicado no momento. Até montei esse circuito 

Mas a saida só dá 1.8V eu preciso de no mínimo 4V para acionar o standy, alguém teria um esquema semelhante que forneça essa tensão ou uma forma de alterar esta do vídeo para 5V?

• Curtir 1
Postado

Tenta fazer desse jeito:

Se não quiser o led, o R2 pode ser ligado direto igual o R1. 

Pra conseguir os 4V ou mais um terceiro transistor deve ser usado. 

Use um transistor pnp em emissor comum. 

Postado

@Renato.88  pensei em usar 12V é assim acionar um relé para ligar o stadby 

images (3).jpeg

adicionado 0 minutos depois

Achei esse projeto será que funciona? Ou da para modificar a outra para isso?

Postado

Me lembrei desse tópico aqui. Não é apenas um transistor, usa um mosfet também, mas...

Usei esse esquema com o mosfet IRFZ44 e um BC558.

zap-vyp.png.98f3eeb6968cf8bdede8181cb4049527.png

A carga - a bobina de um relé, no caso - vai no lugar em que está escrito "Zatez" (ou algo parecido). O led que indica "desligado" vai no terminal "NF" do relé e a carga propriamente dita (um led indicando "ligado" e um amplificador) no terminal "NA".

Olha a demonstração aqui, vê se serve. Já montei dois desses - um usando 5v e outro, 12v - e estão funcionando bem.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, lucas35 disse:

OBS: esse circuito acima não funciona.

Só para deixar documentado, eventual consulta ao fórum, @lucas35, funciona, sim. Já tem aquele vídeo, lá em cima, e assim que der gravo um outro, do que está em uso.

E sucesso no que você escolheu! :)

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58  não não, tô me referindo ao circuito da imagem que eu tinha postado antes, fiz e ele não funcionou...

Esse do vídeo que você postou acabei de fazer e ta funcionando já vou instalar no aparelho, só tô tentando dar um jeito de colocar um led que fique aceso enquanto o circuito estiver off

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, rmlazzari58 disse:

A carga - a bobina de um relé, no caso - vai no lugar em que está escrito "Zatez" (ou algo parecido).

E acho que junto um diodinho pra bobina do relê. certo?

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Blumer Celta disse:

E acho que junto um diodinho pra bobina do relê. certo?

É um pouco off topic mas antes eu achava que esse diodo era firula, preciosismo acadêmico até que, uns das atrás, queimei um módulo de step-up injetando a... não sei o nome mas aquela corrente reversa que brota da bobina do relé depois que ele é desligado, mas injetei ela bem na saída desse módulo. Nunca mais vou esquecer: relé? Diodo nele!

(Podiam inventar um relé já com esse diodo, né? Como aquele diodo que tem entre o source e o dreno dos mosfets... Relé polarizado, ué, rs...)

4 horas atrás, lucas35 disse:

@rmlazzari58  não não, tô me referindo ao circuito da imagem que eu tinha postado antes, fiz e ele não funcionou...

Esse do vídeo que você postou acabei de fazer e ta funcionando já vou instalar no aparelho, só tô tentando dar um jeito de colocar um led que fique aceso enquanto o circuito estiver off

Como disse o mestre Renato, também funciona, @lucas35. Montei na protoboard, aqui...

Agora, para o led que fica aceso quando a bobina do relé está desenergizada, você pode usar o terminal "NF" do relé, que tal?

• Curtir 1
Postado

Pôxa, @Blumer Celta, eu já tava reinventando a roda, rs..

adicionado 51 minutos depois

OFF TOPIC

Dando uma xeretada agora encontrei esse vídeo (em inglês mas dá para dar uma aproximada) em que o autor diz - e mostra no osciloscópio - que quando desenergizada uma bobina de relé para 5v gera cerca de 300v por cerca de 10ms! E esse outro demonstra na prática.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Podiam inventar um relé já com esse diodo, né? Como aquele diodo que tem entre o source e o dreno dos mosfets... Relé polarizado, ué, rs...)

Relés industriais tem sim o tal diodo já embutido. 

Nesses outros relés não colocam porque nem sempre o tal diodo é necessário, e ainda se tiver diodo as vezes pode complicar o desenho dos circuitos impressos. 

• Curtir 1
Postado

A chave liga e desliga já esta pronta 

Agora vou tentar fazer um sistema para acionar um cooler quando a temperatura do dissipador aumentar kkkk

Porém vou ter que construir outro amplificador sem querer juntei uma solda e ja era kkkk vocês têm ideia de algum estéreo? Tenho um trato de 21-0-21V

Postado

Porém vou ter que construir outro amplificador sem querer juntei uma solda e ja era kkkk vocês têm ideia de algum estéreo? Tenho um trato de 21-0-21V

Que tipo de amplificador procura? 

E de que tipo era esse que queimou? 

Agora vou tentar fazer um sistema para acionar um cooler quando a temperatura do dissipador aumentar kkkk

Em algum lugar aqui do fórum eu postei um circuito simples com amplificador operacional e o sensor de temperatura LM35. 

Se não encontrar o LM35 pra comprar também da pra usar diodos ou transistores como sensor, além claro dos tradicionais sensores NTC. 

Postado
2 minutos atrás, Renato.88 disse:

Que tipo de amplificador procura? 

E de que tipo era esse que queimou? 

Esse trafo que mencionei é do amplificador que estava usando 2 TDA7296

adicionado 3 minutos depois

Estou pensando em usar um circuito com NTC e transistores , CIs vai complicar porque as lojas estão fechadas e esses outros componentes eu tenho muita sucata preciso dar um destino a eles kkk

Postado

O problema é que não sei se os demais componentes também estão bons, reaproveitei o amplificador de um gradiente Energy 1200, com os alto-falantes só ficam roncando , mexer nessa placa vai dar dor de cabeça 

Postado
58 minutos atrás, lucas35 disse:

O problema é que não sei se os demais componentes também estão bons, reaproveitei o amplificador de um gradiente Energy 1200, com os alto-falantes só ficam roncando , mexer nessa placa vai dar dor de cabeça 

Em caso de curto só queimam os CIs mesmos. 

Eu tenho um gradiente que usa um STK, queimou com um raio e o defeito era só no CI mesmo. 

Se gosta de desafios, eu tenho uns amplificadores transistorizados que funcionam com essa tensão. :lol:

Com CI eu acho os STK bem mais simples para montagens caseiras, com essa tensão o ideal é o STK4132II, justamente o mesmo do aparelho que mencionei acima. O mesmo ci já tem os dois canais. 

Postado

Vou procurar esse stk.

8 horas atrás, Renato.88 disse:

, eu tenho uns amplificadores transistorizados

Eu sempre quis montar um amplificador com transistores 😁😁

Postado
15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

(Podiam inventar um relé já com esse diodo, né? Como aquele diodo que tem entre o source e o dreno dos mosfets... Relé polarizado, ué, rs...)

Só um comentário :

Montei um controle PWM para um motor DC chaveando um Mosfet ao GND, e tava ficando doido para entender o porque o circuito tava desarmando a minha fonte de alimentação de 15A  se o meu circuito consome apenas 1,5 A no motor .

Depois de tentar um monte de coisa, resolvi colocar um diodo 1N4007 em paralelo com o Mosfet , igual fazemos com os relés , e advinha ... acabaram os problemas !

Nao confie nesse diodo interno entre dreno e source .... ele é uma proteção ao Mosfet, mas não faz o trabalho de um diodo externo.

Paulo

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Só um comentário :

Montei um controle PWM para um motor DC chaveando um Mosfet ao GND, e tava ficando doido para entender o porque o circuito tava desarmando a minha fonte de alimentação de 15A  se o meu circuito consome apenas 1,5 A no motor .

Depois de tentar um monte de coisa, resolvi colocar um diodo 1N4007 em paralelo com o Mosfet , igual fazemos com os relés , e advinha ... acabaram os problemas !

Nao confie nesse diodo interno entre dreno e source .... ele é uma proteção ao Mosfet, mas não faz o trabalho de um diodo externo.

Paulo

É cada coisa que acontece na eletronica né kkk

Postado

eu vi uma situação num painel de automação onde os diodos que vinham nas plaquinhas dos relés (vide imagem) causaram danos à saída de automação de um inversor de frequência por desconhecimento do montador do painel que ligou a bobina virada achando que era igual em corrente alternada.

image.png.b523b8eec933722339ea2cba565c10d9.png

imagem ilustrativa, não era este modelo!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...