Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudanças no Clube do Hardware – junho/2020


Posts recomendados

Se é para um bem maior essas mudanças ao meu ver são bem vindas. Apesar da minha conta recente uso o CH a muito tempo e aprendi muito por aqui inclusive com os livros. Desejo sucesso, vida longa ao #clubedohardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres, comprei seus 2 cursos recentemente e acabei parando nessa postagem após entrar no site, gostaria de dar algumas dicas que talvez auxilie na volta das analises de hardware:

- Plano mensal de 10 reais.
- Planos anuais por 100 reais (10 x de 10).
- Você podia falar no seu curso sobre colocar no linkedin o conhecimento do curso, e em vez de colocar UDEMY o cara coloca "Clube do Hardware", pois acredito que o site tem um nome muito forte no mercado.
- Artigos exclusivos para VIP

É só uma ideia de muitas, o difícil é essa comunidade gigantesca aderir o plano VIP.

Usei por muitos anos esse site e não tinha noção das dificuldades passadas até ver na integra a verdade por trás do muro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa... Que pena! Aprendi tanto com vocês nos artigos quando fui montar meu pc ou quando tinha dúvidas diversas de computadores. Alias sempre procurava os testes na hora de comprar hardware... Uma pena, mas é compreensível.

 

Que venham mudanças para melhor ao CDH! Estamos aí!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@João Victor Wendhausen Infelizmente, por experiência própria, sabemos que nosso público só quer se for grátis. Qualquer tentativa de termos conteúdo pago é rechaçada, inclusive com muitos xingamentos. Infelizmente cansei de ser saco de pancada desse pessoal que acha que devemos viver de fotossíntese.

 

22 horas atrás, João Victor Wendhausen disse:

- Você podia falar no seu curso sobre colocar no linkedin o conhecimento do curso, e em vez de colocar UDEMY o cara coloca "Clube do Hardware", pois acredito que o site tem um nome muito forte no mercado.

 

Não entendi esta sua sugestão, poderia explicar melhor?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que triste que fiquei de ver esta noticia. Acompanho o CdH a 15 anos. Sempre gostei muito das análises de produtos. O conteúdo realmente era bom demais pra acreditar que era de graça. Praticamente tudo que aprendi sobre Hardware foi através do site e do forum do CdH. Obrigado Gabriel por todos os serviços prestados ao longo destes anos. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres
    
     Final do ano, irei aderir o vip e próximo mês to querendo comprar seu livro.

     Tenho 2 topicos nessa conversa:

   1 -  A chipart fez um video falando da sua falta de apoio comercial e sobre os problemas que eles sofrem ao testarem um hardware (atualmente a chipart é o maior canal de hardware do youtube). Podiam tentar uma parceria, já que eles tem a mesma linha de raciocinio que a sua de buscar a verdade (fiquei tentado em comprar um gamer no site deles devido  tal honestidade, porém o $$ ta curto esse mês) kkk:

 


2 - Segue a ideia do certificado no linkedin, não sei as implicações legais para isso:

image.png.8e94d4e74185f117bf2a80a0a689bec0.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, são quase 14 anos de registro no site e mais uns 3 antes só "bizoiando". Tirei muitas dúvidas aqui no fórum, inclusive para um trabalho no curso técnico que fiz em 2006 e montei PCs a partir dos artigos que o Gabriel fazia. Principalmente a parte das fontes. Visitei bastante o fórum e vi diversas vezes o Faller bater em todos que gostavam de estabilizadores. Pasmem, ainda tem gente que usa e teima em dizer que é bom! Fiz o aterramento da minha casa seguindo as dicas do _Ral_ (acho que é assim o nick dele) entre outras dúvidas. 
Mas o tempo passa e as coisas mudam. Assim como mudei de ramo (passei a frequentar bem menos o fórum) o Gabriel percebeu a necessidade de mudar. O negócio Internet, não é mais o mesmo dos anos 2000 e pra sobreviver, ou você tem que ter muito cacife ($$$) pra bater de frente  ou segue a onda. Ele está certo em focar naquilo que ele criou e é forte, o fórum. 
Quanto às propagandas, eu sou a favor delas desde que não seja aqueles pop-ups chatíssimos que ficam saltando na tela. Clica no X, clica em "bloquear"  pra poder sair fechando, acho que isso polui e prejudica a experiência no site.
Por fim, fiquei com uma dúvida boba: Os fabricantes daqui são os mesmos dos EUA e porque tem essa diferenciação no investimento? Querem mesmo apostar na burrice do brasileiro e continuar jogando no nosso mercado os "produtos bomba?" Será que o nosso mercado ainda é imaturo e pouco exigente? 
Obrigado, Gabriel. Seguimos em frente. Espero que isso seja uma onda que levou pra um lado e que, mais tarde, teremos que remar pro outro. E também, fabricante e público, deem valor ao conteúdo de qualidade, que é o que você nos apresenta.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@João Victor Wendhausen Somos amigos do André. Obrigado pelo vídeo, vou assistir. Parceria não rola por que nossos modelos de negócio são completamente diferentes, e como já expliquei aqui nos comentários, estou fugindo de ter cada vez mais trabalho para obter dinheiro cada vez mais escasso. Não publicaremos mais análise de produtos e esta é uma decisão final.

 

Quanto ao "certificado do Linkedin", isto daí é uma configuração que o usuário utiliza para colocar os cursos e certificações que ele obteve. Tecnicamente falando, colocar ali Clube do Hardware é faltar com a verdade, já que a plataforma de cursos é a Udemy, e o certificado é emitido pela Udemy. No momento, preferimos não reinventar a roda criando uma plataforma de cursos própria ou um sistema de emissão de certificados próprios.

 

@cabrunco É um longo papo, mas no geral a minha visão é que, salvo algumas exceções, é muito amadorismo por parte das empresas. Vemos frequentemente elas gastando dinheiro com marketing no mundo real e evitam anunciar online, sendo que apenas uma pequena fração do que eles gastam no mundo real já estaria de bom tamanho para a gente. E as marcas grandes que têm verba milionária (Intel, Dell etc) prefere anunciar em mídia não especializada. Dureza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Torres

Em 29/06/2020 às 09:24, Gabriel Torres disse:

Vemos frequentemente elas gastando dinheiro com marketing no mundo real e evitam anunciar online, sendo que apenas uma pequena fração do que eles gastam no mundo real já estaria de bom tamanho para a gente. E as marcas grandes que têm verba milionária (Intel, Dell etc) prefere anunciar em mídia não especializada. Dureza.

 

Esta é uma grande verdade. Eu trabalhei em dois grandes distribuidores de hardware e software aqui no Brasil e posso afirmar que o investimento no marketing digital é muito baixo. Gastam em eventos, em folhetos, anúncios caríssimos em revistas mas dão pouca ou nenhuma atenção no digital.

 

Gabriel, obrigado por todo conteúdo e por ainda termos este ótimo fórum para pesquisa. Aprendemos e compartilhamos muito por aqui. Grande abraço!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@XDRZ Obrigadíssimo pelo seu comentário confirmando e dando mais detalhes. Há 15 anos atrás, quando revistas ainda eram relevantes, a Intel anunciava em uma revista que tinha 20.000 exemplares de tiragem mas não queria anunciar em um site que na época recebia a visita de 3 milhões de usuários mensais se não em falha a memória. Hoje em dia revistas têm zero relevância, mas a mentalidade continua. Isso de eventos e folhetos segue a mesma linha. Quantas pessoas você atinge com um folheto e quantas você atinge no online? E a que velocidade? Enfim, como expliquei no vídeo, os fabricantes em sua esmagadora maioria só querem mídia espontânea "gratuita". Só que não é gratuita, pois temos custos: no final das contas, literalmente pagamos para divulgar o produto dos outros. É o poste fazendo xixi no cachorro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que é cada vez mais raro isso hoje em dia , mas sempre recebo notificações de artigos, analises pelo email (Boletim CDH), até hoje (2020) funciona pra mim. 

É difícil visitar o site assim do nada, ainda mais que o lance de Hardware deu uma "broxada"  de  alguns bons anos pra cá..(é muito ingrato mexer com hardware, só mexo porque gosto muito)

 

Mas sempre que vem notificação do Boletim CDH, com os "Artigos da Semana" sempre venho aqui ler, Sempre.

 

Nunca tive a chance de dizer isso, mas Parabéns pelo trabalho.  Te acompanho desde a época do Modem discado  US Robotics.

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2020 às 10:25, Gabriel Torres disse:

Intel anunciava em uma revista que tinha 20.000 exemplares de tiragem mas não queria anunciar em um site que na época recebia a visita de 3 milhões de usuários mensais

Chega a ser cômico, como pode um empresa de tecnologia optar por fazer propagando em papel do que em sites especializados... vi recente, a sony promovendo o novo jogo The Last Of Us 2, eles enviaram cópias do jogo para vários "influencers", só que um deles, bem famoso até, não tem o console PS4, ou seja o Marketing da Sony Brasil, não teve o trabalho de analisar o perfil do influencers e seu publico, só viu o números de seguidores, é revoltante e injusto com quem faz um trabalho de qualidade.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Parabéns, eu quando comecei na informática o Clube do Hardware era o site que eu aprendia as novas palavras e expressões do "informatiquês", como o que é um "Overclock"  ou "Dual Channel", etc. Depois segui para a parte montagem e manutenção, me lembro que tive que juntar um dinheiro suado para comprar a  "Bíblia" de Montagem e manutenção Gabriel Torres que tanto acrescentou no meu trabalho, o Clube do Hardware sempre foi um site presente em minha trajetória, realmente já faz alguns anos que não uso tanto o Clube do Hardware, sempre usei mais o site do que o Fórum, raramente foram as vezes que usei, e claro que foi de grande valia. Penso que o Fórum é mais voltado para o publico técnico especializado, ou entusiasta, para quem  tenha já algum domínio do assunto, e vejo que essa garotada de hoje não gere tanto "trafego", mas acredito que não será reduzindo e afunilando o melhor caminho, claro que é uma opinião meramente opinativa, sem conhecimento de fatores e causa norteadoras, mas apostar num modelo limitado como o fórum é uma medida drástica e que pode ser arriscado (torço para estar errado e que este modelo seja um sucesso), mas abrir mão de uma marca consagrada, de um modelo vencedor, para apostar todas as fichas, é um risco, claro que tudo na vida, tem seu ciclo, mas como não existe nada que não possa ser mudado, aprimorado e repensado, como nada é para sempre. Para não se apenas um critico, até porque escrevo mais com intenção de agradecimento por tanta ajuda que tive nestes anos, e deixo uma sugestão, meramente especulativa, mas pensando sempre o que eu faria que estivesse no lugar, ou qual decisão tomaria, claro que este exercício  é fácil para quem estar de fora e não tem todas as informações,  mas manteria o Clube do Hardware, claro que faria mudanças, tentaria associar ao mercado, e focando no Hardware hoje que são os Smartphone, e no Sistema Operacional inerente ao produtos, bem como turbinar o fórum e site com grupos de WhatsApp, De qualquer forma parabéns e obrigado por este belo trabalho de excelência e trajetória vencedora, e que o futuro seja próspero. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • Administrador

Pessoal,

 

Apenas hoje descobri que o HardOCP, tradicional site norte-americano de análise de produtos, tomou a mesma decisão que a gente de encerrar as atividades editoriais e manter apenas o fórum de discussões, há exatos dois anos (19/03/2019). O seu dono Kyle Bennett, foi contratado para trabalhar na Intel. É curioso que tomei a mesma decisão sem saber disto.

 

A situação internacional não é diferente do que expus no vídeo. O site francês hardware.fr também tomou a mesma decisão em 10/05/2018 e os comentários no Reddit apenas confirmam o que eu falei no vídeo.

 

Abraços!

 

PS: vendo alguns tweets do Kyle Bennett, achei um onde ele reclama da tática da NVIDIA de sempre querer controlar o que a mídia publica, que é algo que falei no vídeo sem citar nomes. BDR são as iniciais do chefão do marketing da NVIDIA. Pesquisando encontrei o caso, de um site onde este sujeito aparentemente disse que não iria mais enviar amostras por que ele não concordou com o que o jornalista escreveu. Isso também aconteceu conosco algumas vezes e depois inventam alguma desculpa. E aparentemente eles não mudaram a atitude. Como expliquei no vídeo, este foi um dos motivos que me fez tomar a decisão de encerrar as nossas atividades editoriais. Cada vez menos dinheiro e ainda tendo de aturar empresas (que nunca gastaram um centavo em propaganda conosco ainda por cima) tentando controlar o que escrevemos ou deixamos de escrever.

 

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gabriel Torres disse:

Pessoal,

 

Apenas hoje descobri que o HardOCP, tradicional site norte-americano de análise de produtos, tomou a mesma decisão que a gente de encerrar as atividades editoriais e manter apenas o fórum de discussões, há exatos dois anos (19/03/2019). O seu dono Kyle Bennett, foi contratado para trabalhar na Intel. É curioso que tomei a mesma decisão sem saber disto.

 

A situação internacional não é diferente do que expus no vídeo. O site francês hardware.fr também tomou a mesma decisão em 10/05/2018 e os comentários no Reddit apenas confirmam o que eu falei no vídeo.

 

 

Vão falar que você copiou eles.

 

Será que o Tom's Hardware e o AnandTech vão acabar seguindo o mesmo caminho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2020 às 10:08, Gabriel Torres disse:

 

Tem outro ponto que um amigo comentou que eu me esqueci de comentar no vídeo. Que muitas vezes precisávamos praticamente "mendigar" material para análise aos fabricantes, e atualmente tem muito fabricante dando peças para canais inexpressivos no YouTube e fazendo jogo duro conosco. Isto tem um motivo bem claro, é que canais pequenos do YouTube são hobby dos donos, e aí ficam deslumbrados de terem recebido algo "de graça" e falam bem e dizem o que o fabricante quer que eles digam. Botei "de graça" entre aspas por que tem muita gente que não entende que os fabricantes estão recebendo de volta uma divulgação que vale muito mais do que o preço do produto.

 

 

Cheguei quase um ano atrasado, mas acho que vale o comentário haha: isso é um fato muito triste. E o pior é que não acontece apenas com canais inexpressivos não, já vi canal com 200k, 500k, 1M de inscritos ficando maravilhado em receber peças "de graça" pra fazer propaganda travestida de teste. Ficava nítido que era um conteúdo controlado, visto que a mensagem passada era que o produto era perfeito, sem defeitos, o supra sumo da tecnologia. O auge pra mim foi um "teste" propaganda de uma RX580 daquela marca brasileira que vendia GT420 falsa, onde a placa sequer segurava o clock BASE devido ao projeto porco de arrefecimento, e a pessoa só tecia elogios. Em uma outra publicação confiável do mesmo produto foi mostrado que pra manter o clock base (e às vezes chegar perto do boost) era preciso aumentar o power limit da placa, só que isso fazia a temperatura chegar perto dos 100 graus. Resumindo, a placa era uma bela porcaria. E muitas das vezes não dá nem pra culpar o dono do canal, visto que geralmente são amadores e/ou inexperientes, e esse nicho por vezes dá muita visão e popularidade a essas pessoas.

 

Eu tenho uma dúvida: você não teme que o fim da área de testes/artigos/notícias/etc faça o fórum cair no esquecimento com o tempo? Pergunto pois, na minha visão de leigo, o que fez o fórum nascer e crescer foi o portal, então existiria uma certa relação entre eles. Penso que a nova geração que surge a cada dia não vai nem saber da existência do CDH, visto que este quase não tem presença nos meios digitais mais populares (aka YouTube, Insta, Facebook), basta ver que a maior parte da galera aqui presente é a "cascuda" (eu me incluo). Eu vejo essa nova geração indo diretamente para portais concorrentes como o Adrenaline, que tem presença massiva no Youtube, Insta, Facebook, fora o portal com notícias, artigos, testes, além do fórum que é bastante movimentado.

 

Um abraço e sucesso!

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Retrato do Papai disse:

O auge pra mim foi um "teste" propaganda de uma RX580 daquela marca brasileira que vendia GT420 falsa, onde a placa sequer segurava o clock BASE devido ao projeto porco de arrefecimento, e a pessoa só tecia elogios. Em uma outra publicação confiável do mesmo produto foi mostrado que pra manter o clock base (e às vezes chegar perto do boost) era preciso aumentar o power limit da placa, só que isso fazia a temperatura chegar perto dos 100 graus.

Putz, fui atrás dessa história e não é que é real... Canal com mais de 1 milhão de inscritos. A placa não segura 1200 MHz e chega a 80 graus (não temos acesso à velocidade das ventoinhas, mas imagino que perto de 100%), desempenho provavelmente semelhante ao da 570, e o cara só elogios à placa. Pelo que vi, todos os vídeos são esse estilo, o canal é basicamente só de propaganda barata. Bizarro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Shaman93 disse:

Putz, fui atrás dessa história e não é que é real... Canal com mais de 1 milhão de inscritos. A placa não segura 1200 MHz e chega a 80 graus (não temos acesso à velocidade das ventoinhas, mas imagino que perto de 100%), desempenho provavelmente semelhante ao da 570, e o cara só elogios à placa. Pelo que vi, todos os vídeos são esse estilo, o canal é basicamente só de propaganda barata. Bizarro.

 

E olha que o que eu mais costumo ver é que o meu modelo da RX580, Gigabyte Gaming G1, é "lixo", sendo que ela sempre fica no clock boost, com temperatura de 70~75 graus e fans a 30~60%, a depender da temperatura ambiente. Mas é como eu falei, não dá nem pra culpar o cara que faz o teste propaganda, ele não deve fazer a menor ideia do que é power limit, clock base, clock boost, target temperature, undervolt, perfil de fans e afins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
14 horas atrás, Retrato do Papai disse:

Eu tenho uma dúvida: você não teme que o fim da área de testes/artigos/notícias/etc faça o fórum cair no esquecimento com o tempo? Pergunto pois, na minha visão de leigo, o que fez o fórum nascer e crescer foi o portal, então existiria uma certa relação entre eles. Penso que a nova geração que surge a cada dia não vai nem saber da existência do CDH, visto que este quase não tem presença nos meios digitais mais populares (aka YouTube, Insta, Facebook), basta ver que a maior parte da galera aqui presente é a "cascuda" (eu me incluo). Eu vejo essa nova geração indo diretamente para portais concorrentes como o Adrenaline, que tem presença massiva no Youtube, Insta, Facebook, fora o portal com notícias, artigos, testes, além do fórum que é bastante movimentado.

 

Resposta rápida: Não, não temo.

 

Resposta longa: Temos uma base considerável de usuários e esta cresce todos os dias. Esse perfil de usuário que você descreve não é o nosso público-alvo. Sempre fomos e sempre seremos um local para usuários com um maior nível de discernimento. 

 

Como eu expliquei no vídeo, 80% do nosso tráfego/receita vinha do fórum e 20% do site. Perdemos um pouco de tráfego/receita com esta mudança, mas como também nossos custos caíram, no final deu no mesmo em termos de grana, com a vantagem de não termos mais trabalho e, principalmente, não termos de lidar com fabricantes que só querem propaganda de graça.

 

Abraços.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 23/06/2020 às 21:01, Jubba disse:

Poxa... Que pena! Aprendi tanto com vocês nos artigos quando fui montar meu pc ou quando tinha dúvidas diversas de computadores. Alias sempre procurava os testes na hora de comprar hardware... Uma pena, mas é compreensível.

 

Que venham mudanças para melhor ao CDH! Estamos aí!

 

Nem te conto como fui ajudado com os artigos sobre os testes antes de comprar ou até mesmo sugerir para amigos, esse ou aquele produto. Sem dúvida, a tua abordagem transparente da realidade, só nos deixa com mais apreciação pelo teu trabalho @Gabriel Torres. Mesmo que tenha passado tanto tempo desse vídeo explicativo, deixo aqui o meu Grande abraço e sucesso no seu novo "Modelo de Negócio".

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!