Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lote defeituoso? Tópico investigativo: fontes Corsair CX e TX estourando


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Em 12/08/2020 às 14:06, Juliano Kloss disse:

Minha TX550 foi substituída na garantia, A original foi comprada em 2017 e do nada não ligpu mais, a que veio da garantia usei apenas algumas horas e com ela ligada e PC desligado dava estouro similar a um tiro, ai liguei e o depois de uns 3min deu um estouro alto, queimou os fusíveis do filtro de linha destruindo eles. Devolvi para o RMA ontem, so resta aguardar e fica sem o Pc

A Corsair deu garantia novamente e dia 17/08 enviou outra fonte, agora o desafio é os correios entrega, minha fonte ja esta na cidade... Jeito é esperar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alishow

Em 18/08/2020 às 21:03, Alishow disse:

Boa noite a todos, entrei no forum exatamente por esse mesmo problema. Depois de 4 dias usando um pc novinho em folha um estouro saiu da fonte desligando tudo. Mais duas tentativas e o mesmo problema persistiu. Não tentei mais por medo. Acionei a garantia com a kabum e estou esperando uma resposta. É uma CX 550. 

 

Li 12 páginas desse tópico e quase todas as dúvidas me foram sanadas, exceto duas:

 

- Tem algum perigo de alguma outra peça ter danificado por conta desses "estalos" e o desligamento da máquina?

- Peço uma fonte nova ou o reembolso para adquirir de outra marca? 

Aproveita que ta dentro dos 7 dias e só devolve a fonte, pedindo o reembolso. A garantia da Kabum é um lixo. Eles tão há 16 dias me enrolando, todo dia eu ligo pra pedir o código de postagem e nada... Eles falaram que não devolvem o dinheiro, só trocam a fonte por uma igual. Aí ontem me disseram que eu vou ter que esperar a greve dos correios terminar pra eu enviar a fonte pra garantia deles. Ficar sem computador por tempo indeterminado? Quem sabe quando essa greve vai terminar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielaBit eu comprei essa fonte a +- um mês atrás e em razão da pandemia as outras partes do hardware atrasaram, por isso não tive como me utilizar dos 7 dias para devolução. Comprei essa fonte como sendo top e tomei no ass. Entrei em contato com a kabum na terça-feira, ontem me responderam com código de postagem e hoje já enviei para eles. Estão sendo bem ágeis. Estou com muito medo de ter danificado outro componente do PC mas só saberei quando tiver outra fonte em mãos. Quanto ao envio da nova, se os correios estão em greve, é obrigação da empresa contratar outro serviço para lhe atender, lembrando que o código de defesa do consumidor estabelece um prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento do produto por eles, para resolver por completo a situação. Explica para eles que é dever da empresa achar um meio para solução do problema e não seu, e que em caso do prazo estabelecido em lei não for atendido você irá até o Procon da sua cidade denunciar a empresa e exigir o dinheiro de volta, que também é direito estabelecido por lei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Alishow disse:

@GabrielaBit eu comprei essa fonte a +- um mês atrás e em razão da pandemia as outras partes do hardware atrasaram, por isso não tive como me utilizar dos 7 dias para devolução. Comprei essa fonte como sendo top e tomei no ass. Entrei em contato com a kabum na terça-feira, ontem me responderam com código de postagem e hoje já enviei para eles. Estão sendo bem ágeis. Estou com muito medo de ter danificado outro componente do PC mas só saberei quando tiver outra fonte em mãos. Quanto ao envio da nova, se os correios estão em greve, é obrigação da empresa contratar outro serviço para lhe atender, lembrando que o código de defesa do consumidor estabelece um prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento do produto por eles, para resolver por completo a situação. Explica para eles que é dever da empresa achar um meio para solução do problema e não seu, e que em caso do prazo estabelecido em lei não for atendido você irá até o Procon da sua cidade denunciar a empresa e exigir o dinheiro de volta, que também é direito estabelecido por lei.

A Kabum geralmente envia por Azul Cargo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alishow tambem mandei a minha hj no correio, so que pra terabyte.. eu ainda tenho minha antiga OnePower p ir usando mas nao confio mais nela, tinha conectado um hdd novo e ele comecou fazer uns barulhos c ela, nem vou ligar mais p nao zicar.. so aguardar..

1 hora atrás, alexandrelk disse:

A Kabum geralmente envia por Azul Cargo

no meu caso a terabyte diz la q so aceita correios mesmo entao nao teria como enviar por outra

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, M4DUR3IRA disse:

@Alishow tambem mandei a minha hj no correio, so que pra terabyte.. eu ainda tenho minha antiga OnePower p ir usando mas nao confio mais nela, tinha conectado um hdd novo e ele comecou fazer uns barulhos c ela, nem vou ligar mais p nao zicar.. so aguardar..

no meu caso a terabyte diz la q so aceita correios mesmo entao nao teria como enviar por outra

Sim, a gente envia via correios - PAC, mas a Kabum nos envia via Azul. Se sua fonte já está lá, a greve dos correios não deve atrasar a remessa de volta pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Alishow disse:

@GabrielaBit eu comprei essa fonte a +- um mês atrás e em razão da pandemia as outras partes do hardware atrasaram, por isso não tive como me utilizar dos 7 dias para devolução. Comprei essa fonte como sendo top e tomei no ass. Entrei em contato com a kabum na terça-feira, ontem me responderam com código de postagem e hoje já enviei para eles. Estão sendo bem ágeis. Estou com muito medo de ter danificado outro componente do PC mas só saberei quando tiver outra fonte em mãos. Quanto ao envio da nova, se os correios estão em greve, é obrigação da empresa contratar outro serviço para lhe atender, lembrando que o código de defesa do consumidor estabelece um prazo de 30 dias, contados a partir do recebimento do produto por eles, para resolver por completo a situação. Explica para eles que é dever da empresa achar um meio para solução do problema e não seu, e que em caso do prazo estabelecido em lei não for atendido você irá até o Procon da sua cidade denunciar a empresa e exigir o dinheiro de volta, que também é direito estabelecido por lei.

Então dei azar mesmo, porque já faz quase 20 dias, todo dia ligo pra lá e nada de enviarem o código de postagem. Eu achava que o prazo de 30 dias valia a partir do momento que eu comunicava a Kabum da solução do problema, porque se for assim eles podem demorar 6 meses até mandarem o produto pra assistência técnica e o consumidor não pode fazer nada. Sabe se diz no CDC que é a partir do recebimento do produto lá? Eu estava tranquila que pelo menos passando os 30 dias da enrolação deles eu poderia exigir meu dinheiro de volta... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Tive o mesmo problema. Fonte cx 550w. Comprei na Pichau, 5 dias de uso, do nada um clarão e um estouro, computador reiniciou sozinho e acessou o windows e abriu o wallpaper engine normalmente. Desliguei o computador e já entrei em contato com o RMA, segue foto do N/S

 

Alguém poderia me dizer se preciso me preocupar com possíveis danos causados aos componentes e se a corsair se responsabilizaria por eles?

IMG_20200820_220726.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielaBit Te aconselho a conversar com eles pelo chat ou por e-mail para ter provas das tentativas de contato para solução do problema. Vai ao PROCON  da tua cidade e abra um protocolo de reclamação contando todo o fato e os dias que você já está em contato com eles. O protocolo do PROCON é um documento oficial para uma possível briga judicial, faça isso o mais rápido possível.

adicionado 5 minutos depois

@Cristian Zielke Sim a empresa é responsável por qualquer dano que a fonte defeituosa venha a causar no seu PC. Vender um produto com 5 anos de garantia, alegando fatores de segurança e fazendo todo um marketing em cima dos selos que o produto ostenta não pode passar despercebido. Estou na mesma situação, a minha fonte estourou e saiu faísca da mesma. Só terei como saber de possíveis danos após o recebimento de outra. Acredito que se todo o fator de segurança que é vendido junto ao produto for verídico não tem o porquê se preocupar. Já estou preparado para uma briga judicial se for o caso, a Corsair deve explicações e todo o suporte possível aos seus consumidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha CX550 foi comprada na Pichau em Out/2019, quando chegar em casa vou logo verificar o serial pra ver se está nesse lote informado no tópico, já fiquei preocupado, essas CX eram tão indicadas e tudo mais, mas acredito que a minha sendo o lote ou não, está normal, pois não tive problemas até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielaBit

Eu escrevi isso aqui para o customer service deles (A/C Amanda Santos - [email protected])
Você pode copiar o texto do e-mail se quiser e enviar também para eles.
Fiz DOIS RMAs seguidos por conta desse problema. Nem quis receber a terceira fonte que eles iriam me enviar já, mas aí enviei outro e-mail para essa Amanda dizendo que ela tinha me prometido o estorno (usei o proprio e-mail dela como prova) e liguei no SAC (telefone) e pedi para CANCELAR o envio da nova fonte.
Eles já cancelaram a compra e vão estornar o valor no meu cartão.

Aqui está o texto com itens de amparo legal do CDC e do IDEC sobre vício oculto.
Fique à vontade para copiar.

 

Citação

 

Prezados,

 

Pelo que me consta das informações do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e do Código de Defesa do Consumidor (CDC), lê-se que:


O vício oculto está previsto nos arts. 18, § 1º e 26 §§ 1º e 3º do Código de Defesa do Consumidor (CDC) que dispõem:

“Art. 18. Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.

 

·         1º Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha:

I- a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

II- a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos;

III- o abatimento proporcional do preço.

“Art. 26. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em:

\I – trinta dias, tratando de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis:

….

·         1º. Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços;

·         3º. Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito.”

 Diga-se de passagem, apenas para constar que o Código Civil Brasileiro também dispõe sobre o vício oculto. Vejamos:

 “Art. 441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos que a torna imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor."

 

Assim sendo, segundo os desígnios da lei em regimento no nosso país, eu posso pedir o ressarcimento do produto, visto que o que está ocorrendo trata-se de vício oculto que ocorreu por duas vezes seguidamente o que corrobora ainda mais a justificativa de todos os fatos.

 

Espero então que possa ter meu caso resolvido.
Não desejo receber uma terceira fonte de alimentação com esses problemas de lote defeituoso (https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1456711-lote-defeituoso-t%C3%B3pico-investigativo-fontes-corsair-cx-estourando/#comment) e que muitas outras pessoas (inclusive com compras em outras lojas) estão apresentando em total semelhança com o meu caso.

 

No caso então peço, de forma cordial, o estorno do produto na compra do cartão.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/08/2020 às 07:08, Juliano Kloss disse:

A Corsair deu garantia novamente e dia 17/08 enviou outra fonte, agora o desafio é os correios entrega, minha fonte ja esta na cidade... Jeito é esperar

 

Recebi nova fonte, n/s 2012485200000730, onde vejo o lote defeituoso, confesso que li e não entendi como localizar

IMG_20200821_154344717_HDR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Juliano Kloss disse:

Recebi nova fonte, n/s 2012485200000730, onde vejo o lote defeituoso, confesso que li e não entendi como localizar

 

Eu também estou querendo saber, pois eu vi a primeira página do tópico mas não entendi bem, até porque na caixa, igual a sua imagem, tem código de série que tem bastante número e todos que eu vejo tem esse tal "48", e em cima daquele Código CP, tem outro código, que na minha não tem o "48" mas eu vi umas imagens no tópico que tem. Alguém poderia esclarecer melhor onde vemos na caixa o lote do problema ? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, cleyton1206 disse:

Eu também estou querendo saber, pois eu vi a primeira página do tópico mas não entendi bem, até porque na caixa, igual a sua imagem, tem código de série que tem bastante número e todos que eu vejo tem esse tal "48", e em cima daquele Código CP, tem outro código, que na minha não tem o "48" mas eu vi umas imagens no tópico que tem. Alguém poderia esclarecer melhor onde vemos na caixa o lote do problema ? Grato.

Estou na mesma dúvida, o meu tem um início diferente e o codigo em cima do CP completamente diferente, mas tem o 48 só no codigo completo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/06/2020 às 12:10, high_tension disse:

O lote é possível identificar através do Serial Number, que é aquele número maior no código de barras que está na vertical ali na sua foto, começando com "200248..........".

Esse parece ser o lote problemático (serial que começa 200248) então, vi em um forum da corsair gringo também. O meu não é esse lote, o meu é 191048XXXX...

Curioso que eu vi vários códigos aqui desse CP-9020121-BRm a minha o final não é BR, é WW, não entendi.

adicionado 3 minutos depois

Pelo que achei , parece que a maioria das problemáticas seriam código 195048XX (CX650) e 200248XX (CX550).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleyton1206 , @Jorge_Andrade  e @Juliano Kloss várias das fontes que explodiram aqui seguem o padrão XXXX48XX. Não quer dizer que todas as fontes com seriais nesse padrão explodem, mas basicamente todas que explodiram estão nesse padrão.

O código CP é simplesmente o modelo da fonte, não tem a ver com o número serial.

Os quatro primeiros dígitos do código serial indicam o ano e a semana que a fonte foi fabricada (Exemplo: 195048XX 2019, semana 50). Suspeita se que os quinto e sexto número estejam relacionados ao local de fabricação.

No recall das SF, a corsair incluiu todas as fontes com serial 194448xx a 201148xx, de outubro de 2019 a março de 2020. Ainda não ficou claro se fontes após esse período, mesmo que XXXX48XX, estão seguras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Juliano Kloss disse:

Recebi nova fonte, n/s 2012485200000730, onde vejo o lote defeituoso, confesso que li e não entendi como localizar

IMG_20200821_154344717_HDR.jpg

 

Geralmente são o 5 e o 6 dígitos que identificam esse lote problemático. Tal como: XXXX48XXXX...
Ou seja, há grandes chances dessa sua apresentar o defeito. Praticamente quase todas aqui que apresentaram esse defeito possui os dígitos 48 na numeração do serial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O modelo CX450 também apresenta problemas. Comprei em julho e não funcionou. Realizei uma troca, pois eu não sabia do defeito em lote... Na primeira semana não apresentou problemas, mas no 9º dia quebrou. >_>

 

Estaria a CX450 com mesmo problema no lote, ou seria apenas azar meu (2x)?

S/N: 1930711300017680151

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, DrRatel disse:

O modelo CX450 também apresenta problemas. Comprei em julho e não funcionou. Realizei uma troca, pois eu não sabia do defeito em lote... Na primeira semana não apresentou problemas, mas no 9º dia quebrou. >_>

 

Estaria a CX450 com mesmo problema no lote, ou seria apenas azar meu (2x)?

S/N: 1930711300017680151

@DrRatel, ainda não houve relatos a respeito da CX450 no tópico. Qual o problema da sua fonte? Também explodiu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros, também adquiri uma CX550, mas a minha foi no site Ibyte. A fonte já foi enviada, porém estou tentando descobrir qual lote o site está vendendo. Caso eu seja mais um "premiado", postarei aqui. Se por um acaso não for do lote bomba, será um bom lugar para comprar essa fonte, já que o preço está bem legal. De qualquer maneira, mesmo que seja do lote do Saddam, creio que a possibilidade da fonte apresentar problemas seja abaixo da casa dos 5%, haja visto a quantidade de unidades comercializadas e o número de pessoas que relataram o problema. Veremos!

 

Outra questão que me chamou a atenção ao ler os relatos de todos aqui é o fato de que muitos receberam fontes de reposição do MESMO LOTE, havendo recidiva do problema. A Corsair deveria urgentemente iniciar um processo de recall, onde as unidades enviadas seriam devidamente consertadas e enviadas com a garantia de que não apresentarão mais o problema. Uma nota explicando o motivo dos estouros seria extremamente bem vinda também, bem como as possíveis consequências ao hardware advindas desta falha.

 

Por fim, me surgiu uma hipótese sobre o que pode estar causando o problema; é muito comum que as pessoas no Brasil não tenham aterramento. Caso a construção dessas fontes que apresentaram o problema tenha sido feita de tal forma que um componente ou solda se torne momentaneamente o aterramento da carcaça através de um arco, isso pode ser a origem do problema. Todos que passaram por isso tinham aterramento correto na tomada onde a fonte estava plugada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!