Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera,

Se a base para o funcionamento de um circuito eletrônico é haver corrente elétrica nele, por que apenas um fusível não é o suficiente pra proteger totalmente o mesmo?

Minhas gratidões

• Curtir 1
Postado

Basicamente, pra um fusível queimar é preciso que outra coisa queime primeiro. 

Seja um varistor ou outra peça do circuito. 

Existe a possibilidade de fusíveis queimar por sobrecarga, mas isso ocorre na maioria das vezes em mal uso do equipamento. 

• Curtir 1
Postado

o fusível queima por efeito joule, quando a corrente ultrapassa sua especificação o filamento aquece e se rompe

é tipo assim: pra ele proteger de uma sobre corrente ele tem que passar por uma sobre corrente, ele ajuda a minimizar os danos, já quem em funcionamento normal a corrente fica abaixo do valor do fusível, essa corrente só vai subir se houver algum curto provocado por uma peça defeituosa.

Off topic: quando eu tinha a idade de 12/13 anos sempre estava em uma oficina eletrônica perto de casa, e foi contratado um "técnico" novo, primeiro serviço dele era reparar uma TV que estava queimando o fusível, era ligar e o fusível queimar, e ele sempre aumentando o valor do fusível, até quando perdeu a paciência e colocou um prego kkkkkkkkkkk, mas foi tanto estouro que eu cheguei em casa antes mesmo de ter saído de lá. kkkkkkkk

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado
Em 03/01/2021 às 15:00, Renato.88 disse:

Basicamente, pra um fusível queimar é preciso que outra coisa queime primeiro. 

Seja um varistor ou outra peça do circuito. 

Existe a possibilidade de fusíveis queimar por sobrecarga, mas isso ocorre na maioria das vezes em mal uso do equipamento. 

Isso não significa que o fusível foi posto no lugar errado?  Ele tem que ir antes de tudo.   Quando a corrente entra, ele já tem que atuar no aparelho.

Sobre a possibilidade de sobrecarga, acho que hoje, com todas as especificações que vem no aparelho, já não é mais considerável a hipótese de maU uso do equipamento.

Um detalhe: o “u” maiúsculo foi de propósito. 😀  Só pra facilitar: o contrário de mal é bem e o de mau, é bom.   Um exemplo: quando a carne é cortada de forma ruim, você diz que ela foi mal cortada, porque ela não foi “bom” cortada, que seria o contrário de “mau”.   A frase contrária seria: a carne foi bem cortada.

Em 03/01/2021 às 15:20, caolne disse:

o fusível queima por efeito joule, quando a corrente ultrapassa sua especificação o filamento aquece e se rompe

Sim

Postado

Sempre penso no fusível como o elo mais fraco de uma corrente. Nessa corrente os outros elos são os demais componentes. O negativo puxa a corrente prá lá, o positivo, prá cá... esticou muito, quebra o elo mais fraco.

Postado
6 horas atrás, privado disse:

Isso não significa que o fusível foi posto no lugar errado?  Ele tem que ir antes de tudo.   Quando a corrente entra, ele já tem que atuar no aparelho.

Não. A ideia do fusível é proteger o que está antes dele, não o depois. 

Exemplo: minha tv queimou um transistor e o fusível que alimenta esse circuito queimou, se não tivesse fusível ia queimar a fonte da TV. 

Postado
11 horas atrás, Renato.88 disse:

Exemplo: minha tv queimou um transistor e o fusível que alimenta esse circuito queimou, se não tivesse fusível ia queimar a fonte da TV. 

que levaria a queima da tomada, da fiação e consequentemente da casa se não houver proteção adequada.

em circuitos elétricos as proteções por disjuntores (magnéticos e termomagnéticos) e fusíveis não servem para proteger o que está ligado a jusante (depois) da proteção, mas sim para proteger a fonte desta energia e os meios por onde ela passa.

Proteções para as cargas e equipamentos normalmente são micro processadas (sobre corrente, frequência, sequencia de fase, etc) ou muito sensíveis (fusíveis ultra-rápidos ou relés térmicos de corrente ajustável).

em eletrônica quando alguma avaria queima um fusível, se não veio de fora é por que já está danificado e o fusível servirá para nao agravar o problema.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!