Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Revisão Geral do Toca-fitas KP-500 da Pioneer anos 80 (Será que consigo ?)


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

42 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Creio que ambos sejam iguais, correto?

Se tiverem o mesmo código... Aliás, se me permite a sugestão, que tal trocar todos os pots? Ou até melhor que isso, aguardar os mestres do fórum e ver se não valeria a pena trocar capacitores, transistores... sei lá, e outros componentes que não conheço.

 

Agora, quanto a não poder sair de casa, 'tamos no mesmo pé. Não sei o telefone da Nena mas não é difícil achar na Internet e quem sabe ela está trabalhando com correio? Quando acontece dela não ter um componente ela, se souber, pode até te indicar alguém que talvez tenha.

 

Já as outras lojas, de repente tem o que você precisa até em loja grande, daquelas que a gente compra pelo site, Mult Comercial, Rei do Som, Baú da Eletrônica, Compomil, Dabi, Solda Fria. Só precisa ser bem preciso na especificação, é ruim devolver, trocar, etc. Mas o correio costuma funcionar e + ou - custa a condução + um pastel que a gente comeria na rua, rs... Recentemente comprei uns conectores Mike da Mult custaram R$ 24, se não me engano, e o correio foi uns R$10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Se tiverem o mesmo código... Aliás, se me permite a sugestão, que tal trocar todos os pots? Ou até melhor que isso, aguardar os mestres do fórum e ver se não valeria a pena trocar capacitores, transistores... sei lá, e outros componentes que não conheço.

 

Agora, quanto a não poder sair de casa, 'tamos no mesmo pé. Não sei o telefone da Nena mas não é difícil achar na Internet e quem sabe ela está trabalhando com correio? Quando acontece dela não ter um componente ela, se souber, pode até te indicar alguém que talvez tenha.

 

Já as outras lojas, de repente tem o que você precisa até em loja grande, daquelas que a gente compra pelo site, Mult Comercial, Rei do Som, Baú da Eletrônica, Compomil, Dabi, Solda Fria. Só precisa ser bem preciso na especificação, é ruim devolver, trocar, etc. Mas o correio costuma funcionar e + ou - custa a condução + um pastel que a gente comeria na rua, rs... Recentemente comprei uns conectores Mike da Mult custaram R$ 24, se não me engano, e o correio foi uns R$10.

 

Excelente ideia se eu pudesse contar com os Gurus aqui do fórum para ja fazer um upgrade !!!

 

Vou aguardar se pronunciarem ! Lembrando que tenho o esquema do kp500 para consulta (também tem na internet) e identificação dos componentes...

 

Seria o melhor a fazer, inclusive para melhorar a potencia do equipamento...e corrigir a distorção que ja mencionei aqui..

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Potenciômetros de volume = logaritmico

 

Potenciômetro de equalizadores e ajustes do tipo graves, médios, agudos e balanço = linear. 

 

Existem casos onde o balanço é logaritmico, mas aí o potenciômetro é duplo com as placas invertidas. 

Eu (eu) inclusive isso já fiz em outros potenciômetros: compra um comum barato de eixo estriado e adaptei somente a placa no corpo do outro pra aproveitar a carcaça e o eixo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

A segunda foto do link é com regua. Me pareceu ser do mesmo tamanho. Mas eu achei bem salgadinho pra ser somente uma peça. Vi links com 10 pot na mesma faixa de preço (não olhei medidas e tipo específico)

 

 

Pleno acordo, tanto nas dimensões quanto no preço, caro. Além disso está impresso o código C, usado geralmente para potenciômetro logarítmico REVERSO.

 

Um episódio acontecido aqui no fórum, há algum tempo: um membro perguntou que potenciômetro usar na entrada de um amplificador e um dos mestres respondeu:

 

- "Use o 'kit'..."

 

Depois de umas linhas explicou:

 

- "O kitvér.", 😆

 

Potenciômetro é divisor resistivo. O valor de resistência não é tão crítico. Já o valor em reais, rs...

 

Com dois resistores, um em cada canal, dá para "transformar" um capacitor linear em (quase) logarítmico com bastante aproximação. No caso de pot de 20k, dois resistores de 2k4, assim:

 

p01-f1.gif.3d4919d25f51d8f9570260a7e3498d9a.gif

 

A explicação desse "truque" está aqui.

 

A curva resultante usando a relação de 1:8,3 entre o valor do potenciômetro e o do resistor é

 

p01-f2.gif.29ed124c784c04af33b0f99bf7830a03.gif

 

 

E falando em truque, quanto às dimensões, vejo o pessoal criar soluções muito boas com serrinha, lima, durepox... com muito cuidado e delicadeza para evitar prejuízo ao mecanismo do potenciômetro, alinhamento de eixo e também para que não caia limalha de alumínio DENTRO do pot.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava tentando recuperar ao menos um ladoo Potenciometro danificado, aquele que não quebrou a plaquinha com a pista... (Sei lá...imaginei em usá-lo para os dois canais, juntando as soldas- nem sei se dará resultado...o que acham)? no entanto, pelos posts acima, talvez o ideal seu mesmo buscar um bem parecido e adaptá-lo.  Nessa hora o conhecimento teórico faz muita falta.....mas vamos tentando.

 

 

recuperarumapista.jpg

 

3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pleno acordo, tanto nas dimensões quanto no preço, caro. Além disso está impresso o código C, usado geralmente para potenciômetro logarítmico REVERSO.

 

Um episódio acontecido aqui no fórum, há algum tempo: um membro perguntou que potenciômetro usar na entrada de um amplificador e um dos mestres respondeu:

 

- "Use o 'kit'..."

 

Depois de umas linhas explicou:

 

- "O kitvér.", 😆

 

Potenciômetro é divisor resistivo. O valor de resistência não é tão crítico. Já o valor em reais, rs...

 

Com dois resistores, um em cada canal, dá para "transformar" um capacitor linear em (quase) logarítmico com bastante aproximação. No caso de pot de 20k, dois resistores de 2k4, assim:

 

p01-f1.gif.3d4919d25f51d8f9570260a7e3498d9a.gif

 

A explicação desse "truque" está aqui.

 

A curva resultante usando a relação de 1:8,3 entre o valor do potenciômetro e o do resistor é

 

p01-f2.gif.29ed124c784c04af33b0f99bf7830a03.gif

 

 

E falando em truque, quanto às dimensões, vejo o pessoal criar soluções muito boas com serrinha, lima, durepox... com muito cuidado e delicadeza para evitar prejuízo ao mecanismo do potenciômetro, alinhamento de eixo e também para que não caia limalha de alumínio DENTRO do pot.

 

@rmlazzari58 pena que não tem umas figuras com o desenho ou foto de cada componente rsrsrs... não consigo (AINDA) ler esses circuitos e materializar. Mas cada dia que passa, com essas respostas eu me empolgo mais a estudar para começar entender ....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o potenciômetro de frente, Marco Aurélio, o terminal da esquerda naquele esquema é o GND, o terminal do meio é o Out e o da direita, o In.

 

Aquele resistor vai soldado entre o pino da esquerda e o do meio, olhando o pot de frente. Dá para colocar um resistor de cada lado do pot, como se fossem uma asa, e passando o terminal dos resistores mais ou menos ali no meio...

 

Só precisa cuidado para não deixar o terminal do resistor relar no corpo do potenciômetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei 10 potenciometros lineares 20K L20 Wh148-2  (Se alguém precisar de algum me avisa.... não encontrei em menor quantidade para comprar pela internet e receber a manhã) praticamente com as mesmas dimensões do original exceto o pino - menor....mas nada que uma Dremel , lima e durepoxi não corrijam, como você mencionou acima rsrsrs.

 

A questão de se usar ou não potenciomentros logarítmicos para agudos e graves realmente é interessante, pois além do Renato aqui já ter dito que são lineares - somente volume é logarítmico - , algumas outras publicações que consultei na internet dizem o mesmo. Não sei porque a inscrição 20kA nos instalados no kp500.

 

Como comprei 10 unidades, vou fazer as duas ligações (Com resistor e sem resistor) e ligar para "sentir"se faz alguma diferença..

 

Este artigo também é interessante.... https://www.paulobrites.com.br/alguns-jeitinhos-para-resolver-potenciometros-em-extincao/

 

Nele o autor menciona em se usar reatores com cerca de 20% da resistência total do Potenciometro... procede?

 

São dois resistores de 4k , sendo um em cada canal,  correto?

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

A questão de se usar ou não potenciomentros logarítmicos para agudos e graves realmente é interessante, pois além do Renato aqui já ter dito que são lineares - somente volume é logarítmico - , algumas outras publicações que consultei na internet dizem o mesmo. Não sei porque a inscrição 20kA nos instalados no kp500.

Só fui analisar o esquema agora, fizeram um sistema mais simples sem realimentação que pede os potenciômetros logaritmicos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 @rmlazzari58

 

Entendi. será que, mesmo assim, a ideia dos resistores atenderá ?

 

Encontrei estes resistores https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1807108736-50x-resistor-2k4-1w-5-_JM#position=5&search_layout=grid&type=item&tracking_id=cad20673-3762-4ec4-aee7-541e925440c9

 

no entanto são 50 unidades... vocês indicariam algum kit de resistores contendo aqueles que são mais utilizados (Para ficar no meu estoque" ) , incluindo os necessários para o esquema acima?  

 

Noutro link no ML tem para escolher https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1166738424-resistor-14w-varios-modelos-100-unidades-_JM?searchVariation=33880145574#searchVariation=33880145574&position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=c4490970-d1e2-49ea-9b81-fa5f799fb345

 

To optando por comprar o que chegue amanha, por isso poucas são as opções.

 

Valeu !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

São dois resistores de 4k , sendo um em cada canal,  correto?

Para pot de 20k, resistores de 2k4. 2.400ohm. Ou ainda 2,4K, quando o pessoal aproveita aquele "k" pra servir como virgula, rs...

 

A curva que mais se aproxima da logarítmica é 8,333:1. Se fosse pot de 100k, o R seria de 12k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os potenciometros e resistores chegaram, mas como ja era previsto, o potenciometro é um pouco mais largo no diâmetro  (cerca de 4 mm) e mais curto ( 15mm menor) e grosso no eixo (+_ 3mm) ... uma diferença maior do que eu esperava agora o negócio é ter muita calma e bolar a adaptação. Estou pensando seriamente em pegar a haste do falecido e a base da carcaça (Um metal parecido com zamac) e colar na carcaça do novo.

 

Outra opção é "Limar" os contatos (pernas) do potenciômetro até praticamente os rebites que fazem a união deles com as pistas internas,  para deixá-lo praticamente colado na placa.E aí fazer uns contatos com fio rígido fino para poder soldar...além disso, "tornear"o eixo para o botão entrar.

 

Instalar o potenciômetro sem essa cirurgia implica em desalinhar o botão do agudo em relação as demais... e simplesmente não fecha a frente do toca fitas....

 

enfim, arrumei pra cabeça rsrsrsr

 

comparacaopot1.jpg

comparacaopot2.jpg

Dando continuidade ao projeto, e enquanto eu resolvo a questão do potenciometro, pergunto aos experts, quais componentes seria necessário substituir no KP500 para por exemplo, melhorar a potencia que originalmente é de 8w, para uns 50w ? É possível fazer esse upgrade?

 

Abraço 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

melhorar a potencia que originalmente é de 8w, para uns 50w ? É possível fazer esse upgrade?

 

Não compensa fazer isso. 

Montar um amplificador de 50W que trabalha em 12V é complicado. 

Pra isso já tem aqueles módulos prontos que o pessoal usa, são feitos pra ligar no rádio sem nenhuma alteração interna. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ok.

 

E recomendaria algum kit para montar ? Vi em sites lá de fora e existem muitos modelos, mas demora para chegar, e eu quero algo para treinar - aprender , mas também ser útil no final, e que chegue mais rápido. No ML não tem muitas opções , sendo que para mim seria legal um amplificador para instalar no carro. Talvez no meu fusquinha rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
39 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não compensa fazer isso. 

 

Citação

Pra isso já tem aqueles módulos prontos

 

Placa XH-M572

TPA3116-D2

 

XH-M572.jpg.e3d92a9386efdd29b9912356a062e5d0.jpg

 

2 CH × 120 W = 240 Watts no total!

 

(porém, essa potência é  conforme a tensão de alimentação)

 

PS.: o modelo XH-A105 traz bluetooth!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Renato.88 , é praticável limitar a potência no canal, para proteger os transdutores?

 

Seria um resistor? Qual seria o contra?

 

Eu penso nisso como o usuário não levando o potenciômetro de volume ao máximo.

 

Aliás, pensando melhor: talvez a proteção tenha de estar aí, nesse "controle", e não após a saída já amplificada. Não tenho a experiência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, alexandre.mbm disse:

@Renato.88 , é praticável limitar a potência no canal, para proteger os transdutores? Seria um resistor?

Não. 

O recomendado é sempre colocar alto-falante com potência um pouco maior do que o amplificador. 

Quando não temos essa opção a limitação fica no volume mesmo, só não aumentar tudo. 

 

E falando em amplificador de 50W bom pra montar, olha um aí:

Amplificador 50W.GIF

O legal é montar com trafos de sucata, são fáceis de achar em rádio velho. 

Até porque o som não é grande coisa, mas pelo menos tem 50W em 12V. 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Quando não temos essa opção a limitação fica no volume mesmo, só não aumentar tudo. 

 

OK. É mesmo: no caso da XH-M572 (cf. postagem #46), os trimpots ficam fixos, internalizados no gabinete, fazendo essa "proteção". Então o controle de volume do usuário fica por conta do gerador de áudio (por exemplo, o smartphone). Beleza!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!