Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou pensando em fazer um tubo de calor para um pequeno projeto, alguém saberia uma "receita"?

O intuito é fazer um tubo de cobre com água a baixa pressão, minhas dúvidas são:
Onde posso conseguir algum tubo de cobre?

Qual a proporção de água que devo colocar?

Como posso selar o tubo?

Minha ideia seria colocar água no tubo, aquecê-lo no fogão e selá-lo quando vapor começar a sair. Talvez eu poderia selar com um pedaço de placa de fenolite e um pouco de solda, mas talvez no processo de aquecimento a solda derreta.

Postado

@Luccas Fernando     você pode encontrar esses tubos de cobre em algum site na internet , como esses aqui 

https://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/hidraulica/chp-central-hidraulica-pneumatica-ltda-/produtos/conexoes/tubos-de-cobre

https://www.embrar.com.br/pecas-e-componentes/cobre

e pode soldar com solda fria 

https://www.embrar.com.br/solda-fria-mega-pro/p

a qtd de água colocar vai depender do aquecimento , pois se você usar as resistências de secador de cabelo , vai aquecer bastante , mas precisa evitar que molhem , pois eletricidade e água não combinam ,  e se vai selar o tubo então pode solda ele e depois aquecer .

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Luccas Fernando disse:

Onde posso conseguir algum tubo de cobre?

Sucata de ar-condicionado ou geladeira. Ou você pode comprar os tubos como se fosse instalador de ar-condicionado. Assista o vídeo a seguir.

8 horas atrás, devair1010 disse:

...e pode soldar com solda fria...

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Luccas Fernando disse:

colocar água no tubo, aquecê-lo no fogão e selá-lo quando vapor começar a sair

Vai explodir caso não dê mais informações sugeridas pelo amigo @alexandre.mbm

Google caldeira flamotubular

E também caldeira aquatubular... intuições que tive na presença de informações incompletas

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

Se a pressão não for muita, silicone comum aguenta até uns 130°C, silicone para junta de motor, até uns 300°C, e vedam bem. Talvez dê para fazer um bem bolado com uma braçadeira ou algo parecido garantindo a força física e por cima silicone, garantindo vedação nessas temperaturas.

• Obrigado 1
Postado

Já brincou com pólvora na infância? Eu sim. Muitas vezes desmontei a bombinha, espalhei a pólvora preta tal qual um rastilho e coloquei fogo na ponta. O resultado era uma queima razoavelmente lenta da pólvora com geração de fogo e fumaça. A mesma pólvora pressionada com o invóloco de papel libera a energia de forma violenta. E quanto mais resistente for o invóloco mais violenta é essa liberação. Nas bombas de 500kg as paredes de aço superam os 5cm de espessura. Com o vapor não será diferente, se a pressão romper a resistência do invóloco quem estiver por perto vai ficar muito machucado. Cobre é metal macio, fácil de rasgar. Caso deseje levar o experimento adiante pense numa tubulação de ferro. coloque numa extremidade um tampão rosqueado e na outra uma válvula globo de metal. No decorrer da experiência considere sempre que tanto o tampão quanto a válvula podem vir a se desprender do tubo caso a pressão supere a resistência mecânica da rosca e sair voando como um projétil. Então, cuidado para que não haja ninguém antes ou depois do tubo aquecido.

• Curtir 1
  • Obrigado 3
Postado

O autor ainda não falou tamanho de seu experimento.

Caso quiser continuar, recomendo que coloque uma dessas: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1600839855-valvula-alivio-segurança-4-bar-12-emmeti-boiler-solar-_JM?matt_tool=35952639&matt_word=&matt_source=google&matt_campaign_id=12309667173&matt_ad_group_id=119335206364&matt_match_type=&matt_network=g&matt_device=c&matt_creative=497706745080&matt_keyword=&matt_ad_position=&matt_ad_type=pla&matt_merchant_id=288165244&matt_product_id=MLB1600839855&matt_product_partition_id=419241154055&matt_target_id=pla-419241154055&gclid=Cj0KCQjwna2FBhDPARIsACAEc_XgNfclKlE0QLtKZarS0RNPk4Mx0LF3T2ybiU8piaxvpf0Wju8LGhAaAscSEALw_wcB

Mas claro, para colocar uma dessas teria que ter um flangeador (eu sempre chamei assim, não sei o nome correto) para fazer a ponteira e comprar as peças para ter a conexão rosqueada que caiba a válvula de segurança. Ou como já foi dito aqui, procure alguém que trabalhe c/ ar condicionado. Ele terá os materiais e ferramentas, se duvidar terá até uma válvula dessas.

• Obrigado 1
Postado
Em 23/05/2021 às 19:05, Luccas Fernando disse:

colocar água no tubo, aquecê-lo no fogão e selá-lo quando vapor começar a sair.

Posso estar enganado mas tenho a impressão de que o tubo, esfriado, terá pressão negativa... Quando a água ferver, pronto! Fecha, sela. E quando aquecido a pressão interna será aproximadamente 1 atm, será que não?

• Obrigado 1
Postado
Em 24/05/2021 às 00:17, alexandre.mbm disse:

Desculpe-me não acrescentar. Gostaria de aprender. Qual é a aplicação?

A ideia é ter em mãos um bom condutor de calor, pra transferir calor da minha mão pra outra superfície.

Em 24/05/2021 às 13:20, rmlazzari58 disse:

Se a pressão não for muita, silicone comum aguenta até uns 130°C, silicone para junta de motor, até uns 300°C, e vedam bem.

Posso tentar isso.

Acredito que não vai ter muita pressão.

Em 24/05/2021 às 14:14, Sérgio Lembo disse:

Com o vapor não será diferente, se a pressão romper a resistência do invóloco quem estiver por perto vai ficar muito machucado.

Eu pretendo selar logo quando começar a sair vapor, depois disso eu deixo em algum lugar bem longe de mim pra água condensar :)

Em 24/05/2021 às 23:23, Thiago Miotto disse:

O autor ainda não falou tamanho de seu experimento.

Perdão pela demora...

Não será nada de grandes proporções, talvez um tubo do tamanho de um lápis.

Em 24/05/2021 às 23:23, Thiago Miotto disse:

Caso quiser continuar, recomendo que coloque uma dessas

Eu vi alguns tubos de calor no ML:

image.png.b3486988e8407f5bb6f0641b0663453b.png

No entanto, acho que é um preço um tanto quanto salgado pra um tubo de cobre com água...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Luccas Fernando disse:

é um preço um tanto quanto salgado pra um tubo de cobre com água...

O preço da "coisa pronta".

Aliás, ainda estou meio que viajando neste tópico: como você vai usar?

2 horas atrás, Luccas Fernando disse:

A ideia é ter em mãos um bom condutor de calor, pra transferir calor da minha mão pra outra superfície.

?

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, Luccas Fernando disse:

No entanto, acho que é um preço um tanto quanto salgado pra um tubo de cobre com água...

Umas ideias aí, quem sabe ajuda?

O pessoal que trabalha com encanamento para gás costuma ter uns retalhos de tubo de cobre jogados por ali, muitas vezes finos como um lápis. Não sei se venderiam em extensão tão pequena quanto a de um lápis, sei lá... uns 15cm, talvez? Essa turma pensa em metros.

Será que sucata, serpentina de alguma máquina (ar condicionado, geladeira, fogão etc.) serviria? Aí talvez dê para encontrar em algum ferro-velho...

Cobre é meio chato de serrar, é muito mole, cremoso, pastoso. Mas com paciência, dá prá fazer.

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Aliás, ainda estou meio que viajando neste tópico: como você vai usar?

Acho que é meio irrelevante por hora, mas o intuito é ver quão eficientemente consigo transferir calor da palma da minha mão pra uma superfície com um tubo de calor, e quão eficientemente consigo aproveitar essa energia...

Certamente vocês entendem desse assunto bem mais que eu, contudo, quero apenas experimentar e brincar com isso, ainda tenho que pesquisar sobre materiais de interface térmica, estou pensado em fazer galinstan, e sobre o efeito Peltier.

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Umas ideias aí, quem sabe ajuda?

O pessoal que trabalha com encanamento para gás costuma ter uns retalhos de tubo de cobre jogados por ali, muitas vezes finos como um lápis. Não sei se venderiam em extensão tão pequena quanto a de um lápis, sei lá... uns 15cm, talvez? Essa turma pensa em metros.

Será que sucata, serpentina de alguma máquina (ar condicionado, geladeira, fogão etc.) serviria? Aí talvez dê para encontrar em algum ferro-velho...

Cobre é meio chato de serrar, é muito mole, cremoso, pastoso. Mas com paciência, dá prá fazer.

Ajuda sim 😁

Quando acabar essa quarentena eu vou dar uma volta pela cidade e ver se alguma alma de bom coração tem um cano de cobre, acredito que conseguirei encontrar.

Como sugerido por você e pelos outros colegas, consultarei o pessoal que trabalha com encanamento para gás, ar condicionado, geladeira, etc...

E acho que consigo selar com solda normal mesmo, se eu achatar um pouco o tubinho da pra soldar.

@devair1010 @alexandre.mbm @.if @rmlazzari58 @Sérgio Lembo @Thiago Miotto

Agradeço pela ajuda, pessoal.

Acho que já tenho toda informação que preciso 🙂

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Luccas Fernando disse:

transferir calor da palma da minha mão

9 horas atrás, Luccas Fernando disse:

e quão eficientemente consigo aproveitar essa energia...

This is not a illusion

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...