Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 32 ou 64 bits?


Mick 123
Ir à solução Resolvido por João Vitor M. R.,

Posts recomendados

  • Solução

Isso vai depender de dois fatores:

 

- Quantidade de memória RAM instalada

- Arquitetura suportada pelo processador

 

Primeiramente é necessário saber qual a arquitetura que seu processador suporta, geralmente só processadores bem antigos suportam a arquitetura de 32-bits (x86), mas praticamente todos os processadores atuais suportam a arquitetura 64-bits (x64).

 

Para saber qual arquitetura seu processador suporta, você deve baixar o programa 64bit Checker nesse link, ele não exige nenhuma instalação, basta baixá-lo e já executá-lo.

 

O enorme número que aparece ali, mostra qual é a arquitetura atual (no caso qual tipo de sistema) que está sendo utilizada pelo seu computador, no meu caso, é 32-bits, mas no seu caso pode ser 64-bits.

Abaixo, na aba Processor, ao lado, estará escrito Your CPU supports X operatings system (Seu processador suporta sistemas operacionais de X-bits), nesse meu caso, está escrito: Your CPU supports 64bit (x64) operating systems (seu processador suporta sistemas operacionais de 64-bits), indicando que ele suporta sistemas operacionais de 64-bits.

 Caso aparecer: Your CPU supports 32bit (x86) operating systems (seu processador suporta sistemas operacionais de 32-bits), isso indica que seu processador suporta apenas sistemas operacionais de 32-bits e não de 64-bits.

 

Infelizmente processadores de 32-bits limitam bastante para quem quer dar um upgrade na memória RAM, pois assim o sistema operacional está limitado para utilizar somente 3,25GB de RAM, em processadores com suporte a PAE (Physical Address Extension/Extensão de Endereço Físico), o computador permite utilizar até no máximo 4,00GB de RAM (embora em alguns casos, o PAE possa causar problemas de boot em algumas placas-mães).

 

A segunda coisa a se analisar é verificar a quantidade de memória RAM instalada no seu computador, se nele houver quantidades abaixo de 4GB, então utilize 32-bits (x86) independentemente se o processador suporte ou não a arquitetura de 64-bits, caso houver 4GB de RAM ou valores acima disso (como 8GB, 6GB, 16GB, etc), utilize 64-bits (x64), nada de ruim acontecerá se você utilizar 32-bits num PC de 8GB de RAM, ou 64-bits num PC de 2GB de RAM, o máximo que ocorrerá é que o sistema operacional ficará mais lento do que na arquitetura correta para o seu PC.

 

Uma coisa interessante, é que 64-bits é muito mais seguro que 32-bits, pois algumas funcionalidades específicas que aumentam muito a segurança do Windows só funcionam sob 64-bits (x64), além disso, a maioria dos jogos de hoje em dia, usam 64-bits ao invés de 32-bits.

 

Traduzindo de forma simples: Utilize 32-bits se o seu PC tiver pouca memória (1GB, 2GB, 512MB, 3GB, o que for), independentemente se o processador suporte ou não 64-bits, e utilize 64-bits se o seu PC tiver muita memória (4GB ou acima disso) e se o seu processador suporte a arquitetura de 64-bits (cujo eu ensino acima como verificar se a sua CPU a suporta).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Mick 123 disse:

@Pepse sim, o cliente insistiu que tem que ser o windows 10 pois ele está mais familiarizado, o computador será para tarefas básicas como YouTube, pesquisa...etc. porém não tem SSD, será que ficará bom eu instalar o 32 bits? Não muda muita coisa né?

Se o cliente pediu o w10 32 bits, então instale o w10 32 bits.

 

4 minutos atrás, RS Faria disse:

@Mick 123

 

Não tem NENHUMA razão lógica, pra usar sistema de 32 bits, hoje em dia.. Já tem programa que nem oferece mais suporte pra esse tipo de SO..

Infelizmente ainda hj, muitos módulos de bancos e programas financeiros e contábeis específicos só funcionam ainda com windows 32 bits (muitas vezes nem tem compatibilidade em windows 8 pra cima), então não da pra falar que não existe razão pra usar. Sofro com isso com certa frequência na empresa que eu trabalho dando suporte.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Mick 123 Sistemas de 32 bits já estão se tornando raros. Diversas distribuições GNU/Linux, como o Ubuntu, por exemplo, já não os oferecem mais. O Windows deverá seguir o mesmo caminho, uma vez que a proporção de usuários dessa arquitetura é bem pequena.

 

Além disso, quando há suporte à arquitetura, muitas vezes os desenvolvedores de aplicativos já deixaram de lançar versões compatíveis, pois não valeria o esforço para mantê-las. Por conta desse motivo eu instalei o Debian 64 bits no meu netbook, que tem apenas 2GB de memória RAM, apesar de existir ainda uma versão de 32 bits.

 

Esse computador tem um processador relativamente atual, com suporte a 64 bits, e 4GB de memória RAM. Não existe qualquer razão para usar a versão de 32 bits aí.

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
34 minutos atrás, AmonAmarth disse:

Se o cliente pediu o w10 32 bits,

O cliente não disse 32 bits. Isso ele nem deve saber o que é.

55 minutos atrás, Mick 123 disse:

@Pepse sim, o cliente insistiu que tem que ser o windows 10 pois ele está mais familiarizado, o computador será para tarefas básicas como YouTube, pesquisa...etc. porém não tem SSD, será que ficará bom eu instalar o 32 bits? Não muda muita coisa né?

4GB de RAM, melhor usar 64 bits. Não deve ter aquela sobra de memória reservada sem uso.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mick 123 O processador do cliente tem suporte de 64 bit e a memória RAM do PC dele é 4 GB. Então nesse caso, coloca 64 bit para cliente. Hoje em dia, sistemas 32 bit são bem raros. O Linux matou arquitetura 32 bit (embora ainda existem algumas distribuições que oferecem suporta a arquitetura 32 bit) e Macintosh fez mesma coisa que Linux. O Windows vai abandonar a arquitetura 32 bit com Windows 11. As maiorias dos programas, drivers e jogos mais recentes só suportam sistemas 64 bit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Mick 123 disse:

IMG_20210914_112936.thumb.jpg.f0f14a79c9e826455ec16f4ac14b73cd.jpgPessoal o cliente que formatar o o PC que está com o o windows 7 e que colocar o windows 10 (obs. Tem que ser o windows 10) estou pensando em colocar a versão 32bits o que me dizem? SEGUE A CONFIGURAÇÃO ABAIXO.

 

 

Atente-se ao fato que, com um sistema 32 bits, parte do 4º gigabyte não está sendo utilizado. Para utilizar toda a memória, precisa ser de 64bits.

 

E, independentemente se 32 ou 64 bits, eu recomendo o uso de SSD. Vai parecer um outro computador. Fará uma diferença enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!