Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor opção para cobrir toda a casa com sinal Wi-Fi?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Tenho um modem oi (200 mb).

 

Minha casa é de dois andares, sendo que o modem está no andar de cima, assim alguns quartos no andar de baixo não estão recebendo bem o sinal, ainda que eu tenha colocado um repetidor wa850re da tp link ( ele só pega 2.4ghz e transmite na mesma frequência)

 

O repetidor recebe por volta de uns 60 e envia no quarto mais distante uns 10.

 

 

Certamente tem algum jeito melhor de fazer a configuração do Wi-Fi aqui. O que recomendam nesse caso? Deveria comprar um roteador? Wi-Fi mesh? Internet pela rede elétrica?

 

Lembrando:

 

Casa de 02 andares

internet de 200mb oi fibra

 

Se for necessário passo outras informações que você achem requeiram. Também vou enviar depois uma “planta” para melhorar a visualização do problema.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Alexandre1098 Boa tarde! Provavelmente o roteador da Oi é muito fraco. A Oi disponibiliza dois aparelhos para a fibra óptica? Ou é um aparelho "2 em 1"? Se forem dois aparelhos, troque de roteador. Se for um "2 em 1", tente ligar um cabo de rede no roteador da Oi, para usar outro roteador melhor.
Verifique também se o roteador está no ponto mais central o possível da casa, e mais alto também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

@Alexandre1098 Boa tarde! Provavelmente o roteador da Oi é muito fraco. A Oi disponibiliza dois aparelhos para a fibra óptica? Ou é um aparelho "2 em 1"? Se forem dois aparelhos, troque de roteador. Se for um "2 em 1", tente ligar um cabo de rede no roteador da Oi, para usar outro roteador melhor.
Verifique também se o roteador está no ponto mais central o possível da casa, e mais alto também.

Apenas um Nokia g140w h. 2 em 1 (no caso, modem e roteador, né?)

 

Sugere algum roteador? A configuração seria simples como a de um repetidor mesmo?Acho que se colocasse um aparelho q captasse o sinal (talvez até via cabo mesmo) e repetisse com um sinal forte no andar de baixo, já resolvia- porque eu tenho acesso nos quartos mais distantes, mas é com um sinal fraco e somente consigo acessar graças ao repetidor que não pega a rede 5ghz.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre1098 Não recomendo repetidor em hipótese alguma. Suas melhores opções são passar um cabo para o andar de baixo e instalar outro roteador em cascateamento. Powerline como citado pelo @Ricardov é outra boa opção, mas geralmente dois andares não terão muitas tomadas compartilhando a mesma fase e você teria que desligar uma fase e testar tomadas para encontrar um ponto comum. O sistema mesh é interessante também, mas creio que você não teria cobertura boa com apenas um roteador de qualquer maneira. Seria interessante um sistema mesh em cada andar com um roteador para cada, ou então centralizar melhor o posicionamento dos roteadores para uma melhor cobertura.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
14 horas atrás, Alexandre1098 disse:

O que @Ferox Lupinhabilis citou eu vi muitas reclamações na Amazon 

Curioso, uso um e não tenho problemas... Mas é aquela história: Posso ter sido sorteado com um que não deu problema, e isso não significa que todos sejam bons.
Infelizmente não conheço outro que eu possa recomendar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Alexandre1098 Recomendo o Roteador TP-Link Archer C6 AC1200, V3.2, Gigabit (10/100/1000Mbps) 4 Antenas - R$ 258,99

Ainda recomendo que revise seu espaço e sua instalação para saber como será a cobertura dentro de cada cenário. Geralmente só chegar e instalar sem planejar antes é garantia de passar raiva. Se tiver um croqui com as dimensões de cada cômodo e localização do seu aparelho atual poderemos ajudá-lo melhor.

 

@tiagopraz Mesh é ótimo para dispositivos domésticos. Só não é bom para jogos, pois nesse caso nada supera o cabo ou, em segundo lugar, powerline.

 

@Ferox Lupinhabilis Para uso doméstico, fora de jogos, repetidores podem sim "quebrar o galho", mas nunca serão a opção ideal. A menos que estejam tão perto do ponto inicial que daria para pegar o sinal do roteador sem usar o repetidor, eles sempre vão acrescentar latência, o que é muito indesejado para jogos e para outras aplicações de alta prioridade como VOIP e videoconferência. No geral, mesmo para aplicações de baixa prioridade como vídeo streaming e navegação, eu sempre vou recomendar outras alternativas como o cascateamento que citei no começo, pois se você vai gastar dinheiro é melhor que só tenha que gastar uma vez. Comprar um repetidor para depois descobrir que não resolveu seu problema, ou até criou novos, é longe de ideal.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WOZ Dods Também mencionei o cascateamento com outro roteador, mas usei outras palavras.
Repetidor não é o ideal mesmo, mas se comprar um roteador que já possui essa função, é possível testar se o modo repetidor já seria suficiente para ele, e se não suprir, bastaria puxar um cabo de rede do roteador principal e fazer o cascateamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ferox Lupinhabilis Até hoje não vi uma única situação onde o uso de repetidores realmente valesse a pena, mas se ele quiser experimentar cabe a ele decidir. Já instalei muitas redes em cascata, até hoje nunca experimentei instabilidade ou ganho de latência com essa configuração, então é a que vou indicar primariamente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@WOZ Dods @Ferox Graxaim

 

Estou usando o roteador indicado pelo WOZ e deu muito certo!

 

 

Só vou adicionar um cabo cat 6 para usar todo o potencial dele, mesmo com a redução de 200 mb para 100 no roteador archer c6 por conta dos cabos de rede que estou usando, já resolveu! Agora chegam 90/80 mb onde chegavam apenas 10 mb com o repetidor.

 

 

Obrigado aos dois pela ajuda! 
 

Valeu também @tiagopraz @Ricardov  !
 

 

Fica o post de referência para quem passar por algum problema similar…

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!