Ir ao conteúdo

Posso instalar o Windows 11 em hardware não compatível?

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Como vai funcionar a compatibilidade do Windows 11 com certos hardwares?

Para a atualização é necessário ter o TPM 2.0, mas para as configs que não tiverem essa tecnologia, não poderão usar o Windows 11? A Microsoft pretende mudar isso, ou vai ficar limitando os hardwares compatíveis?

Ate processadores vão ter que ser compatíveis. *Pelo software de verificação de integridade o meu Xeon não é compatível*

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Hisoka_ Boa tarde! Você pode usar o WhyNotWin11, que mostra exatamente onde seu PC é ou não compatível. As especificações estão disponíveis aqui. Se alguma dessas especificações não é atendida pela máquina, o Windows 11 não pode ser instalado. Você pode fazer uma instalação limpa do Windows 11 para fins de teste, mas não receberá qualquer tipo de atualização ou suporte. Recomendo fortemente que não faça isso, pois o Windows 10 possui suporte até 2025 e instalar o Windows 11 numa máquina incompatível é um tiro no pé.

A Microsoft tentou adicionar processadores de sétima geração da Intel e outros da AMD, mas só foi possível dar suporte aos Core X, Xeon W e ao Core 7820HQ. Você pode ler mais sobre aqui.

Ainda, há muitos tutoriais na internet ensinando a "burlar" os requisitos e instalar o Windows 11 em máquinas incompatíveis, mas eu recomendo fortemente que não o faça. O Windows 11 depende de recursos específicos de hardware presentes apenas nas máquinas compatíveis e forçar a instalação do sistema nestes casos poderá causar sérios problemas de estabilidade.

7 minutos atrás, ricardo_br disse:

Pelo que eu entendi só hardware muito antigo não é compatível com Windows 11, tipo comprado a mais de 10 anos ou algo assim.

@ricardo_br Não. No caso da Intel, por exemplo, é necessário no mínimo processadores de oitava geração. Processadores de sétima geração e anteriores não são compatíveis. Você pode ver a lista completa da Intel aqui e a da AMD aqui.

16 minutos atrás, Hisoka_ disse:

*Pelo software de verificação de integridade o meu Xeon não é compatível*

@Hisoka_ Se seu processador não é compatível, você não poderá atualizar para o Windows 11. Não há nenhuma necessidade urgente de migrar, visto que o Windows 10 receberá suporte até 2025. Até lá, você pode continuar usando o sistema normalmente e depois, caso não possuir uma máquina que suporte o Windows 11, poderá migrar para qualquer distribuição Linux.

• Curtir 1
Postado

@Hisoka_

Pelo que eu entendi, qualquer PC pode instalar o Windows 11.. Só que, quem tiver hardware mais antigo, vai ficar sem atualizações e sem algumas funções de segurança..

Eu, que tô no mesmo barco, não vejo motivo algum, pra pular pro Win 11.. Já fiz isso de ser "early adopter" do Win 10 e não recomendo..

• Curtir 2
Postado
14 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Não. No caso da Intel, por exemplo, é necessário no mínimo processadores de oitava geração. Processadores de sétima geração e anteriores não são compatíveis. Você pode ver a lista completa da Intel aqui e a da AMD aqui.

@Rio McCloud Vai ser extremamente limitado já que acredito que a maioria use processador inferior a esses.

@RS Faria Concordo, mas aparentemente o desempenho em jogos vai ser melhor no Windows 11 por alguns testes que olhei.

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

Pelo que eu entendi, qualquer PC pode instalar o Windows 11.. Só que, quem tiver hardware mais antigo, vai ficar sem atualizações e sem algumas funções de segurança..

@RS Faria Computadores incompatíveis não poderão atualizar do Windows 10 para o 11, porém poderão instalá-lo a partir duma instalação limpa (ou seja, formatando). Porém, além de não receber nenhum tipo de atualização (seja de segurança ou driver, o que é grave), serão mais propícios a apresentarem erros e outros problemas, visto que não possuem os recursos de hardware necessários pelo Windows 11. Segundo a própria Microsoft, máquinas sem suporte tiveram 52% mais travamentos e erros de kernel.

Por causa disso usuários com computadores sem suporte não devem migrar para o Windows 11. Eu mesmo possuo um processador de sétima geração da Intel (i5-7400) e não poderei usar o novo sistema operacional. Entretanto, como você mesmo disse, não há nenhuma necessidade de migrar para este caso, visto que o Windows 10 receberá atualizações até 2025.

5 minutos atrás, Hisoka_ disse:

Vai ser extremamente limitado já que acredito que a maioria use processadores inferior a esses.

@Hisoka_ Concordo com você, muitos usuários ainda usam computadores com processadores antigos e que não atendem uma ou mais especificações. Acredito que essa escolha da Microsoft foi para, além de aumentar a segurança do sistema adotando recursos de hardware, "tirar do caminho" computadores muito antigos como os com plataforma 775.

• Curtir 4
Postado

O Windows 11 vai ficar extremamente restrito, por requer os processadores mais recentes. Eu acredito que esse sistema está mais voltado para gamers, programadores hardcores e profissionais que costumam fazer upgrades do PC com mais frequência que os usuários comuns. As maiorias dos usuários do PC possuem os processadores incompatíveis com Windows 11, até os PCs das empresas também. Se a especificação for mantida, o Windows 11 vai flopar no lançamento e ninguém vai poder usá-lo. O Windows Vista flopou no lançamento devido aos altos requisitos do sistema para a época (hoje em dia é considerado normal). Eu sei que essa prática não é tão ruim e faz parte da evolução de hardware, mas o que acho bem absurdo é que os processadores que não são tão antigos não fazem parte de compatibilidade, meu é Intel Core i5 7200U e não vou poder atualizar para Windows 11, mesmo que esse processador deve ser bom para esse sistema.

Eu acabei de comprar o notebook Acer HÁ 2 ANOS ATRÁS, eu não quero trocar pelo outro que seja compatível com Windows 11 devido às razões financeiras. Eu vou ficar no Windows 10 por enquanto, que é última versão verdadeira do Windows. No futuro, eu penso em migrar para Mac se eu tivesse muito dinheiro.

Postado

Pois é, e aquela história de que a microsoft não iria mais lançar sistema operacional novo só iriam ficar lançando atualizações do Windows 10....

Vou instalar o Windows 11 como teste aqui em dual boot para saber como ele é mais vou ficar no porto seguro do Windows 10 para usar de verdade...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@Hisoka_ Não. O computador precisaria suportar o Windows 11 primeiro, mas sem suporte não há como atualizar. Você poderá continuar usando o Windows 10 normalmente.

2 minutos atrás, ricardo_br disse:

Se você for na parte de download do Windows 10 nem baixa mas ele já baixa o Windows 11...

@ricardo_br Aqui ele baixa o Windows 10 normalmente.

Postado
4 minutos atrás, Hisoka_ disse:

@Rio McCloud A Microsoft pode avacalhar o Windows 10 para forçar a atualização para o Windows 11? Já aconteceu algo assim?

Não acho, a única coisa que eu lembro que aconteceu para forçar os usuários foi o suporte encerrado.

Postado

O foco do Windows 11 é segurança. Processadores Intel geração 7 e anteriores possuem uma falha de segurança na sua construção que permite que programas acessem informações do Kernel quando não deveriam facilitando ataques de hackers. A “correção” para a falha do hardware é separar completamente os processos de usuários e a memória do kernel, com uma técnica chamada Kernel page-table isolation (KPTI). Isso será feito por software, mas custa muito caro: o The Register aponta que a velocidade deve diminuir entre 5 e 30%, dependendo da aplicação. Como os chips mais recentes da Intel têm recursos novos de hardware, eles serão menos impactados. Esse foi o principal motivo que fez a Microsoft lançar o Windows 11 invés de continuar com os upgrades do Windows 10 colocando assim um divisor de águas ao problema. Continuar os upgrades obrigaria a continuar fornecendo segurança com hardware problemático. Instalar o Windows 11 em hardware Intel de 7a geração ou anterior é possível com uma instalação limpa e concordando com uma mensagem que vai aparecer que voce não terá direito a suporte e correções a qualquer problema. Desta forma é esperado uma piora na performance em algumas aplicações especificas e até mesmo erros de kernel e travamentos dependendo do caso.

• Obrigado 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!