Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD + HD ou 2 SSD ? Existe vantagem?


moggie

Posts recomendados

Estou na dúvida se devo colocar 2 SSds (um para o sistema operacional e outro para uso secundario) ou se é melhor mesclaro (1ssd para sistema operacional e 1hd para armazenamento secundario), algúem saberia me dizer? Vejo o pessoal mescando, mas queria saber se tem vantagem colocar 2 ssds...

 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD + HDD = Maior velocidade apenas para o sistema e programas importantes no SSD, menor custo por GB.

 

Apenas SSD = Maior velocidade para o sistema, todos os programas e arquivos, maior custo por GB.

 

Comprar apenas um SSD de grande capacidade sai ainda mais em conta que dois SSDs de menor capacidade, isso comparando os dois do mesmo modelo. Exemplo: 


WD Blue SN550

250GB: https://www.terabyteshop.com.br/produto/13101/SSD-wd-blue-sn550-250gb-m2-2280-leitura-2400mbs-e-gravação-950mbs-wds250g2b0c

500GB: https://www.terabyteshop.com.br/produto/13102/SSD-wd-blue-sn550-500gb-m2-2280-NVMe-leitura-2400mbs-e-gravação-950mbs-wds500g2b0c

 

Kingston NV1

500GB: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19380/SSD-kingston-nv1-500gb-m2-NVMe-2280-leitura-2100mbs-e-gravação-1700mbs-snvs500g-imp

1TB: https://www.terabyteshop.com.br/produto/19379/SSD-kingston-nv1-1tb-m2-NVMe-2280-leitura-2100mbs-e-gravação-1700mbs-snvs1000g-imp

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB @Math.Pi

 

Eu tava pensando em colocar um SSD MWD Blue 500GB + HD WD 1TB, 5400RPM, o curso sairia em torno de 519 reais,  ou pegar um SSD M.2 Western Digital WD Black SN750 500GB, em torno de 434 reais,

 

Eu perderia 1tb de espaço mas o PC seria muito mais eficiente então? Saberiam me dizer se o WD Black compensa?

 

Ouvi falar que o SSD desgasta com o uso, portanto se eu utilizar só o SSD o tempo de vida útil cairia consideravelmente? Saberiam me dizer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, moggie disse:

@GuilhermeGB @Math.Pi

 

Eu tava pensando em colocar um SSD MWD Blue 500GB + HD WD 1TB, 5400RPM, o curso sairia em torno de 519 reais,  ou pegar um SSD M.2 Western Digital WD Black SN750 500GB, em torno de 434 reais,

 

Eu perderia 1tb de espaço mas o PC seria muito mais eficiente então? Saberiam me dizer se o WD Black compensa?

 

Ouvi falar que o SSD desgasta com o uso, portanto se eu utilizar só o SSD o tempo de vida útil cairia consideravelmente? Saberiam me dizer isso?

Qual SSD WD Blue é esse? WD Blue tem versões diferentes, tem o NVMe de SN550 que eu coloquei lá em cima, e tem a versão SATA (M.2 também). O A série Black da WD é mais voltada para desempenho, e seus produtos geralmente são consideravelmente mais caro que os da linha Blue, por exemplo.

 

No fim das contas, qualquer SSD vai deixar seu PC mais rápido em comparação com HDD, mesmo um modelo simples. As velocidades prometidas de 2000MB/s a 4000MB/s dos SSDs mais modernos só são atingidas em casos específicos, e em todo o resto vai ser quase a mesma coisa de um SSD comum de 500MB/s.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, moggie disse:

@GuilhermeGB é o NVMe da WD.
 

Hmm, é que eu vi 100 reais de diferença entre o Blue SN5550 e o Black 750, aí achei que compensava por conta do desgaste maior se não for usar o HD...

A diferença de preço está pequena mesmo, mas você vai ter que se virar nos 30 com 500GB. Provavelmente vai ter que ficar apagando e instalando seus jogos toda vez que quiser jogar algo diferente (se você gosta de jogar vários games).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@moggie Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Eu pessoalmente usaria um SSD só para o sistema operacional, e um HD para os arquivos. Pois para acessar arquivos pessoais, será algo que fará menos diferença no seu dia-a-dia SSD ou HD. Então sai mais barato usar HD do que SSD nesse caso.
Outra razão, é que eu confio mais em um HD do que um SSD para meus arquivos, pois com o devido cuidado, HD tende a durar mais que um SSD sem DRAM. A menos que compre um SSD com DRAM, mas aí sairá muito mais caro, e não vale a pena na minha opinião.

Outra opção (um pouco mais cara), é comprar um SSD de alta capacidade + um HD, aí podes utilizar o SSD de maior capacidade para o sistema operacional, programas e jogos. Enquanto usa o HD para arquivos pessoais.
Dica: Windows permite configurar as Bibliotecas (Documentos, Imagens, Músicas e Vídeos) para utilizar outra unidade de armazenamento que não é C:. É possível configurar para usar o HD se for instalar o sistema no SSD.

Caso use Linux, formate a raíz do sistema (/) no SSD, e a /home no HD. Nesse caso, se for usar um SSD de maior capacidade, pode deixar 40GB para a / e o restante, criar uma partição para usar com a biblioteca Steam por exemplo. (Pois jogos geralmente são salvos na /home se não configurar).

1 hora atrás, moggie disse:

Ouvi falar que o SSD desgasta com o uso, portanto se eu utilizar só o SSD o tempo de vida útil cairia consideravelmente? Saberiam me dizer isso?

Isso vale para SSDs sem DRAM como falei, que são mais baratos. Mas para usar sistema operacional e programas o desgaste será pequeno. Talvez com jogos desgaste um pouco mais, pois é comum ficar desinstalando e reinstalando-os. Mas se for usar somente SSD e mais nada, compre um SSD com DRAM.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/11/2021 às 11:38, moggie disse:

@GuilhermeGB @Math.Pi

 

Eu tava pensando em colocar um SSD MWD Blue 500GB + HD WD 1TB, 5400RPM, o curso sairia em torno de 519 reais,  ou pegar um SSD M.2 Western Digital WD Black SN750 500GB, em torno de 434 reais,

 

Eu perderia 1tb de espaço mas o PC seria muito mais eficiente então? Saberiam me dizer se o WD Black compensa?

 

Ouvi falar que o SSD desgasta com o uso, portanto se eu utilizar só o SSD o tempo de vida útil cairia consideravelmente? Saberiam me dizer isso?

 

Pode ser que eu esteja falando bobagem, mas um HD de 5400 rpm não seria um tiro no pé se você busca desempenho? Não seria melhor um de 7200? Me corrijam se isso é bobagem, por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!