Ir ao conteúdo

Posso usar um BC337 no lugar de um BC548?

Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Postado

Amigos, eu tinha colocado no circuito um BC 548 com uma R de 1k (que chutei) na base. Mas fui afastar o BC para inserir um conector e, pronto: quebrei a perna dele rente ao encapsulamento. E não tenho mais nenhum 548, agora, mas tenho um BC337.

O circuito: a Vcc é 5v. A carga, no coletor... não sei medir e essa é minha dúvida: como calcular Rb sem saber Rcarga?

Bem... a carga no coletor é um 555 CMOS (TLC555). A saída desse tem que ser suficiente para excitar o gate de um IRFZ44N. Entre a fonte e o dreno desse mosfet devem correr 12v e, chutando alto, 1A.

Voltando ao BC337, o ganho desse 337 segundo o multímetro, é de 425. Será que mantenho essa Rb de 1k? Ou será que seria melhor aumentá-la, já que, até onde eu sei (ou seja, quase nada) o 548 é para 100mA e o 337, para 800mA?

Grato.

• Membro VIP
Postado

Poderia pôr posteriormente postar. Publique propósito primeiramente. Porém ... pode pôr .. Prefira prática parceiro..🤪

• Haha 2
Postado
22 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Bem... a carga no coletor é um 555 CMOS (TLC555). A saída desse tem que ser suficiente para excitar o gate de um IRFZ44N. Entre a fonte e o dreno desse mosfet devem correr 12v e, chutando alto, 1A.

Não entendi bem... Mas se tratando de 555 e mosfet a corrente é quase nula. 

23 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Voltando ao BC337, o ganho desse 337 segundo o multímetro, é de 425. Será que mantenho essa Rb de 1k? Ou será que seria melhor aumentá-la, já que, até onde eu sei (ou seja, quase nada) o 548 é para 100mA e o 337, para 800mA?

R de 1k pro BC337 tá bom.

Já pro BC548 é pouco, pois o ganho dele é muito alto. 

• Curtir 1
Postado

O circuito é assim:

ujeJ2Ry.jpg

2 horas atrás, .if disse:

Prefira prática parceiro..🤪

Prefiro NPN: nuance nítida necessita nanquim, rs...

Ops! Agora que reparei: aquele R no pino 7 do 555 é 1k.

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

O circuito é assim:

ujeJ2Ry.jpg

Imaginei que fosse isso, mas como não funciona fiquei sem entender.... 

Cortando o terra do 555 seu mosfet ficará ligado direto, pois o flip-flop interno do CI perde a referência pro corte. 

Prefira usar o pino 4 do 555 pra fazer o corte da saída. Como já deve saber, em zero ele corta o 555.

Se o seu sensor faz o corte no zero pro led do LDR acender pode ligar direto e antes que pergunte: no pino 4 não tem consumo, pois internamente ali é um transistor. 

• Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 ,

Que tal pensar em uma solução que iniba o Reset do 555 , em vez dessa loucura toda ?

Sem BC sem circuito doido kkkk 

Só modificar o pino 4 do 555 e colocar o resistor que iria na base do BC assim :

modificacao.png.e7849d73a8557056dd219fb090822d4e.png

Paulo

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, MOR disse:

O que você quer fazer?

Um interruptor / dimmer para aqueles leds ali, na saída do IRFZ44N, @MOR.

Aquele ci TTP223 é um flip-flop acionado pelo toque humano... sua saída é alternada entre "sink" de 8mA/quase GND e "source", de 4mA/quase 5v. Na verdade, ele é acionado quando a gente chega o dedo a 1cm dele. É um chip bem legal, tem proteção contra toque falso, contra tremidas e contra a pessoa que, em vez de tocá-lo, mantém o dedo sobre ele. Se quiser, olha ele aqui. Ou o datasheet aqui. A única questão com ele é que ele só trabalha até 5v. E os leds na saída do mosfet precisam de 12v.

O 555 faz o dimmer, aumentando ou diminuindo o ciclo ativo (que o pessoal chama de duty cycle) em aproximadamente 1kHz.

Eu fiz um que funciona num circuito quase assim:

Yyvtx1k.jpeg

(na verdade só mudaram os R do LDR/LED de espera)

O LDR é quase frescura inútil mas o que ele faz é: diminui a intensidade do brilho do LED de espera (stand-by) quando o ambiente fica mais escuro, e aumenta esse brilho, quando o ambiente fica mais claro. A ideia é mantê-lo visível mesmo quando de dia e, à noite, quando o aposento tiver menos luz, diminuir para não incomodar,

mas nesse de agora... acabaram meus relés. E hoje estraguei o último BC548 que tinha aqui. Como tenho uns 4, acho, BC337, pensei que dava para fazer naquele esquema acima. Só que esse negócio de interromper pelo positivo, pelo negativo... ainda não domino, por isso ficou aquela meleca.

Não sei se entendi direito mas acho que o @.if sugeriu algo assim:

OnA3ZeD.jpg

Mas se não precisar de transistor nenhum, bem... lá se vai mais um teco de placa cobreada, rs... Mas que ficaria bem jóia usando as sugestões do @Renato.88 e do @aphawk,

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Prefira usar o pino 4 do 555 pra fazer o corte da saída.

45 minutos atrás, aphawk disse:

Só modificar o pino 4 do 555 e colocar o resistor que iria na base do BC assim :

isso ficaria!

Pouparia um transistor mas a grande sacada é o uso de recurso que o 555 já tem.

• Amei 1
  • Solução
Postado
7 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Não sei se entendi direito mas acho que o @.if sugeriu algo assim:

OnA3ZeD.jpg

Também não funciona... 

Pra cortar o pnp precisa de 12V, seu circuito só fornece 5V. 

Aí teria que fazer um par usando um BC337 junto. 

Siga com o pino 4 do 555 que é melhor. 

• Obrigado 2
Postado
1 hora atrás, Renato.88 disse:

antes que pergunte: no pino 4 não tem consumo, pois internamente ali é um transistor. 

hehe... é verdade, eu ia justamente perguntar se a saída do TTP223 não ia ficar sobrecarregada, já que já tem aquele led de espera, ali, rs...

E olha só que curioso, Xará: quando a saída do TTP é "1" (5v ou quase isso), o chip pode ser exigido em até 4mA. Mas quando a saída é "0" (GND ou um micro restolho de tensão), ele "engole" até 8mA. Se passar muito disso, tanto num sentido quanto no outro, o bichinho esquenta forte...

Bem, como sempre, mais uma vez, grato!

--------------------------------

Ops! Só um detalhe, pensei agora:

Para inibir o 555 através do pino 4, tudo bem, a saída "0" do TTP223 é muito, muito próxima de 0v, algo como 0,2v. Mas e para habilitar o 555? Quando em "1", a saída do TTP não dá nem a metade da Vcc nesse chip. Dá algo como 4,75v, quando alimentado com 5v cravados, criados através de um LM317 com trimpot. Mas como tô usando um 78L05 (7805 to-92), bem... nunca vi um 7805 que ponha 5v reais na saída, é sempre menos...

Desculpem se eu estiver viajando mas se isso for mesmo uma dificuldade, e se a gente, quando for para habilitar o 555, levasse 12v ao pino 4 via um 337, mesmo? Se bem que no coletor do 337 excitado vai sempre aparecer GND, né?...

• Membro VIP
Postado

Geralmente não visito e nem participo de tópico resolvido (que não foi por mim) ...

porém perceba palavras profissionais. Parceiros publicaram palavras pertinentemente perspicazes. .. Projeto parece pobremente precário. Porém pobreza pode produzir produto promissor. Prometo... parei. 😜

"Pra não dizer que não falei das flores"...

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

para habilitar o 555, levasse 12v ao pino 4 via um 337, mesmo? Se bem que no coletor do 337 excitado vai sempre aparecer GND

.. neste caso basta inverter a lógica do ttp: com ele em 0 = liga ... o 337 como porta inversora.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

Ainda não pensei mais, mas...

1 - Use um resistor e um zener de até 5V para alimentar o TTP com corrente algo como 1 a 2mA. Não encontrei a corrente de repouso em 5V, só a com 3V, que parece ser de 3uA.

2 - Use a contribuição do Paulo, que atua no reset. 

3 - Entre o TTP e o reset use qualquer transistor BCxxx. Só atente que o sinal vai inverter. 

4 - O LDR poderia ir direto na base do BCxxx e o led com um resistor no coletor

MOR_AL

• Curtir 2
Postado
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Para inibir o 555 através do pino 4, tudo bem, a saída "0" do TTP223 é muito, muito próxima de 0v, algo como 0,2v. Mas e para habilitar o 555? Quando em "1", a saída do TTP não dá nem a metade da Vcc nesse chip. Dá algo como 4,75v, quando alimentado com 5v cravados, criados através de um LM317 com trimpot. Mas como tô usando um 78L05 (7805 to-92), bem... nunca vi um 7805 que ponha 5v reais na saída, é sempre menos...

O 555 varia o pino 4 em 1V, abaixo disso o oscilador corta e acima funciona. Essa informação está presente até mesmo no datasheet do 555. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

E assim, amigos?

Y6C1tqf.jpg

O positivo para o 555 não é o mesmo que o dos leds mas o GND é comum aos dois. Será que cutucar o gate do mosfet com os quase 5v do pino 3 do 555 são suficientes?

26 minutos atrás, Renato.88 disse:

O 555 varia o pino 4 em 1V, abaixo disso o oscilador corta e acima funciona.

Postei a ideia de colocar o pino 8 e o pino 7 (via aquele 1k, ali) nos 5v só por curiosidade e... vai que alguém consulte o tópico. Mas se o pino 4 habilita o 555 com esses quase 5v, pronto!

• Membro VIP
Postado

Enriqueceu um pouco amigo. Permita-me observar que o ttp (to quase querendo 1 😉)  tem saída digital portanto a presença analógica do ldr está incoerente naquela posição ok?

Postado
2 minutos atrás, .if disse:

Permita-me observar que o ttp ... tem saída digital portanto a presença analógica do ldr está incoerente naquela posição ok?

Com a ajuda do nosso amigo @Renato.88, fiz uma conta que, se não estiver errada, a corrente que o TTP quando em "0" tem que engolir é mínima, @.if. Não sei quanto de corrente fica no led de espera, mas considerando apenas o LDR e os resistores, quando o LDR é iluminado no máximo, essa corrente é de 0,004A. E no escuro, cai para 0,00005A.

8 minutos atrás, .if disse:

(to quase querendo 1 😉)

Tá de pé 😉

12 minutos atrás, .if disse:

Enriqueceu um pouco amigo.

Como disse meu Xará, a tensão positiva que sai do TTP indo para o pino 4 do 555 é suficiente para habilitá-lo, não precisa daqueles cálculos de 1/3 da tensão aqui, 2/3 ali etc...

E deixar o 555 alimentado com os 12v, talvez dê para aproveitar a PCB que já está com os diodos, os caps, o suporte para o 555 e os pinos soldados, raspa aqui, solda ali e pronto.

Mas só para registro... se alimentar o 555 com os quase 5v, sua saída seria suficiente para fazer o mosfet levar o GND para a "lâmpada"?

• Haha 1
Postado
6 minutos atrás, .if disse:

Tentando agora contextualizar a presença do ldr ... você quer que o led acenda mais fraco a noite.. é isso?

Isso. Para não ferir a retina de princesa da pupila dos meus olhos nem incomodar seu sono, quando a geringonça estiver desligada, mas também para que ela encontre a geringonça no escuro da noite, se quiser acendê-la, rs...

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Mas só para registro... se alimentar o 555 com os quase 5v, sua saída seria suficiente para fazer o mosfet levar o GND para a "lâmpada"?

Depende da lâmpada.... 

Mas tensão menor no gate do mosfet pode fazê-lo esquentar. 

Se quiser alimentar o 555 com 5V, temos outra saída:

Troque o pino 7 pelo 3.

O 7 com o resistor de 1K no 12V vai no mosfet. 

O 3 vai direto no potenciômetro. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Vou pegar carona na ideia do amigo @alexandre.mbm e apontar pra outra direção. Escaneie ou tire foto de modo a destacar o contraste preto e branco.. basicamente o que interessa pra esquemáticos: apenas duas cores.  Um programinha nota 10 que uso é o irfanview.com onde no menu imagem tem a opção reduzir cores [para 2]. Após isso salve no formato .png que o arquivo fica mínimo. P.ex. o seu era 2MB. Duas cores não deu pois há muitos tons de cinza. Processado: reduzir pra 640x480, 6 cores ficou 36KB

424358683_readeTransferncia02.png.7837906092d84f1894b2168394b109d8.pngeu (eu) ainda consigo visualizar 😝

Nem gasto muito minha preciosa cota de dados uploadados no forum 😉

Ideia extensiva ao amigo @MORque com frequência contribui com desenhos de mão própria como mencionou agora há pouco o amigo @alexandre.mbm

• Curtir 2
  • Obrigado 2
Postado

Antes de tudo, peço desculpas e agradeço o toque aos amigos @MOR, @.if, @alexandre.mbm , @Renato.88 e a alguém mais que tenha tentado visualizar o esquema que ficou escuro. A causa é a péssima qualidade da câmera do cel e a falta de acesso naquele momento ao scanner. Quem tem que escurecer quando a luz é pouca é o led de espera, não a imagem...

Em 11/02/2022 às 11:48, Renato.88 disse:

Se quiser alimentar o 555 com 5V

Estava tentando reaproveitar a placa de fenolite já corroída porque antevi um jumper no lugar que era ocupado pelo coletor e pelo emissor do (falecido) 548. Mas como os pinos 3 e 7 do 555 trocaram de posição, o R do pino 7 desapareceu, gate do mosfet, etc., etc., a placa começou a ficar tão cheia de jumpers que virou quase que uma placa universal, apenas com as ilhas... Então vou corroendo outra, e para o seguinte esquema:

oqMJVxm.jpg

Será que tá certo, assim?

(Tava pensando, não sei se é bobagem mas... quando houver "0" lógico (quase GND) na saída do TTP, será que a corrente que vem do LED + LDR não vai cutucar o pino 4 do 555? Se sim, que tal colocar uma R alta, digamos 12k (chute), entre esse pino 4 e o GND? E se tiver essa R, ela não atrapalhará aquele LED + LDR? Grato!)

Postado
26 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

será que a corrente que vem do LED + LDR não vai cutucar o pino 4 do 555?

Se medir lá e a tensão estiver abaixo de um, o 555 tá cortado. 

27 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

12k (chute), entre esse pino 4 e o GND?

Não funciona. Se quiser colocar um R ali põe de 1k.

• Membro VIP
Postado

@rmlazzari58 a qualidade da captura melhorou mas a do circuito nem tanto...está 'trocando os pés pelas mãos' 😁 A aplicação pwm típca correta:

DC-Motor-Control-PWM-Circuit.pngpinos 3 e 7...

Vai que alguém do futuro queira montar seu circuito ...

Estou quase sentido vontade te dar algumas placas padrão (e otrás cositas más... num acredito que tinha só um (01) bc548 😲). Se arrumar tempo pra ir no correio te mando m.p. Mas acha que vai se de graça? 😉.

20 horas atrás, rmlazzari58 disse:

uma placa universal, apenas com as ilhas... Então vou corroendo outra

O lado bom é que você pratica a arte-técnica da corrosão... interessante pra mini produção diy🙃

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!