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Como fazer aterramento correto em amplificador de áudio?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

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Boa tarde, pessoal. Faz algum tempo a fonte original do meu PC queimou. Como o preço de outra original é absurdo, principalmente porque é rara (o PC tem mais de 10 anos), comprei e instalei uma genérica, que entrega direitinho as tensões necessárias mas que, conforme fui alertado na ocasião, não tem alguns filtros, o capricho da original. Resultado: o amplificador que uso para esse PC passou a apresentar um ruído (entendi) quando o potenciômetro passa de uns 75% do volume total. Na verdade, até antes, se colar o ouvido no alto falante...

 

No plugue da fonte desse amplificador há apenas as fase + neutro em 110v (ou fase + fase, se ligá-lo em 220v), sem o pino central. Cada "lado" da CA vai - com exceção de um fusível - direto ao primário do trafo. Então pensei em trocar esse plugue por um que tenha pino central e em aterrar o tap central do secundário do trafo direto nesse pino central. A favor disso tem que tanto o PC quanto o amp estarão no terra da mesma régua, do mesmo filtro de linha.

 

Bem, para dar uma verificada nessa ideia, dei uma pesquisada antes e, em vez de simplesmente conectar o terra no tap central, encontrei o seguinte esquema:

 

p04_fig1.gif

(Créditos: Elliott Sound Products - Power Supply For Amplifiers)

No texto especifica R1 de 10ohm para 5w. Não diz nada do C1 mas chuto 400v, que acho que é fácil de encontrar.

 

Dentro da pouca experiência que tenho, achei estranho esse circuito. Não só pelo R1 e C1 mas principalmente aqueles dois diodos ali, não entendi a necessidade deles: se vem negativo, não passa por um mas passa pelo outro. E vice versa. Além disso nunca tinha visto filtro que usa diodo, só indutor, capacitor e resistor...

 

Será que um circuito desse realmente ajuda a tirar aquele entendi da saída de áudio? Será que tem alguma forma melhor ou mais correta de fazer isso?

Postado

Bem, não entendi o que ruído “entendi”. Basicamente o amplificador pode apresentar três tipos de ruído: o que é chamado de “hum” que é um ruído parecido com o barulho que faz um transformador comum e pode eventualmente ser causado por problemas de aterramento; um chiado que é chamado de ruído branco que geralmente aparece quando o volume está perto do máximo (não acho que é esse que está te incomodando); e o mais difícil de explicar, ruídos de alta frequência compostos de uma ou mais frequências fixas como se fossem notas musicais agudas desafinadas. Este último é causado pela parte de áudio da placa-mãe estar captando as frequências geradas pelo processamento do computador e eventualmente agravados por filtragem deficiente na fonte. O ruído da fonte costuma ser da frequência de chaveamento que é inaudível por ser bem acima de 20 Khz que é o limite de um ouvido humano jovem. Mas existe um fenômeno chamado batimento que é quando duas frequências (ou mais) se misturam. Por exemplo, duas frequências inaudíveis, uma de 30 Khz e outra de 40 Khz misturadas vão gerar outras duas com frequência da soma e da diferença das duas. A soma que seria 70 Khz é obvio que seria inaudível mas a diferença que é 10 Khz vai ser audível e bem desagradável. Uma fonte com filtragem deficiente pode gerar batimentos com diversas frequências geradas pelo processamento do computador que seriam mais baixos com uma fonte melhor filtrada.

 

Tirando o plug do amplificador da saída do computador e aumentando o volume tende a aparecer o ruído “hum” e o “multi frequencial” sumir. Se for isso só melhorando a filtragem da fonte o que não é tarefa das mais fáceis.

Postado

O ruído é esse aqui (clique).

 

Tem alteração no volume e uns outros ruídos junto mas dá para perceber que são aproximação e afastamento do microfone e esbarrar o microfone nas almofadas que usei para evitar ruído externo entre o alto falante e o microfone.

 

E é ruído produzido por falta de aterramento, mesmo, porque quando conecto o terra do amp ao chassis do PC o ruído some. Já vi amps que tem até um terminal atrás para conectar seu terra ao terra do equpamento que produz o sinal a ser amplificado mas eu não gostaria de mais um fio entre o amp e o PC. Além disso, se em vez de usar um plugue sem terra eu puder usar um de 3 pinos, melhor.

 

Assim bastaria conectar o terra do amp ao terra que vem da parede e pronto. Era exatamente o que eu ia fazer antes de me deparar com o circuito ali em cima...

 

Como o terra do amp - na verdade o tap centra do secundário do trafo - está direto na veia do chip, mesmo (sem falar nos alto falantes) fiquei em dúvida. Posso até estar falando bobagem mas e se o terra da parede falhar? É um terra "porreta", daqueles padrão (2m de barra de cobre enfiados na terra, mesmo) mas sei lá... e se der algum pau na fonte do PC, que está nessa barra de cobre? Será que aqueles diodos-resistor-capacitor vão impedir do surto alcançar o amp?

Postado

Estranho. É mesmo um ruído tipo “hum” mas não típico de falha de aterramento por um detalhe: Não é de 60 Hz mas de 120 Hz.fotoa1.thumb.jpg.ea32f49820d91f89f381e7401f56a0cb.jpgfotoa2.thumb.jpg.ee961fa0761cbf53ae0e2f6a1a440414.jpg

A forma de onda mostra uma quase senoide junto com uma senoide de frequência bem mais alta.

Na análise espectral vemos forte 120 Hz, a segunda harmônica de 240Hz, as próximas harmônicas mais fracas e a alta frequência de 5266 Hz.

 

fotoa3.jpg.b6754599633413bfdfc2dc5ce7322808.jpgfotoa4.thumb.jpg.2f5b462bacad8e9578a0d2869aa2c632.jpg

 

fotoa5.jpg.3dcecab252b4c85c62f5b4f6a5376b7b.jpg

 

Existe a possibilidade do conjunto alto falante / microfone não ter captado a fundamental de 60 Hz, mas não parece que é o que está acontecendo. Eu já ouvi esse ruído centenas de vezes em amplificadores de potência com fonte comum , não chaveada e não estabilizada. Com certeza o Renato 88 e o Paulo APHawk também. As causas são eletrolíticos ruins na fonte, ou o amplificador drenando corrente de repouso excessiva e o que parece ser seu caso, presença de oscilação de alta frequência no sinal amplificado ou o próprio amplificador oscilando em alta frequência. Como aparece aumentando o volume provavelmente vem do computador. Essa frequência de pouco mais de 5 KHz está bem forte e pode ser a causa do ruido principalmente se a fonte do amplificador tiver eletrolíticos insuficientes ou estragados. Pode ainda ter frequências mais altas no sinal que vem do computador que o microfone não captaria mesmo porque a gravação digital PCM em 48KHz responde até uns 22, 23 Khz. Isso se o dispositivo de gravação não tiver um filtro passa baixas com corte em 20 KHz. Aí só com um osciloscópio pra saber. Eu vou ter que me preparar pra viajar, minha mãe de 80 anos pegou uma gripe forte e mora a 200 quilômetros e 2 horas e meia de viagem daqui. Por hora passe mais informações sobre a fonte do amplificador, se é não chaveada mesmo, quantos uF tem os eletrolíticos, veja se não estão inchados. Eu devo entrar de novo nos próximos dias, talvez até amanhã de lá onde minha mãe mora.

 

 

Postado

Grato pela atenção e pelos gráficos, caro @Andreas Karl. O fonte do amp - linear - foi feita por mim, e está a uns 40cm dele.

 

Os capacitores parecem bem, são 2 de 10.000uF, um de cada lado. Não é estabilizada, é filtrada apenas o padrão (aqueles caps e snubber) mas não aparecia nenhum ruído antes da troca a fonte do PC. Na verdade, se o amp estiver desconectado de sinal ou conectado numa outra fonte de sinal - o celular, por exemplo, o ruído não aparece. O problema, portanto, parece estar na fonte do PC, genérica. Tanto que quando conecto o terra da fonte do amp no chassis do PC, o ruído para. Se conectar o - dos alto falantes no pino do meio da tomada, também para. Se te interessar o projeto, tem aqui.

 

Mas como falei, gostaria de evitar acrescentar mais um cabo entre o terra do amp e o chassis do PC, e penso que poderia aterrar o tap central do secundário no terra da tomada, que tá bem feitinho. Só não fiz isso porque me deparei com o circuito acima, o de dois diodos um oposto ao outro, aquele R e aquele C, ali. Montar aquele circuito seria tranquilo, o que me ocorre é que talvez através daquele circuito, que estranho por falta de experiência, pode ser melhor do que conectar direto o terra do amp no terra da tomada. Será que é? E se a ligação direta, ao longo do tempo ou num surto da fonte do PC, não forem assim tão seguras? Que será aquele negócio de diodo prá cá e prá lá, que, no meu parco conhecimento, não barra nada, pois se os elétrons não passam pelo um, passam pelo outro... Vamos ver o que dizem os mestres do fórum, se aquilo lá ajuda, se é desnecessário, se pode até prejudicar...

 

 

P.S.: Saúde em abundância para você e para a sra. sua mãe e todos os seus! 🙂

 

Postado

Amigo, Desculpe mais tem coisa errada ai em 

 

responda as seguintes perguntas :

 

- o volume quando gravou este áudio estava no máximo ou no normal 

menos da metade ?

 

por que se tiver no máximo , até ai tudo bem porém ainda assim existe rumbre 

nessa sua fonte , ou a tensão zero ou o bias não está regulado corretamente tá 

 

precisa ver isso , se puder dê retorno 

 

ENDEL NEIVA 

ENFOTEC ELETRÔNICA - UBA,MG

Postado

No máximo, @ENDEL NEIVA. Esse hum começa a aparecer depois de uns 3/4 do curso do potenciômetro. Não descarto a possibilidade de haver um rumble de fundo, se for examinar com osciloscópio, mas é inaudível.

 

Eu só queria saber se é uma boa conectar o terra do amp (que hoje tá limpinho, isolado galvânicamente da rede pública pelo trafo) ao terra que há na tomada ou se aquele circuitinho lá em cima pode proteger tanto o amp (filho único de mãe solteira porque foi tirado de catálogo pelo fabricante) e os falantes. Se der um curto na fonte do PC - como deu na original - e esse curto alcançar o terra do amp... enfim, se queimar esse chip de amp, posso jogar a bugiganga toda no lixo, que não terá como consertar.

 

Na prática, trocando o fio da tomada por um que tem o pino do meio, aquele circuitinho em aranha ficaria quase como se fosse um tubo: os dois diodos e o R são cilíndricos, ia ficar um tubo com uma protuberância - o corpo do cap - e poderia ser fixado bem acima do interruptor. Da mesma forma, levar o terra do plugue direto ao tap central do secundário do trafo também seria fácil, olha lá:

 

S75il8H.jpg

 

O que será que faz aquele circuitinho?

 

Tv43Ttd.jpg

 

Que negócio é esse de diodo prá cá, diodo prá lá? Diodo prá cá em contraparalelo com diodo prá lá não é a mesma coisa que diodo nenhum? Aquilo lá é mera enganação ou realmente pode proteger o (hoje limpinho) terra do amp?

 

Sem desprezar nenhum membro, peço desculpa se incomodo pessoalmente mas talvez os mestres do fórum @aphawk, @Renato.88, @.if, que tem bastante experiência, pudessem dar uma luz...

Postado
56 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Que negócio é esse de diodo prá cá, diodo prá lá? Diodo prá cá em contraparalelo com diodo prá lá não é a mesma coisa que diodo nenhum? Aquilo lá é mera enganação ou realmente pode proteger o (hoje limpinho) terra do amp?

 

 

Para mim é só enganação pura. Esquece isso. Basta procurar um bom local no chassis do aparelho e fazer uma excelente conexão nele, mas o correto é ter apenas um local do chassis conectado ao GND do aparelho, ou podem ocorrer os famosos loops de terra, com chiados e zumbidos de monte ... Fazíamos isso na Quasar e sempre deu certo.

 

Quanto ao zumbido aparecer aos 3/4 do potenciômetro de volume, provavelmente ele é de alta impedância. Sugiro colocar um resistor de igual valor entre a entrada do potenciômetro e o terminal de GND do mesmo.

 

Outra coisa : talvez seu circuito tenha muito ganho, o que é desnecessário para uma entrada de alto nível ( acima de 100 milivolts ).

 

Que tal postar o esquema desse amplificador ?

 

Paulo

 

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No gabinete do amp não tem como: ele é de MDF.

 

qyOm9Kb.jpg

 

iTpTuk7.jpg

 

O que dá é para aterrar o gabinete da fonte, que fica a uns 40cm do amp e é conectado por um cabo de 8 vias. Aí eu aterraria o gabinete junto com o tap central do secundário do trafo.

S75il8H.jpg

 

74r89Ah.jpg

 

Só tem um único ponto, Paulão, para o qual converge o terra, tanto no gabinete do amp quanto no do trafo. Eu procurei seguir o tal de star ground, para evitar aqueles loops, lá.

 

1 hora atrás, aphawk disse:

Sugiro colocar um resistor de igual valor entre a entrada do potenciômetro e o terminal de GND do mesmo.

Você diz um R paralelo à R do pot? Isso não alteraria totalmente o pot, não faria a R máxima cair pela metade?

 

1 hora atrás, aphawk disse:

talvez seu circuito tenha muito ganho, o que é desnecessário para uma entrada de alto nível ( acima de 100 milivolts ).

 

Que tal postar o esquema desse amplificador ?

 

O amp tem uma pequena plaquinha de recepção de sinal bluetooth, que é um sinal bem fraquinho, mesmo. Tanto que, sem amp, direto num foninho, quase não se ouve a saída, nem setando o volume interno do bluetooth no máximo.

 

Para o sinal que sai do bluetooth chegar num nível mínimo amplificável, botei um pré-amp com ganho de 2, apenas. Essa entrada no amp nem se compara com a outra entrada, a que vem da saída do PC, mas aí, para não distorcer, é só deixar a saída do PC com volume baixinho.

 

O amp propriamente está setado para um ganho de 23v/v ou 27dB, que está dentro do especificado no datasheet.

 

Em breve vou poder medir a tensão, estou preparando um note velho aqui com Win7 só para poder usar o Soundcard Scope. Mas de ouvido, mesmo com o pré-amp, o sinal do bluetooth não clipa, não. O do PC, se aumentar o volume, aí sim clipa.

 

Olha os circuitos aí:

 

qDxchVh.jpg

vb7gFyV.jpg

 

 

E a plaquinha de bluetooth

 

S972bCR.jpg

 

 

 

  

1 hora atrás, aphawk disse:

Para mim é só enganação pura. Esquece isso.

 

E agradeço a análise do circuitinho de terra, Paulão, vou seguir a orientação e conectar o terra da tomada direto no gabinete da fonte e no tap central do secundário de trafo.

 

  • Solução
Postado

Tô chegando no meio da conversa, mas.... 

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Eu só queria saber se é uma boa conectar o terra do amp (que hoje tá limpinho, isolado galvânicamente da rede pública pelo trafo) ao terra que há na tomada

Na verdade já está, ou pelo menos deveria. 

Veja:

Se você liga num PC, toda a carcaça de metal, o pino do meio de sua tomada, os fios pretos da fonte e todas as conexões na parte traseira estão ligadas juntas. 

Inclusive a malha daquela saída P2 de áudio que tem na traseira dele. 

Então a malha terra também vai para o seu amplificador e entra em contato com o secundario de sua fonte. 

Se não estiver é porque tem mau contato outro ligação errada. 

Meça a continuidade aí com o multimetro na escala dos 200R. 

  • Curtir 1
Postado
11 horas atrás, rmlazzari58 disse:

No máximo, @ENDEL NEIVA. Esse hum começa a aparecer depois de uns 3/4 do curso do potenciômetro. Não descarto a possibilidade de haver um rumble de fundo, se for examinar com osciloscópio, mas é inaudível.

 

Eu só queria saber se é uma boa conectar o terra do amp (que hoje tá limpinho, isolado galvânicamente da rede pública pelo trafo) ao terra que há na tomada ou se aquele circuitinho lá em cima pode proteger tanto o amp (filho único de mãe solteira porque foi tirado de catálogo pelo fabricante) e os falantes. Se der um curto na fonte do PC - como deu na original - e esse curto alcançar o terra do amp... enfim, se queimar esse chip de amp, posso jogar a bugiganga toda no lixo, que não terá como consertar.

 

Na prática, trocando o fio da tomada por um que tem o pino do meio, aquele circuitinho em aranha ficaria quase como se fosse um tubo: os dois diodos e o R são cilíndricos, ia ficar um tubo com uma protuberância - o corpo do cap - e poderia ser fixado bem acima do interruptor. Da mesma forma, levar o terra do plugue direto ao tap central do secundário do trafo também seria fácil, olha lá:

 

S75il8H.jpg

 

O que será que faz aquele circuitinho?

 

Tv43Ttd.jpg

 

Que negócio é esse de diodo prá cá, diodo prá lá? Diodo prá cá em contraparalelo com diodo prá lá não é a mesma coisa que diodo nenhum? Aquilo lá é mera enganação ou realmente pode proteger o (hoje limpinho) terra do amp?

 

Sem desprezar nenhum membro, peço desculpa se incomodo pessoalmente mas talvez os mestres do fórum @aphawk, @Renato.88, @.if, que tem bastante experiência, pudessem dar uma luz...

 

 

você teria o esquema desse circuito ?

to achando que com 3/4 tá muito cedo pra ruidos em 

deve ter alguma coisa na fonte de alimentação causando isso 

ou nos capacitores de filtro ACOPLADORES E DESACOPLADORES 

no amplificador mesmo 

 

precisaria desligar a fonte colocar o osciloscopio nela pra vê 

depois ligar ela de volta ( caso não se ache nada ) e colocar o osciloscopio

no ciscuito do amplificador 

 

porém O ABIAS E O tensão ZERO , tb fazem isso como dito antes 

 

dê retorno 

  • Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 ,

 

Bom, falar em aterramento em chassis de MDF nem tem o que falar kkkk !

 

Vamos ao circuito correto :

 

https://media.digikey.com/pdf/Data Sheets/Texas Instruments PDFs/LM4780(TABD).pdf

 

Página 8 figura 6, é uma aplicação prática feita corretamente.

 

Os ganhos em AC são calculados em função das frequências máxima e mínimas, e sempre usado o mínimo ganho necessário.

Repare que faltam capacitores para isso em seu circuito montado.

 

Se alguma fonte de entrada tem nível baixo, então ela precisará de um pré amplificador com o ganho necessário.

 

Para ajudar a diminuir os ruídos, você tem de escolher um ponto de GND adequado em seu amplificador, e todas as outras placas ou conectores que precisem ser ligadas ao GND devem ser conectadas a esse único ponto. Se ficar ligando em vários locais diferentes, mesmo na teoria sendo GND, os zumbidos irão aparecer ....

 

Isso de usar um terminal de conector para interromper um sinal de GND é invenção demais... o terra fica muito fraco e os zumbidos aparecem...

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Postado

Bem, amigos, o que estava matando é que antes de trocar a fonte do PC sem mudar nada na bugiganga, não aparecia ruído nem no volume máximo.

 

Mas, repare: "estava matando" e "aparecia", rs...

 

Quem matou a charada foi o mestre Renatão, de novo:

 

16 horas atrás, Renato.88 disse:

Se você liga num PC, toda a carcaça de metal, o pino do meio de sua tomada, os fios pretos da fonte e todas as conexões na parte traseira estão ligadas juntas. 

Inclusive a malha daquela saída P2 de áudio que tem na traseira dele.

 

Numa daquelas coincidências sinistras, ao mesmo tempo queimou a fonte do PC E o cabo P2 estragou. (Ou eu posso ter forçado o plugue na ponta do cabo, quando desconectei...) Sorte que não foi o jaque P2 do amp porque esse tá colado com araldite.

 

Mas foi só botar outro cabo que o ruído sumiu.

Mesmo assim vou trocar o cabo de força por um de 3 vias, já que o terra que sai do gabinete da fonte vai por um cabo AWG 22, que é meio fraquinho para essa aplicação.

 

 

14 horas atrás, ENDEL NEIVA disse:

você teria o esquema desse circuito ?

Tem ali em cima, caro, post #9.

 

42 minutos atrás, aphawk disse:

Bom, falar em aterramento em chassis de MDF nem tem o que falar kkkk !

 

rs... por outro lado, MDF não é afetado por RFI nem EMI.

 

Agora, Paulão, para os cálculos, lembrando que um LM4780 nada mais é que dois LM3886 num mesmo chip, usei as dicas aqui. Veja quanto detalhista foi esse sujeito.

 

Mas não foi só esse. As ideias tanto de separar a fonte do amp quanto de fazer aranha, tirei daqui.

 

E você tem razão: o cabo do terra está rankeado para quase 1A (AWG 22). Mas para ser caseiro, e pensando que vou trocar o cabo de força por um de 3 vias, até que quebra o galho.

 

Só como curiosidade, mesmo sem filtro esse LM3886 funciona até que bem. Olha só isso aqui.

 

Por exemplo, aquele rede Thiele (R=10ohm || L=0,7uH) só é recomandada se o cabo para os falantes forem compridos. Mas no caso, não tem meio metro entre as caixas e a bugiganga.

 

Enfim, você está certíssimo, eu é que dei uma acoxambrada pensando na aplicação específica.

 

Caros, gratíssmo pelas ideias!

  • Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o terra que sai do gabinete da fonte vai por um cabo AWG 22, que é meio fraquinho para essa aplicação

Pelo que entendi é um cabo manga com várias tensões. 

Nesse caso seria interessante usar um cabo manga com malha, ela é bem mais grossa que os fios que vem por dentro. 

  • Curtir 1
Postado

@rmlazzari58 ,

 

Eu fiz muita montagem semelhante a essa sua também, várias placas separadas e tudo dentro de uma caixa de madeira kkkk

 

São observações que eu sempre sigo nas minhas montagens, já cansei de ficar caçando fantasmas também ...

 

Quanto ao circuito que eu mostrei no datasheet, o mis importante são os capacitores no circuito de realimentação dos amplificadores, um para diminuir o ganho em frequências acima de 40Khz, que elimina oscilações inaudíveis geradoras de batimento que geram trocentos ruídos estranhos, e o outro para diminuir o ganho abaixo dos 10 Hz, para tentar salvar os alto falantes kkkkk !

 

A rede Thiele realmente não vejo nenhum sentido, eu também não uso.

 

Mas já que resolveu o zumbido, ótimo ! Boa diversão !

 

Paulo

  • Obrigado 1
Postado
23 horas atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso seria interessante usar um cabo manga com malha, ela é bem mais grossa que os fios que vem por dentro.

 

Blindado é massa, rs...

 

Vou dar uma pesquisada. Ideal seria se houver cabo manga 8x20 blindado mas também serviria 16x26...

 

Ou melhor, só precisa ter AWG 20 (ou 2 x 26) corrente que vai ao amp (25-0-25). O 15-0-15 que vai ao pré-amp, 0 5-0 que vai à plaquinha de bluetooth e o 12-0, da ventoínha podem não precisam ser 20 AWG.

 

 

Outro detalhe: a espessura do cabo não pode ultrapassar a braçadeira do conector mike.

 

 

E uma questão: lembrando que a fonte do PC tem o pino do meio, será que não cria ground loop se, na fonte, eu usar um cabo de força de 3 vias junto com o manga bilndado? Será que aí vale um ou outro, ou o manga blindado ou o cabo de força de 3 vias? Ou não, o que redunda, abunda?

Postado
1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

Ou não, o que redunda, abunda?

Nem sempre. 

Tem que testar, senão:

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

cria ground loop

E aí pode dar ruído. 

É como o @aphawk disse, depende de onde os terras foram puxados. Tem o lugar certo. 

  • Curtir 1
Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

E uma questão: lembrando que a fonte do PC tem o pino do meio, será que não cria ground loop se, na fonte, eu usar um cabo de força de 3 vias junto com o manga bilndado? Será que aí vale um ou outro, ou o manga blindado ou o cabo de força de 3 vias? Ou não, o que redunda, abunda?

 

Em termos de áudio ... terra complica muito... o ideal é sempre ter apenas um único ponto de terra, bem perto da saída do GND da fonte de alimentação. Todos os outros terras de placas e conectores deveriam vir desse único local, e não se interligarem em nenhum outro ponto, ou começam os loops ...

 

Paulo

Postado
Em 14/07/2022 às 17:04, aphawk disse:

o ideal é sempre ter apenas um único ponto de terra, bem perto da saída do GND da fonte de alimentação

Fiz o seguinte: troquei o cabo de força AC do trafo por um com 3 vias e conectei o terra ao tap central do secundário. Paralelamente, puxei, do ponto central dos terra, no amp, um terminal que conecto ao chassis do PC, além de aproveitar e dar uma reforçada no terra que vem do conector mike, refazer umas soldas e cobri-las com esmalte de unha.

 

Ficou 99,9%. Mas ainda gostaria de montar um cabo novo, dessa vez blindado, entre os dois mikes fêmeas, o que está no gabinete da fonte e o que está no gabinete do amp, mas não estou encontrando cabo manga que atenda. O mínimo considerando a corrente, dentro do pouco que conheço, seria 8 vias e AWG 20. Até encontro 8 vias blindado mas, no máximo, AWG 22. Hoje tem 8 vias de AWG 20 mas cabinho comum, que coloquei dentro de um pedaço de uma mangueirinha.

 

Se alguém tiver algum fornecedor que tenha um metro desse 8 x 20AWG, e puder me indicar, fico agradecido.

 

E caso não encontre esse 8 x 20, se desse, gostaria de comentários para a seguinte ideia: 8 vias de cabinho AWG 20 independentes um do outro, enroladas num 9º cabinho desses. Ou seja, um feixe de 8 vias e, em volta desse feixe, mais uma via porém enrolada no feixe, de forma a conectar os dois mikes macho - um em cada ponta - entre si. Essa "bobina" de puro terra teria, por função, não apenas conectar os dois mikes mas também manter esse cabo com um pouco de flexibilidade e imune às EMI e RFI. Se bem que ficaria um cabo bem grosso, que dificilmente conseguirá passar pela braçadeira dos conectores mike... Bem, de qualquer forma esse 9o. cabo não precisaria mesmo entrar dentro do conector, poderia ficar em contato com o corpo metálico dele, por fora mesmo...

 

Será que funcionaria? Será que, pelo contrário, acabaria sendo como uma antena? Ou apareceria alguma capacitância misteriosa?

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