Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem ? Me pediram algo essa semana que nunca me pediram antes haha, um cliente quer saber se o windows dele é original ou não, tem como descobrir isso? alguém sabe me dizer, pois as formas que achei são meio... furadas, pois o pessoal fala para ir pelo CMD e tal, mas ... fiz o teste em um windows pirata e da a mesma coisa, ai fiquei em duvida, tem alguma forma de descobrir isso de um maneira mais certeira?

valeu e agradeço desde já, Falou ^^ 

Postado

Você manja de TI? Conhece o Gerenciador de Tarefas? Se for pirata terá algum processo estranho rodando.

• Moderador
Postado
18 horas atrás, Catelan disse:

Você manja de TI? Conhece o Gerenciador de Tarefas? Se for pirata terá algum processo estranho rodando.

Não exatamente. É perfeitamente possível ter uma instalação pirata de Windows sem nenhum processo estranho rodando ao fundo...

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Não exatamente. É perfeitamente possível ter uma instalação pirata de Windows sem nenhum processo estranho rodando ao fundo...

Hmmm, no Windows 10 vai ter algum processo sim!

• Moderador
Postado

@Catelan Não, nem no Windows 10. Uma ativação usando chaves de mercado cinza, por exemplo, não fará nenhum processo estranho surgir de plano de fundo, enquanto continua sendo uma instalação ilegítima.

• Curtir 3
Postado

@Rio McCloud Exatamente isso que percebi, mas também não achei nenhuma ferramenta da própria Microsoft para ver isso, ai como o PC da pessoa é de empresa e tem uma porrada de programa pessoal DELES... cara é meio complicato até  entender o que seria um "processo estranho rodando ao fundo".

Ai vim perguntar para ver se alguém já passou por isso, então sei-la. A pessoa que me pediu isso, perguntou por conta que a máquina é de empresa e parece que microsoft bateu la, mandaram a máquina para outra pessoa e querem ter certeza que a memsa fez alguma ***** que todos estão com o pé atrás nisso, mas confesso, EU NÃO FAÇO IDEIA DE COMO VER ISSO kkkk xD.

Postado
17 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Uma ativação usando chaves de mercado cinza, por exemplo, não fará nenhum processo estranho surgir de plano de fundo, enquanto continua sendo uma instalação ilegítima.

Concordo com o "ilegítima", mas não configura pirataria.

3 minutos atrás, alterTi disse:

@Rio McCloud Exatamente isso que percebi, mas também não achei nenhuma ferramenta da própria Microsoft para ver isso, ai como o PC da pessoa é de empresa e tem uma porrada de programa pessoal DELES... cara é meio complicato até  entender o que seria um "processo estranho rodando ao fundo".

Ai vim perguntar para ver se alguém já passou por isso, então sei-la. A pessoa que me pediu isso, perguntou por conta que a máquina é de empresa e parece que microsoft bateu la, mandaram a máquina para outra pessoa e querem ter certeza que a memsa fez alguma ***** que todos estão com o pé atrás nisso, mas confesso, EU NÃO FAÇO IDEIA DE COMO VER ISSO kkkk xD.

Melhor você não fazer absolutamente nada, isso é exclusivamente de alçada da empresa.

Postado

@Catelan Entendi, é eu queria tentar para pegar um possível contrato, mas como disse, pelo que andei pesquisando... Parece que não existe uma forma certeira de fazer isso, né?! Ai que complica a coisa haha... Mas beleza, obrigado de qualquer forma pessoal.

Postado

@alterTi A microsoft provavelmente consegue verificar se uma determinada chave foi utilizada milhares de vezes. E provavelmente em questão de empresas acredito que ter a nota fiscal do produto em questão seria importante.

@CatelanExiste outras formas de legitimar um Windows 10, inclusive adiciona-lo a conta Microsoft.

Postado

@MrNobody Cara, ai que ta... pelo que eu entendi, a empresa até tem a NF... AGORA... onde ELA ESTÁ??

É outra história, eles não sabem. 

Sabe aquela famosa empresa toda zoada? Então hahah.

Se o cara tivesse, era pegar a chave pelo CMD e verificar o que ele comprou, mas pelo que to sabendo eles não tem nada, mas alegam ter comprado, fora que a MICROSOFT parece que já bateu lá, por isso querem arrumar a casa agora.

Postado
4 minutos atrás, alterTi disse:

@Catelan Entendi, é eu queria tentar para pegar um possível contrato, mas como disse, pelo que andei pesquisando... Parece que não existe uma forma certeira de fazer isso, né?! Ai que complica a coisa haha... Mas beleza, obrigado de qualquer forma pessoal.

Do jeito que você escreveu dá a entender que o funcionário fez o pedido sem anuência da empresa. Se a empresa tem registros não precisa desse tipo de serviço. mas se a empresa é bagunçada ou má intencionada seu serviço de "descoberda" não vai servir para nada, sem notas fiscais.

6 minutos atrás, MrNobody disse:

@alterTi A microsoft provavelmente consegue verificar se uma determinada chave foi utilizada milhares de vezes. E provavelmente em questão de empresas acredito que ter a nota fiscal do produto em questão seria importante.

@CatelanExiste outras formas de legitimar um Windows 10, inclusive adiciona-lo a conta Microsoft.

Não é possível utilizar essas chaves "milhares de vezes" se forem de OEM. Adicionar à conta não legitima nada.

Postado
2 minutos atrás, Catelan disse:

Não é possível utilizar essas chaves "milhares de vezes" se forem de OEM. Adicionar à conta não legitima nada.

"Legitimar" talvez não seja a palavra correta, mas adicionar a conta mantém o Windows 10 ativo na maquina instalada e sem a necessidade de instalação de nenhum programa em uma futura formatação.

Postado
agora, MrNobody disse:

"Legitimar" talvez não seja a palavra correta, mas adicionar a conta mantém o Windows 10 ativo na maquina instalada e sem a necessidade de instalação de nenhum programa em uma futura formatação.

Adicionar à conta não ativa também. O que vai ativar é que a instalação corresponda ao equipamento. Tanto é que você pode re-instalar o Windows numa máquina que já foi ativada usando apenas um usuário local.

@MrNobody Ah sim, estava esquecendo de dizer que mesmo que você tente usar a conta Microsoft para ativar depois de mudar placa-mãe e processador por um modelo mais moderno não vai conseguir.

Postado

@Catelan Sim, a conta microsoft é importante na questão de ativação. Você pode por exemplo desvincular uma conta microsoft de uma determinada placa-mãe para instalar o Windows em outro PC. E magicamente o PC que foi desvinculado fica com o Windows desativado e o que nunca teve o Windows instalado fica ativado.

• Moderador
Postado
25 minutos atrás, Catelan disse:

Concordo com o "ilegítima", mas não configura pirataria.

Sim, configura. Pirataria é o ato de reproduzir conteúdo protegido por direitos autorais sem autorização do detentor. Estas chaves não são legalizadas pela Microsoft. Além do mais, este não é o único jeito de ter uma instalação pirata de Windows sem nenhum processo estranho de fundo.

• Curtir 5
Postado

Acredito que hoje em dia seja mais difícil descobrir se uma ativação é válida ou não, digo, em questão do questionamento do amigo @alterTi .

Existe formas de descobrir igual o amigo @Catelan citou, com processos estranhos, mas também nem sempre um uso de programa ilegal (para não dizer outra coisa), vai resultar em surgir no gerenciador de tarefas, então tem a opçaõ de olhar a lista de programas no menu iniciar, pastas do Windows, o Painel de Controle na parte de desinstalar programas e afins.

Creio que tanto se usar uma key seja comprada da MS ou parceira direta, mercado cinza, ou até usando meios de ativação, ao usar o CMD para verificar o resultado não vai mostrar algo conclusive sobre a key ser original ou não.

Se essa key for de mercado cinza ou de outro meio ilegal, uma hora ela para de funcionar e a ativação sai.

Existem vários meios de ativação do Windows hoje em dia, já pesquisei umas vezes, e tem até meio que não precisa instalar nada.

• Curtir 1
Postado

@Catelan Literalmente existe (ou existiu um método - não sei como está hoje a situação do Windows 10) que "legitimava" uma chave de ativação falsa a sua conta Microsoft e você poderia utilizar em qualquer PC que você quisesse - e essa chave de ativação é atrelada ao Hardware ID (HWID) em sua conta Microsoft. Hoje, usam até o HWID para banir trapaceiros em jogos.

Postado

Essa discussão está tentando descobrir o sexo dos anjos. Usar Windows sem licença é possível de algumas formas. Alguns acham que comprar uma chave é pirataria, pra mim não e ponto! Você pode simplesmente usar sem chave e deixar as restrições do sistema restringirem seu uso, SEM ILEGALIDADE NENHUMA. Você também pode desativar o serviço Proteção de Software, algo que a Microsoft te permite e não terá nenhuma restrição de uso do sistema. Só que não poderá instalar um Office. Agora, essa LENDA de que a vinculação à conta tem que acabar, porque simplesmente NÃO TEM NADA A VER. Analisem a imagem, se alguém não entender, sinto muito...

Sem título.png

Postado

@Catelan A ativação do Windows 10 não é feita só na maquina em questão. Ela é feita no servidor. Quando você diz que existe um processo estranho no Windows para ativação, sabe porque o processo tem que ficar ligado 100% do tempo? Porque não foi feita uma ativação da chave no servidor da Microsoft. E essa ativação em uma conta Microsoft também acaba vinculando a chave de ativação ao HWID da máquina em questão e você precisa entrar na conta Microsoft para desvincular a maquina caso queira usar a mesma chave em outra maquina sem a necessidade de comprar uma nova.

E sim, mercado cinza é pirataria. Ou pode ser pior, porque você não sabe se a chave foi comprada com cartões de crédito roubados, ou foram copias roubadas.

Edit: A conta Microsoft pode não ter importância nenhuma na hora da ativação, mas em partes é importante para gerenciar caso você queira desvincular uma chave de outra maquina.

• Membro VIP
Postado

Só um detalhe, a ativação por conta da Microsoft ocorre quando se obtém uma licença digital, ai sim a ativação ocorre ao "vincular" o micro à conta microsoft.

• Curtir 3
Postado
6 minutos atrás, MrNobody disse:

@Catelan A ativação do Windows 10 não é feita só na maquina em questão. Ela é feita no servidor.

100% como eu digo para quem não sabe, no(s) servidore(s) de ativação

Quando você diz que existe um processo estranho no Windows para ativação,

Sim, "estranho" para quem não conhece, tipo KMS

sabe porque o processo tem que ficar ligado 100% do tempo? Porque não foi feita uma ativação da chave no servidor da Microsoft.

Mesmo a ativação oficial tem que ficar ligado, para isso o serviço Proteção de Software, que expliquei antes. Sabia?

E essa ativação em uma conta Microsoft também acaba vinculando a chave de ativação ao HWID da máquina em questão

Sem dúvida, é assim que funciona, pelo Hardware ID

e você precisa entrar na conta Microsoft para desvincular a maquina caso queira usar a mesma chave em outra maquina sem a necessidade de comprar uma nova.

Você não entendeu minha imagem, não precisa desvincular nada. Meu DESKTOP está vinculado duas vezes.

E sim, mercado cinza é pirataria. Ou pode ser pior, porque você não sabe se a chave foi comprada com cartões de crédito roubados, ou foram copias roubadas.

Adoram o termo "mercado cinza". Se eu tiver uma licença e quiser vender, posso e acabou. Agora, roubo é crime, mas não é pirataria.

Edit: A conta Microsoft pode não ter importância nenhuma na hora da ativação, mas em partes é importante para gerenciar caso você queira desvincular uma chave de outra maquina.

• Coordenador
Postado

Pessoal, melhor acalmar os ânimos para mantermos um ambiente saudável, tudo bem? 😉

Acrescento meu tópico sobre o mercado cinza para responder a algumas dúvidas postadas aqui:

Deixo também a referência dos termos de uso da Microsoft para o Windows 10: https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/OEM/Windows/10/UseTerms_OEM_Windows_10_PortugueseBrazil.htm

Destaco um trecho:

Citação

"5. Software Autorizado e Ativação. Você estará autorizado a usar esse software somente se estiver corretamente licenciado e o software tiver sido ativado adequadamente com uma chave do produto (Product Key) original ou por outro método autorizado. Quando você se conectar à Internet ao usar o software, este entrará em contato com a Microsoft ou sua afiliada automaticamente para conduzir a ativação e associá-la a um determinado dispositivo. Você também pode ativar o software manualmente pela Internet ou por telefone. Nos dois casos, ocorrerá a transmissão de determinadas informações e poderão ser aplicadas taxas de Internet, telefone e serviço de SMS. Durante a ativação (ou a reativação que poderá ser acionada por alterações nos componentes de seu dispositivo), o software poderá determinar que a instância instalada do software é falsificada, está licenciada incorretamente ou inclui alterações não autorizadas. Se ocorrer falha na ativação, o software tentará se reparar sozinho, substituindo qualquer software Microsoft falsificado pelo software original Microsoft. Você também poderá receber lembretes para obter uma licença adequada do software. A ativação bem-sucedida não confirma que o software é original ou que foi devidamente licenciado. É vedado burlar ou contornar a ativação. Para ajudar a determinar se seu software é original e se você está devidamente licenciado, consulte (aka.ms/genuine). Determinadas atualizações, suporte e outros serviços só poderão ser oferecidos a usuários de software original da Microsoft."

Em resumo, usar o Windows sem ativá-lo ou com chave proveniente do "mercado cinza" (geralmente OEM, desviada do propósito original) constitui atividade irregular e quebra de contrato. Para verificar a autenticidade, é melhor entrar em contato com a Microsoft, conforme sugerido acima.

• Curtir 4
  • Amei 1
Postado

@Catelan Uma coisa nova para você, que você poderia verificar no próprio Windows 10, como você pode ver "Licença digital vinculada a sua conta Microsoft": 2052401685_Ativao.png.5efd7d2acb0a42e311362c56959dd37f.png

Sim, existe uma diferença entre licença vinculada a uma conta digital vs dispositivos logado em uma mesma conta Microsoft. Talvez você nunca tenha tido que passar pela necessidade de desvincular um dispositivo com Windows 10 da conta Microsoft, por não ter 2 computadores ligados com a mesma Key.

E em caso de licença OEM, elas não podem ser transferidas de um PC para outro.

Postado

@CatelanSim, eu entendi que você está no tópico brigando para ser a pessoa "certa", mesmo se contradizendo.

Por exemplo: 

Em 13/07/2022 às 13:03, Catelan disse:

sabe porque o processo tem que ficar ligado 100% do tempo? Porque não foi feita uma ativação da chave no servidor da Microsoft.

Mesmo a ativação oficial tem que ficar ligado, para isso o serviço Proteção de Software, que expliquei antes. Sabia?

Você primeiro afirmou que existe um processo estranho ligado no PC em um Windows 10 pirata. E depois afirma que o mesmo processo existe em uma ativação oficial. Então como diabos esse processo vai demonstrar que a ativação é pirata se segundo você mesmo o processo existe em ambos os casos? Ou você está se esquivando da responsabilidade de se comunicar bem, querendo culpar o outro pelo "falta de interpretação". 

Enfim, eu encerrarei a discussão por aqui porque sei que não ganharemos nada com a atitude de "Você não entendeu o que eu disse ou não leu".´ Já que eu sou um grande adepto da frase: “A responsabilidade da comunicação é SEMPRE de quem emite a informação.”

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...