Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete de papelão improvisado


Posts recomendados

Boa tarde pessoal, eu estou com um Pc para montar e preciso fazer testes assim que estiver pronto, mas o gabinete vai demorar um bom tempo, por ora preciso de um gabinete improvisado e pensei numa caixa de papelão, pois já vi muitos outros fazerem o mesmo, gostaria de saber se tem alguma recomendação ou alerta para a montagem, vou deixar a fonte jogando o ar quente fora em um extremo da caixa e um cooler jogando ar frio para dentro em outro extremo, mais alguma dica de como manter tudo ok? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos Sousa 26 Não monta em caixa de papelão, deixa em cima de uma mesa mesmo as peças e depois coloca dentro de um gabinete.

 

13 minutos atrás, carlos Sousa 26 disse:

vou deixar a fonte jogando o ar quente fora

Isso é uma péssima ideia, fontes de qualidade não é para essa função.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@carlos Sousa 26 Não monta em caixa de papelão, deixa em cima de uma mesa mesmo as peças e depois coloca dentro de um gabinete.

 

Isso é uma péssima ideia, fontes de qualidade não é para essa função.

Mas assim fica desprotegido, tem 1001 possibilidades de deixar exposto dar errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos Sousa 26 E deixar em uma caixa de papelão do jeito que planejou não é nada bom.

 

Deixar a fonte jogando ar quente pra fora, não é uma escolha boa.

 

Fora isso tem que planejar como vai fazer para entrar ar, porque o papelão vai esquentar, e não pode encostar a placa-mãe direto no papelão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@carlos Sousa 26 E deixar em uma caixa de papelão do jeito que planejou não é nada bom.

 

Deixar a fonte jogando ar quente pra fora, não é uma escolha boa.

 

Fora isso tem que planejar como vai fazer para entrar ar, porque o papelão vai esquentar, e não pode encostar a placa-mãe direto no papelão.

Como falei, deixei um cooler jogando ar para dentro da caixa, e vou dar um jeito de não encostar a placa direto no papelão

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha cara, sinceramente, não vejo forma nenhuma de você conseguir colocar tudo dentro de uma caixa de papelão, além de que, como dito antes, não se pode deixar a placa-mãe encostar no papelão.

As fontes modernas não jogam ar para fora, elas puxam ar, então seu plano de deixar a fonte jogando ar fora já vai por água abaixo aí.

Além de que, peças eletrônicas são pesadas para uma caixa de papelão feita de forma comum.

Se quer um gabinete improvisado, pega um pedaço de madeira e vai o adaptando para construir algo que consiga se colocar as peças do computador.image.png.b0cba7d1efaa46b8630ceb105fb01a75.png

Agora, se não quer ter trabalho, deixe em cima de uma mesa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pepse disse:

Olha cara, sinceramente, não vejo forma nenhuma de você conseguir colocar tudo dentro de uma caixa de papelão, além de que, como dito antes, não se pode deixar a placa-mãe encostar no papelão.

As fontes modernas não jogam ar para fora, elas puxam ar, então seu plano de deixar a fonte jogando ar fora já vai por água abaixo aí.

Além de que, peças eletrônicas são pesadas para uma caixa de papelão feita de forma comum.

Se quer um gabinete improvisado, pega um pedaço de madeira e vai o adaptando para construir algo que consiga se colocar as peças do computador.image.png.b0cba7d1efaa46b8630ceb105fb01a75.png

Agora, se não quer ter trabalho, deixe em cima de uma mesa mesmo.

Na verdade ela joga ar para fora mesmo, já liguei ela antes em outro Pc, e sobre a caixa de papelão, vai ficar deitada sabe? Não vai ter o peso das peças no papelão. Tem como eu mandar a foto do meu projetinho nesse post?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu passei por isso, todas as pecas mas sem gabinete, eu fiz o seguinte:

montei em cima da caixa da placa-mãe e coloquei tudo em cima da tampa de uma caixa maior (caixa da boticário para ser mais exato), quando eu parava de usar, usava a caixa em si para fechar e proteger o pc.

 

 

Mas se fizer de papelão manda para o #GAMBIHARDWARE kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ch4pol1n disse:

eu passei por isso, todas as pecas mas sem gabinete, eu fiz o seguinte:

montei em cima da caixa da placa-mãe e coloquei tudo em cima da tampa de uma caixa maior (caixa da boticário para ser mais exato), quando eu parava de usar, usava a caixa em si para fechar e proteger o pc

É uma ótima ideia, mas ficar trocando de lugar não seria perigoso? Fora que ficar exposto enquanto tá ligado por muito tempo também não parece uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @carlos Sousa 26 Entendo sua situação, eu sinceramente não recomendo pois o gabinete não é apenas uma caixa, mas também um ponto de aterramento, e de transferência térmica passiva, além de ser pensado para ter um setup lá, vias de ar e tudo mais. Porém como algo improvisádo e temporário, minha dica e tu ter as funções de um gabinete em mente, ou seja, pensa em entrada e saída de fluxo de ar, e tenha bons equipamento no teu sistema elétrico, como um filtro de linha com DPS já incluso, algo como os da iClamper. Eu recomendaria ainda mais usar o RIG numa bancada aberta, ou gabinete velho mesmo por agora, mas como tu teve essa ideia vou deduzir que não tenha algo do tipo, então além de garantir o que eu disse anteriormente, recomendo fazer uns testes de estresse pós montagem para ter um veredito de por exemplo "ah, ta segurando numa temperatura legal na disposição que deixei aqui". Mas sempre lembre de uma coisa, "ar frio entra, ar quente fora", mantenha esse mantra e tudo ficará bem, fonte por exemplo, aponta a fan para fora. Enfim, boa sorte amigo. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Jácome_Bomfim disse:

 @carlos Sousa 26 Entendo sua situação, eu sinceramente não recomendo pois o gabinete não é apenas uma caixa, mas também um ponto de aterramento, e de transferência térmica passiva, além de ser pensado para ter um setup lá, vias de ar e tudo mais. Porém como algo improvisádo e temporário, minha dica e tu ter as funções de um gabinete em mente, ou seja, pensa em entrada e saída de fluxo de ar, e tenha bons equipamento no teu sistema elétrico, como um filtro de linha com DPS já incluso, algo como os da iClamper. Eu recomendaria ainda mais usar o RIG numa bancada aberta, ou gabinete velho mesmo por agora, mas como tu teve essa ideia vou deduzir que não tenha algo do tipo, então além de garantir o que eu disse anteriormente, recomendo fazer uns testes de estresse pós montagem para ter um veredito de por exemplo "ah, ta segurando numa temperatura legal na disposição que deixei aqui". Mas sempre lembre de uma coisa, "ar frio entra, ar quente fora", mantenha esse mantra e tudo ficará bem, fonte por exemplo, aponta a fan para fora. Enfim, boa sorte amigo. ;)

Eu pensei em tudo que disse, entretanto não tinha ciência desse aterramento, quais perigos eu tenho ao não fazer esse aterramento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, carlos Sousa 26 disse:

Eu pensei em tudo que disse, entretanto não tinha ciência desse aterramento, quais perigos eu tenho ao não fazer esse aterramento?

Aterramento de forma grossa é um ponto de descarga, ou seja, é o caminho natural para onde a energia acumulada vai, como corrente e também carga excedente. Portanto o aterramento nesse caso também serve principalmente para garantir que teu PC não tenha sobrecarga. A tua própria placa-mãe também tem pontos de aterramento, então não é como se tu fosse ficar sem, mas sabe como é, quanto mais proteção, melhor. Por isso seria interessante ter uma base metálica onde tu pudesse fixar teu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Jácome_Bomfim disse:

Aterramento de forma grossa é um ponto de descarga, ou seja, é o caminho natural para onde a energia acumulada vai, como corrente e também carga excedente. Portanto o aterramento nesse caso também serve principalmente para garantir que teu PC não tenha sobrecarga. A tua própria placa-mãe também tem pontos de aterramento, então não é como se tu fosse ficar sem, mas sabe como é, quanto mais proteção, melhor. Por isso seria interessante ter uma base metálica onde tu pudesse fixar teu PC.

Algo como um forro de papel alumínio entre a placa e o papelão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, carlos Sousa 26 disse:

Algo como um forro de papel alumínio entre a placa e o papelão? 

Cara, meio complicado sabe, de isso funcionar, já que o gabinete consegue fazer esse remanejamento de carga por ser de um metérial específico e ter muita matéria, algo como aquele famoso "choquesinho" ocorre exatamente por isso, por ele ter pegue a carga, e o nosso corpo estar menos carregado, por isso também chamamos o gabinete de chassi as vezes. Mas não fique receoso nem nada assim, por isso parecer muito técnico, o que você tem que garantir nessa parte elétrica é que tenha um sistema legal sabe, nada de equipamentos falhos como estabilizadores,( que nada estabilizam na verdade), coloca um filtro de linha de boa qualidade com DPS, que ele vai garantir proteção contra algum possível surto elétrico. Sobre conexões em tomadas, evite benjamins, ou o famoso T, pois ele faz um sistema de distribuição que dificulta a decisão do nível elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Jácome_Bomfim disse:

Cara, meio complicado sabe, de isso funcionar, já que o gabinete consegue fazer esse remanejamento de carga por ser de um metérial específico e ter muita matéria, algo como aquele famoso "choquesinho" ocorre exatamente por isso, por ele ter pegue a carga, e o nosso corpo estar menos carregado, por isso também chamamos o gabinete de chassi as vezes. Mas não fique receoso nem nada assim, por isso parecer muito técnico, o que você tem que garantir nessa parte elétrica é que tenha um sistema legal sabe, nada de equipamentos falhos como estabilizadores,( que nada estabilizam na verdade), coloca um filtro de linha de boa qualidade com DPS, que ele vai garantir proteção contra algum possível surto elétrico. Sobre conexões em tomadas, evite benjamins, ou o famoso T, pois ele faz um sistema de distribuição que dificulta a decisão do nível elétrico.

Entendi, obrigado

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos Sousa 26 Ah amigo, uma última coisa, sempre que for falar sobre algo de analise, montagem, ou algo que envolva teu setup, recomendo tu anexar tuas configs, por texto mesmo. Ajuda a poder definir o cenário. Tipo, dependendo se teu CPU cooler for um aircooler, coolerbox, ou water cooler, são cenários diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Jácome_Bomfim disse:

@carlos Sousa 26 Ah amigo, uma última coisa, sempre que for falar sobre algo de analise, montagem, ou algo que envolva teu setup, recomendo tu anexar tuas configs, por texto mesmo. Ajuda a poder definir o cenário. Tipo, dependendo se teu CPU cooler for um aircooler, coolerbox, ou water cooler, são cenários diferentes.

Tranquilo, vou definir meu PC na minha descrição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!