Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 ou 11 em PC 100% novo?


Ir à solução Resolvido por Cosmononlogical,

Posts recomendados

Olá pessoal!

Não sei se vão me matar com mais uma pergunta desse tipo, mas lá vai: o que vocês acham que é mas interessante hoje, neste momento (agosto de 2022) para um PC novo: comprar Windows 10 (e deixar para atualizar para o 11 posteriormente enquanto esse update ainda é gratuito) ou comprar licença já para o Windows 11? Vejam que não se trata de migrar um HD/SSD de um computador antigo para outra máquina, e sim um PC novo do zero mesmo, ou seja, seria pra comprar outra licença Windows.

A pergunta é porque vejo comentários sobre como o 11 ainda tem alguns bugs e alguns jogos tem desempenho melhor ainda no Windows 10. Vale mais a pena ficar no 10 até o 11 melhorar (ou até a Microsoft anunciar uma data limite para o fim do upgrade gratuito para Windows 11), ou comprar logo o Windows 11 confiando que ele está hoje num ponto aceitável e já aguardar por novos updates (e com a segurança de não correr o risco de ter que comprar outra licença)?

 

Além disso, dei uma pesquisada e uma coisa me deixou meio receoso com o Win11: aparentemente não é possível instalá-lo sem conexão com a internet, o que "impediria" que ele fosse instalado sem vincular a uma conta Microsoft. Claro que já encontrei vários textos e vídeos ensinando a burlar isso e instalá-lo com um usuário local - que é o que eu quero. Mas as fontes são de alguns meses atrás, acho que a mais recente é de junho/22. Vocês confirmam isso, que ainda é possível instalá-lo agora em agosto/22 dessa forma? Logo chegará um update novo pro Win11, meu receio é que até lá a Microsoft já pense em colocar mais uma barreira pra impedir que continuem burlando a instalação rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows 11 já tem mais de ano... não acredito que vá melhorar significativamente. Os bugs de performance acredito que já foram resolvidos. Em 2024 vem o Windows 12... então se for insistir no 10, se prepare para aguentar mais 2 anos (ou 3, até o 12 amadurecer).

 

Quanto as babaquices da Microsoft querendo vincular a conta online, sempre vai haver como contornar. Eu mesmo já não tenho mais paciência para os builds oficiais da Microsoft e tenho experimentado com builds modificadas que mandam todos os incomodos para o espaço (inclusive o horrível menu central novo). O que não faltam na Web são opções.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cosmononlogical Todos esses bugs do Windows 11 já são resolvidos. O Windows 11 era péssimo no lançamento, mas agora ele está um pouco melhor, mesmo ainda faltando os recursos essenciais da interface, como arrastar e soltar para barra de tarefas. Mas eu esperaria mais até o update 22H2 do Windows 11, previsto a ser lançado em setembro ou outubro, porque ele corrige os bugs e traz de volta os recursos faltandos. Mas se você fosse bem ansioso e gosta de visual do Windows 11, pode instalar agora.

 

E sobre a Microsoft impedindo as pessoas burlarem a exigência da conta online, não sabemos ainda. Mas acredito que a Microsoft não vai impedir isso. Ainda mesmo que não sou fã de exigência da conta online para usar Windows 11, mesmo que entro com conta da Microsoft para usar Windows, isso foi desde o Windows 10.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por enquanto, o Windows 10 ainda dá conta do recado. O suporte a hardware é robusto e não há recurso ou característica "matadora" que faça o 11 ser preferido -- não por enquanto. O 10 está encaminhando-se para o fim da vida útil, no entanto. Concordo com o @Joao531 , a partir do 22H2 (Final), o Windows 11 entrará no meu radar.

 

O 22H2 é Release Preview no momento. Nele, a conta online é obrigatória mesmo sem conexão de rede. Dá para voltar ao comportamento antigo (criar usuário local quando não há internet) com o Rufus 🥰:

 

https://github.com/pbatard/rufus/blob/v3.20/src/wue.c#L107-L124

 

A última versão tem um recurso interessante, que é configurar a mídia para automaticamente criar um usuário (com o mesmo nome do usuário corrente da máquina em que o programa está rodando). Nesse caso, a conta será local obrigatoriamente, mesmo com internet na primeira inicialização:

 

https://github.com/pbatard/rufus/blob/v3.20/src/wue.c#L141-L176

 

Tudo isso aplicando pequenas modificações na mídia original. Como o Rufus é open source, dá para ver exatamente o que está fazendo com o ISO; os comentários do código ajudam na compreensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu gostaria de saber é se esses procedimentos abaixo - para instalação do Windows 11 com usuário local sem nem precisar usar uma conta Microsoft - ainda estão funcionando agora em agosto/2022:

 

https://www.techimagineer.com/how-to-install-windows-11-without-microsoft-account/

 

E nesse vídeo também fala disso:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Marcos FRM disse:

Use o Rufus que está resolvido.

Mas isso é mesmo seguro? Parece meio que um crack ou sei lá - sou meio leigo nisso, não sei 100% do que eu estou falando rsrs. Pelo menos nos procedimentos que estão nos links acima parece que você apenas está impedindo que certos processos do Windows que ficam ativos durante o processo de instalação fiquem desativados, reabilitando a possibilidade de criar uma conta local.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro eu queria saber de onde vem esse 22H2 pois o que vi na última ISO disponível (v1) instala como 21H2.

Quanto a atualização gratuita do 10 para o 11 creio que será "eterna pra sempre", afinal o 11 não passa de um facelift.

Ora, se atualizar do 7 (e até do Vista) ainda continua grátis, apesar dos "consultores" da Microsoft tentarem afirmar o contrário...

 

 

@Cosmononlogical seja como for é fácil, instale online, crie uma local Administrador e depois exclua a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 horas atrás, Cosmononlogical disse:

Mas isso é mesmo seguro? Parece meio que um crack ou sei lá - sou meio leigo nisso, não sei 100% do que eu estou falando rsrs. Pelo menos nos procedimentos que estão nos links acima parece que você apenas está impedindo que certos processos do Windows que ficam ativos durante o processo de instalação fiquem desativados, reabilitando a possibilidade de criar uma conta local.

 

Totalmente seguro. Usa o mecanismo unattend.xml para simplesmente adicionar alguns valores no registro.

 

1 hora atrás, Catelan disse:

Primeiro eu queria saber de onde vem esse 22H2 pois o que vi na última ISO disponível (v1) instala como 21H2.

 

A 22H2 é a próxima grande atualização, cuja instalação padrão exigirá conta online. Está atualmente no canal Release Preview e a versão final sairá em ~setembro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, colegas.

 

O Windows 11 foi uma catástrofe comercial da Microsoft, segundo a Statcounter Global Stats hoje (08/08/2022), a estatística de uso é a seguinte:

 

► Windows 10 - 72.23%

► Windows 7 - 11.99%

► Windows 11 - 11.73%

 

Em 5 de outubro de 2022, o Windows 11 completa um ano, e ainda está atrás do Windows 7.

 

Isso ocorre em partes na minha opinião, porque o seu antecessor (Windows 10), ficou na ativa por muitos anos com bastante estabilidade.

 

O Windows 10 foi lançado em 29 de julho 2015, há mais de 7 anos atrás.

 

As pessoas mais jovens, que hoje tem entre 20 anos ou até menos, conviveram com o Windows 10 praticamente toda sua vida adulta. Uma pessoa de 20 anos hoje, tinha 13 anos quando o Windows 10 foi lançado.

 

Algumas pessoas criaram um laço muito forte com o Windows 10, e fazê-las hoje desistir de usá-lo, será muito difícil.

 

A Microsoft precisava de um Marketing mais forte para o Windows 11, que já ficou mal falado no início devido às restrições de hardware.

 

Com relação aos bugs, que interessam mais neste tópico, é comum que todos os sistemas apresentem bugs no início (muitos já foram resolvidos), isso vem acontecendo desde o lançamento do Windows 95, pelo que pude acompanhar aos longos dos anos. Mas como os mais jovens não viveram tempo suficiente para ver isso, o problema dos bugs iniciais do Windows 11 caiu muito pesado sobre ele.

 

Estou usando o Windows 11 há vários meses, e para mim está bastante tranquilo. Já vi coisas bem piores na história da Microsoft, como o Windows Millennium Edition e o Windows Vista.

 

O Windows 10 saiu da ativa em 2021 muito estável e forte, e com certeza ainda será até 2025, período em que a Microsoft ainda oferecerá suporte.

 

Na minha opinião, é viável comprar e instalar o Windows 11, mas na dúvida, aguarde a versão 22H2 que pode vir no final de setembro de 2022 (https://pureinfotech.com/windows-11-22h2-september-release-date/)

 

OBS: O Windows 10 se tornou “tão querido”, que daqui há 20 anos, certamente ainda teremos gente usando-o e afirmando que ele é o melhor de todos os tempos. 😂

 

Abraços colegas, e fiquem na paz.😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Lusitano disse:

pode ler sobre isso neste link

Isso é Insider Preview, não conta!

4 horas atrás, Marcos FRM disse:

A 22H2 é a próxima grande atualização, cuja instalação padrão exigirá conta online. Está atualmente no canal Release Preview e a versão final sairá em ~setembro.

Agora sim... o que, creio, não vem ao caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É que, no 11 22H2, mesmo desconectando da internet na configuração inicial (OOBE), não oferecerá opção para criar conta local como acontece hoje no 21H2. Muita gente não gosta e tal... Felizmente, tem a modificação para voltar ao comportamento antigo fazendo a pequena alteração, que resume-se a copiar um arquivo xml para a mídia sem alterar mais nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
2 horas atrás, Catelan disse:

Isso é Insider Preview, não conta!

Meu caro, sua opinião é válida, bem vinda. Contudo, em bom rigor para muitas pessoas conta e muito. Mas nem é o que estava em causa, foi simplesmente para lhe passar informação quanto á sua questão: "Primeiro eu queria saber de onde vem esse 22H2"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Lusitano disse:

Meu caro, sua opinião é válida, bem vinda. Contudo, em bom rigor para muitas pessoas conta e muito. Mas nem é o que estava em causa, foi simplesmente para lhe passar informação quanto á sua questão: "Primeiro eu queria saber de onde vem esse 22H2"

 

A questão? Será que o @Cosmononlogical é um Insider, ou pensa em ser? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Para sermos justos, esse assunto surgiu pois o @Joao531 e eu levantamos a versão 22H2 como um possível ponto de virada na adoção do Windows 11. Como está prestes a sair a versão final, dois meses no máximo, vale a discussão, visto que o pessoal se apavora com facilidade com mudanças do naipe da exigência da conta online. 😵

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Marcos FRM disse:

É que, no 11 22H2, mesmo desconectando da internet na configuração inicial (OOBE), não oferecerá opção para criar conta local como acontece hoje no 21H2. Muita gente não gosta e tal... Felizmente, tem a modificação para voltar ao comportamento antigo fazendo a pequena alteração, que resume-se a copiar um arquivo xml para a mídia sem alterar mais nada.

Vamos supor que eu decida pelo Windows 11 agora instalando-o com usuário local apenas, e daqui uns meses já sai a versão 22H2. Se eu já criei minha conta de usuário local antes disso, eu poderei continuar com ela? Ou a Microsoft seria assim tão excelentíssima F D P de forçar até quem já tinha a conta local antes deste release a criar/logar com uma conta Microsoft??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Cosmononlogical disse:

Vamos supor que eu decida pelo Windows 11 agora instalando-o com usuário local apenas, e daqui uns meses já sai a versão 22H2. Se eu já criei minha conta de usuário local antes disso, eu poderei continuar com ela?

 

Sim. De quando em quando, após atualizações, aparece aquela tela que estimula a entrar com uma conta da Microsoft. Essa tela pode ser pulada, ou desativada na configuração das notificações:

 

https://www.howtogeek.com/795140/how-to-disable-lets-finish-setting-up-your-device-on-windows/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Solução
Em 08/08/2022 às 22:47, Cosmononlogical disse:

O que eu gostaria de saber é se esses procedimentos abaixo - para instalação do Windows 11 com usuário local sem nem precisar usar uma conta Microsoft - ainda estão funcionando agora em agosto/2022:

 

https://www.techimagineer.com/how-to-install-windows-11-without-microsoft-account/

 

E nesse vídeo também fala disso:

[...]

 

A quem interessar possa: acabei pegando Windows 11 mesmo, e o procedimento que encontrei neste link acima funcionou, consegui criar um perfil de usuário local seguindo ele.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!