Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte conectada a filtro de linha é correto? Há opção melhor?


Garcês

Posts recomendados

Olhando discussões aqui no fórum sobre proteções para fontes fiquei em dúvida se o que faço com a minha é certo, conecto a fonte do meu computador em um filtro de linha da Intelbras. Queria saber se está certo ou se existem proteções mais adequadas olhando pelo fator custo-benefício. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Raphael Evaristo disse:

A minha está em um estabilizador, devo trocar para um filtro de linha?

Sim, mas tem que ser um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Para retirar o estabilizador precisa-se saber se sua fonte ainda tem a maldita chave seletora de tensão vermelha, caso tenha deve-se colocar na tensão correta da sua região para evitar assim de queimar a fonte.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Garcês Um filtro de linha de qualidade é mais que suficiente para uma proteção do pc e demais eletronicos.

 

Geralmente os mais recomendados por aqui é da Clamper.

 

 

Caro amigo @Raphael Evaristo remova o estabilizador de sua fonte, se você não pode comprar um filtro de linha bom agora, é melhor usar direto na tomada, a fonte tem PFC Ativo, e usar estabilizador com ela vai danificar.

 

É sorte ainda não ter danificado ela se usa a mais tempo, e a linha CX já foi reformulada, então a sua deve ser um modelo mais antigo que tem o rótulo verde, na época dessa fonte a garantia era 3 anos, e se queima com estabilizador, a Corsair nega a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Garcês disse:

Olhando discussões aqui no fórum sobre proteções para fontes fiquei em dúvida se o que faço com a minha é certo, conecto a fonte do meu computador em um filtro de linha da Intelbras. Queria saber se está certo ou se existem proteções mais adequadas olhando pelo fator custo-benefício. 

Não precisa se preocupar e nem trocar, é uma empresa de ponta, sim senhores.

 

1 hora atrás, Raphael Evaristo disse:

A minha está em um estabilizador, devo trocar para um filtro de linha?

Nã precisa se preocupar e nem trocar. Na Fundação em que trabalho são cerca de 600 computadores e dezenas de multifuncionais laser, 100% ligados em estabilizadores (por norma), que já têm (os estabilizadores) 10 anos ou mais e, assim como eu, a grande maioria dos usuários mantém os estabilizadores 100% do tempo ligados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De firulas o YT tá cheio, mas estabilizador bom ou ruim é outra estória. Prefiro acreditar em FATOS como os que acontecem aqui.

3 minutos atrás, Tiberio disse:

Qual é a norma?

Norma da Fundação, é proibido retirar o estabizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Catelan disse:

De firulas o YT tá cheio, mas estabilizador bom ou ruim é outra estória. Prefiro acreditar em FATOS como os que acontecem aqui.

Norma da Fundação, é proibido retirar o estabizador.

As vezes a pessoa que usa estabilizador nem sabe o por quê está usando, a maioria usa por que todo mundo usa, mas hoje em dia o estabilizador já pode ser considerado lixo eletrônico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Tiberio disse:

As vezes a pessoa que usa estabilizador nem sabe o por quê está usando, a maioria usa por que todo mundo usa, mas hoje em dia o estabilizador já pode ser considerado lixo eletrônico.

Entendo que você vê muita gente falando isso e acha que é uma verdade absoluta. Estabilizadores têm como função estabilizar a tensão em locais sujeitos a uma variação acima do tolerável. Eu não uso em casa mas também não existe razão para desaconselhar que quiser usar. E sim, se você tiver um estabilizador de boa qualidade versus um filtro de linha meia-boca, adivinhe qual é a melhor proteção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Catelan disse:

Estabilizadores têm como função estabilizar a tensão em locais sujeitos a uma variação acima do tolerável.

A fonte com PFC ativo já faz essa função de estabilizar a tensão e consegue fazer num range muito maior do que o estabilizador o faz, imagine que numa região onde seja 220v a tensão caia pra 100v, a fonte com PFC vai continuar funcionando normalmente e o PC não se desligará, já a geladeira não vai aguentar e vai se desligar já que o motor não conseguirá partir.

Agora te pergunto, se a fonte do PC já consegue dar conta de estabilizar a tensão qual seria a razão de deixar que o estabilizador faça isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Tiberio disse:

A fonte com PFC ativo já faz essa função de estabilizar a tensão e consegue fazer num range muito maior do que o estabilizador o faz, imagine que numa região onde seja 220v a tensão caia pra 100v, a fonte com PFC vai continuar funcionando normalmente e o PC não se desligará, já a geladeira não vai aguentar e vai se desligar já que o motor não conseguirá partir.

Se a fonte do PC já consegue dá conta de estabilizar a tensão qual seria a razão de deixar que o estabilizador faça isso?

Tá tudo muito bom, bom

Tá tudo muito bem, bem...

Mas realmente o que eu mencionei, no meio disso tudo, foi apenas em atenção à pergunta do

4 horas atrás, Raphael Evaristo disse:

A minha está em um estabilizador, devo trocar para um filtro de linha?

REPITO: não precisa.

RECOMENDO? Não, se me perguntar o que comprar, recomendo um bom filtro de linha. Apenas e tão somente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, Catelan disse:

Estabilizadores têm como função estabilizar a tensão em locais sujeitos a uma variação acima do tolerável. Eu não uso em casa mas também não existe razão para desaconselhar que quiser usar.

A "estabilização" dos estabilizadores é realizada de maneira bem porca, basicamente é um transformador com três ou mais saídas, e um circuito de relés que alternam entre as diferentes saídas do transformador conforme as variações de energia. Isso está longe de ser uma estabilização verdadeira, pois não é nem um pouco precisa, e a cada vez que um relé bate para tentar (des)estabilizar a tensão, ocorre um micro-corte de energia, que pode danificar eletrônicos a longo prazo, principalmente em redes elétricas muito instáveis. E o dano é muito maior em fontes com PFC ativo (e essas por si só dispensam suposta a necessidade de um "estabilizador", pois funcionam em variações de energia de 90 a 260V ou mais, sem alterar as tensões de saída).

3 horas atrás, Catelan disse:

E sim, se você tiver um estabilizador de boa qualidade versus um filtro de linha meia-boca, adivinhe qual é a melhor proteção.

Primeiro que estabilizadores não protegem contra surtos e nunca foram fabricados com essa finalidade, e sim apenas "estabilizar" a tensão contra variações de energia que possam prejudicar o funcionamento do computador, (mas hoje sabemos que não ajudam em nada e ainda podem prejudicar o funcionamento.) Segundo que todos os estabilizadores de tensão, vendidos com esse nome e comercializados no Brasil, independente da marca ou do preço, possuem o mesmo princípio de funcionamento. A diferença está só na qualidade dos materiais usados, na quantidade de relés e de saídas do transformador, etc. Mas o dano causado no computador é o mesmo. E nesse caso, sim, é mais aceitável usar um "filtro de linha" meia-boca que um estabilizador, mesmo que esse "filtro de linha" seja só uma régua de tomadas com arames soldados por dentro, sem sequer um varistor de proteção.
 

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Ferox Graxaim disse:

@donzmaker Clamper pode ser utilizado mesmo sem aterramento, pois este possui varistor entre fase e neutro também. Mas claro que aterramento é sempre importante e indispensável.

o problema não é esse, é que o filtro Clamper tem capacitor Y que vai jogar ainda mais fuga no neutro de quem não tem aterramento, além dos capacitores Y da fonte

o Clamper DPS tipo iPocket sim vale a pena pra qualquer situação

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!