Ir ao conteúdo

Como atualizo a BIOS da placa-mãe Brazil PC A320?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Eu comprei um pc com ASUS 320m-e Ryzen 3 3200g, ele veio com a BIOS da ami (american megatrends), eu estou tentando atualizar ela, é possível atualizar para a BIOS da própria ASUS? Tem algum problema? Porque infelizmente não estou conseguindo atualizar a BIOS da ami.

Postado

@Ricardov o meu pc veio com a BIOS da ami ta dando bastante trabalho, tava tentando instalar pelo pendrive baixando do site da ASUS, mas penso se tem problema em substituir a marca da BIOS. Meu principal motivo é para aumentar a memória dedicada do meu vega 8, mas a BIOS da ami não me fornece essa opção.

• Solução
Postado
5 minutos atrás, Carlúcio B disse:

o meu pc veio com a BIOS da ami ta dando bastante trabalho, tava tentando instalar pelo pendrive baixando do site da ASUS, mas penso se tem problema em substituir a marca da BIOS. Meu principal motivo é para aumentar a memória dedicada do meu vega 8, mas a BIOS da ami não me fornece essa opção.

Não existe "trocar marca da BIOS".. Quase todo PC moderno usa chip de BIOS da AMI.. O que pode mudar, seria a interface UEFI da ASUS, que roda por cima do Firmware da AMI..

Desde que seja a BIOS da sua placa-mãe, do modelo correto, pode atualizar sem maiores problemas..

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

AMI não fabrica chip. AMI licencia uma base de código, que é adaptada pelos fabricantes para suas placas-mãe. Com o licenciamento, vem uma penca de ferramentas para ajudar na adaptação, suporte, etc. Concorrentes da AMI: Insyde, Phoenix.

• Obrigado 1
Postado

@Carlúcio B Não aparece nenhuma opção chamada EZ Flash 3 dentro essasa seções ?

Tipo, tem ali escrito Start up, ai dentro >> tem vídeo, Other PCI devices e por ai vai, não tem nada aqui nessa parte ?

Se conseguir achar, é o EZ Flash 3 que usa para atualizar a BIOS, não precisa nem ter uma versão de BIOS em pendrive, eu tenho uma A320M-K/BR, é diferente da sua, mas o EZ Flash 3 é para ser padrão em todas, então ele permitirá conectar a internet direto na sua BIOS e já vai baixar a versõa nova.

E outra coisa: Está funcionando tudo certo do jeito que está agora ? Se sim, não mexe em atualização de BIOS, deixa como está mesmo, não precisa ficar mexendo com isso, só se for fazer upgrade ou tiver algum problema, ai mexe, BIOS e drivers, só atualiza se realmente precisar, não tem porque ficar mexendo nisso.

• Membro VIP
Postado

Se realmente não tiver (bola fora da ASUS...), resta o velho Bupdater para DOS. Está na seção "Driver & Tools -> Utilidades de BIOS" do site. Daí você cria um pendrive de boot com o FreeDOS usando o Rufus, copia o BUPDATER.EXE e PRIME-A320M-E-ASUS-6042.CAP para o pendrive. Inicia por ele (precisa do CSM ativo), executa "BUPDATER /G" e segue as instruções:

https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/LGA1151/B250M-BASALT/E13571_BIOS_Update_EM_V4_WEB.pdf#page=10

• Membro VIP
Postado

Ah, antes de copiar o arquivo do BIOS, use o BIOSRenamer.exe para encurtar o nome, pra ficar dentro do limite 8.3 do DOS. Deve funcionar também com o nome longo, porém será abreviado com aquele esquema do til (~), que é inconveniente...

@Carlúcio B Pelo seu outro tópico, é placa "Brazil PC". Pffffffff. Daí, mesmo que seja a mesma placa fisicamente, tem que pesquisar se tem como colocar o BIOS da ASUS. Em geral, o suporte desses integradores nacionais é inexistente.

Postado

@Marcos FRM ss muito triste, eu acabei desistindo da atualização pesquisando um bom tempo notei que não tava na atualização da BIOS o problema, so não faço idea de como aumentar a ram porque a BIOS é triste.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!