Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro com resitor queimado


Posts recomendados

  • Membro VIP

Falar pra aguardar alguém que possua um igual te falar é óbvio d+ bem como sugerir que publique a marca/modelo. Vamos ao não tão óbvios...Eu (eu) colocaria um pedaço de fio de resistência de chuveiro de tamanho x nos dois pads que me desse o valor de corrente correto... Mas convenhamos, isso não é pra meros mortais.

Também a recomendação de não usar a escala de corrente nesta fase inicial. Use um shunt de valor baixo R  e meça a V nele. Falando nisso, os resistores devem ser de mili ohms. Meu chute é de 0.002 ohms cada

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Bruno Ramalho de Souza

 

Como sabe que é um resistor que estourou ? Eu só acho kkk

 

Pode ser um fusível ou um capacitor.

 

Como foi que aconteceu o estouro ? Esqueci a ponteira vermelha do multímetro em 10A de medir corrente ,aí quando fui testar uma tomada fez isso

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria legal se tivesse uma foto do outro lado do multímetro, do lado que tem a marca e o modelo.

Mesmo assim não é garantia de nada: tenho um Exbom MD180L que é como esse seu, acinturado, mas que o shunt não tem especificação nenhuma de valor, olha lá:

 

kqnO6Ry.jpg

 

Li4Cm0H.jpg

 

Repare que os códigos nas PCBs desse aqui e do seu são bem parecidos: DT830L nesse, sem o _V1 que tem no seu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem alguns vídeos no Youtube falando desse seu modelo. Quem sabe se você contar o caso e perguntar sobre esse resistor?

 

Um exemplo:

 

Não sei se dá certo medir a resistência do meu sem dessoldá-la, os mestres por favor digam se dá certo ou não.

 

Se só dá para medir essa R dessoldando-a primeiro, e for de alguma serventia, à noite posso tentar. Mas sempre lembrando que na substituição, além do valor de resistência, tem que saber a potência, quantos watts esse resistor tem que suportar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

para medir essa R dessoldando-a primeiro

Se for medir não precisa dessoldar.. aliás nem é medível com multímetro comum. Um método incomum: Coloque uma corrente I e com outro multímetro meça a V no shunt na escala menor que tiver ..R=V/I .. ouviu falar?

 

Suponho também que o multímetro do garoto queimou apenas a escala de corrente por ter conectado na tomada erradamente. Caso as outras escalas funcionem normal, ele decide se compra outro ou não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Bruno Ramalho de Souza disse:

as outras escalas estão funcionando normalmente

Neste caso a decisão é sua [e de seu bolso]. Se comprar outro não ouse mais deixar as ponteiras no borne de corrente, ok? Aliás nem use esta escala. Faça o lance de medir a V um resistor shunt. De quebra pratica a Lei de Ohm.. ouviu falar? 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro eu queria perguntar aos amigos  porque a maioria dos multímetros não tem um fusível de uns 15 A nessa bendita entrada.

1 hora atrás, Renato.88 disse:

O valor do shunt costuma ser 0,01R.

Apoiado,  peguei 4 circuitos de m. digital aleatoriamente na net e os 4 usavam 0,01R pra "shuntar"  a escala de 10 amperes:

image.png.5a3c6c77f4ea21a5885d351f75b35584.png

3 horas atrás, Bruno Ramalho de Souza disse:

acho que vou ter que comprar outro mesmo

Só por causa disso???

 

20 horas atrás, Lucas Ricci disse:

É bem baratinho, questão de centavos

É um pouco mais caro que isso principalmente por causa do frete.  Por isso 

 

19 horas atrás, .if disse:

Eu (eu) colocaria um pedaço de fio de resistência de chuveiro de tamanho x nos dois pads que me desse o valor de corrente correto

O chato do fio de resistência de chuveiro (niquel cromo) é que ele rejeita solda. Mas ele quase não oxida. Para facilitar pegue um resistor de fio de uns 5 watts, lixe bem os terminais e enrole  algumas voltas do começo do fio de niquel cromo num deles. O outro lado vai por tentativa e erro,  pegue um pedaço bom e enrole sobre o resistor e dê só umas 2 voltinhas do final no terminal do outro lado. Meça uma corrente conhecida, por exemplo, 50 mA de uma fonte de 5 volts com um resistor de 100 ohms por 1/2 watt de carga. voce pode até medir os 5 volts e o valor do resistor pra saber a corrente exata. O multímetro  deve dar uma medida bem acima. Aí vá cortando o fio de niquel cromo e enrolando o final de novo até dar a medida certa.  É bom fazer a isso com o resistor de fio já soldado no multímetro,  como a resistência é hiper baixa qualquer "mal contatinho" vai dar bastante diferença. Você pode até medir quantos ohms o fio de niquel cromo tem em,  digamos, 50 cm, ai fica fácil calcular qual o comprimento para chegar perto de 0,01 ohms.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Primeiro eu queria perguntar aos amigos  porque a maioria dos multímetros não tem um fusível de uns 15 A nessa bendita entrada.

Nos multímetros de Antigamente tinha e nos mais caros de hoje também tem. 

Mas sabe como é esta questão de economia que tem hoje. 

E já que é para baratear, deveriam abolir esaras escalas de corrente nesses aparelhos. Pois além de serem fáceis de queimar, mede tudo errado. 

Nas escalas menores, devido ao alto valor dos resistores em cada faixa se mede um valor diferente de corrente. 

 

18 minutos atrás, Andreas Karl disse:

O chato do fio de resistência de chuveiro (niquel cromo) é que ele rejeita solda

Só usar terminais. 

Estou montando uma fonte de bancada com amperímetro e usei este mesmo sistema que mencionou, não deu exatamente os 0,01R que facilita um voltímetro de 3 e 1/2 dígitos medir. 

Porém consegui compensar o erro alterando a tensão de referência do voltímetro. 

4 horas atrás, Bruno Ramalho de Souza disse:

acho que vou ter que comprar outro mesmo

Não compensa. 

Tenho um desse também, só que com a marca exbom, igual o do @rmlazzari58

A melhor coisa que faz é não medir corrente com isso. Faça o uso do resistor shunt quando precisar. 

E o bom é que agora se esquecer a ponteira no lugar errado não tem mais nada pra queimar. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Bruno Ramalho de Souza disse:

@.if o que e esse tão de shunt?

É o nome da função que faz o resistor queimado do seu multímetro. 

Um resistor de baixo valor e alta potência é o que se usa pra medir corrente. 

Se você liga um resistor desses em série com qualquer dispositivo elétrico, ao medir a tensão no resistor você saberá a corrente que esse dispositivo consome. 

É exatamente isso que o multímetro faz, porém se usar um resistor por fora, este pode queimar e você substitui por outro sem estragar seu multímetro. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Renato.88 disse:

não deu exatamente os 0,01R que facilita um voltímetro de 3 e 1/2 dígitos medir. 

Eu tinha um de 0.006R - sim era esse o valor mesmo. De valor baixo eu sei mas era de valor alto pois era preciso e parrudo mas o principal: tinha valor sentimental. Mas pra medir a V e calcular a I com este valor pequepê... acho até que ele era 0.00666 ohms... vá te reto. A iluminação divina que tive: um simples divisor de tensão com um resistor e ... trimpot multivoltas. .. precisão total. Algo como 10mV/A

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Ramalho de Souza ,ERRAMOS!

 

Ontem o chuveiro da minha mãe deu problema e hoje eu aproveitei pra fazer algumas medições. 

É uma resistência multi temperaturas com várias espessuras de fio e já comecei com o mais grosso, que tem aproximadamente 0,6 mm de diametro, é o que daria a menor resistividade por metro. 

 

37.jpg.59489f7dc59969880a450b3c7a3f05d0.jpg36.thumb.jpg.4096537cb2909a474842d5b01f7a6594.jpg

Como voce pode ver pelas fotos cada 10 voltas dá uma resistência de aproximadamente 1 ohm, portanto cada volta dá 0,1 ohm.  Cada volta tem 7 mm, vezes PI dá uns 22 milímetros. Pra dar 0,01 ohm você teria que pegar um pedaço de fio desse com  aproximadamente 2,2 milímetros:wacko:, totalmente impraticável kkk.

Com fio de niquel cromo mais fino é pior, a resistividade é maior e teria que ser um pedaço ainda mais minúsculo. Portanto pra esse fim o fio de resistência de chuveiro esta descartado, a resistividade por metro é muito alta. 

 

A ideia do resistor de fio como base ainda é valida mas vai ter que se usar fio comum provavelmente entre 1 a 1,5 milímetros de espessura. Como estou na casa da minha mãe e não na minha não tenho muitos fios a  disposição pra medir e ver qual o mais adequado. Amanhã vou ver se acho algo nas relíquias do meu falecido pai. Eu quis postar hoje pra tentar evitar que você se embananasse com o fio de chuveiro.

Sorry for that !!!:hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Andreas Karl disse:

Portanto pra esse fim o fio de resistência de chuveiro esta descartado, a resistividade por metro é muito alta. 

Nem tanto.... 

Conforme eu disse acima, usei esse tipo de fio pra medir a corrente numa fonte de bancada que estou fazendo. 

Peguei um fio desses retirado de um chuveiro 110V, pois o fio dele é mais grosso. 

Fui medindo e cheguei a conclusão que cada centímetro do fio tinha 0,028ohm. 

Então foi só associar em paralelo de maneira a encontrar os 0R01.

Vi que a melhor maneira seria deixar com 2cm de comprimento, pois facilitaria em prender os terminais visto que não é possível soldar. 

Cada fio ficou com 0,056ohm, então 5 fios desse em paralelo ficam com aproximadamente 0,011R. Não deu exatamente o valor correto, mas regulando os resistores no instrumento ficou até que com uma precisão razoável. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ideia interessante @Renato.88. Se ele pegasse 6 pedaços de fio de niquel cromo que nem eu peguei, 0,6 ou 0,7 mm de espessura (to sem paquímetro aqui na casa da minha mãe) de um tamanho razoável que desse para torcer com dois alicates é só cortar o "rolo" na distancia aproximada pra ficar um pouco acima, tipo uns 14 mm. Mesmo só quatro fios daria uns 9 ou 10 mm, já dá pra trabalhar. Pondo dois terminais no lugar certo ou deixando até um pouquinho maior pra enrolar um fio rígido, até de sobra de resistor, capacitor, diodo etc.  pra poder soldar na placa ou até direto nos contatos dos bornes de 10A e COM seria o começo. Depois basta "roubar" um fio de niquel cromo fininho de um resistor de fio de uns 5 watts, valor baixo, até 10R, e enrolar por cima do "rolo" pra ir baixando o valor até o multímetro medir certo. 

 Acho que até eu vou fazer isso pra fazer um shunt externo com a @.if sugeriu, fica bom quando a gente está com um multímetro só pra deixar ligado no circuito em teste e até pra medir corrente com o osciloscópio. E permite medir o que muito multímetro não mede diretamente, corrente AC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Andreas Karl disse:

o multímetro medir certo. 

Para o multímetro medir certo (ou mais ou menos isso) na escala de Ohms não serve. 

Eu fiz os testes usando um resistor de precisão de 5R em série. Aí é só medir as tensões e fazer as contas. 

Se não tiver um resistor desses uma lâmpada serve, basta saber as características dela. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Você não entendeu (ou eu kkk).

 

A minha ideia para o multímetro do @Bruno Ramalho de Souza é de alguma maneira criar um resistor shunt um pouco acima de 0,01R pra ele instalar na placa (ou até nos bornes) e depois medir uma corrente conhecida tipo uma fonte de 5 volts com um resistor de 100R como carga (que ele poderia até medir os valores exatos de tensão da fonte e da resistência pra ter mais precisão já que as outras escalas estão funcionando).  Pensei em usar uma corrente baixa de 50 mA  para no caso de um mau contato não ir uma tensão muito alta para o multímetro.

Ou outra opção, arrumar um outro multímetro e ligar em série com o dele pra saber o valor certo de corrente. Com isso o multímetro dele daria uma leitura de corrente obviamente acima do correto. Aí é abaixar o valor do resistor lentamente por tentativa e erro até o multímetro dele medir a corrente corretamente.

Mas depois eu descobri que com fio de níquel cromo que eu usei que já era grosso o pedaço seria de apenas pouco mais de 2 mm, e com fio mais fino seria menor ainda, impraticável.

 

Mas quando você deu a dica de usar vários pedaços de fio em paralelo me veio a ideia de pegar vários pedaços compridos do mesmo fio para poder torcer com dois alicates e formar um “enrolado” grosso de fio níquel cromo. Com isso o pedaço a ser utilizado ia ser bem maior, torcendo 4 fios ia pular de 2,2 milímetros pra 8,8. Cortando o “enrolado” em um pedaço um pouco maior, de 9 ou 10 milímetros daria obviamente mais de 0,01R. Mas já daria pra soldar na placa deixando uma boa distância ou diretamente nos contatos dos bornes  de GND e 10 A  usando os terminais que você sugeriu  ou  enrolando/prendendo o fio rígido sobre o "enrolado".  A correção seria enrolar sobra a “gamb” fio fino de resistor de fio até a leitura de corrente abaixar para o valor correto.

 

Pra mim eu fabricaria um shunt de valor mais alto ou até 2, um com 0,1R e outro com 1R.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!