Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Licença OEM do Windows 7 ainda funciona para instalação em SSD limpo?


Ir à solução Resolvido por GabrielLV,

Posts recomendados

Boa Noite!

 

Gostaria que vocês me ajudassem com a seguinte dúvida:

 

Comprei o DVD do Windows 7 Pro SP1 x64 há alguns anos atrás.

 

Está escrito que é OEM.


Eu nunca usei essa licença. Eu consigo usar essa licença hoje?

Vou comprar o SSD.

Eu consigo instalar o Windows 7 com esse DVD num SSD zerado?

 

Aguardo a opinião de vocês.

Obrigado!

 

@Gustavo Ceron Lombardi você entende do assunto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você nunca usou a key da para usar sim. 

 

35 minutos atrás, Fabio Jacob disse:

Eu consigo instalar o Windows 7 com esse DVD num SSD zerado?

sim, usando tanto um dvd como um pendrive.

 

só que o win7 não tem mais suporte então o ideal seria depois de colocar o win7 atualizar ele para o 10 ou 11 e ele vai continuar ativo ainda se você usar a key.

 

key OEM fica vinculado a placa-mãe então depois de usar a key se você trocar a placa-mãe vai ter que comprar uma key nova.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, Fabio Jacob disse:

Comprei o DVD do Windows 7 Pro SP1 x64 há alguns anos atrás.

Eu nunca usei essa licença. Eu consigo usar essa licença hoje?

Você comprou apenas o DVD de instalação. Isso não tem nada a ver com "Licença" pois licença é o documento emitido pela Microsoft quando você compra o Sistema Operacional do site dela, mostrando que você tem a licença de uso do Sistema Operacional. Ou seja, ao comprar o Windows original (o que com toda certeza não é o caso do seu DVD), você receberá a mídia de instalação, o documento de licença, a nota fiscal e a chave de ativação para ativa-lo.

 

44 minutos atrás, Fabio Jacob disse:

Está escrito que é OEM.

OEM significa "Original Equipment Manufacturer" (Fabricante Original de Equipamento), ou seja, é um tipo de licença que só pode ser vendida para fabricantes de computadores (Dell, HP, etc.), sendo que a venda para usuários domésticos é proibida. Ou seja, esse DVD é apenas um instalador que não possui chave de ativação nem licença de uso.

 

44 minutos atrás, Fabio Jacob disse:

Eu nunca usei essa licença. Eu consigo usar essa licença hoje?

Como dito acima, licença é uma coisa, mídia de instalação é outra. Você até pode usar esse DVD para instalar o Windows 7, mas você não deve fazer isso pois o suporte ao Windows 7 encerrou no dia 14 de janeiro de 2020. Ou seja, ele não recebe mais atualizações de segurança, os desenvolvedores de programas (como navegadores) já deixaram de fornecer compatibilidade com o Windows 7 (isso é, existem programas que não funcionam mais no Windows 7), além do fato de que esse Windows provavelmente está infectado (visto que você com toda certeza não comprou ele de uma loja da Microsoft), o que comprometerá ainda mais a sua segurança.

 

44 minutos atrás, Fabio Jacob disse:

Eu consigo instalar o Windows 7 com esse DVD num SSD zerado?

Depende do resto das peças do seu computador. Os processadores AMD Ryzen a partir da 2ª geração não são mais compatíveis com o Windows 7 (ele nem sequer irá instalar), e se não me engano, a Intel fez a mesma coisa a partir da 9ª geração de processadores.

 

Resumo: Jogue esse DVD fora, esqueça o Windows 7.

 

Arranje um pendrive de pelo menos 8GB e baixe a ferramenta gratuita do Windows 10, ela irá permitir que você transforme o seu pendrive em um instalador do Windows 10:

https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209

 

Caso prefira usar um DVD (por algum motivo...), abra essa ferramenta e selecione a opção para criar uma .ISO de instalação, e com esse arquivo, você deverá gravar a .ISO no DVD usando um programa como o CDBurnerXP.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabio Jacob Bom dia.

 

DVD de instalação é diferente de licença, precisa verificar de fato o que você tem em mãos, como ja foi dito acima.


Além disso, o Windows 7, assim como o 8, não recebem mais atualizações de segurança e suporte da Microsoft, o que te deixa vulnerável se estiver utilizando esses Sistemas Operacionais.

 

Aconselho você instalar o Windows 10 que terá suporte e receberá atualizações até Outubro de 2025.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pressupondo que tenha de fato uma chave válida e tal, você pode instalar, ativar e depois atualizar para o Windows 10, pois a gratuidade na atualização ainda vale.

 

@GabrielLV Cuidado com o CDBurnerXP, pois o instalador padrão está infestado de PUPs faz alguns anos -- tem que catar no site o instalador sem porcaria (qualquer link menos o "Default installer"). Todo desenvolvedor de software gratuito que embarca nessa palhaçada perde meu respeito, ainda mais quando falsamente diz "It does not include adware or similar malicious components." na página inicial. Nunca mais usei mídia óptica... o Windows tem suporte nativo para gravar ISO, não?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Alex Camus disse:

depois de colocar o win7 atualizar ele para o 10 ou 11 e ele vai continuar ativo ainda se você usar a key.

Boa Tarde, @Alex Camus

Então man, estou pensando em fazer isso mesmo. Instalar o 7 e atualizar para o 10.

Mas preciso saber se a minha licença serve. A galera ta falando que não.  >.<

17 horas atrás, GabrielLV disse:

Você comprou apenas o DVD de instalação. Isso não tem nada a ver com "Licença" pois licença é o documento emitido pela Microsoft quando você compra o Sistema Operacional do site dela, mostrando que você tem a licença de uso do Sistema Operacional. Ou seja, ao comprar o Windows original (o que com toda certeza não é o caso do seu DVD), você receberá a mídia de instalação, o documento de licença, a nota fiscal e a chave de ativação para ativa-lo.

 

OEM significa "Original Equipment Manufacturer" (Fabricante Original de Equipamento), ou seja, é um tipo de licença que só pode ser vendida para fabricantes de computadores (Dell, HP, etc.), sendo que a venda para usuários domésticos é proibida. Ou seja, esse DVD é apenas um instalador que não possui chave de ativação nem licença de uso.

 

Como dito acima, licença é uma coisa, mídia de instalação é outra. Você até pode usar esse DVD para instalar o Windows 7, mas você não deve fazer isso pois o suporte ao Windows 7 encerrou no dia 14 de janeiro de 2020. Ou seja, ele não recebe mais atualizações de segurança, os desenvolvedores de programas (como navegadores) já deixaram de fornecer compatibilidade com o Windows 7 (isso é, existem programas que não funcionam mais no Windows 7), além do fato de que esse Windows provavelmente está infectado (visto que você com toda certeza não comprou ele de uma loja da Microsoft), o que comprometerá ainda mais a sua segurança.

 

Depende do resto das peças do seu computador. Os processadores AMD Ryzen a partir da 2ª geração não são mais compatíveis com o Windows 7 (ele nem sequer irá instalar), e se não me engano, a Intel fez a mesma coisa a partir da 9ª geração de processadores.

 

Resumo: Jogue esse DVD fora, esqueça o Windows 7.

 

Arranje um pendrive de pelo menos 8GB e baixe a ferramenta gratuita do Windows 10, ela irá permitir que você transforme o seu pendrive em um instalador do Windows 10:

https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209

 

Caso prefira usar um DVD (por algum motivo...), abra essa ferramenta e selecione a opção para criar uma .ISO de instalação, e com esse arquivo, você deverá gravar a .ISO no DVD usando um programa como o CDBurnerXP.

Boa Tarde, @GabrielLV

Então, não sabia que era proibido a venda.

Comprei no site https://www.terabyteshop.com.br/

 

A minha intenção era instalar o Windows 7 e atualizar para o 10.

o DVD veio junto com o Serial.

 

20230306_165127.jpg

20230306_170106.jpg

20230306_170155.jpg

10 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Fabio Jacob Bom dia.

 

DVD de instalação é diferente de licença, precisa verificar de fato o que você tem em mãos, como ja foi dito acima.


Além disso, o Windows 7, assim como o 8, não recebem mais atualizações de segurança e suporte da Microsoft, o que te deixa vulnerável se estiver utilizando esses Sistemas Operacionais.

 

Aconselho você instalar o Windows 10 que terá suporte e receberá atualizações até Outubro de 2025.

Boa Tarde, @Gustavo Ceron Lombardi

Estou ciente que não recebe mais atualizações e não tem suporte.

Eu queria usar o serial do 7 e atualizar para o 10.

10 horas atrás, Marcos FRM disse:

Pressupondo que tenha de fato uma chave válida e tal, você pode instalar, ativar e depois atualizar para o Windows 10, pois a gratuidade na atualização ainda vale.

Boa Tarde, @Marcos FRM

Você sabe me dizer até quando é possível atualizar o 7 para o 10?

Como eu disse acima, o DVD veio com o Serial, mas agora não sei se ele serve. As respostas me deixaram confuso.

Olha: 

 

20230306_165127.jpg

20230306_170106.jpg

20230306_170155.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Fabio Jacob disse:

Eu queria usar o serial do 7 e atualizar para o 10.

Você sabe me dizer até quando é possível atualizar o 7 para o 10?

Funcionará normalmente.

 

A atualização do 7 para o 10 (ou para o 11) está disponível até hoje, e continuará por tempo indeterminado.

 

No seu caso, como é um código de ativação do Windows 7 Professional, você deverá atualizar para o Windows 10 Pro (não funcionará se for o Windows 10 Home).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GabrielLV disse:

No seu caso, como é um código de ativação do Windows 7 Professional, você deverá atualizar para o Windows 10 Pro (não funcionará se for o Windows 10 Home).

Boa Tarde, @GabrielLV

Bem observado! Windows 10 Pro melhor ainda. ^^

 

Então man, sua primeira resposta me deixou confuso.

O que veio na capa do DVD (mostrado na imagem acima), é um serial, não é?

Afinal, ele serve ou não?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@Fabio Jacob Serve. Porém entenda que serial de ativação e licença de uso são coisas diferentes. O seu Windows será corretamente ativado, não estará infectado nem nada do tipo. Porém, o fato da chave de ativação ser destinada ao mercado OEM (cuja venda para usuários domésticos é proibida), o seu Windows legalmente ainda é pirata.

 

Isso é semelhante a comprar um carro roubado. O carro é original de fábrica, todas as peças são originais e o vendedor ainda te emitiu nota fiscal. Mas isso não mudará o fato do carro ser roubado.

 

O ponto é, para resumir: A chave de ativação, se nunca foi usada antes, ela funcionará, o Windows irá ativar e você poderá usa-lo normalmente. Porém, como esse tipo de chave não é destinada ao consumidor doméstico, legalmente o seu Windows ainda será pirata. Novamente: ele não estará infectado, não terá nenhum vírus, nem nada do tipo. Ele apenas não se encaixa no que chamamos de "Windows Original".

 

Recomendo a leitura:

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde, @GabrielLV

Então, meu amigo. Compreendo sua opinião.

E concordo com você.

 

Como eu disse, comprei esse DVD há anos atrás.

Comprei num site confiável, você deve conhecer o https://www.terabyteshop.com.br/

Comprei na promoção, estava um preço bom (mas não foi barato).

 

Eu não sabia que OEM era proibido para venda doméstica. Pensei que só mudava o tipo de licença.

Eu pensei que era permitido porque o site confiável estava vendendo.

Eu não desconfiei porque eu conheço o site. Só agora, através de você,

fiquei sabendo que é proibido OEM para venda doméstica.

 

Eu só pesquisei, achei e comprei.

 

Como estou sem grana vou fazer isso mesmo.

Afinal, eu comprei com o meu dinheiro suado.

 

Obrigado pelo seu tempo!

Todos os que responderam contribuíram. 

 

 

Observação: Eles estão vendendo Windows 10 e 11 OEM normalmente.

 

win.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Fabio Jacob disse:

Boa Tarde, @Marcos FRM

Você sabe me dizer até quando é possível atualizar o 7 para o 10?

Como eu disse acima, o DVD veio com o Serial, mas agora não sei se ele serve. As respostas me deixaram confuso.

 

1 hora atrás, GabrielLV disse:

Funcionará normalmente.

 

A atualização do 7 para o 10 (ou para o 11) está disponível até hoje, e continuará por tempo indeterminado.

 

No seu caso, como é um código de ativação do Windows 7 Professional, você deverá atualizar para o Windows 10 Pro (não funcionará se for o Windows 10 Home).

 

Caso a chave nunca tenha sido ativada em máquina nenhuma, pode instalar. Ficará atrelada à máquina em que for instalada.

 

Não sei te dizer se o instalador do 10/11 aceitará diretamente a chave, ou se precisará instalar o 7, ativar e depois atualizar "por dentro" dele -- o segundo processo com certeza funcionará. Acho que deve aceitar a chave sim, daí poupa o processo mais demorado de atualização.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Marcos FRM disse:

 

 

Caso a chave nunca tenha sido ativada em máquina nenhuma, pode instalar. Ficará atrelada à máquina em que for instalada.

 

Não sei te dizer se o instalador do 10/11 aceitará diretamente a chave, ou se precisará instalar o 7, ativar e depois atualizar "por dentro" dele -- o segundo processo com certeza funcionará. Acho que deve aceitar a chave sim, daí poupa o processo mais demorado de atualização.

Obrigado, @Marcos FRM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Fabio Jacob disse:

Boa Tarde, @GabrielLV

Então, meu amigo. Compreendo sua opinião.

E concordo com você

O que eu disse não foi "a minha opinião" amigo, em nenhum momento eu dei opinião sobre o tema. O que eu disse é como o sistema funciona. É assim que a lei funciona. Os termos de uso da Microsoft proíbem a venda de chaves OEM para o consumidor doméstico. Isso, somado ao código penal brasileiro, caracteriza ilegalidade. Isso não é a "minha opinião".

 

OEM significa Original Equipment Manufacturer (Fabricante Original de Equipamento). Como o nome sugere, são licenças destinadas a fabricantes de equipamentos, e não para usuários finais.

 

image.thumb.png.767d59353544ee50140de2bb5e712048.png

https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/OEM/Windows/10/UseTerms_OEM_Windows_10_PortugueseBrazil.htm

 

image.png.fe25a6edcf6fa09dc730aacc1ae6a888.png

 

1 hora atrás, Fabio Jacob disse:

Eu só pesquisei, achei e comprei.

Observação: Eles estão vendendo Windows 10 e 11 OEM normalmente.

win.jpg

 

Esse tipo de venda se enquadra no que chamamos de mercado cinza. O Windows 11 Pro custa R$1599,00 no site da Microsoft (https://www.microsoft.com/pt-br/d/windows-11-pro/dg7gmgf0d8h4), você não acha estranho como ele custa quase 4 vezes menos em sites de terceiros?

 

Leia este tópico sobre o mercado cinza, para evitar que você acabe comprando um produto desse mercado no futuro novamente:

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fabio Jacob Você pode atualizar o seu 7 diretamente para o 10, não apenas para o 11.

 

Para fazer isso, basta seguir o que dissemos acima, baixando a ferramenta de instalação do Windows 10.

 

20 horas atrás, GabrielLV disse:

Arranje um pendrive de pelo menos 8GB e baixe a ferramenta gratuita do Windows 10, ela irá permitir que você transforme o seu pendrive em um instalador do Windows 10:

https://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=691209

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

@Fabio Jacob Você pode atualizar o seu 7 diretamente para o 10, não apenas para o 11.

 

Sim, eu fiz isso no pendrive. O problema é conseguir a licença do windows 10, já que parou de vender.

Se fosse certeza que a licença do 11 funcionasse no 10 eu compraria.

 

Obrigado pela ajuda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

A Terabyte tem vendido licenças de forma irregular há algum tempo... Acredito que possam ter conseguido o registro como montadores de computadores, ou seja, teoricamente até poderiam comercializar licenças OEM se acompanhadas de computadores que eles mesmos montam e comercializam. Venda direta ao consumidor final, sem inclusão em equipamento, é uma violação do contrato feito com a Microsoft, o que acredito que esteja ocorrendo.

 

Devido ao assunto envolvendo mercado cinza, estaremos fechando este tópico. Contamos com a compreensão de todos.

 

TÓPICO FECHADO.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!