Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de agulha em discos rígidos similares =/


Posts recomendados

Boa tardeeeee meus caros técnicos!

 

Me deparei com a necessidade da troca de agulha do meu HD que caiu no chão e veio a danificar a agulha de leitura.

Eu NÃO vou levar em uma especializada.

 

 

 

Após o procedimento da troca, existe a necessidade de algo mas?

 

Algumas dúvidas:

Eu acho que os discos rígidos são "idênticos" em quase tudo, o Firmware é diferente, imagino que não seja um problema, certo? O danificado é SDM3 e o que vou usar de doador é SDM2. Preciso olhar algo mais além disso? Ambos são Seagate 1TB

Preciso rodar algum software ou só efetuar os backups normalmente após conectar no notebook?

Calibrar a agulha, colocar em uma rotação mais baixa, algo do tipo?

Deixo o HD aberto ou fechado? (vou descartar o HD posteriormente, o mesmo não tem vedação, as laterais ficam abertas, a própria é um adesivo que não tem como retornar pra vedar)

 

Estou fazendo o procedimento em um local totalmente fechado, não é as condições perfeitas, porém é o que consigo =//

 

Desde já, MUITOOOOOO obrigado pela atenção de TODOS!!!

 

Segue em anexo a foto da agulha do HD danificado e o vídeo dele rodando!!!

  • Haha 1
  • Confuso 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você abriu o HD fora de uma sala limpa, terminou de condenar ele... O reparo que custaria 1k, agora foi pra 3k, na melhor das hipóteses, ou nem dá mais pra reparar, na pior. Inclusive é possível que a agulha só tenha quebrado depois que você abriu e nem era esse o problema original.
 

Citação

 

Os pratos são ultrassensíveis. Você não pode abrir a unidade se não tiver um fluxo laminar classe 100 ou uma sala chamada sala limpa, jamais deixe o técnico ou empresa sem equipamentos abrir o HD e tocas nos pratos, pois poderá contaminar seu disco internamente e dificultar ou zerar qualquer recuperação de dados futura nele.


Não Abra o Seu Disco em Hipótese Alguma

Nunca Abra seu disco externo, pois até mesmo um grão de poeira que entra lá e encravado entre a cabeça e o prato vai causar danos físicos ( riscando o seu disco)

 

https://www.sosdatarecovery.com.br/tecnologia/recuperacao-de-dados-em-HD-raw/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo seu tópico anterior, o mais provável é que o que tenha acontecido foi um dano nos pratos do HD, e não na agulha em si. Ao abri-lo, mesmo que em uma sala limpa, você terminou de contamina-lo pois uma simples poeira em cima do disco irá danifica-lo mais ainda. A mesma coisa vale até mesmo para instalar uma película de celular em uma sala limpa, pois em uma questão de frações de segundo, a tela já está cheia de particulas de poeira de novo, quem dirá em um disco rígido....

 

Você pode ficar a vontade e tentar trocar a agulha, mas a chance de você condenar mais ainda o seu disco rígido é muito maior. Nunca ouvi falar de troca de agulha para resolver problemas do tipo, mas se realmente for tentar, tenha certeza de que o HD "doador" é exatamente o mesmo do seu, para evitar problemas. E lhe desejo MUITA boa sorte para fazer este procedimento.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma variação de milésimos de milímetro na posição das cabeças já seria o suficiente para essa troca não funcionar, então é quase impossível isso dar certo, além disso o problema pode ser outro, por exemplo no eixo dos discos ou nos braços onde as cabeças ficam presas..

 

E você ainda vai perder o segundo HD se abrir ele. Acho melhor economizar esse dinheiro e jogar na Mega Sena que está acumulada (provavelmente a chance de acertar seriam maiores do que a chance desse transplante dar certo).

 

Em todo, caso boa sorte! Já que o sucesso agora vai depender mais de sorte do que de técnica.

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@andrefortes1

 

Além do que foi comentado acima, pelo seu tópico anterior, dá para chegar a conclusão de que a MBR do Sistema está corrompida, fazendo até mesmo o seu HD de alguns TB ser reconhecido como uma unidade de 128PB. Eu gostaria muito de saber como que você chegou na conclusão de que precisaria trocar a agulha, pois os relatos mostram que o problema está nos pratos que armazenam os dados....

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O braços e a cabeças magnética são diferentes 🤡🤡🤡

Mas os platters aparentemente estão em excelentes condições!!!

Vou tentar levar amanhã em alguma loja especializada... tomara que dê certo!

 

Agora existe uma outra chance, os dados estavam no HD que eu estou utilizando no notebook...

É um SSD!

Já tentei recuperar com 2 programas, sem sucesso..

 

Alguma dica pra efetuar uma varredura mais aprofundada?

 

Metade do projeto da minha empresa de 3 anos estão nesses dados, iria lançar ela no próximo mês 😭😭😭

 

Será que isso aqui dá certo???

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andrefortes1 Você está realmente com azar, SSDs funcionam de forma diferente de HDs, quando você formata um SSD, na maioria dos casos é enviado um comando TRIM para o SSD, que apaga definitivamente todos os dados, tanto é que a maioria das empresas sérias de recuperação de dados não trabalham com SSDs.

 

Então sinceramente, mais uma vez boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, andrefortes1 disse:

o PRINCIPAL uns 10 megas, mas o projeto inteiro beira uns 50 gigas!

 

Deus do céu. Tinha que colocar pelo menos esses 10 MB num Google Drive da vida! Ou até comprar o plano pago do Google (100 GB), levando em conta a importância.

 

Enfim, agora é tarde. Abrir o disco prejudicou muito a chance de reaver seus dados.

 

15 minutos atrás, JorgeGus disse:

enviado um comando TRIM para o SSD, que apaga definitivamente todos os dados

 

Alguns (poucos?) modelos não zeram os setores que recebem TRIM:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM Fala não..... só não chorei igual criança ainda porque a ficha ainda não caiu e ainda há esperança!!!

 

@JorgeGus Então, assistindo esse vídeo aqui, diz que é possível se esse TRIM tiver desativado!

na pesquisa aqui apareceu 2 informações

 

C:\Windows\System32>fsutil behavior query DisableDeleteNotify
NTFS DisableDeleteNotify = 1  (Não permite que operações TRIM sejam enviadas a dispositivos de armazenamento)
ReFS DisableDeleteNotify = 0  (Permite que operações TRIM sejam enviadas ao dispositivo de armazenamento)

 

Uma está ativada a outra não, como descubro se dá pra recuperar?

Só a agradecer a atenção que estão me dando!!! De verdade!!!

Muitoooooooooo obrigado mesmo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andrefortes1 Se você digitou: fsutil behavior query DisableDeleteNotify e o resultado foi NTFS DisableDeleteNotify = 1. então o TRIM está desabilitado nesse SSD, isso não quer dizer que estava assim antes de você reinstalar o Windows, mas pode ser uma pontinha de esperança.

 

Para saber se é possível recuperar algum arquivo só tentando mesmo. O ideal seria colocar esse SSD como secundário em outro computador para diminuir as chances do Windows sobrescrever os arquivos, mas talvez isso já não faça tanta diferença agora.

 

Faz muito tempo que não uso ferramentas de recuperação de dados, então não sei quais são os melhores programas atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi aqui que tem como recuperar de 3 formas

 

DiskGenius no Sergei Strelec

R-Studio no SparkyLinux

ou R-Studio pelo Windows

 

Qual vocês indicam?

E posso fazer essa recuperação diretamente do computador que está instalado o Windows com meus dados perdidos ou é aconselhável colocar ele por USB em outro dispositivo?

tem um tal de TestDisk tb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 horas atrás, andrefortes1 disse:

Boa tardeeeee meus caros técnicos!

 

Me deparei com a necessidade da troca de agulha do meu HD que caiu no chão e veio a danificar a agulha de leitura.

Eu NÃO vou levar em uma especializada.

 

 

 

Após o procedimento da troca, existe a necessidade de algo mas?

 

Algumas dúvidas:

Eu acho que os discos rígidos são "idênticos" em quase tudo, o Firmware é diferente, imagino que não seja um problema, certo? O danificado é SDM3 e o que vou usar de doador é SDM2. Preciso olhar algo mais além disso? Ambos são Seagate 1TB

Preciso rodar algum software ou só efetuar os backups normalmente após conectar no notebook?

Calibrar a agulha, colocar em uma rotação mais baixa, algo do tipo?

Deixo o HD aberto ou fechado? (vou descartar o HD posteriormente, o mesmo não tem vedação, as laterais ficam abertas, a própria é um adesivo que não tem como retornar pra vedar)

 

Estou fazendo o procedimento em um local totalmente fechado, não é as condições perfeitas, porém é o que consigo =//

 

Desde já, MUITOOOOOO obrigado pela atenção de TODOS!!!

 

Segue em anexo a foto da agulha do HD danificado e o vídeo dele rodando!!!

Tarde

 

O HD ainda esta sendo reconhecido, e como já mencionado esse procedimento é bastante complexo e precisa ser realizado com equipamentos e ambientes extremamente limpo.

E mais uma dica, documentos importantes jamais devem ser mantidos apenas em um único local.

Tente usar o programa Recuva

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!