Ir ao conteúdo

Instrumentos para manutenção de computadores.

Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Postado

Pretendo começar a trabalhar com formatação e manutenção de computadores, porém notei uma lista enorme de instrumentos para realizar a manutenção. Alguns itens não me pareciam ser tão importantes assim para um pequeno negocio, mas a duvida de quem ta começando sempre é grande.
Se possível, poderiam me listar alguns instrumentos basicos para eu começar a manutenção, e em casos muito complexos ou minimalistas (como um capacitor queimado na placa-mãe) onde devo analisar a peça em si para tentar ajustar ela, e onde é melhor simplesmente comprar uma peça nova?

Lembrando que meu orçamento é extremamente baixo agora (por volta de 50 reais) então pretendo ir comprando aos poucos, e começarei o trabalho só quando tiver o básico. Mas não sei o que é básico e o que é avançado. Então preciso de ajuda nisso.

• Membro VIP
Postado

Com cinquentinha você compra este curso que,  convenhamos cá entre nós  é um excelente começo

😉

2 horas atrás, RetalhadorFGP disse:

duvida de quem ta começando sempre é grande

😁

• Obrigado 2
Postado
3 horas atrás, RetalhadorFGP disse:

(por volta de 50 reais)

Se ainda não tiver, consegue compra uma chave Philips nº2 de boa qualidade, é o básico do básico pra quem entrar nessa área.

Pelo menos vai poder abrir a tampa do gabinete, retirar ou colocar uma fonte, placas periféricas ou HDs.

Postado

@Shaman93 Eu to ligado que com 50 mal da pra comprar coisas, mas como eu falei, vou comprando aos poucos e preciso de uma lista de itens pra ter  uma "meta de compras".
Atualmente to com uma soldinha meio vagabunda e algumas chaves mais simples, mas não sei se da pra começar com isso. Nem sei se compensa de inicio soldar itens ou se é melhor só identificar o problema e trocar a peça se necessario. Tenho essa duvida.

@.if A, eu to fazendo um curso básico de tecnico em informatica. Ainda não terminei, mas pretendo começar a trabalhar assim que terminar. 

@Renato.88 A sim, essa eu tenho. Usava a tempos já para diversas coisas, inclusive alguns ajustes basicos do meu pc. Tenho uma bem pequena também que usei para consertar o vídeo game de um amigo (que ele fez a proeza de quebrar novamente no dia seguinte), usei para consertar meu dualshock 4 (ou quase consertar já que remendei).

Basicamente uma solda simples e um conjunto de chaves basicas eu tenho.

Postado
46 minutos atrás, RetalhadorFGP disse:

eu to fazendo um curso básico de tecnico em informatica

Será que os professores e colegas não poderiam te ajudar com esse lista? Sem desprezar o pessoal daqui, que só tem fera, geralmente nos cursos tem alunos que já trabalham no ramo, estão apenas se aperfeiçoando, se atualizando. Relacionar-se profissionalmente, construir o que a turma chama de "network pessoal", é essencial.

O nosso anfitrião, Gabriel Torres, além do essencial livro sobre eletrônica básica também tem curso grátis para montagem de micro, veja aqui.

Em tempo: conheço um moço, ex-colega do meu filho no 2o. grau, que hoje tem uma portinha aberta, em BH, fez o curso do Senac (Curso Livre Manutenção de Microcomputadores) e me disse, recentemente que troca componente, sim, mas que a sua "vaca leiteira" é a substituição de HDs mecânicos por SSDs, em notes e desktops. Ou seja, na prática, mera reinstalação do SO (depois de cuidadoso backup, hein?). Pouquíssimo investimento para um ganho nada gigantesco mas estável, constante... É o "pãozinho quente" das padarias: não é lucrativo como grandes e enfeitados bolos, tortas, doces mas é o que mantém a padaria.

E mais uma "ferramenta", e que é grátis, que custa "apenas" esforço e dedicação, mas que vale ouro é a credibilidade. Nesse ramo, o que vale é o boca-a-boca, a indicação, alguém que diz a alguém que "depois que o Retalhador mexeu, ficou bala", ou ainda "pode confiar, o Retalhador é um cara que leva a sério, que se compromete com o que faz", coisas assim...

• Amei 1
Postado
1 hora atrás, RetalhadorFGP disse:

Nem sei se compensa de inicio soldar itens ou se é melhor só identificar o problema e trocar a peça se necessario.

A manutenção de placas hoje em dia é um negócio meio "obscuro" no mundo da Eletrônica, pois não se encontra esquemas com facilidade (e a maioria das vezes, não se encontra), pois os fabricantes estão lá do outro lado do mundo e não disponibilizam tais documentos nem para venda. Quando aparece um esquema foi porque alguma empresa nacional importou o produto.

Por outro lado, a maioria dos defeitos que aparecem são digamos "meio bobo", com pouco tempo na área vai notar que a maioria deles são capacitores com problemas dada a má qualidade deles, ou então problemas de solda em CIs do tipo BGA.

Os defeitos mais complicados, fica a caso do cliente que fez alguma M3RD@ ligando coisas em entradas erradas, problemas de aquecimento ou então descargas de raios (esse último na maioria das vezes, é até melhor comprar outra placa ou seja o que tiver queimado).

Já as fontes na maioria das vezes tem conserto, mas são um pouco complicadas de consertar.

Mas de início, prefira ir trocando placas, HDs e o que vier pela frente. Se o negócio ir bem você vai aprendendo e aí pode ir para a manutenção propriamente dita onde vai trocar os componentes.

Postado

@rmlazzari58 @rmlazzari58 Eu não faço presencial, infelizmente. Basicamente eu tenho acesso a livros escritos, mas nem baixar eu posso.
Realmente não é lá o melhor curso, mas eu consegui de graça, ent andei fazendo.
Não faço ideia de quem ta fazendo também.

@Renato.88 Vdd. Se esse for o caso, acredito que eu ttenha os equipamentos basicos para troca de peças, ent talvez um multimetro para medir tensão (que é algo que não da pra identificar só ligando ou não) e um álcool isopropílico para limpeza ou até mesmo troca de pasta termica devem ser o suficiente, certo?

• Solução
Postado

Num geral:
Para conserto que você ache componentes com defeito e troque esses, realmente não precisa muito coisa. Na verdade, seria ideal ter peças sobressalentes p/ testar em qual peça está o defeito.
Para conserto de componentes mesmo, tipo uma placa-mãe, via de regra você precisaria de máquinas muito caras.

Mas eu indicaria um multímetro, para verificar um possível cabo c/ defeito.

Momento conselho:

3 horas atrás, RetalhadorFGP disse:

consertar meu dualshock 4 (ou quase consertar já que remendei).

Se funcionou consertou. Claro, se não ficou igual ou perdeu algo que o original tinha, seja honesto c/ o cliente. As vezes o remendo é o único conserto economicamente viável. Mas sempre que fizer algo tipo, seja bem honesto c/ cliente.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O melhor é buscar a teoria, para então reunir as suas afinidades por práticas, em ordem de importância "para você", levantando seus próprios requisitos — a lista de necessidades reais. Leia livros, surfe na Internet, assista Youtube, e tenha anotações e projetos. Ame ideias, não cobice consumo, e você saberá o que vai precisando de concreto, sem desperdício de recursos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...