Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instrumentos para manutenção de computadores.


Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Pretendo começar a trabalhar com formatação e manutenção de computadores, porém notei uma lista enorme de instrumentos para realizar a manutenção. Alguns itens não me pareciam ser tão importantes assim para um pequeno negocio, mas a duvida de quem ta começando sempre é grande.
Se possível, poderiam me listar alguns instrumentos basicos para eu começar a manutenção, e em casos muito complexos ou minimalistas (como um capacitor queimado na placa-mãe) onde devo analisar a peça em si para tentar ajustar ela, e onde é melhor simplesmente comprar uma peça nova?

Lembrando que meu orçamento é extremamente baixo agora (por volta de 50 reais) então pretendo ir comprando aos poucos, e começarei o trabalho só quando tiver o básico. Mas não sei o que é básico e o que é avançado. Então preciso de ajuda nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RetalhadorFGP disse:

(por volta de 50 reais)

Se ainda não tiver, consegue compra uma chave Philips nº2 de boa qualidade, é o básico do básico pra quem entrar nessa área.

Pelo menos vai poder abrir a tampa do gabinete, retirar ou colocar uma fonte, placas periféricas ou HDs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Eu to ligado que com 50 mal da pra comprar coisas, mas como eu falei, vou comprando aos poucos e preciso de uma lista de itens pra ter  uma "meta de compras".
Atualmente to com uma soldinha meio vagabunda e algumas chaves mais simples, mas não sei se da pra começar com isso. Nem sei se compensa de inicio soldar itens ou se é melhor só identificar o problema e trocar a peça se necessario. Tenho essa duvida.

@.if A, eu to fazendo um curso básico de tecnico em informatica. Ainda não terminei, mas pretendo começar a trabalhar assim que terminar. 

@Renato.88 A sim, essa eu tenho. Usava a tempos já para diversas coisas, inclusive alguns ajustes basicos do meu pc. Tenho uma bem pequena também que usei para consertar o vídeo game de um amigo (que ele fez a proeza de quebrar novamente no dia seguinte), usei para consertar meu dualshock 4 (ou quase consertar já que remendei).

Basicamente uma solda simples e um conjunto de chaves basicas eu tenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, RetalhadorFGP disse:

eu to fazendo um curso básico de tecnico em informatica

Será que os professores e colegas não poderiam te ajudar com esse lista? Sem desprezar o pessoal daqui, que só tem fera, geralmente nos cursos tem alunos que já trabalham no ramo, estão apenas se aperfeiçoando, se atualizando. Relacionar-se profissionalmente, construir o que a turma chama de "network pessoal", é essencial.

 

O nosso anfitrião, Gabriel Torres, além do essencial livro sobre eletrônica básica também tem curso grátis para montagem de micro, veja aqui.

 

Em tempo: conheço um moço, ex-colega do meu filho no 2o. grau, que hoje tem uma portinha aberta, em BH, fez o curso do Senac (Curso Livre Manutenção de Microcomputadores) e me disse, recentemente que troca componente, sim, mas que a sua "vaca leiteira" é a substituição de HDs mecânicos por SSDs, em notes e desktops. Ou seja, na prática, mera reinstalação do SO (depois de cuidadoso backup, hein?). Pouquíssimo investimento para um ganho nada gigantesco mas estável, constante... É o "pãozinho quente" das padarias: não é lucrativo como grandes e enfeitados bolos, tortas, doces mas é o que mantém a padaria.

 

E mais uma "ferramenta", e que é grátis, que custa "apenas" esforço e dedicação, mas que vale ouro é a credibilidade. Nesse ramo, o que vale é o boca-a-boca, a indicação, alguém que diz a alguém que "depois que o Retalhador mexeu, ficou bala", ou ainda "pode confiar, o Retalhador é um cara que leva a sério, que se compromete com o que faz", coisas assim...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RetalhadorFGP disse:

Nem sei se compensa de inicio soldar itens ou se é melhor só identificar o problema e trocar a peça se necessario.

A manutenção de placas hoje em dia é um negócio meio "obscuro" no mundo da Eletrônica, pois não se encontra esquemas com facilidade (e a maioria das vezes, não se encontra), pois os fabricantes estão lá do outro lado do mundo e não disponibilizam tais documentos nem para venda. Quando aparece um esquema foi porque alguma empresa nacional importou o produto.

Por outro lado, a maioria dos defeitos que aparecem são digamos "meio bobo", com pouco tempo na área vai notar que a maioria deles são capacitores com problemas dada a má qualidade deles, ou então problemas de solda em CIs do tipo BGA.

Os defeitos mais complicados, fica a caso do cliente que fez alguma M3RD@ ligando coisas em entradas erradas, problemas de aquecimento ou então descargas de raios (esse último na maioria das vezes, é até melhor comprar outra placa ou seja o que tiver queimado).

Já as fontes na maioria das vezes tem conserto, mas são um pouco complicadas de consertar.

 

Mas de início, prefira ir trocando placas, HDs e o que vier pela frente. Se o negócio ir bem você vai aprendendo e aí pode ir para a manutenção propriamente dita onde vai trocar os componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 @rmlazzari58 Eu não faço presencial, infelizmente. Basicamente eu tenho acesso a livros escritos, mas nem baixar eu posso.
Realmente não é lá o melhor curso, mas eu consegui de graça, ent andei fazendo.
Não faço ideia de quem ta fazendo também.

@Renato.88 Vdd. Se esse for o caso, acredito que eu ttenha os equipamentos basicos para troca de peças, ent talvez um multimetro para medir tensão (que é algo que não da pra identificar só ligando ou não) e um álcool isopropílico para limpeza ou até mesmo troca de pasta termica devem ser o suficiente, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Num geral:
Para conserto que você ache componentes com defeito e troque esses, realmente não precisa muito coisa. Na verdade, seria ideal ter peças sobressalentes p/ testar em qual peça está o defeito.
Para conserto de componentes mesmo, tipo uma placa-mãe, via de regra você precisaria de máquinas muito caras.

Mas eu indicaria um multímetro, para verificar um possível cabo c/ defeito.



Momento conselho:

3 horas atrás, RetalhadorFGP disse:

consertar meu dualshock 4 (ou quase consertar já que remendei).

Se funcionou consertou. Claro, se não ficou igual ou perdeu algo que o original tinha, seja honesto c/ o cliente. As vezes o remendo é o único conserto economicamente viável. Mas sempre que fizer algo tipo, seja bem honesto c/ cliente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O melhor é buscar a teoria, para então reunir as suas afinidades por práticas, em ordem de importância "para você", levantando seus próprios requisitos — a lista de necessidades reais. Leia livros, surfe na Internet, assista Youtube, e tenha anotações e projetos. Ame ideias, não cobice consumo, e você saberá o que vai precisando de concreto, sem desperdício de recursos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!