Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montei o rádio VHF/FM, funciona mas não capta estações


Visitante

Posts recomendados

Eu montei este rádio de VHF e FM quando eu era adolescente e deixei guardado por um bom tempo. Recentemente eu decidi tentar fazê-lo funcionar trocando alguns componentes. Troquei a bobina e fiz 4 voltas com fio esmaltado 18 AWG e o componente crítico é o XRF que no projeto pede 50 voltas num bastão de madeira ou de plástico e fiz num pedaço de cotonete. O rádio funciona, porém apenas fica chiando e não capta nenhuma estação mesmo com bobina de FM. O esquema peguei de uma revista antiga de eletrônica nos anos 80. Alguém sabe qual é a solução pra resolver este problema?

20230421_104520[1].jpg

20230421_104530[1].jpg

20230421_104541[1].jpg

20230421_104556[1].jpg

20230421_104642[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O rádio pode simplesmente estar numa faixa de frequências vazias e não pega nada. 

 

Ou então pode ter alguma falha simples, como por exemplo capacitores ruins, alguns deles estragam com o tempo. 

6 horas atrás, Reinaldo_Lopes disse:

o componente crítico é o XRF que no projeto pede 50 voltas num bastão de madeira ou de plástico e fiz num pedaço de cotonete

Nas revistas que eu via esse tipo de rádio, sempre dizia pra enrolar o fio num resistor de 100k. 

 

Toma cuidado com o sentido da bobina, a sua parece estar ao contrário do desenho. A bobina do lado certo deixa o rádio mais sensível. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Eu testei todos os capacitores. 

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Toma cuidado com o sentido da bobina, a sua parece estar ao contrário do desenho. A bobina do lado certo deixa o rádio mais sensível. 

Não entendi a questão da bobina, pois não tem polaridade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Reinaldo_Lopes disse:

@albert_emule Por enquanto eu não tenho, mas é uma boa ideia substituir e testar.

Fiz um com BF199 que sintonizava até estações da ordem de 200Mhz. 

 

Eu sei que sintonizava até 200Mhz, pois pois conseguia sintonizar o canal de áudio do canal 11 analógico de TV:

 

http://www.teleondas.com.br/frequencias.html

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/04/2023 às 10:53, Reinaldo_Lopes disse:

O rádio funciona, porém apenas fica chiando e não capta nenhuma estação mesmo com bobina de FM. O esquema peguei de uma revista antiga de eletrônica nos anos 80. Alguém sabe qual é a solução pra resolver este problema?

 

Este é um rádio do tipo superregenerativo.

Se ele fica chiando, com um chiado tradicional desses rádios, então ele deve estar funcionando.

Se você não capta nada, então ele pode estar funcionando em outra faixa de frequências, ou não tem sinal com potência suficiente no local que estiver ligado.

O ajuste da frequência é crítico. Com mínima rotação do parafuso do trimmer, a alteração da frequência é grande. A chave de fenda que usa para girar o parafuso do trimmer TEM que ser NÃO METÁLICA.

A geometria da bobina com fio grosso, a que tem poucas espiras é meio que crítica.

O comprimento do fio azul, que está soldado na bobina DEVE ter o tamanho de 1/4 de onda na frequência média geométrica Fmédia = Raiz de (Fmáx * Fmín).

O choque (bobina XRF) não é tão crítico assim. É apenas "meio crítico". Com valor pequeno, sua reatância em f0 fica pequena a ponto de reduzir muito a tensão realimentada pelo capacitor C4. Com o valor grande, produz uma oscilação extra na saída sobre o capacitor C5 e os resistores de emissor. Sua função é a de bloquear a RF e o batimento (frequência acima da audível com algumas centenas de KHz) do primeiro estágio, mas com valor muito alto, 

Os estágios seguintes, de áudio, não amplificam a frequência de RF e nem a de batimento, o que aumenta a redução do sinal indesejado. 

Por fim. Veja se você consegue dispor do artigo para que possamos comparar com as fotos da montagem e opinar.

Esses tipos de rádio são bem simples e funcionam facilmente, DEPOIS QUE OS COMPONENTES POSSUIREM OS VALORES CORRETOS e a montagem coincidir com o "chapeado" (imagem do circuito do artigo).

MOR_AL

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Isso é um pequeno transmissor de FM, quase sem amplificação do sinal recebido na antena, vai ocorrer um pequeno batimento de frequência para gerar o sinal de áudio, mas o sinal recebido na antena deve ser de nível considerável.

 

Para funcionar melhor, como um verdadeiro super-regenerativo, a antena deve ser feita NO EMISSOR do transistor. 

 

O circuito vai ficar muito mais instável quanto a aproximação de mão na antena, mas vai ter uma sensibilidade melhor.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2023 às 17:59, aphawk disse:

@albert_emule ,

 

Esse Ararinha é bem conhecido dos radioamadores da velha guarda aqui no Brasil !

 

A ultima versão dele segue abaixo :

 

https://www.qsl.net/py2ohh/trx/ararinha2/ararinha2.htm

 

Paulo

 

 

Se torna mais complexo. 

 

A ideia é fazer algo o m]ais simples o possível, mesmo sendo rudimentar, mas que funcione. 

Esse aí do link que postei, o autor se comunicou com pessoas a 10Km de distância. Me pareceu bastante funciona.

 

Nesses tempos de ameaças de terceira guerra mundial nuclear, ninguém sabe o que pode acontecer😁. Podemos ficar sem comunicações, vai saber kkkk. É bom estar preparado.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule ,

 

Já fizeram contatos de mais de 10.000 Km com esse mesmo brinquedinho ! É bem funcional sim !

 

A potência é baixa mas vai longe ... Hoje em dia, com o modo digitais FT8 ( derivado do protocolo de comunicação da NASA com os seus jipes robóticos em Marte e feito pelos mesmos engenheiros que também são radioamadores ), eu fiz contatos com um japonês operando em QRP com apenas 5W ( eu estava com 80W ), mais de 18.000 Km ....  claro que ambos tínhamos boas antenas !

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

A potência é baixa mas vai longe ... Hoje em dia, com o modo digitais FT8 ( derivado do protocolo de comunicação da NASA com os seus jipes robóticos em Marte e feito pelos mesmos engenheiros que também são radioamadores ), eu fiz contatos com um japonês operando em QRP com apenas 5W ( eu estava com 80W ), mais de 18.000 Km ....  claro que ambos tínhamos boas antenas !

Para mim 20W já é secretária! 200mW já alcança muitos quilômetros de dia. 80W passa a ser secretariado!

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!