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Circuito de partida Suave - Circuito flex de Ignição 127v


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  • Solução
Postado
11 horas atrás, Mega Blaster disse:

perda de um membro.

Muito dramático, né? Exagero. Tem muita proteção nessa máquina. Tem que quer sofrer um acidente com ela. Conversei ontem com amigo que tem oficina e conserta essas máquinas e enrola motores. Disse a mesma coisa que @.if : Põe um diodo que resolve. Só fica a questão da alta corrente de partida por ser 127 V. Até embalar na velocidade vai esquentar. Essa máquina custa por volta de R$ 3.500,00 pilas. Então, gastar R$ 180,00 no conserto não parece ser tão ruim, mesmo estando ruim de grana. 

  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, .if disse:

Ser for [um freio CC], neste caso ela [a plaquinha] é insubstituível!

 

Por que?

 

1 hora atrás, .if disse:

Desde que ele não coloque nenhum membro na serra, o máximo que pode acontecer é a queda do disjuntor (semi obrigatório).

 

Nós não conhecemos o ambiente e a mente para a condução dos testes. Qualquer um de nós comete erros. É quando os acidentes acontecem.

Postado

Sem soft start o motor queima em uso normal. Razão: elevado número de partidas/hora no uso normal desse tipo de máquina. Nas mais antigas a solução era a montagem do motor numa carcaça de 4x a potência. Esta solução aumenta a quantidade de partidas/hora do motor. Também aumenta o custo.  Com um bom soft start consegue-se o mesmo efeito a um custo muito mais baixo.

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  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
43 minutos atrás, alexandre.mbm disse:
1 hora atrás, .if disse:

é insubstituível!

 

Por que?

segurança

 

44 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

não conhecemos o ambiente e a mente

Isso não nos (me) impede de dar sugestões/opiniões/ baseados em conhecimentos empíricos (vulgo calos profissionais) e insights (vulgo bola de cristal)

 

52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Qualquer um de nós comete erros

tmj

 

52 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

acidentes acontecem

idem

 

55 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Sem soft start o motor queima em uso normal

Boa. Isso pode incentivar o autor a por a mão no bolso .. caso ele seja uma pessoa normal. 🤪

  • Curtir 1
Postado

Normal certamente não sou kkkk. Mas já percebi que não conseguirei fazer esse circuito. Agradeço a todos pela ajuda, vou marcar como caso fechado.

Abraço a todos !!! e novamente obrigado pela ajuda. 

  • Triste 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, João.Sperez disse:

já percebi que não conseguirei fazer esse circuito

 

Você pode tomá-lo como objeto de estudo, sem esperar disso uma vantagem financeira. Seguir dica de Internet sem nunca saber o que está a fazer, é que não presta. A necessidade de preencher lacunas é o melhor estímulo para o estudo. O resto é invenção social.

Postado

Analisando as postagens feitas até aqui, chego a uma conclusão do que é e exatamente o que o circuito faz.

Ele é realmente um Dimmer, com a diferença de que não há um potenciômetro, pois é automático.

O que ele faz é aumentar a largura da senóide da rede elétrica aos poucos até que fique normal. O objetivo disso é fazer o motor partir gradativamente para que não haja estresse de suas peças e o faça durar mais, conforme já foi dito pelo amigo @Sérgio Lembo

Porém não há um circuito de freio CC como foi presumido pelo @Mega Blaster , pois se trata de um circuito série e como se trata de um motor tipo universal não há como fazê-lo parar de imediato aplicando Corrente Contínua nele. A única forma de fazer esse tipo de motor parar imediatamente é invertendo sua rotação por um curto período de tempo, mas para isso a coisa é um pouco complicada.

 

No entanto, o tal circuito da plaquinha como eu disse antes consiste num Dimmer sem potenciômetro. Penso que no lugar deste possa ser colocado um transistor, enquanto que a base desse transistor venha a ser alimentada por um circuito RC.

Onde conforme o capacitor vá se carregando através do resistor e conforme a tensão vá subindo o transistor vai liberando mais corrente para o capacitor se carregar e fazer acionar o Gate de um Triac.

A cada ciclo de senoide que passar pelo circuito, a carga dos capacitores serão cada vez maior e com isso vai aumentando o tempo que o Triac fica acionado aumentando a corrente que vai para o motor.

Essa ideia é apenas um esboço que veio das "vozes da minha cabeça", eu nem analisei o circuito da foto, mas creio que funcione nessa linha de raciocínio.

E Isso é possível montar com....

Em 04/05/2023 às 15:46, João.Sperez disse:

componente eletrônico mais comum, algo que ache lá na Santa Efigênia

Só que ao comprar tudo, fazer uma placa e tal fica mais caro ou igual comprar a peça pronta. Sem contar o trabalho e tempo pra fazer.

  • Amei 1
Postado
8 horas atrás, Renato.88 disse:

Porém não há um circuito de freio CC

 

8 horas atrás, Renato.88 disse:

pois se trata de um circuito série e como se trata de um motor tipo universal não há como fazê-lo parar de imediato aplicando Corrente Contínua nele

@Renato.88 Fiquei curioso em saber como a lâmina para instantaneamente ao levantar a serra depois do corte. Acabei de ligar numa assistência autorizada de Caxias do Sul (RS), perguntando porque a lâmina da "minha" serra não pára mais depois do corte. O atendente confirmou que estragou o circuito da bobina que faz isso. Não entrou em detalhes de como funciona mas confirmou que faz o motor trabalhar ao contrário. Um hipotético conserto fica em R$ 450,00 pilas mais R$ 70,00 de mão-de-obra e em torno de 2 horas para entregar pronto. Então Renato, como se dá isso? Seria uma placa em paralelo que inverte o sentido dos polos?

  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Mega Blaster disse:

inverte o sentido dos polos?

Minha teoria é que tem um ou + capacitor que acumula energia contrária e esta é aplicado no rotor e/ou estator de modo a formar eletroímãs por um breve momento. Ou um simples curto no motor. Desmonte a sua pra gente ver.

 

Sobre o que mencionei lá atrás, youtube sawstop

  • Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, .if disse:

Desmonte a sua pra gente ver.

Não tenho. É que diz na descrição do produto e Renato comentou que não tinha freio. Fiquei curioso em saber como funciona.

Postado
1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Renato comentou que não tinha freio

No caso, não tem freio no circuito da foto apresentado antes. 

Se a máquina tem, aí é outra peça que faz isso. 

  • Membro VIP
Postado

 

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

não tem freio no circuito da foto

8 minutos atrás, Renato.88 disse:

outra peça que faz isso. 

11 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Fiquei curioso em

Assim sendo, contente-se com a minha teoria ou crie outra ou vá a luta e pesquise.. não te esqueças de nos mostrar ok? 😜

12 minutos atrás, Mega Blaster disse:

saber como funciona

tmj😁

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