Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite senhores, aparentemente acidentalmente queimei uma fonte atx pois por uma distração, a ponta de prova do multímetro encostou dois polos de uma ponte retificadora e queimou o fusível na hora, porém este curto foi na parte de entrada AC, não afetando a integridade da ponte retificadora que continua funcionando, porque mesmo assim a fonte está queimada se a saída não foi exposta a tensão reversa por semi-ciclos opostos? O pulso eletromagnético (EMP) desse curto acidental seria suficiente para queimar o que tivesse a volta desse curto, incluindo MOSFET chaveadores?

O curto foi exatamente nos dois pontos de entrada AC da fonte, entrada era rede 220v AC.

Postado

Nada a ver com EMP. O que queima os semicondutores é o surto de corrente, que certamente atingiu dezenas de amperes a ponto de abrir o fusível, um dispositivo muito mais lento.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Ricardov Essa é a questão, como queimou se o curto foi antes da ponte? Se fosse depois da ponte ok, a ponte entraria em curto e alimentaria o transistor chaveador com corrente alternada queimando na hora, mas o curto foi antes dessa ponte.

O curto foi na entrada e não na saída, foram os dois ~ ~

• Curtir 1
Postado

Caso não seja mesmo EMP, então esse curto pode ter sido entre um ~ e o + pelo que analisei, mas nem o ~ e nem o + tem o sinal do curto, apenas um dos ~ rompeu, foi soldado e nada mais funciona, se foi então o contato de ~ com +, então nesse caso o transistor e toda a entrada primária foi alimentada acidentalmente com AC e nesse caso já era, só outra fonte não é isso? Pois seria necessário trocar todos os transistores para voltar a funcionar só que dificilmente acharia.

• Membro VIP
Postado

Me perdoe/permita o óbvio: verifique fusível, ntc, meça mosfets (ok não é fácil), e etc.

8 horas atrás, Danrley_Silva disse:

toda a entrada primária foi alimentada acidentalmente com AC e nesse caso já era,

Não necessariamente. Os eletrolíticos tentaram segurar o ac.. só não sabemos de conseguiram.

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 O problema é que isso foi a primeira coisa que tentei, fiz um fusível de teste com um filamento de um fio de fonte de PC (tão fino quanto cabelo para estourar se tiver algo errado) para evitar queimar um fusível novo durante o teste, testei a continuidade (esse filamento conduz), testei a fonte, os capacitores se carregam normalmente com os 310v DC, porém a fonte não liga de jeito nenhum.

E na verdade foi isso que gerou o tópico. :muro:

Postado

Obrigado, o objetivo era testar se a fonte estava em curto, eu não tinha lâmpada série, era pra evitar queimar outro fusível, como esse filamento não se fundiu posso colocar um novo.

agora, Danrley_Silva disse:

Obrigado, o objetivo era testar se a fonte estava em curto, eu não tinha lâmpada série, era pra evitar queimar outro fusível, como esse filamento não se fundiu posso colocar um novo.

@alexandre.mbm Obrigado, era só pra teste mesmo, posso colocar um novo já que não estourou.

Postado

Mas a fonte funcionava bem antes do fatídico curto na ponte?

Pois se já não funcionava antes e o curto foi obtido na tentativa do conserto, então o problema anterior persiste e ainda precisa ser encontrado.

e provavelmente não esta nesta parte mais "quente".

Postado

@Blumer Celta  A fonte funcionava, era usada como fonte para pequenos equipamentos elétricos, pois estava com coil whine, estava resolvendo o problema de choque nela com ela desligada, e como a ponte retificadora estava oxidada, cheia de dano de poeira, estava verificando ela para ver se realmente ela estava fazendo retificação de onda completa e não tinha nenhum diodo aberto (para saber se essa era a razão do coil whine).

Foi quando ocorreu uma distração, pois eu tinha que terminar rápido o que estava fazendo para fazer outra coisa na hora e nisso acabei causando o curto acidentalmente.

Mas ela funcionava até então.

16 minutos atrás, Danrley_Silva disse:

@alexandre.mbm Obrigado, era só pra teste mesmo, posso colocar um novo já que não estourou.

Ela não liga nem com retificador de tensão externo nos capacitores dela, tensão 340v DC

@Blumer Celta Parece até que queimou mosfet, e pior não tenho a tensão 5v Standby.

Os capacitores principais descarregam rapidamente após desligar, a tensão vai caindo (mas vejo que é por causa de resistores SMD entre eles), porém o fato é que não há chaveamento nem da fonte standby.

Já tentei alimentar o 5v standby com fonte externa para tentar alimentar o PWM mas nada funciona.

Infelizmente parece que esses transistores estão todos queimados mesmo, o problema é a dificuldade de achar.

Pois não adianta achar uma parte, basta faltar um para não funcionar.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Danrley_Silva disse:

Parece até que queimou mosfet, e pior não tenho a tensão 5v Standby.

Os capacitores principais descarregam rapidamente após desligar, a tensão vai caindo (mas vejo que é por causa de resistores SMD entre eles), porém o fato é que não há chaveamento nem da fonte standby.

Já tentei alimentar o 5v standby com fonte externa para tentar alimentar o PWM mas nada funciona.

Tá aí seu problema..... 

Sem fonte standby a fonte principal não funciona. 

Mas o importante não é a tensão de 5V que vem no fio roxo. 

O importante é a tensão mais alta, varia entre 13 e 20V dependendo do modelo de fonte. 

Essa fonte menor é fácil de arrumar, é um circuito simples com dois transistores. As vezes tem o opto acoplador com TL431. 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Esse fusível que você fez não serve. Um fusível de verdade é de estanho ou chumbo e tem outras propriedades.

Serve. 

Antigamente os fusíveis eram assim. O desafio fica na velocidade de queima deles e em quantos Amperes podem aguentar. 

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

@Renato.88 E os transistores principais? Não queimariam rapidamente também caso uma polarização reversa vencesse a resistência dos capacitores inversamente polarizados? Pois inicialmente um capacitor nessa tensão alta, no momento inicial de uma polarização reversa se comporta como um curto antes de se carregar de forma invertida e começar a se danificar, e a ponte retificadora pode não suportar antes do fusível estourar.

Mas nessa hipótese eu não perderia os principais também?

• Membro VIP
Postado
Em 28/06/2023 às 16:00, Renato.88 disse:

Serve [o filamento de cobre como um fusível].

Antigamente os fusíveis eram assim. O desafio fica na velocidade de queima deles e em quantos Amperes podem aguentar. 

Pode até "servir"... mas existe uma janela em que o filamento vai ficar incandescente, sem romper, e deixar alterada toda a expectativa de corrente elétrica que há no projeto original.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!